• Nenhum resultado encontrado

Nesse momento, o pesquisador trabalhou com todos os vinte e cinco alunos, mas o foco da observação direcionou-se em torno da apropriação de conceitos pelos doze alunos.

O encontro na sala do quarto ano foi utilizado pelo pesquisador para ministrar uma aula expositiva dialogada que discutisse a temática sobre conceito a cerca do aquecimento global. Nessa aula foi realizada uma apresentação com o apoio de slides de PowerPoint com explicações, ilustrações e indagações a respeito da temática que estava sendo tratada.

A ferramenta utilizada para registrar o andamento da aula foi a filmadora de vídeo, a qual provocou uma inquietação muito grande por parte dos alunos. Um outro fator que lhes chamou a atenção foi o fato de estarem sendo filmados. Os mesmos direcionaram seus olhares mais para a filmadora do que para a apresentação dos slides.

Notou-se também que eles estavam muito mais preocupados com os equipamentos notebook e o datashow do que com a própria explanação oral do pesquisador. Entendeu-se, então, que esta não é uma prática de ensino e aprendizagem rotineira na sala de aula dos alunos do quarto ano do ensino fundamental.

Como tentativa de resgatar a atenção dos alunos para o desenvolvimento do conteúdo, o pesquisador utilizou-se das seguintes estratégias:

1. Parou a filmagem e utilizou apenas a máquina fotográfica para registrar a atividade da composição dos grupos;

2. Expôs um cartaz ilustrativo sobre o aquecimento global;

3. Solicitou aos mesmos que se organizassem em pequenos grupos de três e procurassem escrever o que entenderam sobre as imagens ilustrativas do cartaz, que representavam o aquecimento global.

Após o término da atividade, foi solicitado que cada um dos grupos apresentasse a leitura da sua produção escrita.

Esta aula serviu apenas como uma estratégia de ensino e aprendizagem para auxiliar a compreensão dos alunos quanto ao conceito de aquecimento global e suas causas.

Para Vygotsky,“na formação de conceitos o signo é a palavra, que em princípio tem o papel de meio na formação de um conceito e, posteriormente, torna-se o seu símbolo” (Vygotsky, 2005, p. 70). Ou seja, o professor precisa propiciar condições de interações sociais para que os alunos possam compartilhar suas idéias através do uso da palavra.

Tal procedimento vem ao encontro das palavras de Kostiuk apud (Luria, Leontiev, Vygotsky et alli, 2007) que afirmam que o desenvolvimento psicointelectual da criança realiza-se no processo de interação com os outros no ambiente escolar, em particular na sala de aula, a qual é vista como o espaço adequado para o processo de inserção dos alunos no mundo de apropriação dos conceitos sistematizados.

3. QUINTO MOMENTO

No quinto momento, o pesquisador separou novamente os doze alunos e os levou para a sala da biblioteca. Como estratégia, solicitou-lhes que se sentassem em forma de semicírculo e aplicou um questionamento semi-estruturado o qual poderia ser respondido oralmente por quem se sentisse à vontade. O questionário foi composto de três perguntas, a saber:

1. Para vocês, o que é aquecimento global? 2. O que causa o aquecimento global?

3. Quem são os responsáveis pelo aquecimento global?

Durante esse momento, percebeu-se que os alunos já se sentiam mais à vontade para ser expressarem, pois a participação foi unânime. Notou-se também que a ansiedade de opinar sobre os questionamentos diminuiu consideravelmente em relação aos momentos anteriores, e já não se percebia tanta timidez como dantes.

Logo após, o pesquisador propôs uma outra atividade sobre o aquecimento global, a qual foi dividida em respostas orais e escrita. Na primeira, os dozes alunos podiam opinar de acordo com o compreendido, o que serviria de troca de experiências para fortalecer na hora do registro escrito, que serviu de coleta de dados para planejamento do próximo encontro.

Todas as funções psíquicas superiores são processos mediados, e os signos constituem o meio básico para dominá-las e dirigi-las. O signo mediador é incorporado à sua estrutura como uma parte indispensável, na verdade a parte central do processo como um todo. Na formação de conceitos, esse signo é a palavra, que em princípio tem o papel de meio na formação de um conceito e, posteriormente, torna-se o seu símbolo (VIGOTSKY, 2005, p.70).

ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO ESCRITA

1. Organize, em forma de lista, somente as palavras que estão ligadas, de certa forma, à questão do aquecimento global.

Chuva lixo Limpeza

Poluição desmatamento

Liste as palavras abaixo ____________________ ____________________ ____________________

2. Olhando para o desenho abaixo, escrevam um texto sobre o aquecimento global. Procurem dizer o que é, como acontece, quem são os maiores responsáveis e como poderíamos resolver o problema. Não esqueçam de dar um título ao texto.

As respostas foram surpreendentes. Os alunos, de forma geral, conseguiram explicitar por escrito suas idéias em comum acordo, e o interessante foi que eles não

demonstraram nenhum tipo de rejeição, pelo contrário, as atividades aconteceram em um clima de harmonia e de grande concentração.

Os trabalhos realizados pelos 12 (doze) alunos não foram muito diferentes entre si, ou seja, conseguiram contemplar as orientações solicitadas pela atividade praticamente dentro da mesma linha de pensamento.

Em relação ao primeiro questionamento, obteve-se a seguinte lista de palavras como respostas: lixo, poluição e desmatamento. Esta estratégia de ensino reforçou o que Vygotsky já havia afirmado:

Com o auxílio de uma outra pessoa, toda criança pode fazer mais do que faria sozinha [...} o que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinha amanhã [...] o aprendizado deve ser orientado para o futuro, e não para o passado (VYGOTSKY, 2005, pp.129, 130).

Documentos relacionados