• Nenhum resultado encontrado

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.3 Sugestões de novas pesquisas

Como sugestão para futuros trabalhos e pesquisas, há a aplicação e teste das diretrizes propostas nessa dissertação em obras e escritórios de arquitetura de pequeno porte, contribuindo com a identificação de pontos positivos e negativos, e propondo melhoria e complementação das diretrizes.

Seria de grande relevância o desenvolvimento de um software que automatizasse essa proposta de metodologia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBRECHT, K. Serviços internos. São Paulo: Pioneira, 1992.

ALBUQUERQUE NETO, E.T.; MELHADO, S.B. A certificação de sistemas da qualidade pelas normas ISO 9000 e a sua aplicabilidade em escritórios de projetos no setor da construção civil no Brasil. Congresso Latino-Americano Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios: Soluções para o Terceiro Milênio. Anais. São Paulo, EPUSP, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITORIOS DE ARQUITETURA (ASBEA), Roteiro básico de desenvolvimento de projetos de arquitetura. In: Manual de contratação de serviços de arquitetura para espaços empresariais. São Paulo: Pini, 2000.

AUSTIN, S.; NEWTON, A.; STEELE, J.; WASKETT, P. Modelling and managing project

complexity. International Journal of Project Management, 2002. v.20, p.191-198.

CHAVES, L.; SILVEIRA NETO, F. H.; PECH, G.; CARNEIRO, M. F. S. Gerenciamento da comunicação em projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CHING, F. D. K. Arquitetura, Forma, Espaço e Ordem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CORBUCCI CALDEIRA, M. A. 2003. Linguagem gráfica e automação. In: Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e V International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 16º, Santa Cruz do Sul, Brasil. Anais do Congresso. Ed., Santa Cruz do Sul, 2003.

COSTA, Lúcio (1902-1998). Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. p.608. CTE - Centro de Tecnologia de Edificações, NGI – Núcleo de Gestão e Inovação. Programa

de Gestão da Qualidade no Desenvolvimento de Projeto na Construção Civil, apostila organizada para o programa, 2001.

DAVIS, M. Fundamentos da administração da produção. Porto Alegre: Bookman Editora, 2001.

DENTON, K. Qualidade em serviços: o atendimento ao cliente como fator de vantagem competitiva. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

DINSMORE, P. C.; CAVALLIERI, A. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de “preparação para Certificação PMP – Project

Management Professional”. Rio de Janeiro: Qualytimark, 2003.

DRUCKER, P. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira,1999.

EVGENIOU, T; CARTWRIGHT Barriers to Information Management. European Management Journal, 2005. v.23, p.293-299.

FRAMPTON, K. Historia critica de la arquitectura moderna. Barcelona: Gustavo Gili. 2. ed., 1987.

GASNIER, D. G. Guia prático para o gerenciamento de projetos: manual de sobrevivência para os profissionais de projetos. São Paulo: IMAM, 2000.

GIACAGLIA, M. E. A organização da informação em sistemas CAD: Análise crítica de esquemas existentes e proposta para o caso brasileiro. 35 ed. São Paulo: Sinopses, 2001. p.70-74.

GRAY, C.; AL-BIZRI, S. Modelling for planning building design - a critique of available

approaches. In: The international construction research conference of the Royal

Institution of Chartered Surveyors, Londres: Cobra, 2004.

GRILO, L. M.; MELHADO, S. B. A coordenação de projetos estrangeiros em edifícios de grande porte e o impacto no desempenho do empreendimento: estudo de caso em SP. In: X Encontro nacional de tecnologia do ambiente construído, São Paulo, 2004.

GRONROOS, Christian. From Marketing mix to relationship marketing: towards a para

digm shift in marketing. 1994. v.32, n.2, p.4-20.

JODIDIO, P. Architecture Now 3. Taschen

JONES, A. Corporate intranets: the last tool of survival for the corporate library? 1998. Dissertação (Information Management) - Queen Margaret University College, Edinburgh.

KERZNER, H. Project management: a systems approach to planning, scheduling, and

controlling. 8ª. Ed. New York : John Wiley & Sons, 2003.

KOWALTOWSKI, D. C. C. C. K.; PINA, S. A. M. G.; GOUVEIA, A. P. S.; SILVA, V. G.; RUSCHEL, Regina C.; BORGES FILHO, F. e FÁVERO, E. Ensino do projeto com inserção da informática aplicada: o curso de Arquitetura e Urbanismo da

UNICAMP. In: V Congresso ibero-americano de gráfica digital, 2000. Rio de janeiro, p. 352-354.

LAMPRECHT. J. ISO 9000 e o setor de serviços: uma interpretação crítica das revisões de 1994. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

LIMMER, C. V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: RJ, 1997.

LOPES, R. A.; MENEZES, A. A. C.; AMORIM, S. R. L.; Gestão do fluxo de informações no processo de projeto: estudo de caso. In: Workshop nacional gestão do processo de projeto na construção de edifícios, 2., 2002, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre, 2002.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MELHADO, S. B. Coordenação de projetos de edificações. São Paulo: Nome da Rosa, 2005. p.115.

_______. Gestão, Cooperação e Integração para um Novo Modelo Voltado à Qualidade do Processo de Projeto na Construção de Edifícios. São Paulo, 2001.

NUNES, Roberta C. P. A questão da padronização no CAD: Uma análise dos escritórios de projeto no Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, UFF, Rio de Janeiro, 1997.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1994.

_______. Sistemas de informações gerenciais. 5 ed. São Paulo: Atlas,1998.

ORNSTEIN, S. Avaliação pós-ocupação do ambiente construído. São Paulo: Studio Nobel/EDUSP, 1992.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade no processo: a qualidade na produção de bens e serviços. São Paulo: Atlas, 1995.

PINTO, R. L.. Evolução da estrutura organizacional ao longo do ciclo de vida do projeto: um estudo de caso. 2002. 172 p. Dissertação (Mestrado em administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

PMI. Project Management Body of Knowledge. PMBOK – 3 ed. 2004.

QUINTÃO, F. B. M. A gestão de pessoas e a gestão do conhecimento adquirindo papel fundamental no processo de gestão de projetos. In: III Workshop brasileiro de gestão do processo de projeto na construção de edifícios, Belo Horizonte, 2003. RUSCHEL, R. C.; ANDRADE JÚNIOR, E. P. Identificando o compartilhamento da

informação para gestão de projetos em arquitetura e engenharia. In: X Encontro nacional de tecnologia do ambiente construído. São Paulo, 2004.

SALGADO, M. S. Apostila para a disciplina - Gestão do Processo de Projeto na Construção do Edifício. Rio de janeiro: PROARQ/ FAU/ UFRJ, 2006.

_______. QFD - Quality Function Deployment - Ferramenta para o Planejamento da Qualidade do Projeto. In: Vicente Del Rio. (Org.). Coleção PROARQ: Arquitetura, Pesquisa e Projeto. 1 ed. Rio de Janeiro: ProEditores, 1998, v.1, p.91-98.

SCHINDLER, M.; EPPLER, M. J. Harvesting project knowledge: a review of project learning methods and success factors. Journal of Project Management, 2003. v.21, p.219-228.

SOUZA, R. Qualidade, modernização e desenvolvimento: diretrizes para atualização tecnológica da Indústria da Construção Civil. In: Simpósio nacional sobre garantia da qualidade das estruturas de concreto, 1., São Paulo, 1990. Anais. São Paulo, EPUSP, 1990. p. 3-17.

SOUZA, R. Sistema de Gestão para empresas de incorporação imobiliária. São Paulo: O Nome da Rosa, 2004.

TAMAI, S. Mudanças de sistema projetivo do espaço e tempo através da computação gráfica e suas ressonâncias na sintaxe arquitetônica. Campinas, UNICAMP. 1995.

TURBAN,E.; MCLEAN,E.; WETHERBE,J. Tecnologia da informação para gestão. Transformado os negócios da economia digital. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. TZORTZOPOULOS, P. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo do

processo de projeto de edificações em empresas construtoras incorporadoras de pequeno porte. 1999. Porto Alegre, Dissertação (Mestrado), Curso de Pós- graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. São Paulo: Bookman, 2001. ZEVI, B.. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

BALTAZAR, A. P. O novo paradigma na arquitetura: a linguagem do pós-modernismo. 2002. [Disponível em http://www.arquitextos.com.br/arquitextos/arq000/esp136.asp Acessado em Março de 2009].

CICHINELLI, G. C. Especialista em BIM (Building Information Modeling) explica como o conceito pode revolucionar os processos de orçamentação. [Disponível em http://revista.construcaomercado.com.br/guia/habitacao-financiamento

imobiliario/94/entrevista-133084-1.asp Acessado em: Abril de 2009].

DUARTE, T. M. P.; SALGADO, M.S. O projeto executivo de arquitetura como ferramenta para o controle da qualidade na obra. In: IX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2002, Foz do Iguaçú - Paraná. Anais do IX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2002. v.01. p.65-73. [Disponível em http://www.proarq.fau.ufrj.br/pesquisa/geparq/wp/22.pdf Acessado em: Abril de 2009]. FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Classificação do porte de

empresas. [Disponível em http://www.fiesp.com.br Acessado em: Junho de 2009].

FONTENELE, A. Padronização de nomes e pastas de arquivos para escritórios de

projetos. 2008. [Disponível em

http://augibr.augi.com/content/library/br_1108_htn_padraoarq_fontenele.pdf Acessado em: Maio de 2009].

HUGUE, Simone D. Proposta de diretrizes para o controle integrado de mudanças e prevenção de reivindicações em obras de empresas de construção civil. Curitiba, 2005 [Disponível em http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2867 Acessado em: Maio de 2009].

JOHANSON, M.; TÖRLIND, P. Mobility support for distributed collaborative teamwork. ITCON, v.9, 2004. p.355-366. [Disponível em http://www.itcon.org/cgi- bin/works/Show?2004_25 Acessado em: Junho de 2009].

LAUFER, A.; TUCKER. R. L. Is Construction Planning Realçy Doing its Job? A Critical Examination of Focus, Role and Process. Construction Management and Economies, Londres, 1987. v.5, n.3, p. 43-266. [Disponível em http://www.informaworld.com/smpp/content~db=all~content=a739370945 Acessado em: Junho de 2009].

MADRAZO, L. Concepts of space: philosophical and mathematical. Structures. ETH Zürich: Postgraduate programme, 1998. [Disponível em http://caad.arch.ethz.ch/teaching/nds/ws96/script/space/st-space.html#flow

Acessado em: Junho de 2009].

Mântua de Leon Battista Alberti. [Disponível em http://www.vitruvio.ch Acessado em: Agosto de 2009].

Mobilizar para inovar. Classificação do porte de empresas segundo o BNDES (2004). [Disponível em http://www.inovar.org.br Acessado em: Junho de 2009].

PERROTTTI, E. Liderança motivacional. In: VI SEMEAD – Seminários de administração da FEA/USP. São Paulo: FEA/USP, 2003. [Disponível em http://74.125.95.132/search?q=cache:NK1Vx9ZhbWMJ:www.ead.fea.usp.br/Semead /6semead/RH/008RH%2520%2520Lideran%25E7a%2520Motivacional.doc+46.+PE RROTTTI,+E.+Lideran%C3%A7a+motivacional&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em: Julho de 2009].

RIGHETTO, A. V. D. O desenho de arquitetura e seu desenho no tempo. Seção da York

House de Chambers (1759). [Disponível em

http://cumincades.scix.net/data/works/att/sigradi2005_421.content.pdf Acessado em: Agosto de 2009].

SALGADO, M. S. Produção Arquitetônica e Interdisciplinaridade: uma discussão sobre o processo do projeto e a ISO 9001/2000. In: Anais da I Conferência Latino- Americana de Construção Sustentável e 10º. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. São Paulo: ENTAC, 2004. [Disponível em http://www.proarq.fau.ufrj.br/pesquisa/geparq/wp/12.pdf Acessado em: Julho de 2009.

SANTOS, P. C. O processo de adaptação da estrutura organizacional do banco central do Brasil no período de 1964-2000. 2001. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Fluminense. Florianópolis. [Disponível em http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=596824 Acessado em: Julho de 2009]. SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Classificação do porte

de empresas. [Disponível em http://www.sebrae.com.br Acessado em: Junho de 2009].

SUBIRATS, E. Viagem ao final do paraíso. Arquitetura e crise civilizacional. Croquis de

Lúcio Costa. [Disponível em

http://www.arquitextos.com.br/arquitextos/arq000/esp139.asp Acessado: em Agosto de 2009].

Theatro Municipal secção transversal. [Disponível em http://www.museusdoestado.rj.gov.br/sisgam/index.php?pagina=2&busca=theatro%2 0municipal&museu=&operador=and Acessado em: Agosto de 2009].

TORELLY, L. P.P. Brasília 50 anos da realização do Plano Piloto. Plano Piloto de Brasília de Lúcio Costa. [Disponível em http://www.vitruvius.com.br/drops/drops17_03.asp Acessado em: Agosto de 2009].

Villa Rocca Pisani di Vincenzo Scamozzi. [Disponível em http://www.architecture.com Acessado em: Agosto de 2009].

VITRUVIUS. The ten books on architecture. Templo circular. [Disponível em

http://www.gutenberg.org/files/20239/20239-h/29239-h.htm Acessado em: Agosto de 2009].

Documentos relacionados