• Nenhum resultado encontrado

No ramo de alimentação, as propostas de valor do Dinneer para seus três clientes não buscam melhores preços que aqueles praticados pelos restaurantes. A empresa procura, essencialmente, satisfazer por intermédio das refeições disponibilizadas na plataforma necessidades antes ignoradas pelas empresas tradicionais e, por isso, até mesmo despercebidas pelos próprios clientes: novas experiências gastronômicas; nostalgia causada pela falta de contato com pessoas, refeições, costumes e características da terra natal; maior imersão cultural durante viagens; e novas amizades. Tanto a imersão quanto a oportunidade de fazer novos amigos são motivações apontadas pela literatura de Turismo Colaborativo (BOTSMAN; ROGERS, 2011; DREDGE; GYIMÓTHY, 2015).

Assim, os principais elementos que contribuem para a proposta de valor da plataforma são a novidade e a personalização das experiências de acordo com a necessidade do cliente. Não obstante, os princípios que compõem as propostas de valor das empresas tradicionais do ramo são mais variados. A Empresa X tem o objetivo de oferecer refeições a um custo fixo ao alcance de várias classes sociais, dando prioridade ao preço, mas proporcionando ainda: qualidade, uma certa personalização da refeição e conveniência para o cliente. Já o Restaurante e Pizzaria Atlântico oferece maior pluralidade de refeições e opções de lazer que a outra, buscando também qualidade e conveniência (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011).

Em relação ao ramo de locação de veículos, as plataformas priorizam: a personalização em suas propostas de valor, tendo em vista que os carros podem ser escolhidos de acordo com todas suas características; a conveniência e menores preços para os motoristas; a redução de riscos por meio dos seguros; e ainda uma renda extra e/ou a diminuição dos custos do proprietário com seu veículo por meio das locações. Tais elementos constitutivos da proposta de valor refletem aspectos conhecidos da Economia Colaborativa: flexibilidade, conveniência (PUSCHMANN; ALT, 2016) e a disponibilização de uma nova fonte de renda através do aumento da eficiência de ativos (LEISMANN et al.,2013; TEUBNER et al., 2014). Enquanto que a empresa tradicional oferece uma personalização mais limitada em relação às

características dos veículos, mas apresenta a conveniência de possuir carros adequados a diferentes necessidades e disponíveis a qualquer momento, sem espera, além da garantia de veículos novos (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011).

Dessa forma, todas as empresas analisadas permitem que seus clientes personalizem seus serviços, mas em diferentes níveis. Entretanto as plataformas, pela natureza da Economia Colaborativa, concedem maior flexibilidade (PUSCHMANN; ALT, 2016) nos dois ramos. Os quadros 30 e 31, a seguir, resumem os elementos contribuintes e as propostas de valor dessas empresas, respectivamente.

Quadro 30 - Elementos que contribuem para as propostas de valor

Ramo Plataformas Propostas de valor – principais características

Empresas tradicionais

Proposta de valor – principais características Alimentação Dinneer Novidade e

personalização.

Empresa X Preço, qualidade, uma certa personalização da refeição e conveniência. Rest. e Pizzaria Atlântico Personalização de refeições e opções de lazer, qualidade e conveniência.

Aluguel de Carros

Pegcar Motoristas: preço, conveniência, personalização, redução de risco. Proprietários: lucro/redução de custos, redução de risco.

Empresa Y Personalização limitada, qualidade e conveniência. Plataforma

W

Quadro 31 - Propostas de valor especificadas nos modelos de negócio

Plataformas Empresas Tradicionais Ramo: Alimentação

Dinneer Empresa X

"Conecta pessoas que amam novas experiências gastronômicas com anfitriões que oferecem almoços e jantares exclusivos" - Intermediação de contato e pagamento.

Acesso a refeições brasileiras e a expatriados do Brasil (emigrantes brasileiros).

Maior imersão cultural: acesso aos nativos, suas casas, modo de vida e culinária local (turistas).

Acesso a experiências gastronômicas diferentes e a novas amizades (residentes locais).

Churrascaria que oferece rodízio de carnes com cortes diferenciados, além de buffet de sushi, massas, saladas e pratos veganos, por um preço único, no almoço e jantar. Fazer alimentos de qualidade com um custo x benefício ao alcance de várias classes sociais (pessoas físicas).

Foco no atendimento.

Ambiente confortável, que conta com manobrista e espaço kids.

Eventos sociais e corporativos. Refeições à la carte estilo fast-food.

Rest. e Pizzaria Atlântico

"Proporcionar refeições e momentos de lazer para as pessoas".

Refeições e pizzas à la carte. Delivery.

Self-service.

Espaço exclusivo para eventos. Buffet para eventos.

Fast-food. Cardápio variado. Bom custo-benefício.

Estrutura infantil com parquinhos e recreadores (pessoas físicas).

Excelência em atendimento e na qualidade das refeições e serviços oferecidos. Oficina da Pizza (pessoas físicas).

Estrutura com projetor, tela retrátil para projetar imagens e boa qualidade de som para reuniões e eventos empresariais (pessoas jurídicas).

Ramo: Aluguel de carros

Pegcar Empresa Y

"Oferece um serviço de compartilhamento de carros entre pessoas, conectando proprietários de carros a condutores interessados" – Carsharing.

Serviço de aluguel mais barato, prático e cômodo que aquele oferecido pelas locadoras tradicionais (motoristas).

Facilita a mobilidade e fornece uma alternativa de transporte quando um carro se torna necessário (motoristas).

Permite buscas por localização (bairro mais cômodo) e locação por diárias, horas ou dias da semana definidos (motoristas). Permite que um veículo ocioso gere renda (proprietários). Bom atendimento.

Seguro para o período da locação.

Locação de veículos de acordo com a necessidade de mobilidade do cliente. Veículo é escolhido pelo grupo ao qual pertence.

Garantia de veículos novos os seminovos. Mobilidade durante viagens que atende a diferentes números de passageiros e bagagens (turistas).

Facilita a mobilidade do trabalhador na cidade visitada ou entre cidades (viajantes a trabalho/empresas).

Plataforma W

Conecta pessoas que possuem um veículo ocioso a outras que precisam de um carro para momentos específicos, facilitando a interação entre elas.

Seguro para o processo de locação.

Solução mais inteligente, rápida, sem burocracia e barata para ter acesso a um carro, sem o ônus da compra (motoristas). Gerar renda a partir de um ativo ocioso (proprietários).