• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

1.4. Recorte espacial

Para facilitar o trabalho dos órgãos públicos e das entidades privadas, bem como orientar a população no que tange a sua localização dentro da cidade, foi implementado no final da década de 1980, pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte da prefeitura municipal, o Projeto Bairros Integrados. Por meio deste projeto, buscou-se racionalizar a quantidade de ―bairros‖ existentes na cidade, por meio de critérios como a homogeneidade de

12 , onde n = Número de indivíduos na amostra; Zα/2= Valor crítico associado ao grau de confiança desejado, que para 95% corresponde a 1,96; E=Margem de erro. (LEVINE; BERENSON; STEPHAN, 2000).

13 O Research System, fundada em 1982 para fornecer software para pesquisadores de mercado, pesquisadores políticos, profissionais de recursos humanos, cientistas sociais e outros que usam questionários, disponibiliza uma calculadora tamanho da amostra. A calculadora está disponivel em: <http://www.surveysystem.com/sscalc.htm>. E foi acessada em: 15 mar. 2015.

cada setor, os limites naturais, as características geográficas e de uso e ocupação do solo e o sistema viário com o intuito de contribuir com a estruturação da cidade que leve ao crescimento ordenado.

Segundo informações da PMU (2015) a delimitação legal dos bairros é considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para execução dos trabalhos censitários e também pela Empresa Brasileira de Correios e telégrafos – ECT, e pela Empresa de Guia de Ruas que consideram esse sistema para o endereçamento postal e direcionamento na cidade.

A instituição dos bairros integrados ocorre por meio de projetos de leis e em conformidade com a delimitação dos cinco setores de estruturação urbana. O Segismundo Pereira foi o primeiro a ser aprovado no ano de 1990. Até o ano de 2015, os bairros integrados aprovados totalizavam 74, com previsão de atingir até a década de 2020, aproximadamente, 85 bairros dentro do atual perímetro urbano. O quadro 2 apresenta os bairros integrados por setor, sendo destacados os bairros pequisados.

Quadro 2 - Uberlândia- MG: Bairros Integrados por Setores (2010).

Setores Quantidade

de Bairros Nome dos Bairros

Central 11 Brasil, Bom Jesus, Cazeca, Centro, Daniel Fonseca, Fundinho, Lídice,

Martins, Nossa Sra. Aparecida, Osvaldo Resende e Tabajaras.

Norte 11

Jardim Brasília, Maravilha, Marta Helena, Minas Gerais, Nossa Senhora das Graças, Pacaembu, Presidente Roosevelt, Residencial Gramado, São José, Santa Rosa, Distrito Industrial.

Sul 19

Carajás, Cidade Jardim, Gávea, Granada, Jardim Karaíba, Jardim Inconfidência, Jardim Sul, Lagoinha, Laranjeiras, Morada da Colina, Nova Uberlândia, Pampulha, Patrimônio, Santa Luzia, São Jorge, Saraiva,

Shopping Park, Tubalina, Vigilato Pereira.

Leste 17

Aclimação, Alto Umuarama, Alvorada, Custódio Pereira, Gand Ville, Granja Marileusa, Jardim Ipanema, Morada dos Pássaros, Morumbi, Nova Alvorada, Novo Mundo, Portal do Vale, Residencial Integração, Santa

Mônica, Segismundo Pereira, Tibery, Umuarama.

Oeste 16

Chácaras Tubalina e Quartel, Dona Zulmira, Guarani, Jaraguá, Jardim

Canaã, Jardim das Palmeiras, Jardim Europa, Jardim Holanda, Jardim

Patrícia, Luizote de Freitas, Mansour, Morada do Sol, Panorama,

Planalto, Taiamam, Tocantins. Nota: Bairros pesquisados em destaque. Org.: Alves (2015).

Cabe ressaltar que ainda há vários loteamentos na cidade, localizados, sobretudo no Setor Leste, que não foram integrados em razão da existência de entraves quanto à sua regulamentação ou problemas em áreas adjacentes, que também inviabiliza a integração dos loteamentos, já regulamentados ou mesmo por outras razões específicas em que os bairros adjacentes se recusaram a receber a denominação de um determinado loteamento

estigmatizado por certas características negativas. Dentre os loteamentos ainda não integrados pode-se citar o Dom Almir, Prosperidade, Integração, Joana Darc II, Santa Clara, Maná, Alvorada 5, Vila Jardim e Prof. Élisson Prietro (também conhecido como assentamento do Glória), em sua maioria tais bairros ainda não foram integrados, em função de estarem localizados em áreas de litígio e/ou pertencentes ao poder público.

Neste estudo o recorte espacial será, sobretudo, os bairros integrados, com exceção das duas ocupações irregulares consideradas, uma consolidada, hoje o bairro Dom Almir e outra recente a Prof. Élisson Prieto, também conhecida como Glória.

1.4.1. Definição das áreas de estudo

A fim de assegurar melhores resultados, por viabilidade técnica e econômica, e considerando que em áreas específicas tem se a expressão do universal combinada com suas especificidades. Optou-se por escolher as áreas de estudo segundo alguns critérios pré- estabelecidos, que contemplassem a complexidade e diversidade do espaço urbano.

Os critérios pré-estabelecidos considerados foram: 1. Localização: bairros em diferentes locais no tecido urbano, contemplando os cinco macrossetores da cidade; 2. Representatividade populacional: bairro que concentram porcentagem significativa da população do setor; 3. Centralidade: no sentido de sua localização no espaço urbano, bairros centrais e periféricos; 4. Momento da ocupação14: bairros surgidos em diferentes momentos do desenvolvimento da cidade, desde os mais antigos, tradicionais e representativos, até os mais recentes; 5. Modo da ocupação: bairros surgidos de distintas formas, regulares (diferentes modalidades loteamentos) e irregulares (ocupações); 6. Classe socioeconômica predominante: bairros com moradores de diferentes status social, desde os que predominam pessoas de classes mais baixas, até os em que a maioria pertencentes as classes mais altas e; 7. Uso e ocupação do solo: bairros com diversas tipologias de caráter funcional, como residenciais, comerciais e mistos.

No quadro 3 está representada a predominância destes critérios nos bairros de Uberlândia que foram selecionados para a pesquisa. Cabe destacar que em alguns dos bairros selecionados pode ocorrer a sobreposição das características selecionadas, o que no entanto, não tem implicações negativas para o desenvolvimento da pesquisa, mas, ao contrário pode ser fator positivo, haja vista que reforça a relevância da seleção do bairro.

Quadro 3 - Critérios pré-estabelecidos para a seleção dos bairros para aplicação do questionário. Critérios

Áreas

População

do bairro1 Localização População do setor1 Centralidade Momento da ocupação* ocupação Modo da socioeconômica Classe

Uso e ocupação do

solo Presidente

Roosevelt 21.297 Setor Norte 93.267 Central Década de 1970 Loteamento B/C Misto

Jardim Karaíba 3.098

Setor Sul 125.842

Central Década de 1980 Loteamento A/B

Residencial

Shopping Park - Periférico Entre décadas de 2000 e 2010 Loteamento D/E

Lagoinha - Central Década de 1990** popular/ocupação Construção C/D/E

Cidade Jardim 7.378 Intermédio Década de 1980 Loteamento A/B/C

Prof. Élisson

Prieto - Periférico Década de 2010** Ocupação D/E

Santa Mônica 35.737

Setor Leste 137.000

Central Década de 1960 Loteamento B/C Misto

Dom Almir - Periférico Década de 1990** Ocupação D/E Residencial

Alto Umuarama - Intermédio Década de 1990 Loteamento B/C

Umuarama 3.736 Intermédio Década de 1960 Loteamento B/C

Misto

Luizote de

Freitas 19.168 Setor Oeste 140.539 Periférico Década de 1970-1980 Loteamento C/D

Planalto 15.668 Intermédio Década de 1980 Loteamento B/C

Jardim Canaã 14860 Periférico Década de 1990 Autoconstrução C/D/E Residencial

Centro 7.262

Setor

Central 84.903 Central

Década de 1930** Expansão primaz A/B/C Comercial

Martins 8.788 Década de 1920** Expansão primaz A/B/C

Misto

Brasil 12.701 Década de 1930** Expansão primaz B/C

Fundinho 2.732 Década de 1920** Núcleo primaz A/B/C

1 População de acordo com o ultimo censo demográfico (2010). - Sem dados, em função de não contabilização pelo censo ou por considerar conjunto de bairros. *Em função de divergências de datas em diferentes fontes e dos bairros integrados serem formados por diferentes loteamentos, considerou-se a década em que o principal loteamento, que dá origem ao bairro integrado, teve sua lei de aprovação, conforme informações da PMU. Sendo, portanto a ocupação iniciada anterior a tal década.

1.5. Descrição dos bairros selecionados