• Nenhum resultado encontrado

Segunda etapa Elaboração e remessa do questionário

3.4.1 Elaboração do questionário

De posse das respostas dos nove entrevistados, seis grandes consumidores e os três especialistas no assunto, foi elaborado um questionário com um total de quarenta e seis questões, composto de duas partes, respectivamente, treze e trinta e três questões, a saber:

1. as três primeiras referem-se à identificação geral das empresas (nome, setor, sub- setor, consumo de energia utilizado para a produção da atividade core e estrutura de capital da empresa);

2. em uma questão solicitou-se identificação específica do respondente, contendo nome, e-mail e função que exerce na empresa;

3. três questões que se referem às formas com que a empresa adquire energia elétrica, a satisfação da empresa nesse aspecto e a indicação, pelo respondente, dos fatores que dificultam as decisões da empresa rumo à posição desejada no futuro.

A segunda parte do questionário trabalha trinta e três questões sobre incertezas, sendo trinta e duas referentes à escala de incertezas75 e uma indicando as questões mais importantes

da escala. Os itens referentes à escala de incertezas são fechados, podendo ser excludentes entre si e capazes de possibilitar grau das respostas, na forma de variáveis contínuas76.

Nessa parte do questionário, optou-se por trabalhar com uma escala do tipo intervalar, que, além de imprimir sentido de orientação, explicita a hierarquia entre os atributos (Pereira, 1999). Essas escalas possibilitam o cálculo de medidas de tendência central, tais como a média, a moda, a mediana e o desvio-padrão. Os atributos variam de 1 a 11, sendo 1 classificado como pouco importante e 11 classificado como muito importante.

3.4.2 Pré-teste - As duas dimensões

Após contatos telefônicos com a CEMIG, o questionário foi encaminhado, pela Gerência Comercial para Clientes Corporativos, para 15 clientes a título de pré-teste. Ao

75 A partir dos 52 itens potenciais que compõem a escala constante no roteiro de entrevista, os 15 itens marcados como os mais importantes pelos nove respondentes do roteiro de entrevista somam-se 32 itens. 76 A variável discreta é aquela representada por números inteiros, e a contínua, a que pode ser representada por

números fracionários (PEREIRA, 1999). Para Nunally e Bernstein (1994), uma escala é considerada arbitrariamente contínua se tiver 11 pontos, ou mais, sendo que, na opinião desses autores, isso resulta em maior rigor para os resultados estatísticos.

encaminhamento do questionário, seguiu-se correspondência da pesquisadora solicitando que o questionário fosse respondido por pessoa que conhecesse a política de energia elétrica da empresa, além de constar explicação sobre o objetivo e importância da pesquisa (APÊNDICE C). Acompanhou também o questionário um encaminhamento da CEMIG explicando que nem ela, nem os demais clientes consultados teriam acesso às respostas individuais das empresas, mas somente ao relatório final com os resultados compilados (APÊNDICE E).

1. Primeira remessa: do total de quinze questionários encaminhados em 16.10.01, obteve-se um retorno de apenas três questionários, ou seja, 20%. Devido ao retorno insuficiente outra onda de questionários foi encaminhada;

2. Segunda remessa: após vinte e um dias da primeira remessa e excluídos os três respondentes, em 06.11.01, foram encaminhados questionários para doze empresas, obtendo-se, dessa vez, apenas dois questionários de retorno, ou seja, 16,67%. De posse de cinco questionários do pré-teste77 (33% de resposta) foram efetuados novos ajustes com o objetivo de encaminhamento do questionário a toda a amostra de 100 grandes consumidores.

Além do pré-teste junto a grandes consumidores, as alterações no questionário deveram-se a sugestões de professores que participaram da defesa do projeto de tese e a um pré-teste junto a três professores pesquisadores no âmbito da administração e da economia, com vistas a minimizar as ambigüidades e incorreções (juízes 2).

3.4.3 - Remessa do questionário (instrumental quantitativo)

Foi formalizado contato com a CEMIG para intermediar o encaminhamento do questionário para a amostra de grandes consumidores de energia do Estado de Minas Gerais, 100 empresas. Antes do encaminhamento dos questionários, via e-mail, a superintendência de clientes corporativos da CEMIG efetuou contatos telefônicos com o responsável pela política de energia elétrica das empresas, o que deve ter facilitado o retorno dos questionários.

Os questionários da pesquisa foram encaminhados pela CEMIG, superintendência de clientes corporativos, em quatro remessas distintas78:

77 Não obstante as alterações efetuadas no questionário, aproveitaram-se essas respostas, haja vista que as mudanças efetuadas consistiram em algumas pequenas mudanças na forma.

78 Buscando atingir maior nível de retorno dos questionários, eles foram encaminhados mais de uma vez para todas as plantas das empresas no Estado de Minas Gerais.

1. em 07.02.02, foi efetuado o primeiro encaminhamento dos questionários da pesquisa (APÊNDICE G). Tal encaminhamento foi efetuado, por intermédio do APÊNDICE C, via e-mail, para todas as empresas da amostra, excluídas as cinco empresas que responderam o pré-teste. É importante mencionar que desta primeira onda de encaminhamento de questionários, recebeu-se uma devolução de 18 questionários preenchidos, ou seja, cerca de 18,94%79, além de sete escalas adicionais;

2. novo encaminhamento, pela CEMIG, em 20.03.02, de questionário, via e-mail para a mesma amostra anterior, excluindo os 23 respondentes (cinco relativos ao pré- teste e 18, da primeira onda), ratificando os termos da correspondência anterior. Essa remessa totalizou o envio de e-mails para 77 empresas. Dessa remessa obteve- se uma devolução de apenas três respondentes, ou seja, 3,89%, além de três escalas80;

3. nova remessa de questionário, via e-mail, efetuada pela CEMIG, em 06.05.02. A partir das 100 empresas – alvo da pesquisa - excluíram-se 26 empresas (cinco do pré-teste, 18, da primeira onda e, três da segunda onda), ou seja, foram encaminhados, nessa remessa, 74 questionários. Desse total, receberam-se apenas três respostas, isto é, 4,05%, além de cinco escalas adicionais;

4. novo encaminhamento de questionário, em 03.06.02, para as 71 empresas que ainda não haviam respondido o questionário. O retorno dessa remessa foi de três respostas, equivalente a 4,22%, além de quatro escalas.

É importante registrar que, não obstante reiteradas solicitações, algumas empresas da amostra pesquisada, tais como, por exemplo, Alcoa e Açominas, não se dispuseram a responder ao questionário da pesquisa. Em suma, foram retornados questionários de 32 empresas, somando um total de 51 escalas. Três empresas e quatro escalas foram excluídas por não fazerem parte do alvo da pesquisa. O QUADRO 6 relaciona empresas que responderam ao questionário e seus respectivos setores de atuação81.

79 Como cinco empresas foram excluídas do banco de dados de encaminhamentos, por já terem respondido o pré- teste, tem-se: (18/95) x 100 = 18,94%.

80 22.03.02 foi sexta feira anterior à semana santa.

81 Para resguardar a privacidade dos respondentes – executivos responsáveis/conhecedores da política de energia elétrica da empresa grande consumidora de energia do Estado de Minas Gerais – optou-se por ocultar os nomes, cargos, e-mails e telefones dos respondentes.

QUADRO 6

Relação de empresas que participaram da pesquisa respondendo ao questionário

Empresas Sub-setores

1. Belgo Bekaert Arames S/A Metalúrgico

2. Indústrias Micheletto Ltda Metalúrgico

3. V&M do Brasil S/A Siderurgia

4. Sobral Invicta S/A Siderurgia

5. Usiminas Siderurgia

6. Magnesita S/A Metalurgia/Refratários

7. Refratec S/A Metalurgia/Refratários

8. Itáuna Siderúrgica Siderurgia

9. Cia Vale do Rio Doce Mineração

10. Acesita S/A Siderurgia

11. Gerdau S/A Siderurgia

12. Gerdau Metalúrgica do Brasil S/A Metalurgia

13. Cedro e Cachoeira Têxtil

14. Mannesmann S/A Siderurgia

15. Tekfor do Brasil Ltda Metalurgia

16. Santher S/A Papel/Celulose

17. Cia de Carbureto de Cálcio Metalúrgico

18. Ferteco Mineração Minério

19. Alcan S/A Minério/Metalurgia

20. Mineração Morro Velho Mineração

21. Mineração Brasileiras Reunidas Mineração

22. Italmagnésio Mineração/Refratário

23. Coinbra Açúcar/Álcool

24. Lafarge Mineração/Cimento

25. White Martins Mineração

26. Samarco S/A Mineração

27. CSN Mineração/Siderurgia

28. Codemin Minério/Metalurgia

29. Cauê/Camargo Correa Cimento/Mineração

30. Cia Paulista de Ferro Ligas Mineração/Siderurgia

31. MinasLigas Mineração

32. Liasa Mineração/Ferroligas

FONTE: Elaborado pela autora da tese.

Alvo: 100 empresas maiores consumidoras de energia, do Estado de Minas Gerais, dos setores de siderurgia, cimento, mineração, metalurgia, papel, celulose, têxtil, açúcar e álcool. 32 empresas/51 escalas.

QUADRO 7

Empresas excluídas da amostra

Empresas Sub-setores

1. Cargil Alimentos Grãos 2. Souza Cruz Indústria Cigarros

3. Ambev Bebidas

FONTE: Elaborado pela autora da tese.