• Nenhum resultado encontrado

3. FASE 3: QUADRO DE REFERÊNCIA, PLANO DE AÇÃO

3.2 PROJETOS PRIORITÁRIOS E PROJETOS ÂNCORA

3.2.1 Introdução

280. O Plano de Ação descreve o conjunto de medidas que suportam a prossecução dos Objetivos Estratégicos e dos Objetivos Operacionais. Por seu lado as medidas incluem um conjunto de ações definidas com base na experiência das diversas entidades que compuseram o GdT que elaborou a proposta do PENSAAR 2020, bem como nos contributos de outros parceiros setoriais que foram consultados no processo. Resultou, assim, um quadro de ação bastante mais detalhado que o patente em anteriores planos estratégicos, criando condições para avançar mais rapidamente na sua execução.

281. Para além disso, é importante que os fundos comunitários possam ser mobilizados logo que estejam disponíveis, o que não será possível sem a existência de ações e projetos bem concebidos e justificáveis à luz da estratégia definida no PENSAAR 2020. É importante que esses projetos tenham o mérito suficiente para poderem ser aprovados com facilidade e mostrar o caminho para outros projetos do mesmo cariz. A mudança de paradigma com menos projetos de infraestruturação para aumento da capacidade instalada (projetos greenfield) e mais centrados na melhoria dos sistemas irá criar algumas dificuldades iniciais na sua definição e conceção por parte das EG.

282. Para evitar um hiato grande entre a conclusão da estratégia e a preparação de projetos por parte das EG e também para assegurar que esses projetos contribuem efetivamente para os objetivos estratégicos, definiram-se algumas ações de caráter transversal e projetos âncora que se justificam pela sua prioridade, urgência, relevância ou servindo de exemplo a projetos semelhantes. As ações têm por objetivo servir um grande número de EG em torno de um objetivo operacional e medidas associadas, nomeadamente as de desempenho mais fraco, enquanto os projetos âncora pretendem o mesmo mas abrangendo também o maior número de objetivos operacionais e/ou medidas.

283. Na atribuição de apoios financeiros devem assim privilegiar-se intervenções que garantam a prossecução de um número alargado de objetivos estratégicos e de objetivos operacionais, com um quadro coerente de ações alargado no tempo, com metas precisas e verificáveis definidas em linha com o PENSAAR 2020, a atingir nos termos apresentados em memória descritiva e justificativa detalhada, consistente e suportada em informação de fontes credíveis. Devem-se também privilegiar ações que beneficiem o maior número possível de EG, sendo a maior urgência para aquelas cujo fraco desempenho posso melhorar com essas ações e constituem uma fase inicial necessária para a realização de outros investimentos por parte dessas EG.

284. Temos, assim, dois tipos essenciais de projetos e/ou candidaturas que, também ao nível da execução do PENSAAR 2020, marcam uma mudança de paradigma. No entanto, sendo reconhecido que a mudança de paradigma acarreta um tempo de maturação, foi decidido propor desde já no Plano de Ação dois tipos de iniciativas:

 As ações prioritárias, que visam capacitar as EG em áreas onde as fragilidades são reconhecidamente generalizadas, têm por objetivo catalisar a evolução das EG no sentido preconizado pelo PENSAAR 2020.

 Os projetos âncora, que podem ser equiparados a projetos demonstradores permitindo, per si, maximizar o número de objetivos do PENSAAR 2020 atingidos pela sua execução.

3.2.2 Ações prioritárias/urgentes

285. Como já ficou referido, estas iniciativas visam catalisar a evolução das EG no sentido preconizado pelo PENSAAR 2020.

286. Para o efeito, os requisitos a que devem obedecer essas iniciativas são o seu caráter transversal, beneficiando um amplo número de EG, e o facto de capacitarem essas EG para uma gestão eficiente, sustentável e inteligente.

287. Há um conjunto de medidas propostas que podem ser incluídas nessas ações, por exemplo o cadastro dos ativos, a valorização das lamas, os planos de drenagem de águas pluviais, a eficiência energética ou a auto produção de energia, a medição de volumes alocados ao setor, a conceção de planos de contingência ou ações promotoras de inovação.

3.2.3 Projetos âncora

288. Os projetos âncora que foram identificados enquadram-se em duas tipologias:

Consolidação de sistemas plurimunicipais já existentes e com elevado nível de sustentabilidade. Esta tipologia pode ser comparada a uma demonstração da

possibilidade de planear intervenções plurianuais, conjugando um leque alargado de objetivos do PENSAAR no sentido de atingir metas credíveis de qualidade do serviço, eficiência e sustentabilidade.

Integração territorial, i.e. agregação regional de EG com desempenho deficiente conforme os dados recolhidos pela ERSAR. Essa agregação será dinamizada através de um elemento aglutinador ou potenciador (driver) que assegure sinergias, capacidade de liderança ou garantia de sustentabilidade, por exemplo, i) um sistema «em alta» comum, ii) uma EG âncora (de grande dimensão e bom desempenho) ou iii) sistema plurimunicipal existente e sustentável. Esta tipologia corresponde aos casos em que tem que haver uma fase inicial de capacitação.

289. Para clarificar as situações em que os ganhos de eficiência podem ser mais relevantes e abrangendo um grande número de EG que sejam beneficiárias desses projetos âncora (PA), foram definidos os seguintes indicadores ou parâmetros que representem um desempenho deficiente e que são relevantes para os objetivos dos Eixos 2,3 e 4 do PENSAAR, por exemplo:

a) Cobertura de gastos (valores baixos). b) Água não faturada.

c) Reabilitação de ativos.

d) Qualidade do serviço (falhas no AA, colapsos estruturais de coletores). e) Acessibilidade física dos serviços de SAR.

f) Baixo conhecimento dos ativos e/ou sem informação 2012 prestada à ERSAR.

290. As Figura 6 e Figura 7 apresentam uma distribuição regional das EG com desempenho deficiente de acordo com a informação acima referida:

Figura 6 – Indicadores de AA selecionados para identificação de EG potencialmente abrangidas por PA

Figura 7 - Indicadores de SAR selecionados para identificação de EG potencialmente abrangidas por PA