Reuniões do núcleo de estágio e conselho de turma

No documento De estudante a professor estagiário Relatório de Estágio Profissional (páginas 53-56)

Capitulo III: Realização da área profissional Área 1- Organização e Gestão Área 1- Organização e Gestão

15. Reuniões do núcleo de estágio e conselho de turma

Ao longo do meu estágio todas as semanas havia reuniões de núcleo, que contavam com a presença de todos os estagiários e PC. Estas reuniões tinham uma frequência semanal de modo a debatermos e organizarmos cada semana o mais detalhadamente possível, aqui discutíamos questões como os exercícios a elaborar, atividades extracurriculares a desenvolver, possíveis alterações/melhorias a fazer, entre outros. Devido à ocorrência de reuniões semanais, conseguimos criar de forma unanime uma sintonia relativa à planificação e responsabilidades de cada qual, o que tornou a experiência mais facilitadora.

Gostaria ainda de frisar a importância do PC nestes momentos de reunião de núcleo, uma vez que através das orientações e feedback do mesmo consegui

34

melhorar a minha prestação no estágio adquirindo competências não só a nível profissional como pessoal, como é o exemplo da responsabilidade e gestão de tempo.

Para além das reuniões de núcleo de estágio, foram também realizadas reuniões de orientação de estágio com a PO. Numa fase inicial estas reuniões ocorreram com uma maior frequência devido à inserção no estágio, sendo que estas tiveram lugar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, onde foram debatidos conteúdos como os MEC, Projeto de estágio, entre outros.

Posteriormente, foram realizadas reuniões no local de estágio, provenientes de observações feitas pela orientadora, com o intuito de debater aquelas que eram as competências a melhorar de acordo com o feedback dado pela mesma.

No 3º Período, as reuniões tiveram lugar em plataformas de comunicação online dada a impossibilidade de as realizar presencialmente devido à situação pandémica. Nestas reuniões foram essencialmente discutidos conteúdos relacionados com as expectativas do Ensino à distância e a elaboração do Relatório de Estágio. É de ressalvar que apesar destas reuniões não terem tido um carácter presencial foi da mesma forma possível clarificar quaisquer dúvidas que foram surgindo, salientando sempre a disponibilidade demonstrada pela orientadora nesse mesmo sentido.

O Conselho de Turma é constituído pelos professores que lecionam na turma, pelo delegado de turma assim como pelo representante dos Encarregados de Educação, este conselho é presidido pelo respetivo Diretor de turma (Decreto-Lei 115A/98, de 4 de Maio, artigo 36.º alínea c). De forma pessoal foi extremamente interessante pertencer ao conselho da turma residente, uma vez que foi possível conhecer toda a gestão que existe por detrás do funcionamento de uma turma, desde a organização de visitas escolares, reflexão acerca da prestação dos alunos, debate de problemas internos relacionados com a mesma, entre outros. Deste modo, consegui aprender muito consoante as situações iam surgindo e nós procurávamos ativamente solucionar da melhor forma, tendo sempre em consideração o bem maior do grupo.

35 16. Corta-mato escolar e distrital

O Corta-mato escolar é uma atividade promovida pelo Agrupamento das Escolas de Ermesinde (AEE) e têm como intuito criar condições favoráveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem assim como desenvolver os valores de convivência social. Trata-se de uma atividade com um longo historial na escola e conta com a envolvência dos professores de EF, professores estagiários e alguns funcionários para que a atividade possa decorrer com sucesso. Deste modo e devido ao facto de já ter sido aluno desta escola e participante desta atividade, sabia da importância que esta tinha para a comunidade escolar. Posto isto, nas semanas anteriores à data do corta-mato foi requisitado pelo PC a tarefa de promover o evento nas nossas turmas e a respetiva inscrição para que os alunos que demonstrassem interesse pudessem participar.

O presente evento realizou-se no dia 11 de Dezembro de 2019, os dois NE ficaram responsáveis por várias funções distribuídas pelo professor Serafim Gadelho. Estas corresponderam a entrega de lanches, parte logística e chamada dos alunos pelos escalões, sendo que eu estive envolvido na primeira com o meu colega de NE Eduardo Rodrigues.

Dum ponto de vista geral, a atividade cumpriu com as expectativas e foi uma experiência bastante positiva na medida em que tive contacto com a comunidade escolar e tive a oportunidade de estar envolvido num evento bastante importante para escola. Todavia como pontos negativos destacaria o facto de não ter havido rotações entre professores nas tarefas assim como o não ter tido tanta participação na organização do evento como gostaria.

Adicionalmente ao corta-mato escolar, o corta-mato distrital realizou-se no Parque da cidade do Porto, a sua organização esteve ao encargo da Direção de Serviços da Região Norte, através da Coordenação Local do Desporto Escolar do Porto, e contou com o apoio da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto. Realizou-se no dia 3 de fevereiro de 2020 e teve a participação de mais de 5000 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 17 anos prevenientes de 148 escolas, inclusive os alunos da AEE que passaram no corta-mato escolar. Os vencedores de cada escalão etário apuraram-se para

36

a final nacional que foi realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2020 na Figueira da Foz. Para este evento foi-me atribuída como função o acompanhamento de um grupo de alunos, sendo que o objetivo foi direciona-los à partida da prova e receção ao final da mesma.

“Hoje foi o dia do corta-mato distrital, partimos da nossa escola pela manhã com alguns professores e o núcleo de estágio em direção ao Parque da Cidade do Porto. Mal chegamos lá fiquei super surpreendido com a quantidade de alunos que estavam envolvidos nesta prova.

Aqui tive como responsabilidade conduzir os alunos às respetivas partidas e recebe-los nas suas chegadas. Diverti-me imenso nesta atividade uma vez que foi completamente diferente estar num contexto fora da escola com os alunos, sendo que este entusiasmo também foi notório da parte deles. Esta atividade mostrou-me que de facto existe muito mais para além daquilo que nós podemos fazer dentro do espaço da escola.”

(Diário de Bordo, Reflexão Corta-mato Distrital 03/02/2020)

Numa visão geral este foi o maior evento que tive a oportunidade de presenciar enquanto estagiário, uma vez que envolveu uma grande organização e contou com um número elevado de participantes. Gostaria de destacar que este evento permitiu potencializar aquelas que são as relações entre a comunidade escolar, permitindo aos alunos estarem em contacto com outros aluno de diferentes escolas o que me deu particularmente orgulho em representar.

No documento De estudante a professor estagiário Relatório de Estágio Profissional (páginas 53-56)