• Nenhum resultado encontrado

2 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA

2.1 ESTADO DA ARTE – DELIMITAÇÃO DO CAMPO DO CONHECIMENTO

2.2.2 Procedimentos da Pesquisa

Com relação a abordagem quantitativa, foi realizado um levantamento de dados junto ao Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do campus São Vicente do Sul do IFFAR, compreendendo o período de 2012 a 2017, referente ao número e modalidade das chamadas realizadas para o fechamento das turmas dos cursos de licenciatura, número de matrículas efetivadas em cada início de turma, número de alunos matriculados na turma em cada semestre, número de evadidos e número de formados. Alguns destes números, também foram solicitados referentes às turmas dos cursos de bacharelado do campus (em Agronomia e em Administração) para que se pudesse realizar um comparativo entre estas duas

modalidades de cursos. Estes dados permitiram expor, de forma clara e objetiva, a realidade dos cursos de licenciatura do campus através da elaboração dos índices de efetivação de matrículas, de evasão e de êxito.

Desta forma, a abordagem quantitativa permitiu uma compreensão mais ampla, crítica e fiel sobre a evasão e a procura dos cursos de licenciatura do campus São Vicente do Sul, passando-se de uma visão superficial do problema para a possibilidade de confronto entre a realidade do campus e a do resto do país. Isto tornou-se possível a medida que foram comparados os índices obtidos nesta etapa da análise com aqueles disponibilizados pelo INEP nas Sinopses Estatísticas do Ensino Superior.

Referente a abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas semi- estruturadas com os atuais diretores do campus (Geral e de Ensino) e com os coordenadores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química (APÊNDICE A, B, C e D). Neste ponto, adotou-se a definição de entrevista semi-estruturada de Triviños (1987, p. 146):

[...] aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam a pesquisa, e que, em seguida oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do informante.

Como destacam Marconi e Lakatos (2002) a entrevista apresenta-se como um procedimento de construção de dados que objetiva a obtenção de informações dos entrevistados acerca de determinado assunto ou problema, e sendo assim, acreditou-se que esta metodologia de construção de dados fosse adequada visto que permitiria entender quais ações específicas para os cursos de licenciatura estão sendo atualmente implementadas na tentativa de contorno da alta taxa de evasão e da baixa procura, ou seja, entender qual a dinâmica adotada pela gestão frente a problemática apresentada. Para a elaboração destes dados entendeu-se que somente entrevistas semiestruturas constituíram-se em uma estratégia capaz de alcançar a espontaneidade fundamental para o desenvolvimento do estudo proposto (GIL, 2002).

Além das entrevistas, os elementos qualitativos dessa pesquisa foram ancorados na aplicação de questionários para o levantamento de dados junto aos docentes e discentes dos cursos de licenciatura do IFFAR – Campus São Vicente do Sul. Nesta perspectiva, adotou-se a definição de Marconi e Lakatos (2002, p. 98),

através da qual o questionário constitui-se em um “[...] instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador”. A escolha por este instrumento de construção de dados, justificou-se pela quantidade de indivíduos alvos da pesquisa e pelo fato do questionário poder gerar respostas confiáveis, devido principalmente, ao caráter anônimo das respostas e a abrangência, aumentando desta forma o escopo de dados construídos com a conjuntura dos sujeitos envolvidos na problemática de pesquisa.

O questionário destinado aos docentes foi elaborado na plataforma Google

docs e foi enviado por e-mail a estes sujeitos (APÊNDICE F). Já os questionários

destinados aos alunos foram aplicados nas salas de aula (APÊNDICE E). Esta metodologia apresentou-se muito mais frutífera aos propósitos da pesquisa visto que foi obtida uma taxa de resposta muito maior do que se os questionários fossem enviados por e-mail para os alunos. A realização das entrevistas com os coordenadores e o envio dos questionários aos professores, sensibilizou estes sujeitos acerca da importância da pesquisa no escopo da efetivação da política de formação de professores na Rede Federal e permitiu que os mesmos disponibilizassem o acesso da pesquisadora às turmas dos seus cursos.

Para dialogar com os demais dados construídos foi realizada, no contexto de uma análise documental, a seleção de Leis referentes à criação e expansão da Rede Federal, resoluções de programas voltados a política de formação de professores e documentos e relatórios institucionais centrados na temática deste projeto. Entre estes destacaram-se a Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro de 2008 (BRASIL, 2008) que trata sobre a criação dos Institutos Federais e a Resolução n.º 178/2014 (IFFAR, 2015b) que trata sobre o Programa Institucional de Permanência e Êxitos dos alunos.

Terminado o processo de construção de dados passou-se para uma das mais fundamentais etapas do desenvolvimento de uma pesquisa: a análise dos dados. É nesta etapa que os anseios e angústias que guiaram a pesquisa foram respondidos com respaldo nos dados construídos. Como a construção de dados do presente projeto desenvolveu-se através de uma abordagem quanti-qualitativa, foram necessárias duas formas de análise que se amarraram e entrelaçaram para que fosse possível obter-se uma visão multifacetada do fenômeno que se buscou interpretar. Em relação aos dados quantitativos foi aplicado um tratamento estatístico

no sentido de que “[...] a informação que não pode ser diretamente ‘visualizada’ a partir de uma massa de dados poderá sê-lo se tais dados sofrerem algum tipo de transformação que permita uma observação de um outro ponto de vista” (FALCÃO; RÉGINER, 2000, p. 232). Já para o conjunto de dados construídos qualitativamente através das entrevistas e da análise documental adotou-se uma perspectiva de análise de conteúdo. Segundo destaca Bardin, este método consiste de um conjunto de técnicas de análise visando obter-se, através de procedimentos sistemáticos e objetivos, indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos ao conjunto de informações que se analisa. Para isso são estabelecidas três etapas fundamentais a serem seguidas para a realização da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Na primeira fase, denominada pré-análise, foi quando procedeu-se a organização do material através de um primeiro contato com os documentos selecionados. No segundo momento atuou-se na exploração deste material que consistiu na codificação, na classificação e na categorização do conteúdo destes documentos.

O conjunto de etapas metodológicas explicitadas acima permitiu que fossem detectados os pontos fortes e as fragilidades presentes no universo dos cursos de licenciatura do campus analisado. Através desta identificação foi possível delinear possíveis ações que poderão ser adotadas pela gestão do campus no intuito de promover a melhora do processo de divulgação dos cursos de licenciatura, o desenvolvimento de metodologias alternativas para o processo de acolhimento dos estudantes e a avaliação destes processos, ações direcionadas à permanência e a promoção do êxito dos alunos, além do estabelecimento de uma sintonia entre alunos, professores, coordenadores e direção. Este conjunto de ações está estabelecido e detalhado no Plano de Rearticulação das Ações da gestão para a melhoria dos índices de eficiência dos cursos de licenciatura do campus São Vicente do Sul (PRA-Licenciaturas), encontrado no apêndice I e profundamente discutido no capítulo 8, integralizando o objetivo principal desta dissertação de mestrado.

Não espera-se que as ações que são proposta no apêndice I resolvam toda a problemática relativa à baixa procura, à evasão e à retenção, mas tem-se a esperança que estas ações atuem no sentido de amenizar a situação crítica que os dados quantitativos referentes à eficiência destes cursos mostraram e auxiliem a gestão do campus na elaboração de uma política institucional direcionada exclusivamente aos cursos de licenciatura.