• Nenhum resultado encontrado

A capital paulista possui 456.965 alunos distribuídos em 547 escolas do ensino fundamental na rede municipal de São Paulo, sendo especificamente 115.576 alunos distribuídos nos 8º e 9º anos, idade correspondente à categoria mirim. A seguir, o quadro representa a distribuição da quantidade de alunos por DRE (SME, 2014).

Quadro 3 – Relação entre as DREs e estimativa de alunos que compreendem a faixa etária da categoria mirim: SME/SP (2014)

Diretoria Regional de Educação - DRE Quantidade de alunos nos 8º e 9º anos %

Pirituba – PJ 12.807 11

Butantã - BT 5.658 5

Campo Limpo – CL 15.032 13

Freguesia/Brasilândia – FB 7.304 6,4 Guaianazes – G 8.612 7,5 Ipiranga – IP 6.490 5,6 Itaquera – IQ 6.625 5,7 Jaçanã/Tremembé – JT 7.647 6,7 Penha – PE 6.752 5,8 Santo Amaro – SA 7.611 6,5 São Matheus – SM 11.578 10 São Miguel – MP 11.862 10,2 Total 115.576 100 Fonte: SME, 2014.

Devido à complexidade de investigar as 13 DREs, optou-se em investigar os professores-técnicos responsáveis pela categoria mirim pertencentes à Fase Regional (FR) da DRE PJ e da Fase Municipal (FM). A escolha da categoria mirim se justifica pela maior quantidade de alunos (58.605)11 participantes nas OE em 2014, além disso, essa categoria compreende a faixa etária dos Jogos Escolares da etapa nacional e das competições internacionais de esporte escolar. A DRE PJ é composta por 12.807 alunos, isto representa (11%) do total de alunos, distribuídos em 60 escolas do ensino fundamental (SME, 2014).

Das 60 escolas da DRE PJ, 30 participaram das OE em 2014. Isto representa 50% da totalidade das escolas. Ao entrar em contato com os professores nos locais de competição, ninguém se opôs em participar da investigação ao serem informados a respeito do estudo. A seleção dos participantes teve como critério o cumprimento de dois requisitos: ser professor de Educação Física da SME/SP e ter participado como finalista em modalidades coletivas ou individuais da FR da DRE PJ e/ou Municipal (OE, 2014). A pesquisa se dividiu em duas etapas:

1 - Fase Regional - OE 2014:

O critério de escolha dos participantes está de acordo com o objetivo geral da pesquisa que pretende compreender se há coerência entre o perfil de formação curricular e concepção esportiva dos professores-técnicos finalistas das OE da SME/SP em relação às DCNs do curso de licenciatura em Educação Física baseados nas Resoluções CNE/CP n. 01 e 02/02, e de forma simultânea, entre o perfil de formação curricular e concepção esportiva dos professores- técnicos finalistas das OE da SME/SP em relação ao Decreto n. 7.984/13 que viabiliza o Programa Atleta na escola proposto pelo MEC/ME.

2 - Fase Municipal - OE 2014:

O critério de escolha dos professores-técnicos finalistas da FM, também está de acordo com os objetivos descritos da FR. Além disso, representa um grupo de “elite” que pressupõe um perfil de formação e concepção direcionado para o desenvolvimento do esporte de rendimento, bem como competências que supostamente se adequam ao esporte de rendimento, conforme consta nas atuais propostas das Políticas Públicas de esporte escolar do ME.

Entretanto, não se descarta a hipótese dos professores que não conseguiram chegar à FM, possuírem conhecimentos semelhantes ao grupo investigado, uma vez que o êxito esportivo das modalidades coletivas ou individuais pode estar associado a outros fatores como o contexto social da cultura esportiva escolar, incentivos da equipe gestora e dos pais, treinamento dos alunos em clubes esportivos etc.

Assim, a escolha das fases de investigação se justifica pela complexidade de analisar os professores-técnicos em sua totalidade, sendo escolhida especificamente a DRE PJ na FR devido à aproximação de espaço/tempo do pesquisador com os participantes. Já a FM representa um grupo de elite e contempla diversas escolas e professores-técnicos das diferentes DREs da SME/SP.

Nas duas fases, foram escolhidos os professores-técnicos finalistas das seguintes modalidades:

Coletivas: Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol. Individuais: Atletismo, Judô, Natação e Ginástica Artística. 2.5.1 Participantes e procedimentos de contato

O grupo participante foi composto pelo quadro de professores das OE 2014 da SME/SP, nas seguintes fases: Regional (DRE PJ) e Municipal. Inicialmente, realizou-se o contato com os participantes da pesquisa de forma pessoal nos locais de competição.

A FR ocorreu no período de agosto a outubro de 2014. Durante o diálogo, o professor- técnico recebeu a carta de apresentação da pesquisa com a descrição do projeto resumido. Após o esclarecimento dos propósitos e do aceite inicial, o professor assinou o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Neste primeiro contato foi elaborada uma lista contendo o nome da escola, do professor, e-mail e telefone.

Após o término da FR das OE, houve a necessidade de realizar o segundo contato por ligação telefônica para avisar os professores sobre o envio do questionário semiestruturado ao e-mail pessoal. Posteriormente, na FM das OE que ocorreu no período de outubro a dezembro de 2014, o contato inicial e o envio do questionário seguiu o mesmo procedimento da FR.

No entanto, conforme os critérios descritos na metodologia, do total de 21 professores- técnicos finalistas participantes da FR DRE PJ das OE 2014, 17 responderam o questionário e enviaram ao e-mail do pesquisador dentro do prazo estipulado, representando 81% da FR.

Em relação a FM, houve dificuldades em identificar os finalistas das modalidades individuais. A FEDEESP, não padronizou os relatórios dos resultados da FM por escola. A classificação foi realizada pela soma de pontos que as escolas obtiveram conforme a DRE pertencente listando somente pontuação geral, ou seja, a FEDEESP não classificou as escolas que foram campeãs, vice ou terceiros colocados gerais das modalidades individuais12. Diante dos relatórios consultados, chegou-se aos prováveis finalistas das modalidades individuais, porém não foi possível contatar alguns professores-técnicos devido ao cronograma estabelecido para finalizar a pesquisa. Dos 35 professores-técnicos finalistas da FM das OE 2014, 26 responderam o questionário e enviaram ao e-mail do pesquisador dentro do prazo estipulado, representando 74% da FM.

Apesar do aceite inicial dos professores-técnicos contatados na FR em participar e colaborar com a pesquisa, mesmo assinando o TCLE, quatro professores não retornou o questionário. Ao contatar os professores novamente por telefone para relembrar e explicar sobre a importância da pesquisa, os professores afirmaram que retornariam o questionário respondido. As últimas tentativas foram realizadas por e-mail, mas não houve êxito. Outros nove possíveis participantes da FM não foram contatados, devido o término do prazo de entrega do estudo.

12 Nas edições anteriores, a FEDEESP organizou a classificação das escolas somando os pontos obtidos em cada modalidade, provas e categorias, definindo a escola campeã, a vice e a terceira colocada geral das modalidades individuais.