• Nenhum resultado encontrado

Roteiro para entrevistas com alunas concluintes do curso de Pedagogia26

Introdução

Olá!

Como você já sabe, com as questões respondidas no questionário que entreguei em sua turma de Pedagogia foi possível traçar um perfil geral dos alunos concluintes deste curso.

Nesta segunda fase pretendo conhecer mais sobre os conhecimentos e expectativas que vocês, futuras professoras, têm sobre a profissão docente. Por isso, sua colaboração e suas opiniões são fundamentais para mim.

Quero que saiba que em hipótese alguma os dados serão utilizados para outros fins e que em momento algum serão identificados os participantes e a instituição. Ou seja, será mantido total sigilo.

Neste momento gostaria de pedir sua permissão para gravar a entrevista, pois irei conversar com outras alunas e, se não fizer isso, irei esquecer as suas respostas.

Desde já agradeço pela sua cooperação, essencial para o desenvolvimento da pesquisa, e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.

De acordo. Data:

___________________________________________ Assinatura do/a entrevistado/a

Horário de início:

I. Infância e escolarização básica

1. Comente um pouco sobre a sua infância e sua família.

2. Você conviveu com professores na sua infância? Havia professores na sua família?

3. Fale um pouco de suas experiências no ensino fundamental e médio. Que lembranças você tem das escolas que frequentou? Você gostava da escola e de estudar quando era criança? E quando adolescente – no fundamental II e no

26

Para elaboração de algumas das questões dos itens I a III, com as devidas adaptações para os objetivos específicos deste trabalho, foram consultados os instrumentos de pesquisa de:

SAMBUGARI, M. R. do N. 2010. Socialização de futuros professores em situações de estágio curricular. Doutorado. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GONÇALVES, L. dos S. 2010. O curso de Pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo. Mestrado. Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

ensino médio? Comente um pouco sobre a sua escolarização, as dificuldades que enfrentou e as coisas que mais gostava de fazer durante o período escolar. 4. Fale um pouco dos professores que você teve ao longo de sua escolaridade.

Você gostava deles? Lembra-se em especial de algum deles? Há alguma professora de sua escolarização básica que você considera um modelo para a sua futura prática profissional? Quem? Por quê? O que ela fazia que você considera bom?

5. O que se dizia sobre as escolas em que você estudou o ensino fundamental e médio? E sobre os professores? Por que diziam isso?

6. Você se lembra de ter lido livros na sua infância e quando adolescente? Você gostava de ler ou só lia por exigência da escola? Alguém lia para você quando era criança?

7. Você se lembra de como aprendeu a ler e a escrever? Você tinha ajuda em casa ou somente na escola para fazer as atividades?

8. E atualmente, você costuma ler? Gosta ou não gosta? Que tipo de leitura prefere? Como foi sua experiência com a leitura no curso de Pedagogia?

II. Escolha da profissão e expectativas iniciais

9. Quando foi que você decidiu fazer faculdade e ser professora? Como foi que essa decisão aconteceu? Sua família apoiava sua decisão? Alguém ou algum acontecimento influenciou sua decisão? Quais fatores você considera que foram importantes para a escolha dessa profissão?

10. Por que sua escolha recaiu no curso de Pedagogia e não em outro curso de formação de professores – como Letras, História, Geografia, Matemática, Biologia, Física, Educação Artística..., dentre outros? Por que você optou por cursar a Pedagogia?

11. O que esperava do curso de Pedagogia quando entrou na Universidade? O que esperava aprender e estudar?

12. Ao entrar no curso de Pedagogia, qual era a visão inicial que você trazia sobre ser professora? Qual era a imagem que você tinha, na época, dessa profissão?

III. Mudanças em relação às expectativas iniciais

13. E agora, ao final do curso, e considerando todos os momentos de interação com colegas, professores, disciplinas, leituras, discussões, estágios e experiências de residência pedagógica:

 Alguma coisa mudou nessa imagem? O que mudou? Como você vê hoje sua profissão – ser professora? Quais aspectos você acha que permaneceram e quais alteraram da visão que tinha anteriormente?

14. Quais mudanças você consegue perceber em si mesma desde que iniciou o curso? A que você atribui a mudança?

III. Sobre o Curso de Pedagogia e conhecimentos sobre a profissão

15. Ao longo do curso, nas disciplinas e atividades pelas quais você passou, em algum momento houve oportunidade de discutir essas imagens iniciais da profissão? Vocês tiveram algum tipo de reflexão sobre elas?

16. Quais conhecimentos você considera hoje que seriam importantes para uma boa atuação profissional como professora?

17. De todos esses conhecimentos que você percebe como importantes:

- Quais você acha que conseguiu adquirir com segurança, no curso, ao longo da sua formação?

- Em quais você acha que sua formação falhou? Quais você percebe que ainda são frágeis no seu preparo como professora?

18. Quais as disciplinas do curso que foram mais significativas para você? Quais que você considera que mais lhe prepararam para o exercício da profissão? Por quê? O que você aprendeu com elas?

19. No questionário você assinalou que a disciplina de _____________________ foi aquela que mais gostou. Por quê? Do que especificamente você gostava nessa disciplina? O que você aprendeu com ela?

20. No questionário você também assinalou que a disciplina de ________________ foi aquela que menos gostou. Por quê? Do que especificamente você não gostava? Quais modificações você poderia sugerir para esta disciplina?

21. Ao responder o questionário, você apontou que a disciplina de _________________. Em que essa disciplina era mais fácil que as outras? O que você aprendeu com ela?

22. Ao responder o questionário, você apontou que a disciplina de _____________foi aquela que mais dificuldade teve. Por quê? Quais dificuldades você enfrentou? Quais modificações você sugeriria para esta disciplina?

23. Fale um pouco sobre sua experiência nas residências pedagógicas.

24. De um modo geral, como foi seu desempenho acadêmico durante o curso? Você teve boas notas ao longo da graduação? Ficou para exame final ou em “dependência” alguma vez?

25. Em sua opinião, qual foi a aprendizagem mais importante que obteve com este curso? E qual a principal lacuna em sua graduação? Como você pensa que pode lidar com esta lacuna?

26. Para você o que é um bom professor? Quais as habilidades que você considera necessárias para exercer bem a profissão e ser um bom professor?

27. De onde você acha que vem essa visão? Do que você aprendeu no curso de Pedagogia ou você já pensava assim antes?

IV. Projeções para o início do exercício da docência

28. Neste momento final do Curso de Pedagogia, quais são as suas expectativas e impressões sobre o início de sua atuação na carreira docente?

29. O que mais a preocupa quando você pensa em seu início na profissão docente? 30. Você se considera preparada para iniciar seu trabalho em sala de aula com as

crianças em sala de aula – de 0 a 5 anos na educação infantil e de 6 a 10 anos no ensino fundamental I?

31. Em quais dessas faixas de idade se sente mais preparada? Por quê? 32. Em quais se sente mais despreparada? Por quê?

V. Inserção profissional

33. Você acha que será fácil ingressar no mercado de trabalho? Você já está se preparando para procurar emprego? Que tipo de emprego? Em escolas ou em outras áreas?

34. Você sabe como fazer para procurar emprego no ensino? Acha que será difícil ou fácil? Você tem dúvidas sobre isso? Quais?

35. Há alguém a quem você possa recorrer ou contar com o apoio se necessitar de ajuda em seu início na profissão? Quem? Como poderia ajudá-la?

36. Como você pensa que será essa sua transição de estudante para professor? Que tipo de dificuldade você acha que terá que enfrentar para desempenhar bem a profissão docente?

Por exemplo, como você acha que será seu preparo e desempenho em relação a:

a) Conhecimento do conteúdo:

- Língua Portuguesa, Leitura, Escrita: - Matemática: - Ciências: - Historia: -Geografia: - Artes: - Educação Física:

b) Conhecimento didático geral:

- formas de gestão e organização da sala de aula: - manejo de classe:

- controle dos alunos:

- organização da rotina em sala de aula:

c) Conhecimento do currículo:

- conhecer os diferentes conteúdos das diversas séries de escolaridade: - saber o que selecionar em cada série:

d) Conhecimento didático do conteúdo:

- saber como tornar o conteúdo compreensível para o aluno:

- saber quais materiais didáticos utilizar para facilitar a aprendizagem:

e) Conhecimento dos alunos e de suas características: - conhecer psicologia da infância:

- saber como aprendem:

- conhecer o contexto em que vivem, seus hábitos e culturas: f) Conhecimento dos contextos educativos:

- funcionamento dos sistemas de ensino:

- funcionamento das escolas: da comunidade escolar e de suas culturas:

37. Há algo que você gostaria de comentar sobre tudo o que conversarmos? Quer acrescentar mais alguma coisa?

38. Tenho ainda três cenas sobre as quais gostaria que você comentasse/avaliasse.

Inserir cena 1. Comentários: Inserir cena 2. Comentários: Inserir cena 3. Comentários: