• Nenhum resultado encontrado

1. A PESQUISA E SEUS PROCESSOS: INTERLOCUÇÕES ENTRE E COM

1.3. Os sujeitos envolvidos

1.3.1 As professoras

A professora Paula é formada em Química - Licenciatura pela Unijuí desde o ano de 2011. Paula exercia a função de professora de Educação Básica desde o ano de 2010, atuando em duas escolas da cidade de Ijuí como professora na rede pública estadual, no Ensino Fundamental na disciplina Ciências e no EM, na disciplina Química e também como professora orientadora do Seminário Integrado na escola em que o estudo foi realizado. Sua formação inicial foi balizada na proposta da SE para abordagem dos conteúdos durante os Estágios Curriculares Supervisionados, disciplinas estas que faziam parte do conjunto de disciplinas do curso realizado. Isso permitiu a vivência de experiências voltadas à elaboração e ao desenvolvimento de SEs, conforme já descrito anteriormente.

A professora Paula demonstrou em muitos os momentos ter conhecimento teórico sobre a proposta de SE, se posicionando, trazendo atividades e sugestões nos encontros e principalmente demonstrou ter argumentos convincentes em suas falas, o que nem sempre foi percebido em sala de aula. Em muitos momentos evidenciei a sua dificuldade em direcionar as discussões que eram propostas nas atividades, talvez por insegurança em relação ao conceitos ou falta de experiência em proporcionar momentos de discussão e reflexão dos assuntos em sala de aula. Isso, no meu entendimento pode ter sido um dos fatores que limitou as possibilidades de compreensão de conteúdos químicos por parte dos alunos como foi evidenciado nas respostas dadas aos questionários respondidos por eles.

37

Por mais que seu conhecimento sobre a SE fosse considerado significativo, pela sua trajetória no curso de graduação em Química da Unijuí, a professora apresentou limitações em relação aos conhecimentos específicos da Química necessários para mediar os conhecimentos científicos propostos. Como evidenciado nas respostas dos estudantes no questionário aplicado, ao serem indagados se e como a SE possibilitou a compreensão dos conceitos escolares, muitos responderam que os conceitos de Física foram mais fáceis de serem compreendidos e não tiveram muitas dificuldades (como discutirei posteriormente).

Como evidenciado nos comentários dos alunos, e pelo que pude perceber em alguns momentos das aulas de Química, muitos conteúdos não foram bem compreendidos, pela falta de clareza em abordagem e mediação dos conteúdos, como exposto pelos estudantes. No entanto, Paula buscou aprofundar mais seus conhecimentos, buscando esclarecer suas dúvidas durante os encontros, o que demonstra uma característica que considero muito importante na docência, a capacidade de admitir suas limitações e buscar transpô-las, superando essas barreiras.

Fabiane, professora de Física tem formação em Física – Licenciatura pela Unijuí, e concluiu sua graduação no ano de 2012. Exercia a função de professora na rede pública estadual, em duas escolas da cidade de Ijuí, no Ensino Médio e EMP. Atua ainda como professora orientadora do Seminário Integrado na escola investigada.

A sua primeira experiência com a proposta de reorganização curricular na modalidade de SE ocorreu durante a sua inserção nesta pesquisa, embora já tivesse participado de encontros de formação continuada que trataram da reorganização curricular por intermédio de SEs. Conforme relata em suas falas, em nenhum momento de sua formação inicial ou durante sua carreira profissional trabalhou em sala de aula com essa proposta. Em um dos encontros expressou sentimentos em relação a sua formação e atuação profissional e diz estar: “muito bitolada, sei lá! Muito direcionada! Porque eu tive uma formação assim mais física, só física, a gente não fazia relação entende? Às vezes eu tenho dificuldade de enxergar física em algumas coisas!” (Encontro, p. 31, 2014).

Destaco que Fabiane, desde o início do projeto demonstrou envolvimento e comprometimento, sempre buscando se aprofundar sobre o que a SE propunha, para efetivar sua participação na proposta. Isso ofereceu a ela melhores condições para o desenvolvimento de sua capacidade de refletir sobre suas ações em sala de aula, demonstrando preocupação em buscar novos aprendizados em outras áreas para qualificar sua prática pedagógica.

38

Apesar da professora Fabiane não ter tido a mesma formação orientada pela SE, como a professora Paula, ela sempre buscou sanar suas dúvidas para conseguir trabalhar melhor com a proposta, estando sempre empenhada nas atividades apresentadas, trazendo sugestões de atividades e textos que foram significativos para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Pela sua característica participativa Fabiane foi superando suas dificuldades iniciais, as quais estavam relacionadas à seleção dos conteúdos básicos estruturados do pensamento físico e que eram necessários para a compreensão da temática que estava sendo investigada – os Biocombustíveis. Outro ponto que merece destaque refere-se às dificuldades de Fabiane para a escrita da proposta pedagógica, sendo notória sua evolução durante os encontros e no decorrer das aulas, buscando adquirir novos saberes como destacou: “Por isso eu também gosto de buscar essas coisas assim. Pra mim eu tô aprendendo muita coisa de química que eu não sabia (Encontro, p.32, 2014)”.

As palavras de Fabiane remetem às ideias de Maldaner e Frison (2014, p.50), que destacam:

Para recontextualizar conteúdos e conceitos que permitem pensar sobre uma situação, é necessário que os professores dominem conhecimentos amplos da matéria, consigam romper os sistemas conceituais com significados consolidados apenas nos estreitos limites disciplinares.

Os autores salientam ainda que a utilização de uma proposta como a SE exige dos profissionais a busca contínua por novas significações e recontextualização dos conceitos científicos, sendo assim é importante estar sempre disposto a mudar suas práticas e se envolver num movimento de constante busca pelo aprofundamento de seus conhecimentos.