• Nenhum resultado encontrado

SUGESTÃO DE ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR OU TRANSFORMAR O

Nesta etapa são realizadas as sugestões para que os conflitos que possam existir atualmente ou virem a existir sejam minimizados ou transformados em conflitos positivos para a organização.

Havendo a percepção de um conflito, o próximo passo é a avaliação da natureza e do grau de conflito para que se possa determinar ações e as ferramentas mais apropriadas para lidar com a situação. Por grau pode-se considerar três níveis de conflitos: Nível A: relevantes complexos, formais de alto valor e prioridade, que exigem o uso de recursos profissionais advogados, árbitros, facilitadores ou mediadores. Nível B: relevantes, complexos e informais sendo potencialmente danosos, mas que em geral, podem ser resolvidos com a utilização de recursos internos preparados para essa finalidade. Nível C: Não relevantes, sendo de menor valor e complexidade, do dia a dia que normalmente são resolvidos com habilidades sociais dos participantes, sem a necessidade de envolvimento do gestor. (BURBRIDGE, 2012).

Ao perceber ocorrência de conflitos, o gestor precisa decidir em que nível está trabalhando para saber quais os recursos que precisará alocar para resolver o problema. Para

A e B existem ferramentas alternativas, os conflitos do nível C são os mais abundantes e geralmente não exigem alocação de recursos.

O objetivo do diagnóstico é obter uma clara percepção da natureza do conflito e suas possíveis causas e efeitos, para poder escolher estratégias para enfrentá-los ou até mesmo transformá-los em positivo. Um conflito entre as vendas pode facilmente acabar afetando o cliente da empresa, nesse caso o diagnóstico do conflito evita que se trate o sintoma em vez da doença.

Em termos práticos, a natureza dos conflitos pode ser identificada como interna e externa, embora alguns conflitos englobem os dois, nosso foco é o conflito interno e as ferramentas disponíveis para sua gestão. Existe uma variedade ampla de ferramentas disponíveis, em princípio para a gestão de conflitos tais como: capacitação em técnicas e diálogo, capacitação em técnicas de negociação, capacitação em autogestão, facilitação, o gestor como mediador.

Para tanto, optou-se por apresentar as sugestões em duas partes, a primeira consiste em sugerir melhorias a partir dos conflitos que ficaram visíveis com o estudo realizado. A outra parte será voltada a ações e ferramentas que os autores preconizam como relevantes para que os conflitos sejam administrados.

Apresentam-se aqui sugestões de ações e ferramentas de melhorias para os conflitos percebidos na organização:

a) Conflito de regras e descumprimento de ordens:

Para amenizar este conflito o gestor deve realizar comitês regularmente, juntar um colaborador de cada área para debater e conversar sobre as regras, porque estão sendo violadas, após debater com o grande grupo levando melhorias ou até mesmo punições para quem descumprir as regras.

b) Conflitos de opiniões e ideias:

Utilização de ferramenta de capacitação para os colaboradores voltados para programas de treinamento em técnicas de diálogos, de negociação de interesse e gestão de conflitos.

c) Conflitos de tarefas e muitas demandas:

Utilização da ferramenta de gestor como mediador, uma metodologia que capacita gestores para agir como mediadores na resolução de conflitos entre membros da sua equipe e autogestão e por parte do colaborador sempre mediado é claro pelo gestor, processo de

aplicação de princípios de mediação no gerenciamento de um conflito em que a pessoa é uma das partes. Um roteiro de atividades, elencando as tarefas mais importantes.

d) Conflitos de comissões e vendas:

Uso da ferramenta facilitação, processo no qual se usa alguém imparcial, qualificado para coordenar reuniões potencialmente tumultuadas, fazendo um meio de campo para que ambas as partes não saiam perdendo. Outra questão importante é que este processo de comissão e vendas seja claro a todos os funcionários da equipe.

e) Conflitos de discussões e brigas pessoais:

Neste conflito a ferramenta sugerida é o DSD (Desenho de Sistemas de Disputa). É um método para planejar e se preparar para a resolução de conflitos. Outra questão bem pontual é a conversa e mediação do gestor.

Porém, existem outras ferramentas e ações que podem ser utilizadas pelas organizações para que seja realizada manutenção dos conflitos, tais como a arbitragem, processo voluntário, privado e sigiloso pelo qual o árbitro emite um julgamento que não pode ser apelado. E limitado a disputas sobre bens disponíveis. Outra ferramenta é a Conflict Coaching, uma especialização dentro da área de coaching dedicada ao desenvolvimento de habilidades do coachee em lidar em conflitos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os conflitos estão presentes em todas as organizações. Com os dados levantados foram observados que existem conflitos internos na empresa estudada, são identificados e muito relevantes que os colaboradores também percebem juntamente com os gestores.

Contudo as causas dos conflitos são de causa esperada e inevitável, justificadas pela união de diferentes personalidades, referenciam interesses e valores de cada pessoa. A junção desta também é desejada devido à necessidade de diversificação de capital intelectual com maneiras diferentes de agir e pensar conjunto de características essas que colaboram para que as empresas possam encarar os desafios e problemas atuais.

Os tipos de conflitos identificados nas empresas pesquisadas foram os de tarefa e de relacionamento, esses tipos de conflitos são considerados prejudiciais porque criam desentendimentos, disputas e desperdício de tempo, tirando o foco das metas da organização.

A maioria dos colaboradores entrevistados percebem o conflito dentro da organização acham que o conflito é ruim, natural, péssimo e desnecessário e apesar disso conseguem manter tais sentimentos fora do ambiente de trabalho.

A maioria alega que a posição tomada na tentativa de solucionar o problema é conversar com o oponente e em segundo lugar o que fazem é procurar o gestor na tentativa que ele resolva o problema, por isso o gestor é a peça fundamental e precisa adotar uma visão sistêmica do problema, estudar as oportunidades para amenizar os problemas e descobrir as verdadeiras origens, conhecer as ferramentas à sua disposição e preparar-se estrategicamente de forma a obter o melhor resultado possível.

Desta forma o atingimento dos objetivos aos quais este trabalho trouxe foi atingido. Buscou-se a melhor forma para compreender melhor as relações que os diferentes tipos de conflitos, as estratégias e os modelos de gestão de conflitos utilizados pelos gestores que causam na obtenção de resultados organizacionais. Muitas vezes, as situações de conflitos se originam e se não resolvidos, provocam transtornos, ambientes conturbados, situações desgastantes que conduzem à desmotivação. É desta forma que este trabalho vem buscar com seus objetivos, portanto auxiliar os gestores gerir os conflitos e solucioná-los será a o melhor a fazer, pois os líderes e liderados devem desenvolver competências e aproveitar, primeiro compreender a sua natureza, sua dinâmica e suas variáveis, pois somente com o diagnóstico da situação de conflito é que será possível enfrentá-los adequadamente, com isso conseguimos identificá-los através do questionário com os colaboradores e gestores comparando a visão de

cada um deles. Desta forma ficando mais fácil identificá-lo e transformá-lo em positivo e após poder sugerir estratégias para minimizá-lo e transformá-lo de forma positiva.

Pode-se afirmar que as empresas são, em grande parte, fruto da atuação e influência dos seus líderes, isso significa afirmar que é responsabilidade da liderança dar o exemplo em relação à atitude de enfrentamento de conflitos, em vez de, adiar a decisão a ser tomada. Cultivar a visão de interdependência, onde os membros de uma equipe são partes fundamentais do bom ou mau êxito de um determinado projeto em questão, destacar a importância do trabalho em equipe, a necessidade de ter respeito aos ritmos ou as formas de aprendizados diversos, são princípios de gestão que devem ser norteadores do comportamento. Por fim, a gestão de conflitos associadas aos modelos adotados pelas lideranças dentro das empresas, proporcionam o enfrentamento dos fatos que ocorrem no cotidiano através da confiança que adotam na negociação e na oposição dentro dos processos de conflito, na tentativa de buscar um consenso. É necessário empenhar-se para obter o comprometimento de cada indivíduo, alinhando os seus interesses, esclarecendo os objetivos e as estratégias, tendo empenho em promover a comunicação de forma envolvente e participativa entre as partes envolvidas.

Este trabalho atingiu o objetivo de identificar possíveis incidências de conflitos intragrupais na organização em estudo e melhorias propostas para amenizar esses conflitos existentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BACAL, R. Organizational Conflict – The good, the bad, and the ugly. In: The Journal for Quality & Participation. EUA. 2004.

BERG, Ernesto Artur. Administração de conflitos: abordagens praticas para o dia a dia. 1. ed. Curitiba: Jaruá, 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009. BARNARD, Chester. As funções dos executivos, São Paulo, Ed. Atlas, 1971.

BARON, Robert A. Behavior in Organizations: Understanding and managing the human

side of interprises. Boston, MA, 1986.

BURBRIDGE, R. Marc; BURBRIDGE, Anna. Gestão de conflitos: desafios do mundo

corporativo. São Paulo: Saraiva, 2012.

BODINE, Richard J; CRAWFORD, Donna K. The handbook of confl ict resolution

education: a guide to building quality programs in schools. San Francisco, CA: Jossey-

Bass, 1998.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: McGrawHill, 1983.

CHRISPINO, A. Gestão de conflitos escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de

mediação. Ensaio: Avaliação de políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro, 2007.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

COHEN, Allan R, FINK, Stephen L. Comportamento organizacional: conceitos e Cosier,

R.A.; DAlton, D.R. & Taylor, L. A.(1991). Positive effects of cognitive conflict and employee voice. Employee Responsibilities and Rights Journal.estudos de caso. Rio de

Janeiro: Campus, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Editora Atlas. São Paulo: Edição Compacta, 1990.

______. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______. Gestão de Pessoas, 3a edição. Rio de Janeiro: Elsevier – Campus, 2008.

DUBRIN. Andrew J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira 2003.

ESTEVES, Álvaro E. F. Mediação e Arbitragem: Perspectivas na Administração dos

Dissertação (Mestrado em Administração), Escola Brasileira de Administração Publica – Fundação Getulio Vargas.

FAYOL, Henri Administração Industrial e Geral: Previsão, Organização, Comando, Coordenação, Controle São Paulo, Atlas, 1990.

FERREIRA, A.; REIS, C.; PEREIRA, I.. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. ______. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, J. S. R.C. As empresas familiares no Brasil. Revista de Administração de

Empresas –R A E, v. 40, jan/mar, 2000.

GUIMARÃES, V.F. Bases de poder do supervisor, conflitos intragrupais e

comprometimento organizacional e com a equipe: um estudo exploratório. Dissertação de mestrado- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

JEHN, K. A. A qualitative analysis of conflict types and dimensions in organizational

groups. Administrative Science Quarterly, 1997.

MARTINS, M.C. F.; GUIMARÃES, V. F.; OLIVEIRA, M. C. Adaptação e validação

fatorial da Escala de Conflitos Intragrupais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, 2., 2006, Brasilia. Anais... Brasilia: (s. n.), 2006.

MCINTYRE, S.E.(2007). Como as pessoas gerem o conflito nas organizações: Estratégias

individuais negociais. Análise Psicológica.

MARCONI, MA; LAKATOS, EM.Técnicas de Pesquisa.2ª. ed. São Paulo, Atlas, 1990. MARTINELLI, Dante P.; ALMEIDA, Ana Paula de. Negociação e Solução de Conflitos. São Paulo: Atlas, 1998.

MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.

MINTZBERG, H. The nature of managerial work, NY: HarperCollins Publishers, 1973. MONTANA, Patrick J. Administração. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro. Record, 1991.

MULLER, F.G. (2007). Competências profissionais do mediador de conflitos familiares.

Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Psicologia- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

NETO, Alvaro Francisco Fernandes. Gestão de Conflitos. Theis, São Paulo, V. 4, p. 1-16, 2° Semestre de 2005.

PICKERING, Peg, Kiat menangani Konflik, National Press Publication, 2000.

RAHIM, M. A. Referent role and styles of handling interpersonal conflict. The Journal

Of Social Psychology, 1986.

______. Toward a theory of Managing Organizational International Journal of Conflict

Management, 2001.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002. ROBBINS, Stephen P; JUDGE Timothy A; SOBRAL Filipe. Comportamento

Organizacional. 14 ed. SP Pearson Prentice Hall, 2010.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo : Saraiva, 1985.

ROESCH, Sylvia Azevedo. Projetos de Estagio do Curso de Administração. São Paulo: Atlas, 1996.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnósticos e de gestão. Porto Alegre : Artmed, 2014.

SIMON, Herbert. A. Comportamento Administrativo: estudos dos processos decisórios

nas organizações admnistrativas. Rio de Janeiro, RJ: FGV; 1979.

THOMAS, K.W. Conflict and Negotiation Processes in Organizations, In DUNNETTE, M. D. e HOUGH, L. M.(eds.) Handbook of Industrial & Organizational Psychology, 2 ed. Vol.3 Palo Alto, CA:Consulting Psychologists Press, 1992, p. 651-717.

TRIVINOS, Augusto Vivaldo Silva. Introdução em ciências sociais: a pesquisa qualitativa

em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WALTON, R. E.; DUTTON, J. M. Administração do Conflito interdepartamental: um

modelo e uma revisão. In: LOBOS, J. Comportamento Organizacional. São Paulo: Atlas,

APÊNDICES

APÊNDICE A- QUESTIONÁRIO SERÁ APLICADO AOS COLABORADORES DA EMPRESA

Questionário realizado pela acadêmica Rubia das Neves Quatrin, para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) que tem como título Conflito Organizacional na empresa de móveis e eletrodomésticos Radiolar.

A seguir você encontrará uma série de sentenças que procuram descrever a forma como se dá o trabalho em grupos ou equipes. Utilize a escala abaixo para apontar a frequência com que as situações descritas ocorrem em seu grupo de trabalho, registrando a sua resposta na coluna especifica ao lado.

Sua contribuição a esta pesquisa é muito importante. Não é necessário você se identificar, o que se busca é sua opinião sincera.

Grato desde já pela disponibilidade.

0 1 2 3

NENHUMA POUCO MUITO MUITISSIMO

01. Quanto conflito emocional existe entre os membros do seu grupo ou equipe de trabalho?

02. Quanta raiva há entre os membros do seu grupo ou equipe de trabalho? 03. Quanto atrito pessoal há em seu em seu grupo ou em sua equipe durante decisões?

04. O quanto é evidente o choque de personalidade entre os membros do seu grupo ou equipe de trabalho?

05. Quanta tensão há entre os membros quando seu grupo ou equipe tem que tomar uma decisão?

06. Quanta discordância de opinião sobre as tarefas há entre membros do seu grupo ou equipe de trabalho?

07. Quanta diferença de ideias sobre a realização das tarefas existe entre membros do seu grupo ou equipe de trabalho?

08. Quanta diferença de ideias sobre as decisões de trabalho seu grupo ou equipe enfrenta?

09. Quanta diferença de opinião em relação às tarefas e atividades há em seu grupo ou equipe de trabalho?

10. Você acredita que existem conflitos na organização? ( ) Sim ( ) Não Se você respondeu sim, continue respondendo...

11. Quais são os conflitos que existem mais percebidos por você na organização?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

12. Em sua opinião eles são bons ou ruins? Por quê?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

13. O que você sugere para que os conflitos sejam minimizados ou passem a ser positivos para o convívio na organização:

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

14. Outras observações sobre conflitos que você pode perceber junto á sua equipe:

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

APÊNDICE B- QUESTIONÁRIO SERÁ APLICADO AOS GESTORES DA EMPRESA

Questionário realizado pela acadêmica Rubia das Neves Quatrin, para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) que tem como título Conflito Organizacional na empresa de móveis e eletrodomésticos Radiolar.

Sua contribuição a esta pesquisa é muito importante. Não é necessário você se identificar, o que se busca é sua opinião sincera.

Grato desde já pela disponibilidade.

01. Você acredita que existem conflitos na organização? ( ) Sim ( ) Não

02. Existe conflito emocional entre os membros da sua equipe de trabalho? Comente.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

03. Existe raiva entre a sua equipe de trabalho, se existe em quais situações? Comente. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

04. Em relação ao atrito pessoal, ocorre em sua equipe durante as decisões? Comente.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

05. Em relação ao choque de personalidade entre a equipe de trabalho, quais as maiores dificuldades encontradas?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

06. No momento de uma decisão que a equipe precisa tomar quais são os conflitos enfrentados existe tensão?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

07. Existe discordância de opinião sobre as tarefas entre o grupo ou equipe de trabalho? Comente.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

08. Existe diferença de ideias sobre a realização das tarefas entre membros do seu grupo ou equipe de trabalho?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

09. Como a equipe se comporta no momento das decisões de trabalho? Comente.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

10. Quando acontece a diferença de opinião em relação às tarefas e atividades como você se posiciona em relação a esta questão?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

11. Quais são os conflitos que existem mais percebidos por você na organização?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

12. Em sua opinião eles são bons ou ruins? Por quê?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

13. Quais são suas atitudes quando você identifica um conflito para que sejam minimizados ou passem a ser positivos para o convívio na organização?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

14. Existem outros comentários sobre conflitos que você percebe junto á sua equipe:

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________