• Nenhum resultado encontrado

Quarto dia de atividades

No documento Pelos mares da língua portuguesa 2 (páginas 196-200)

Prática de ensino de literatura para professores cabo verdianos: um relato de experiências

4. Quarto dia de atividades

Como nos outros dias, começamos os nossos trabalhos relembrando os do dia anterior. Após ouvirmos as opiniões dos professores cabo ‑verdianos acerca do filme O Primo Basílio (Filho & Marinho, 2007), passamos à narrativa do romance homônimo de Eça: solicitamos que os professores que já o tinham lido tecessem comentários acerca da leitura que tinham realizado. Com esta atividade, quisemos mostrar aos cabo ‑verdianos que o filme nunca é igual ao livro e que, portanto, não se pode substituir a leitura daquele pela exibição deste, em sala de aula. Também não se pode dizer que um é melhor que o outro, uma vez que se trata de manifestações artísticas que se exprimem em linguagens diferentes. Os professores aprenderam que a leitura da obra literária nunca poderá deixar de ser realizada, porque aula de Literatura é, sobretudo, aula de Leitura: os educandos precisam entrar em contato com o texto original, reconstruir a narrativa, exercitar sua criatividade. O filme sempre deverá vir após a leitura do livro, como outra leitura, como algo acessório, capaz de se somar à leitura já realizada.

P E L O S M A R E S D A L Í N G U A P O R T U G U E S A 2

197

PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA PARA PROFESSORES CABO‑VERDIANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Após o intervalo, iniciamos os trabalhos em torno da relação entre Literatura e Cultura, a partir da Literatura Popular em Verso. Os professores cabo ‑verdianos foram convidados a participar deste momento falando sobre o que, até aquele momento, já tinham ouvido falar sobre essa manifestação popular da Literatura Brasileira. Em seguida, entraram em contato com o poema “A triste partida”, de Patativa do Assaré, por meio de um texto (Assaré, 2006a) e de um arquivo de áudio (Assaré, 2006b) em que o próprio poeta entoava sua composição.

A última atividade do dia, e também do nosso módulo, girou em torno do texto “A arte de escrever bem”, de Denise Pellegrini (2006), publicado na Revista Nova Escola em dezembro de 2006: o texto traz a experiência (premiada) de uma professora de São Gonçalo do Amarante (CE) que resolveu melhorar o nível de leitura e de escrita de seus alunos a partir do Cordel nordestino. Com base nas leituras realizadas ao longo dos quatro dias de curso (textos de Paulo Freire, Regina Zilberman e Marisa Lajolo), os cabo ‑verdianos analisaram os pontos positivos e negativos da experiência da professora piauiense, mas radicada no Ceará, vencedora do Prêmio Victor Civita. Com este último trabalho, os professores puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e exercitar a criticidade.

Conclusão

Durante os quatro dias de curso pudemos verificar o grande compromisso dos professores cabo ‑verdianos com o módulo de Literatura: apesar da carga horária reduzida (16 h/a), e, por isso mesmo, bastante corrida e cansativa, eles estiveram sempre atentos às exposições e foram bastante participativos. O material selecionado para o módulo foi todo utilizado e muito bem trabalhado, graças a essa colaboração dos professores.

Pudemos verificar, também, que essa formação que está a ser realizada no Brasil e nos países africanos que compõem a CPLP, com os professores secundaristas, é mesmo de grande importância para todos nós: eles realmente procuram aproveitá ‑la ao máximo, porque sabem que ela servirá para que eles melhorem sua prática docente; também é a chance que eles têm de entrar em contato com materiais e com discussões mais atualizados acerca de metodologias de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. Quanto a nós, brasileiros, saímos, sem dúvida, dessa experiência mais enriquecidos, em termos culturais e humanísticos, pois também aprendemos bastante com os professores africanos, em todos os aspectos. Em termos acadêmicos, preferimos falar em trocas de experiências.

Exatamente por isso, esperamos, brasileiros e africanos, que o Projeto José Aparecido Oliveira continue a ser realizado. Pensamos, ainda, que parcerias

com Portugal também poderiam ser realizadas, pois assim teríamos uma maior integração entre os países lusófonos.

Referências bibliográficas

Andrade, Carlos Drummond de (2007). Antologia poética. Rio de Janeiro: Record. Andrade, Carlos Drummond de (1945). Caso do vestido (Gravado por Carlos

Drummond de Andrade). In Antologia poética, de Carlos Drummond de Andrade [CD]. Rio de Janeiro, Brasil: Polygram / Philips / Flor da Cidade. (1999)

Assaré, Patativa do (1964). A triste partida (Gravado por Patativa do Assaré). In Poemas e Canções de Patativa do Assaré [CD]. Goiânia, Brasil: EPIC / CBS / DR Music. (2006)

Assaré, Patativa do (2006). Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Edições UFC. Bandeira, Manuel (2008). Bandeira de bolso: uma antologia poética. Porto

Alegre: L&PM. Bandeira, Manuel (1930). Vou ‑me embora pra Pasárgada (Gravado por Manuel Bandeira). In Manuel Bandeira: o poeta em Botafogo [CD]. São Paulo, Brasil: Tratore. (2006) Caeiro, Alberto (1925). Leve (Gravado por Renato Motha e Patrícia Lobato). In Dois em Pessoa. São Paulo, Brasil: Polifonia / Via Sonora / Mikael. (2004) Camões, Luís Vaz de (2005). Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. Camões, Luís Vaz de (1598). Verdes são os campos (Gravado por José Afonso).

In Poesia Encantada: volume 02 [CD]. Lisboa, LX: EMI / VALDECA. (2004) Campos, Álvaro de (1935). As cartas de amor (Gravado por Renato Motha e Patrícia Lobato. In Dois em Pessoa. São Paulo, Brasil: Polifonia / Via Sonora / Mikael. (2004)

Codax, Martin (2006). Mia irmana fremosa. In Spina, Segismundo. Era Medieval. Rio de Janeiro: DIFEL.

Codax, Martin (s.d.). Mia irmana fremosa (Gravado por Luanda Siqueira). In Cânticos de Amor e Louvor. Rio de Janeiro, Brasil: Núcleo de Música Antiga da UFF. (1996)

Filho, Daniel (Produtor / Diretor), & Marinho, Euclydes (Roteirista). (2007). O Primo Basílio [DVD]. Brasil: Lereby Produções.

Freire, Paulo (2000). A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez.

Garrett, Almeida (1853). Barca bela (Gravado por Teresa Silva Carvalho). In Poesia Encantada: volume 01 [CD]. Lisboa, LX: EMI / VALDECA. (2002)

P E L O S M A R E S D A L Í N G U A P O R T U G U E S A 2

199

PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA PARA PROFESSORES CABO‑VERDIANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Garrett, Almeida (s.d). Folhas caídas. Lisboa: Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses.

Lajolo, Marisa (1997). Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ed. Ática.

Lajolo, Marisa (1991). Texto não é pretexto. In Zilberman, Regina (org.), Leitura em crise na Escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto. Lispector, Clarice (1998). Felicidade clandestina: contos. Rio de Janeiro: Rocco. Lispector, Clarice (1971). O grande passeio (Gravado por Aracy Balabanian).

In Clarice Lispector por Aracy Balabanian: volume 01 [CD]. Rio de Janeiro, Brasil: Flor da Cidade. (1998)

Moraes, Vinícius de (2006). Livro de Sonetos. São Paulo: Companhia das Letras. Moraes, Vinícius de (1938). Soneto de fidelidade (Gravado por Paulo Autran).

In Quatro séculos de Poesia brasileira por Paulo Autran [CD]. Rio de Janeiro, Brasil: Flor da Cidade. (2002)

Pellegrini, Denise (2006). A arte de escrever bem. Revista Nova Escola, 198. Pessoa, Fernando (2008). Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.

Pessoa, Fernando (1934). Padrão (Gravado por Caetano Veloso). In Mensagem, de Fernando Pessoa: volume 01. São Paulo, Brasil: Eldorado Records. (2004) Queirós, Eça de (1998). O Primo Basílio: episódio doméstico. Porto Alegre:

L&PM.

Reis, Ricardo (1916). Segue o teu destino (Gravado por Nana Caymmi). In A música em Pessoa. Rio de Janeiro, Brasil: Biscoito Fino. (2004)

No documento Pelos mares da língua portuguesa 2 (páginas 196-200)