• Nenhum resultado encontrado

Sugestões para o domínio atividades gerenciais para participação popular

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.6 Recomendações para uso e gestão da tecnologia da informação no modelo de gestão municipal

5.6.4 Sugestões para o domínio atividades gerenciais para participação popular

Não à toa, este parece ser o grande contributo prático desta dissertação: exibir a premência e irreversibilidade de ser feito o PETI para Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, alinhado e integrado aos principais planos e planejamentos da gestão municipal, pensado e feito em conjunto com os principais gestores municipais, como parte inseparável do planejamento estratégico municipal, construído dentro de um modelo a ser integrado no modelo de gestão municipal.

Para lastrear tal estratégia, pode-se considerar a aplicação de modelos complexos como o COBIT®, ITIL, ou mesmo modelos mais modestos direcionados a organizações públicas, como o Modelo de Maturidade para Planejamento Estratégico de SI/TI (MMPE-SI/TI) (TEIXEIRA FILHO; MOURA; SOUZA, 2013).

Além disso, durante a análise deste domínio, foi exposto que deveria haver a criação de uma secretaria municipal de tecnologia da informação, afigurada como imprescindível à gestão municipal e por isso mesmo carente de um secretário para trabalhar diretamente a gestão da TI. Na configuração atual, em que a gestão da TI é diluída entre as secretarias de planejamento, ciência, tecnologia e inovação, a contribuição à gestão municipal é, tão somente, periférica, não vislumbrado visão estratégica.

Por fim, trabalhou-se com a elaboração de estratégias voltadas para o domínio atividades gerenciais para participação popular.

5.6.4 Sugestões para o domínio atividades gerenciais para

participação popular

A participação popular deveria ser uma das principais preocupações dentro de qualquer gestão pública, afinal o cidadão é o mais indicado a dizer onde a gestão pode melhorar.

Lago (2008) já atestava a importância de políticas públicas voltadas a este fim, de modo que o cidadão pudesse ter um canal mais direto de comunicação com a gestão, principalmente de sua cidade, que, normalmente, é a maior responsável pela maioria dos serviços que ele utiliza.

Nesta seara, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte precisa atentar para a questão da gestão desta participação popular, pois, segundo o apurado, há uma confusão sobre como

realmente isto é feito e na prática a participação popular não existe. Logo, o leque de recomendações trafega por:

• Elaborar novas atividades que permitam a população participar da gestão municipal. A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte deveria trabalhar com estratégias simples neste sentido, como por exemplo, colocar enquetes no site da prefeitura e levar em consideração aquilo que os munícipes respondem;

• Abrir um canal de comunicação mais direta, como um chat por exemplo, a fim de que a população possa reclamar de forma mais clara, ou até mesmo saber como proceder;

• Estipular a criação de um fórum online para os cidadãos poderem se expressar, visando colher opiniões, às vezes desrespeitosas e inúteis, às vezes úteis e proveitosas, mas com certeza de fonte direta: o cidadão.

Atenção especial atrelada a ações deste tipo ressaltaria em benefícios como vistos na cidade de Barueri, citados no programa cidades sustentáveis (2012), com muitas vantagens a serem exploradas, elevando a satisfação da população.

Nesta direção, destaca-se o fato de já haver um aplicativo quase pronto para uso, de modo que este vai proporcionar participação mais direta da população juazeirense na gestão municipal, desde que combinado com uma estratégia de acompanhamento.

Além do novo aplicativo será necessário indicar um representante fixo para gerenciar estas participações. Tal prócer atuaria junto a todos os envolvidos no processo: tanto colaboradores de TI, quanto gestores municipais, para atender as demandas formuladas.

A partir da síntese das ações foi elaborada a figura 40, que mostra as recomendações a adotar visando melhorar a questão das atividades gerenciais para participação popular na gestão da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Figura 40: Estratégias para evolução das atividades gerenciais para participação popular.

Participação popular na gestão • Ativação de:  Enquetes  Chats  Fóruns de discussão Ferramentas para participação popular • Agilizar a finalização do aplicativo que está sendo elaborado

• Trabalhar a gestão deste aplicativo

Gestão da participação popular

• Definir responsável pela gestão de todas as participações

• Comunicar à estrutura sobre esse responsável

Atividades gerenciais para participação

Finalizando o presente capítulo foi criada a figura 41, que é um arranjo modularizado de um modelo estrutural para ações de gestão de TI, baseado na aglutinação das recomendações que foram feitas.

Figura 41: Práticas de gestão de TI em um modelo direcionado a gestão municipal da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Tal arranjo, como exposto na figura 40, apresenta o esboço de modelo para gestão da TI na Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, configurando-se como produto final desta dissertação.

Enfim, realizada a análise dos dados do presente estudo, apresentam-se as conclusões que foram tiradas da análise da gestão da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte no seu escopo de TI.

Findados os tópicos referentes à análise dos resultados, encaminha-se o relato para o próximo capítulo, que é aquele de finalização do trabalho.

Modelo de gestão da tecnologia da informação

Setor Social Setor Gerencial Setor Técnico Software Informatização setorial Redes Reestruturação da rede Hardware

Definir plano de gestão

Banco de dados

Implantação de sistema gerenciador de banco de dados

Serviços

Gerência de serviços pelos CTI

Pessoal

Gerenciar necessidade de pessoal

Papel processual da TI

• Maior integração entre as instâncias de gestão pública

• Maior uso de SI na elaboração de planejamentos

• Implantar um SAD

Setor Estratégico

• Instituir unidade organizacional para gestão da TI

Gestão da TI

• Elaborar PETI

Participação Popular

• Delegar para um responsável a gestão da participação popular

• Uso de mais ferramentas que possibilitem a inclusão

• Agilizar a disponibilização do aplicativo que está sendo elaborado

6 CONCLUSÃO

Neste capítulo há inicialmente uma síntese geral do que foi a pesquisa, a qual é seguida pelo confronto entre o objetivo de apurar o papel atribuído à tecnologia da informação em um modelo administrativo municipal, no espaço de gestão municipal da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e os resultados que foram realçados. São ainda apresentadas as limitações do estudo e, por fim, feitas algumas sugestões de estudos futuros que estão relacionadas ao tema proposto.