• Nenhum resultado encontrado

trabalho docente

3.2 Procedimentos metodológicos

O desenvolvimento desta pesquisa teve um caráter explicativo e exploratório. Do ponto de vista explicativo, a sua finalidade foi evidenciar e elencar os fatores que contribuem para existência de certos fatos e determinadas questões acerca dos saberes cartográficos presentes no ensino de Geografia. Todavia, para alcançar os objetivos propostos também foi necessário a aplicação de questionários, aliados a observações por meio de visitas de campo para conhecer o problema in loco. Dessa forma, a pesquisa também adquiriu um viés exploratório, pois buscou estabelecer um maior aprofundamento com o tema, tornando-o mais claro e passível de análise, conforme Gil (2010, p. 27 - 28):

As pesquisas explicativas têm como propósito identificar fatores que determinam ou contribuem para ocorrência de fenômenos [...] as pesquisas exploratórias têm como propósito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna-lo mais explícito ou a construir hipóteses [...] é possível identificar pesquisas bibliográficas, estudos de caso e mesmo levantamentos de campo que podem ser considerados estudos exploratórios.

Desse modo, esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, pois apesar de considerar alguns fatores quantitativos quando da aplicação dos questionários de campo, o mesmo prima por conhecer e evidenciar opiniões, atitudes e práticas de um pequeno grupo, selecionado previamente em consonância com o interesse do tema a ser pesquisado (VIEIRA, 2009).

A pesquisa foi organizada nas seguintes etapas: definição do problema a ser analisado; levantamento bibliográfico, leitura, seleção de referenciais teóricos e desenvolvimento teórico; elaboração e aplicação de questionários para a coleta de

dados em campo; sistematização e análise dos dados coletados; consolidação dos resultados que alicerçaram a elaboração de proposta de intervenção e redação do relatório de pesquisa.

Inicialmente, com o levantamento bibliográfico sobre o tema, procuramos atualizações produzidas sobre o assunto (MEDEIROS, 2010). Esse levantamento se deu essencialmente por meio de fontes secundárias, pois a ferramenta de acesso às informações foi a pesquisa bibliográfica, partindo-se de um estudo teórico a respeito das principais contribuições científicas já produzidas nesta vertente e que vieram a servir de alicerce para esse trabalho.

Entre as fontes bibliográficas foram incluídos livros, periódicos, artigos, teses, dissertações e anais de eventos científicos, além de outras contribuições publicadas em revistas especializadas que tratam do ensino de Cartografia, formação inicial e continuada de professores e prática de ensino, que foram nossos descritores teóricos. Após o levantamento bibliográfico preliminar, a literatura selecionada foi objeto de uma leitura seletiva, determinando que referências realmente importavam para a pesquisa. Em seguida, o procedimento foi a leitura analítica das fontes com o intuito de ordenar e sumariar as informações contidas nas mesmas, acrescentando-se a essa leitura o uso de fichamentos que organizaram melhor as informações pertinentes.

Enquanto procedimento para coleta de informações em campo, nosso trabalho optou pela observação direta. Segundo Lakatos; Marconi (2010, p. 169) “A documentação direta constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem”. Para tanto, foi elaborado e aplicado questionário (apêndice 2) para coletar dados sobre os saberes cartográficos no ensino da Geografia escolar e a formação dos professores de Geografia sobre o assunto.

De acordo com Vieira (2009), as inquirições postas em um questionário podem resultar em respostas de ordem quantitativa ou qualitativa. Os dados obtidos a partir dos questionários subsidiaram a investigação qualitativa e formaram uma base estruturante para a elaboração da nossa ideia de trabalho, contribuindo, sobretudo, para a elaboração de sequências didáticas propostas para contribuir com a prática docente, com foco na Cartografia Escolar no ensino de Geografia.

Segundo Almeida (2014), os questionários caracterizam-se como relevante instrumento de coleta, principalmente quando se procura estabelecer um padrão de

perguntas e respostas que levem ao conhecimento in loco da realidade a ser pesquisada. As perguntas foram elaboradas no intuito de obter o maior número de informações a respeito do processo de ensino da Cartografia Escolar na Geografia trabalhada no chão de sala.

Assim, foram utilizadas como recorte espacial para a coleta de informações, unidades de ensino da rede pública e privada, notadamente as que trabalham com o ensino fundamental, anos finais, localizadas no município de Pombal. Os questionários foram aplicados na educação básica, especificamente com professores que lecionam Geografia, em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas deste município.

Com relação ao trabalho de campo nas escolas da educação básica, o universo de professores envolvidos na pesquisa equivale ao total de profissionais que lecionam a disciplina Geografia no município, totalizando 19 docentes. Tendo em vista ser um número relativamente pequeno de professores, optou-se por não utilizar critério de seleção, e sim proceder com a aplicação dos questionários ao universo total de docentes, possibilitando uma melhor análise da realidade.

Após se efetuar todo o levantamento das informações em campo, os dados obtidos a partir desta observação direta foram organizados, analisados e tabulados no sentido de fornecer os subsídios que alicerçaram respostas para as indagações propostas no problema central da pesquisa.

Na fase seguinte do trabalho, foi elaborada uma proposta de intervenção que contempla um conjunto de sequências didáticas voltadas para o trabalho docente, tendo como cerne a abordagem da Cartografia Escolar no ensino de Geografia. Essa proposta consiste na elaboração de material textual com caráter didático-explicativo, fomentado por ideias e utilização de materiais diversos (videoaulas, projetor multimídia, cartolina, planisfério, fita métrica, fotografias, croquis, dentre outros), com vistas ao aperfeiçoamento de professores de Geografia, no tocante a otimização do ensino da Cartografia escolar.

Em seguida, todos esses dados foram organizados em um relatório final de acordo com o problema da pesquisa e os objetivos propostos, compondo assim o estudo que ora se apresenta.