• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.5 Projetação de soluções – Aplicação das soluções – 1ª fase da Avaliação do

5.5.4 Terceiro encontro do GO e Repercussões

Quadro 5 - Descrição do terceiro encontro do Grupo Operativo. Recife/PE, 2016

(continua)

Data e duração - Setembro/2016 (30-40 minutos) Participantes

Mediadora, Observador Externo e 7 educadores (E02, E04, E08, E12, E14, E15, E20) Avaliação da Aplicação das Soluções do Encontro Anterior (15 minutos)

1- Tornar o fluxo existente dentro da escola oficial (Parcialmente Realizado – aguardando a reunião do conselho pedagógico para oficializar);

2- Pensar em locais que possam ser aproveitados na escola (Feito um levantamento junto aos outros professores – pensado em um cantinho de leitura e um painel de fotos);

3- Pensar em estratégias para aproximar a família (solicitado apoio da equipe de saúde em ação realizada em agosto, já pensado no tema e definido que no Plantão Pedagógico de Setembro os pais serão convidados de forma diferente – a definir);

4 - Verificar o agendamento com a Equipe de Saúde e Coordenadora do PSE e definir o local – Encontro Realizado.

Avaliação do Encontro – “nos bastidores”, os participantes da ação já tinham discutido como foi a atividade e já se apresentou para escola a nova ficha, a programação da equipe de saúde e foi realizado um mapa (dia-turma-professor) para realizar as ações pactuadas.

Quadro 5 - Descrição do terceiro encontro do Grupo Operativo. Recife/PE, 2016

(conclusão)

Tema

Fatores que estimulam a saúde mental dentro da escola. Objetivo

- Identificar as necessidades do aluno (no olhar do aluno). Estratégias

1º Apresentado o cartaz feito pelo aluno vencedor da eleição de representante de sala setembro de 20147. (2 minutos)

PROPOSTA VENCEDORA: - lugar para brincar; - não sair cedo; - ter professor para substituir; - ter aula todos os dias; - melhorar a merenda; - ter brincadeiras; - ter uma horinha para descansar.

2º Reflexão sobre a proposta do aluno (15 minutos) Atividades - Aplicação de Soluções

1- Efetivar o fluxo das crianças com dificuldade de ler e escrever no conselho pedagógico; 2- Efetivar o cantinho da leitura (solicitar junto à direção);

3- Fazer um painel com fotos (solicitar aos professores as fotos e solicitar material junto a coordenação pedagógica);

4- Verificar a pessoa da equipe de saúde que participará do momento junto aos pais no Plantão pedagógico marcado para setembro (Tema: Corresponsabilidade), com objetivo de aproximar as famílias;

Reflexões Levantadas

- Definido que as soluções 5 e 6 projetadas no 1º Encontro seriam não só mantidas, mas priorizadas.

Fechamento do Encontro (5 minutos)

- Definida a pessoa que ficará responsável para entrar em contato com a equipe de saúde para a ação junto as famílias.

Fonte: Autoria própria

O plantão pedagógico estava marcado para o final de setembro, mas, devido à greve de professores, o calendário da escola foi modificado, passando para outubro, sendo informada imediatamente a equipe de saúde. Nesse intervalo, o sindicato dos enfermeiros decidiu que os enfermeiros não fariam mais as atividades do PSE, porém isso não foi comunicado à escola.

No dia da segunda ação agendada pela equipe de saúde, para fazer a avaliação global dos alunos na escola, ninguém apareceu. As crianças chegaram com os cartões de vacina e a ficha de hanseníase preenchida (tirada cópia na escola no dia anterior, pois a secretaria não enviou), feito um convite avisando os pais sobre a avaliação dos alunos, reorganizadas as turmas

7 Durante a entrada no campo, ainda em 2014, culminou com o período da campanha eleitoral para presidente.

Nesse cenário, a professora do 4º ano fez uma eleição na sala para representante de turma, para discutir o cenário eleitoral. As mesmas propostas do aluno vencedor foram apresentadas no 3º encontro do GO.

Fonte: Autoria própria

nas salas de aula, para a turma avaliada não precisar ficar subindo e descendo, e nem a equipe de saúde ter que ficar se deslocando, tudo para viabilizar as avaliações, no entanto, ninguém apareceu.

Como o número de funcionários é inferior à demanda da escola, fui até a unidade de saúde saber o motivo da ausência, dessa forma obtive a informação sobre a decisão do sindicato dos enfermeiros sobre a paralisação deles no PSE, e que o médico iria apoiar a decisão em apoio à categoria da colega de profissão.

A dentista avisou que manteria suas avaliações, pois o faz independente de Programa. Dessa forma, a notícia foi levada para a escola, o que gerou muito desconforto. No entanto, o GO entrou em contato com a equipe do NASF para saber se a ação que foi pactuada aconteceria, e a ação conjunta foi mantida.

Assim, em outubro/2016 ocorreu a ação pactuada com a equipe de saúde junto aos familiares, no dia do plantão pedagógico, como mostra o fluxo a seguir:

Diagrama 2 - Resultados do terceiro encontro do Grupo Operativo (Soluções projetadas pelo Grupo Operativo-Aplicação de Soluções- Avaliação). Recife/PE, 2016.

SOLUÇÕES PROJETADAS:

4- Promover estratégias para aproximação da família no ambiente escolar e a

responsabilização dos pais com as crianças;

APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES PREVISTAS - Verificadas possibilidades junto aos

professores;

- Solicitado que alguém da saúde intervisse junto as famílias e definido o tema:

"Corresponsabilidade";

- Confirmada participação da equipe de saúde no encontro;

- Enviado convite para as famílias falando da presença da equipe de saúde;

- Durante uma semana antes do Plantão, comunicada verbalmente a importância de todos no dia do Plantão Pedagógico;

- Realizada conversa com os pais (Escola e Equipe do NASF).

AVALIAÇÃO PÓS APLICAÇÃO PELO GO PRESENTE

- Presença apenas das famílias que já são presentes.

Sameroff (2009), quando apresenta o modelo transacional, coloca a importância da regulação pelo outro e a interferência do meio durante todo processo de desenvolvimento, além da representação que podemos fazer diante de uma situação já experenciada. Como o grupo já havia vivenciado ações que não deram certo, muitos pensaram em desistir, mas como o trabalho foi uma construção do grupo, um foi apoiando o outro; apesar da frustração logo após as primeiras ações, novas estratégias foram pensadas para serem apresentadas no próximo encontro.

Diante disso, podemos pensar na regulação pelo outro olhando para vários eixos: o desânimo provocado no grupo; o fortalecimento das relações mútuas dentro da escola; o fortalecimento da integração família- escola; a possível regulação diante da complexidade das famílias.