• Nenhum resultado encontrado

5 A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

5.3 VESTÍGIOS DE AÇÕES EMPREENDIDAS NOS REITORADOS FELIPPE SERPA, HEONIR ROCHA E NAOMAR MONTEIRO DE ALMEIDA

5.3.2 Reitorado Heonir Rocha

A gestão do Reitor Heonir Rocha deu prosseguimento ao programa de informatização da UFBA, iniciado durante o reitorado precedente, como é dito no

Relatório de Gestão 2002:

no período de 1998 a 2002 a UFBA passou por uma grande transformação na sua infra-estrutura de informática, com a modernização de sua rede e parque de servidores, a renovação e a ampliação do número de microcomputadores e equipamentos periféricos. De outro lado, foram desenvolvidos e implantados vários sistemas gerenciais de informação, de fundamental importância para o desenvolvimento institucional (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003c).

Inclusive, os relatórios de gestão de 2000 e 2002, destacam um item que tem por título “Melhorias na Difusão de Informações Institucionais”, onde é descrito o esforço articulado de diversos setores para a promoção de uma comunicação mediada pela Internet, como é dito:

a PROGRAD, a SUPAC e a SGC, juntamente com a Editora da UFBA, o Colegiado do Curso de Desenho Industrial, a PRPPG, a PROEX, a PROPLAD e a Superintendência Estudantil, prepararam a Agenda do Estudante 2001, distribuída aos novos alunos ingressos na UFBA. A agenda informações sobre a Universidade e sobre o ensino de graduação de interesse dos estudantes.

Além de estabelecer uma estreita articulação com a ASSCOM, visando uma difusão clara e ágil de informações relacionadas com o ensino de graduação e as políticas para esta área, a PROGRAD utilizou intensivamente sua página na Internet, procurando ampliar os canais de comunicação com docentes e alunos. Esta home-page está estruturada de forma a tornar disponível uma gama diversificada de informações relevantes para o funcionamento do sistema acadêmico, incluindo um repositório de dados estatístico sobre o ensino de graduação na Universidade, textos para download, informações acadêmicas e links para outras páginas de

interesse36.

A PROGRAD passou a divulgar informações aos docentes através de uma lista de discussão que permite o envio de mensagens eletrônicas simultaneamente a todos os docentes da Universidade. Atualizou-se, também, a lista de endereços eletrônicos de Diretores de Unidades, Chefes de Departamentos e Coordenadores de Colegiados, procurando agilizar a difusão de informações (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003b).

Ora, podemos observar que a PROGRAD utilizou intensivamente sua página na Internet visando uma difusão clara e ágil das informações relacionadas ao ensino de graduação e às políticas internas do Governo Federal, inclusive, “procurando ampliar os canais de comunicação com docentes e alunos” (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003b). Nesta perspectiva, a coordenação e o acompanhamento do planejamento e dos registros acadêmicos foi desenvolvida pela Superintendência Acadêmica (SUPAC) no ano de 2002, dando continuidade às

ações implantadas em 2001, com o objetivo de melhorar o relacionamento com a comunidade atendida; otimizar os recursos humanos e materiais; adequar os arquivos de documentos; agilizar o andamento de processos; facilitar o acesso dos usuários (alunos, coordenadores, entre outros); acabar e/ou reduzir o número de processos desnecessários; atualizar os registros da Pós-Graduação no sistema acadêmico; dar rapidez e eficiência ao sistema de protocolo; agilizar as avaliações curriculares e emissão de diplomas para formaturas; disseminar as informações; otimizar o uso das informações do sistema acadêmico para uso interno, dos colegiados e setores administrativos. Essas ações devem ser sempre encaradas como prioritárias para o bom atendimento ao público e funcionamento da UFBA, e foram desenvolvidas juntamente com a Secretaria Geral dos Cursos – SGC e a administração das Instalações Especiais de Ensino – PAF I e PAF II, que integram a SUPAC, além da parceria constante com o CPD (este último, principalmente, no Sistema de Informações Acadêmicas) (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003c)37.

Além disso, registramos a implantação, a manutenção e a otimização de diversos sistemas de informação, entre eles o Sistema de Informações Acadêmicas (SIAC), que implicou em uma articulação da Secretaria Geral de Cursos (SGC) com o CPD para a avaliação e ajustes ao aprimoramento do sistema (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003c).

No Relatório de Gestão 2001, e mais especificamente na parte que trata do “Sistema de Bibliotecas”, há um destaque para o item “Memória da UFBA”, onde se faz menção a uma campanha de conscientização realizada junto à comunidade

36 Como esta citação refere abreviaturas e siglas de órgãos da UFBA ainda não apresentados,

optamos em inserir a denominação por extenso das mesmas no intuito de facilitar o entendimento. Assim, entende-se: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Superintendência Acadêmica (SUPAC), Secretaria Geral de Cursos (SGC), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e Assessoria de Comunicação (ASSCOM).

37 Optamos em esclarecer que no quadro desta citação, onde houver a abreviatura PAF entende-se

da UFBA, sobre o relevante papel para a história da instituição que desempenha a preservação da crescente produção acadêmico-científica, que se deve ao fato de existir incentivos à editoração de publicações (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003ª). Dando continuidade a esta ação, foi instituída pela Portaria nº 332/2002 que tem “[...] o objetivo de preservar a memória da instituição e assegurar a disseminação da sua produção científica [...]” (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003c). A portaria estabelece que os programas de pós-graduação deverão encaminhar um exemplar em papel e outro em Compact Disc Read Only Memory (CD-ROM) deste material para a Secretaria Geral de Cursos “[...] a quem incumbirá, após os devidos registros, o envio para a Biblioteca Central Reitor Macedo Costa / Seção Memória [...]” (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003c).

Ainda em 1999, segundo Oliveira (2001), buscou–se dar continuidade ao processo de avaliação institucional desencadeado em 1995, conforme mencionado no documento “Continuidade da Avaliação Institucional na UFBA: avaliação dos cursos de graduação – subsídios e sugestões”, elaborado pela PROGRAD (OLIVEIRA, 2001, p.15) onde se ressaltava que:

[...] volta a merecer a atenção dos dirigentes da Universidade Federal da Bahia, ganhando status de projeto estratégico, cuja meta é implantar um processo de avaliação sistemática em 100% dos cursos de graduação até o ano 2002, conforme definido no documento “Políticas para o Ensino de Graduação na UFBA e Linha de Atuação da PROGRAD (OLIVEIRA, 2001, p.15).

No entanto, conforme é mencionado por Souza (2000), não foi possível caracterizar

as experiências prévias de avaliação em algumas Unidades de Ensino ou departamentos da UFBA, nem se detalhar os esforços anteriores de implantação de um sistema amplo de avaliação institucional, por falta de registros sistemáticos sobre os mesmos (SOUZA, 2000, p.69)

Assim, concluímos que o reitorado Heonir Rocha enfatizou a utilização da Internet como sistema de comunicação institucional, sendo a PROGRAD, pioneira na introdução de uma comunicação mediada pela Internet. Isto é, uma comunicação de muitos com muitos. Ivale ressaltar, que a PROGRAD conduziu a coordenação e a administração de todo o processo de avaliação institucional dos cursos de graduação utilizando largamente a sua página oficial como instrumento de comunicação institucional. Outro exemplo importante foi o caso da implantação de um site para

divulgação e recepção de propostas para o novo Regimento da UFBA. Ainda destacamos as melhorias organizacionais advindas de investimentos direcionados para a formação e a capacitação de quadros funcionais da universidade, como o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas de Informática para as Universidades, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (ISP) e o IV Encontro de Dirigentes de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) das IFES (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2003c).