• Nenhum resultado encontrado

Período de safra

Capítulo 3.- Considerações Gerais sobre Terminais Multimodais para Granéis Sólidos

3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE TERMINAIS MULTIMODAIS PARA GRANÉIS SÓLIDOS

3.7 Subsistema de Movimentação

Esta seção apresenta o relacionamento entre o sistema de movimentação e os demais sistemas do terminal, uma síntese dos equipamentos de movimentação interna para granéis sólidos e os parâmetros para seleção dos equipamentos.

Capítulo 3.- Considerações Gerais sobre Terminais Multimodais para Granéis Sólidos

__________________________________________________________________________________ 71

Convém observar que os equipamentos de transbordo já foram descritos na abordagem dos subsistemas modais.

3.7.1 Interação do subsistema de movimentação

Em qualquer setor de carga ou descarga de um terminal intermodal, ocorrem processos de movimentação. Portanto, todos os subsistemas abordados anteriormente possuem interface com este subsistema. São dependentes do subsistema de movimentação todos os subsistemas de um terminal que têm como variável a unidade de carga que é movimentada.

Este subsistema tem uma característica dinâmica associada aos equipamentos e modos de manuseio e transferência de cargas. É importante uma integração harmoniosa entre arranjo físico do terminal e a definição do sistema de movimentação de modo a minimizar a área necessária e o consumo de energia.

3.7.2 Equipamentos de movimentação

Os equipamentos de movimentação e transporte podem ser divididos em 3 categorias, Moura (1982).

§ Transportadores contínuos, motorizados ou não, utilizados para mover cargas uniformes continuamente de um ponto a outro, por percursos fixos;

§ Equipamentos suspensos utilizados para movimentar cargas variáveis, intermitentemente, entre pontos variáveis de uma mesma área;

§ Veículos industriais, motorizados ou não, utilizados para movimentar cargas uniformes ou mistas, intermitentemente, por percursos variáveis que tenham superfícies e espaços apropriados.

Equipamentos para movimentação interna de granéis sólidos (transportadores contínuos).

Capítulo 3.- Considerações Gerais sobre Terminais Multimodais para Granéis Sólidos

__________________________________________________________________________________ 72

Entre os transportadores contínuos estão incluídos os seguintes tipos: elevadores de caçamba ou caneca, transportadores de correias, transportadores de corrente, transportadores de caçamba, Moura (1982).

a) Elevador de caçambas

É um transportador vertical, constituído por uma série de caçambas montadas verticalmente sobre correntes ou correias, acionadas por um motor elétrico.

b) Transportadores de caçamba

Este equipamento é o que permite vencer as maiores distâncias no transporte de produtos a granel. É comumente utilizado no transporte de grandes tonelagens, a baixa velocidade, em trajetos horizontais ou verticais. Apresenta como vantagens, economia de espaço na elevação dos granéis, flexibilidade quanto ao arranjo físico, além de combinar movimento horizontal e vertical com bom rendimento. Tem como limitações, alto custo de implantação e comprimento limitado e é recomedado para material corrosivo ou abrasivo, Weber (1995).

c) Transportadores de correias

São equipamentos que movem a carga de um ponto a outro na posição horizontal. São indicados para movimentação de médias e altas capacidades e exigem pouca manutenção, baixa potência em relação a outros transportadores, causando o mínimo de dano mecânico ao produto.

O ângulo máximo de inclinação do transportador varia de 8° a 12° e depende das características do material a ser transportado, do tipo da correia e do coeficiente de atrito entre a correia e a carga. Porém, para esta inclinação, grãos como soja, oferecem um percentual de retorno com diminuição da capacidade do transportador.

Capítulo 3.- Considerações Gerais sobre Terminais Multimodais para Granéis Sólidos

__________________________________________________________________________________ 73

As correias, longas ou curtas, reduzem a mão-de-obra, aceleram o ritmo de trabalho, racionalizam o processo operacional, possuem marcha suave e silenciosa, possibilitam carga e descarga em qualquer ponto de seu traçado, podem ter trajetória horizontal ou inclinada e movimento em um só sentido ou reversível.

d) Transportadores de corrente

Os transportadores de corrente, também conhecidos por Redler, são construídos em estrutura metálica rígida, modulada, com a finalidade de transportar grãos através do arraste dos elos da corrente. Trata-se de um transportador compacto, que exige pouco espaço e pode ser instalado ao tempo, sendo utilizado em posição horizontal ou inclinada. A versatilidade na alimentação e descarga, e o fluxo nos dois sentidos, é uma de suas vantagens.

e) Transportador de Rosca.

É o sistema de transporte mais versátil e barato para movimentação a curta distância e em linha reta. Consiste de um helicóide girando em um tubo ou caixa, no qual o material a granel é lançado. Os transportadores de rosca são indicados para capacidades de moderadas a médias, em distâncias que normalmente não excedem 60m. Este tipo de transportador não é recomendado para grãos por causar a quebra do grão, apresentam perda de rendimento na elevação e não são aconselhados para produtos abrasivos.

Existem alguns modelos móveis sobre rodas, conhecidos por “chupim”, que servem para o transporte horizontal ou inclinado e podem, também, trabalhar na posição vertical.

f) Transportador de planos inclinados

Têm de 40 a 45 graus de inclinação, são usados principalmente para carvão, evitam a aceleração excessiva do material, mediante travessas paralelas.

Capítulo 3.- Considerações Gerais sobre Terminais Multimodais para Granéis Sólidos

__________________________________________________________________________________ 74

Segundo Aplle (1977) a eficiência da movimentação dos materiais não acontece pura e simplesmente. Ela exige uma cuidadosa análise de toda a operação, com o objetivo de implementar um fluxo eficiente de materiais, mediante a aplicação de métodos e equipamentos adequados.

Moura(1987), assim como Aplle (1977), apresenta em seu trabalho técnicas de concepção do sistema de movimentação. Serão sintetizados a seguir alguns conceitos desenvolvidos pelos autores.

Parâmetros para seleção dos equipamentos

A seleção dos equipamentos de movimentação passa necessariamente pelo exame das características do material (fluxos de movimentação semelhantes), análise dos movimentos exigidos (através destes são percebidos quais os tipos de equipamentos adequados e que conhecimentos se fazem necessários para movimenta- los) e finalmente pelos estudos dos métodos aplicáveis (capacidade ou requisitos consistentes com as restrições físicas), Moura (1987).

Os seguintes fatores precisam ser examinados para escolha do sistema de movimentação: tipo; características e quantidade do material; origem e destino; tipo e características do movimento; restrições físicas e mão de obra exigida pelo equipamento.

O resultado desta seleção deve atingir os seguintes objetivos ou uma combinação deles: redução de custos, redução de perdas, elevação da capacidade produtiva e melhoria das condições de trabalho.

Adicionalmente, deve-se procurar selecionar equipamento padronizado, sempre que possível, pois, o seu custo inicial sempre é menor do que o do equipamento fabricado por encomenda; equipamentos padronizados permitem o intercâmbio de peças, são de entrega e instalação mais rápidas, e podem ser

Capítulo 3.- Considerações Gerais sobre Terminais Multimodais para Granéis Sólidos

__________________________________________________________________________________ 75

expandidos com mais facilidade e rapidez. É importante também, quando se planeja um sistema, prever as necessidades futuras.

Convém mencionar que embora a escolha do equipamento de movimentação deve ser balizada pelos fatores abordados nesta seção, no caso específico de granéis sólidos esta escolha está muito associada às características do granel, capacidades de movimentação e a topologia do terreno.