• Nenhum resultado encontrado

Submodalidades de tempo

No documento Hora de mudar.pdf (páginas 80-83)

Primeiro, identifique as submodalidades de tempo rápido e tempo lento. Faça o mesmo trabalho de e1iciação como anteriormente. Faça-o rapidamente. Elimine o que não for útil. Seja minucioso. Passe pela Ia lista de submodalidades rapidamente e elicie tempo rápido e tempo lento.

Segundo, tenha certeza de que a pessoa está em transe. Parte da informação de eliciação envolve a capacidade de levar as pessoas a acessarem o estado. Isto significa ser congruente.

- Bem, pedi à pessoa para pensar sobre um recurso realmente forte. Ela não conseguia pensar sobre nenhum - alguém na plateia se lamentava.

- Você tinha que ter conseguido um - eu lamentava de volta.

Mas isso não faz com que você queira pensar sobre um, não? Você pode zombar: "Algum dia você foi feliz." Então as pessoas não pensarão tanto. Seja congruente.

Terceiro, evoque o estado usando todas as ferramentas de PNL. Como é preciso levar as pessoas ao estado onde terão o acesso, use seu tom, seu compasso e sua voz. E mencione também exemplos como, você sabe, aquele tempo se arrasta, somente, realmente ... realmente ... se arrasta.

Quarto, elicie experiências agradáveis. É especialmente importante encontrar um tempo lento e agradável. Prefira coisas agradáveis. Você quer um evento em que o tempo custou a passar, não de forma ruim, mas lentamente boa. Todos tivemos dias que foram maravilhosos e que pareceram durar um ano - como o primeiro dia de férias. Algumas vezes quando trabalhamos durante um ano e de repente entramos em férias, o primeiro dia parece se alongar para sempre enquanto fazemos um milhão de coisas.

Eu costumava tirar férias em Taiti. Vivia em correria na Califórnia.

Entrava no avião e rrroooommm ... o barulho do jato, quando chegava ao Taiti fazia tudo que podia no primeiro dia. Os nativos pareciam andar em tempo lento, enquanto eu ia zzuum! Levava um certo tempo para diminuir meu ritmo. Eu amava aquele primeiro dia. Podia fazer tanto. Levantava, jogava tênis, mergulhava, tudo que pudesse fazer, ia nadar, pescar, olhava para meu relógio, eram nove horas da manhã.

Este é um exemplo do tempo passando bem devagar enquanto eu me movia rapidamente. Gosto de ter muito tempo para fazer as coisas. Divirto-me muito e tenho muito tempo para fazer mais.

Quinto, justaponha as eliciações de tempo. Encontre uma experiência onde o tempo foi

zzuummmmm e passou. A pessoa será capaz de comparar. Faça com que ela realmente volte ao

evento. Você quer que ela note a diferença entre quando o tempo se move rapidamente e o que passa lentamente.

Sexto, identifique as diferenças específicas de submodalidades. Estão associadas ou dissociadas? Posicionam-se diferentemente na mente da pessoa?

Você encontrará alguns aspectos não usuais que não combinam com as submodalidades comuns. Na distorção de tempo, também poderá haver diferenças entre as várias partes das imagens. Algumas vezes o centro das imagens se moverá rapidamente, enquanto outras partes se moverão lentamente. Talvez os lados das imagens se movam rápido. É um fenômeno divertido. Quando você está correndo muito numa auto estrada e entra numa zona de quarenta quilômetros por hora, você se sente como se estivesse se arrastando. Sabe do que estou falando? Se for de uma zona de vinte para uma de quarenta, sentirá como se estivesse indo rápido.

Todas essas coisas estão "apenas em sua mente". É exatamente onde quero que as coisas estejam. Fiz dessa uma das minhas frases favoritas.

Uma vez tive um cliente que tinha paralisia na perna. - Meu psiquiatra diz que está tudo na minha cabeça - falou. - Não acho. Parece que está na sua perna - eu disse. - Você não acha? - perguntou o cliente me olhando. - Sim. De fato agora está na outra - respondi. - Você tem razão.

- E vai para essa. - Ela se move!

- Sim, ela se move. Agora vamos movê-la para suas unhas. Paralise-as agora.

Ele pode então andar, mas suas unhas ficaram paralisadas, o que não é tão limitativo. Ele se queixou amargamente sobre os dedos durante anos. Não sei com vocês, mas minhas unhas não se

movem muito. Sua mulher me disse que cada vez que se sentava, ele falava: "Malditas unhas!" Talvez tenha sido o ganho secundário que obteve; ele tinha o hábito de se lamentar.

Sétimo, empilhe as realidades. Para fazer a pessoa entrar no estado que lhe dá as melhores eliciações, devemos acrescentar uma outra dimensão. Notaram como vou empilhando coisas junto? Como uso comparações, metáforas etc.?

Oitavo, identifique a linha de tempo da pessoa. Enquanto faz essa eliciação, deixe a pessoa lhe dar um pouco de informação sobre o tempo. Para saber como ela o organiza, temos que saber a diferença entre seu passado e seu futuro.

Pare agora e pense sobre alguma coisa que aconteceu seis semanas atrás. Veja o que viu na época; ouça o que ouviu. Aponte para ela. Onde está na sua mente? Agora pense sobre algo que aconteceu seis meses atrás. Aponte; certo. Agora, há dois anos ... há três anos. Vá para oito, dez anos atrás. Agora, com seu dedo desenhe uma linha através dessas representações e traga-a para o presente.

Agora, pegue alguma coisa que estará fazendo dentro de trinta dias, como pagando seu aluguel. Depois pense sobre algo que sabe que fará daqui a um ano; a seguir alguma coisa que pensará fazer daqui a dois ou três anos. Continue usando seu dedo para criar sua linha do tempo.

Você tem uma escolha. Algumas pessoas têm o passado atrás e o futuro à frente. Outras, ao contrário, o passado à frente e o futuro atrás, ou da direita para a esquerda. Você pode usar cada uma dessas configurações na ocasião propícia.

Nono, use a linha de tempo. Não importa como ela esteja configurada, faça-a literalmente ver a linha de tempo à frente. Mande a pessoa se mover fisicamente enquanto faz a eliciação. Após, diga a ela para se levantar, virar e, literalmente, leve-a de volta para se lembrar da última vez que o tempo passou deliciosamente lento. Cheque como ele era, de modo a refrescar a memória.

Depois leve a pessoa a uma época em que o tempo passou rápido.

Quando o futuro desaparece à sua frente, ela, literalmente, pode puxar de volta os eventos que agora a circundam. A pessoa pode puxar esses eventos até que esteja totalmente dentro deles. Então você poderá dizer:

"Tome um tempo e reviva totalmente esse evento, desfrute o processo enquanto nota todas as diferenças."

Quando a pessoa tiver feito isso, mande-a colocar sua linha de tempo no lugar onde estava. Após, poderá fazer a eliciação consciente para encontrar a diferença entre o tempo lento e o tempo rápido. Quando passarem por isso, vou ensinar uma boa maneira para fazer distorção de tempo e colocar 82

algum divertimento nos resultados - coisas que poderá fazer com sua família, amigos e sócios para se divertir e para ganhar dinheiro.

Faça qualquer coisa que funcione

No documento Hora de mudar.pdf (páginas 80-83)