• Nenhum resultado encontrado

Análise qualitativa dos gêneros uni-, multi e intersemióticos nos LDP

2. Análise qualitativa da coleção Linguagem Nova (LN)

2.5 Quinto exemplo

Nesse quinto exemplo, buscamos analisar uma proposta mais complexa da relação entre as linguagens visual e verbal na abordagem de leitura apresentada pela coleção LN, classificada sob o modelo de leitura Discursiva para gênero intersemiótico. Trata-se de um texto publicitário, oferecido como segundo texto para leitura da Unidade 11, do volume destinado à 7ª série. Como tema geral, a unidade encaminha as discussões para a

46 Curiosamente, o ideograma japonês que se refere a “briga, confusão, discussão” é representado pela

combinação dos ideogramas de duas mulheres sob um mesmo teto. As possibilidades de leitura para o cartaz japonês seriam, sem dúvida, influenciadas pela representação linguística própria da língua japonesa.

questão da juventude e da beleza, sobretudo para o público adolescente feminino. A seguir, na Figura 11, reproduzimos as duas páginas da referida seção de leitura:

Figura 11: Leitura de texto Publicitário – col. LN (vol. 7, pp. 238-239)

Para a realização da análise desse exemplo, não recorreremos aos modelos de análise propostos até aqui, tomando, em seu lugar, a proposta apresentada pelos próprios autores da coleção47. Na presente atividade, os autores solicitam aos alunos que retomem os conceitos necessários para descrever textos chamados “icônicos”, ou simplesmente, “imagem”, abordados nos capítulos anteriores do mesmo volume. O termo “icônico” não recebe nenhuma definição explícita, ao contrário, os autores subdividem as orientações para leitura de imagem em três Unidades, a saber:

47 A proposta de leitura de imagens explorada pelos autores pode ter sido baseada nas orientações de Neiva

JR, E. A imagem, São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios), obra essa que é indicada na seção Bibliografia da coleção.

1. Na Unidade 2, na seção destinada à produção oral, encontramos o título: “Descrição e interpretação de um documento visual (I)”. Nessa primeira parte, os autores orientam para a realização de descrição da imagem em termos de primeiro plano e plano de fundo;

2. Na Unidade 3, seção destinada à produção oral, encontramos a segunda parte das orientações, entitulada “Descrição e interpretação de um documento visual (II)”. Entre as orientações para descrição de imagens encontramos a noção de que a imagem pode ilustrar objetivamente um fato ou “revelar uma intenção crítica” (col. LN, vol. 7, p. 72). Encontramos também a noção de que qualquer interpretação feita para uma imagem, desde que seja “justificada convenientemente”, pode ser válida, segundo os autores da coleção.

3. Na unidade 10, seção chamada “Gramática Textual”, os autores acrescentam que as imagens podem ter função narrativa e solicitam aos alunos que levantem hipóteses sobre a existência de “texto icônico argumentativo ou explicativo” (col. LN, vol 7, p. 222), provavelmente esperando que os alunos busquem pela possível semelhança que uma imagem possa ter em relação aos tipos de textos (narrativos, argumentativos, descritivos etc.)

A partir dessas noções, apresentadas pelos autores da coleção, passamos a discutir o segundo exemplo, representado anteriormente pela Figura 11. As questões da atividade são transcritas abaixo:

1. Observe e leia atentamente a propaganda de Clean & Clear. Em seguida responda:

a. Qual foi a primeira coisa que você “visualizou” nesse texto? b. Em que momento da observação/leitura da propaganda você

sentiu necessidade de ler os textos escritos que acompanham as imagens. Explique.

c. Acima da foto, há diversos pontos azuis. O que representam? Que relação você pode estabelecer entre eles e o produto anunciado?

d. Que característica você atribuiria a esse texto? (Por exemplo: você diria que ele é interessante, bonito, divertido, sedutor, desagradável, etc.?) Explique.

2. Na seção “Gramática textual” da unidade anterior, vimos que um texto icônico (aquele que é constituído por imagens) pode ser narrativo, descritivo, explicativo ou argumentativo, tal como um texto verbal. Sabendo disso, responda:

b. Observe a composição da imagem. Ela é formulada de três planos sobrepostos: o da fotografia das duas moças, o dos pontilhados e o texto escrito, e o da imagem do frasco do produto anunciado. Qual a importância de cada plano? Você acha que a composição é simples ou complexa? Explique. c. Qual a cor predominante no texto? Que efeito ela produz? d. O que a postura e a expressão das duas moças traduzem? e. Você saberia dizer como essa propaganda consegue seduzir e

convencer os possíveis consumidores de Clean & Clear?

É possível observar que parte dos conceitos e noções sobre descrição da imagem, segundo os autores, é definida pelo próprio enunciado da atividade. Embora seja uma proposta bastante interessante, se considerarmos que a coleção é destinada à disciplina de Língua Portuguesa, encontramos uma visão teórica que ora se aproxima do modelo de Decodificação (ao legitimar toda e qualquer interpretação sobre a imagem), ora ao modelo Interativo (ao solicitar constantemente que os alunos expliquem suas opiniões, ou seja, confirmação de hipóteses), além de apresentar traços característicos das abordagens de leitura do modelo Discursivo (ao solicitar a reflexão sobre a finalidade e os objetivos do gênero publicitário).

Por se tratar de um exemplo complexo e, portanto, enriquecedor para essa análise, seria custoso afirmar se a atividade, como um todo, poderia ser classificada entre um ou outro modelo de abordagem de leitura para outras semioses, conforme previmos em nossa discussão sobre os critérios de análise48. Em outras palavras, a presente proposta englobaria as três categorias referentes aos modelos de Decodificação, de Interação e Discursiva, além de fornecer instrumentos próprios de leitura de imagem que, certamente, enriquecem o universo possível de interpretação para os alunos.