• Nenhum resultado encontrado

O estudo enfoca além da revisão de literatura, que é característica fundamental de todo trabalho acadêmico científico, duas técnicas de coleta: questionário e entrevista.

Os trabalhos de revisão são definidos por Noronha e Ferreira (2000, p.191) como

estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, fornecendo uma visão geral ou um relatório do estado-da-arte sobre um tópico específico, evidenciando novas idéias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada.

A revisão de literatura compreendeu leitura crítica e análise de fontes secundárias de informação (livros, periódicos, dissertações, teses etc.) com a finalidade de embasar a temática do estudo e os objetivos nela inseridos. Além disso, foi possível realizar uma reescrita de dados coletados durante a revisão, pois estes foram simultaneamente dialogados com o material empírico adquirido por intermédio dos relatos dos docentes. A revisão de literatura conjuntamente à exposição dos relatos na construção do texto, pretendeu elucidar o que já fora pesquisado, as lacunas existentes, bem como os pareceres dos docentes sobre determinadas questões, proporcionando assim melhor colóquio de dados e fundamentação teórica ao estudo. Os temas revisados e alguns relatados (pelos docentes) compreendem: métodos qualitativos de pesquisa, enfocando história do tempo presente e fontes orais; a docência no ensino superior; desenvolvimento da Educação Física no Brasil atentando-se ao âmbito escolar, cursos de formação superior e composição curricular; a trajetória histórica da ginástica, envolvendo a ginástica artística nos cursos de licenciatura em Educação Física e na escola; e, algumas obras do sociólogo Norbert Elias, na intenção de aprofundar o estudo.

Já o questionário consiste em questões escritas para serem respondidas por uma população escolhida. E, “é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas sem a presença do pesquisador” (RAMPAZZO, 1998, p.119).

O questionário utilizado no estudo encontra-se no apêndice A e foi composto de nove questões, em que se utilizaram, conforme Vianna (2001), questões abertas – possibilitando liberdade de resposta ao pesquisado, e questões fechadas – em que o pesquisado deve optar dentre as respostas já colocadas pelo pesquisador. A utilização do questionário permeou a caracterização dos docentes participantes do estudo, objetivando coletar dados relativos à formação e experiência em relação à ginástica artística e à docência no ensino superior.

Na utilização de fontes orais tem-se como possibilidade “esclarecer trajetórias individuais, eventos ou processos que às vezes não têm como ser entendidos e elucidados de outra forma” (AMADO; FERREIRA, 1996, p.xiv).

Tourtier-Bonazzi (1996, p.233) afirma que a “exploração do testemunho oral [...] pressupõe que ele tenha sido colhido sistematicamente”, e que “cada entrevista supõe a abertura de um dossiê de documentação”. O autor destaca que a partir dos elementos colhidos elabora-se um roteiro de perguntas do qual o informante deve estar ciente durante toda a entrevista.

Lakatos e Marconi (1986, p.173) apresentam a entrevista como:

Um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. Trata-se, pois, de uma conversação efetuada face a face, de maneira metódica, proporcionando ao entrevistado, verbalmente, a informação necessária.

Na entrevista de caráter semi-estrutural ou semi-dirigido há “um meio termo entre o monólogo de uma testemunha e um interrogatório direto” (TOURTIER- BONAZZI, 1996, p.237), para dar possibilidade de diálogo entre pesquisador e sujeito investigado, de forma que se tenham temas pré-estabelecidos de questionamento. De acordo com Amado e Ferreira (1996), a entrevista semi- estruturada se legitima como uma fonte histórica, dado seu valor informativo e por incorporar perspectivas ausentes na literatura.

Antes da prática efetiva das entrevistas com os docentes participantes do estudo, realizou-se uma entrevista piloto com um docente que ministra ginástica artística em universidade privada na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Esta entrevista permitiu avaliar o roteiro de questões em relação à pertinência e entendimento das questões pelo docente. A partir desta entrevista piloto o roteiro da entrevista inicial passou por alterações necessárias enquadrando-se melhor aos objetivos do estudo.

O roteiro de questões utilizado para as entrevistas semi-estruturadas (apêndice B) foi dividido em três blocos, nos quais as questões remetem aos objetivos do estudo que pretendeu analisar a formação do licenciado em Educação Física no que se refere ao ensino da ginástica artística, sob a perspectiva de docentes universitários. As questões foram relacionadas à especificidade de cada bloco de questionamento: I – Conhecimentos da ginástica artística ensinados na formação (licenciatura) e maneira de ensiná-los; II – A ginástica artística na formação do futuro professor; III – Programa de ensino e disposição da ginástica artística no currículo em licenciatura.

Para a realização da coleta de dados, houve a necessidade de aprovação do estudo por intermédio de Comitê de Ética (anexo A).

Também, no recebimento do convite de participação do estudo, foram explicadas as intenções e características do estudo aos docentes participantes, precisando para tanto de sua aprovação e consentimento. No momento da entrevista os docentes preencheram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (apêndice C) que dispõe sobre a participação voluntária no estudo com omissão de nomes e locais mencionados, a possibilidade de desistência da participação a qualquer momento, se desejado, bem como a publicação dos dados obtidos. Também foi proporcionada ao docente a opção de receber ou não o material transcrito (informação esta que optavam no momento em que assinavam o termo de consentimento), para que tomasse conhecimento e pudesse fazer sugestões sem alterar o depoimento, ficando a critério do pesquisador acatar possíveis mudanças.

Os depoimentos foram gravados utilizando-se de aparelho gravador e de câmera de filmagem, em que as fitas cassetes e os DVDs encontram-se

arquivados, em posse do pesquisador. As doze entrevistas, com os doze docentes universitários, realizadas entre Julho/2008 e Dezembro/2008, foram transcritas na íntegra, e constituem fonte documental a ser disponibilizada e, quem sabe, utilizada para futuros estudos por intermédio de outros pesquisadores com olhares diferentes e aspirações científicas que os guiem a outra direção. Assim, as referidas entrevistas se encontram no Volume II – “Depoimentos Orais – Docentes de Ginástica Artística”, deste estudo, na ordem em que foram realizadas. É importante reportar que, além de nomes e locais, outros dados que pudessem fazer referência ao docente entrevistado foram substituídos por designações fictícias.