• Nenhum resultado encontrado

Formação profissional

Promoção de seminários e cursos de conscientização turística, fóruns de atualização e seminários técnicos específicos por segmentos

Desenvolvimento de programa de educação turística na rede escolar

Qualificação permanente do quadro funcional da SETUR Qualificação da mão-de-obra envolvida no setor turístico Realização de cursos de Guias de Turismo Regional e Especializados (ecológico, rural, cultural, etc.)

A conscientização turística é fundamental para qualquer organização ou grupo de pessoas que atuam no setor. Dessa forma, a SETUR tem como linha de atuação a promoção de seminários e cursos de conscientização turística destinados a todos os segmentos envolvidos na atividade no Estado, com o objetivo de mostrar a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Outro aspecto primordial de conscientização turística é a preservação ambiental e do patrimônio histórico e cultural do Estado, devido ao fato de que são esses os principais insumos do produto turístico estadual. O turismo se desenvolve a partir da existência de atrativos característicos de uma região que são agregados a outras atividades de forma a constituírem os produtos turísticos dessa região. A manutenção da atividade de turismo depende da preservação daquilo que é característica distintiva do Estado, principalmente em termos históricos, culturais e naturais. A consciência turística deve ser formada em uma sociedade desde o início da formação dos indivíduos que a constroem e fazem parte dela. Assim, o desenvolvimento de programas de educação turística na rede escolar constitui-se também em área de atuação da Secretaria de Turismo do RS.

No sentido de prestar apoio e auxílio a outros segmentos envolvidos na atividade turística, a SETUR enfatiza, ademais, a qualificação permanente do seu quadro funcional interno, uma vez que este é responsável pelo assessoramento das principais atividades que fazem parte do setor de turismo. A partir disso, os dirigentes da organização destacam a importância da qualificação da mão-de-obra direta do setor turístico, principalmente em razão de a atividade ter como característica a prestação de serviços. Neste sentido, a organização promove a realização de cursos especializados na formação profissional de guias de turismo e de pessoal de apoio, tendo por objetivo o treinamento e a qualificação permanente dos profissionais que atuam no setor. A formação de profissionais é realizada em parcerias com outros órgãos de apoio como o Sebrae, Senac, prefeituras municipais, secretarias municipais de turismo, entre outros.

No que concerne às ações destinadas à atração de turistas, pôde-se verificar, quase exclusivamente, o desenvolvimento de atividades de promoção e divulgação do

turismo estadual. O primeiro aspecto abordado refere-se à análise dos fatores principais de divulgação como forma de atingir o público-alvo pretendido. Assim, verificou-se na estrutura interna da organização a criação de comissão especial para a concepção de material promocional que retratem aquilo que o Estado tem de melhor, em termos de atrativos e produtos turísticos.

Do ponto de vista dos dirigentes da organização, deve haver estreito relacionamento entre o órgão oficial de turismo e os demais setores de atividade que fazem parte do negócio turismo. Dessa forma a Setur desenvolve um trabalho de acompanhamento e avaliação das operadoras turísticas nacionais e internacionais que comercializam o produto turístico estadual, definindo critérios de participação dessas operadoras nas ações promocionais da SETUR. Essa medida reflete a preocupação da organização em tornar convergentes todas as ações realizadas pelos diferentes setores de atividades que representam o turismo gaúcho. A participação da SETUR em feiras e congressos de turismo é realizada em conjunto com as principais operadoras de turismo do Estado, sendo de sua responsabilidade a comercialização dos produtos turísticos estaduais.

Outra atividade realizada pela organização, em conjunto com os municípios, é a elaboração do Calendário de Eventos do Estado, com o intuito de promover maior integração dos municípios, uma vez que se busca a programação de eventos de modo a promover as regiões do Estado de acordo com suas características em comum. A formatação de rotas específicas de turismo, como é o caso da rota turística ecológica, visa a atrair maior volume de turistas e aumentar a permanência desses turistas no Estado. Para tanto, é necessário oferecer alternativas de turismo que possibilitem a integração dos mais variados tipos de turismo no Estado.

O desenvolvimento de campanhas institucionais consiste em promover o Estado, utilizando como linguagem e comunicação aquilo que o Estado tem de característica distintiva em relação às demais regiões do país. Assim, os dirigentes da organização destacam que o Estado possui fortes traços característicos, como por exemplo, a figura típica do gaúcho, com seus trajes especiais; no entanto o Estado,

enquanto produto turístico, possui vários atrativos que retratam essas características de modo singular. A SETUR incentiva também o desenvolvimento de campanhas promocionais por parte dos municípios, como forma de descentralizar as ações e despertar na municipalidade o interesse pelo desenvolvimento do setor. Pôde-se perceber que muitos municípios participam, em conjunto com a Secretaria Estadual de Turismo, de feiras e congressos, promovendo e divulgando o seu produto de forma associada à imagem do Estado. O Quadro abaixo apresenta de maneira sintética as ações desenvolvidas pela organização no que concerne à atração de turistas.