• Nenhum resultado encontrado

Prezado (a) Senhor (a)

Estamos desenvolvendo uma pesquisa cujo título é “Compreensões de coordenadores pedagógicos sobre as habilidades socioemocionais em contextos educativos: um estudo das contribuições de Wallon para a educação socioemocional”. O trabalho é fruto de uma tese de Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Este é um convite para participar desta pesquisa e cabe a você decidir se quer participar. Se estiver interessada em participar, você e/ou seu representante legal deve ler este termo e assinar a última via para confirmar que concorda em participar da pesquisa. Esta pesquisa se justifica pela importância de considerar as bases afetivas no processo de ensino e aprendizagem e na Educação de modo geral e tem como objetivo investigar a constituição das habilidades socioemocionais para promover uma formação docente e discente mais afetiva, bem como compreender o motivo pelo qual essa preocupação se apresenta na Educação.

A metodologia utilizada para a realização da pesquisa se insere na abordagem qualitativa de pesquisa em Educação. A investigação será realizada com base em estudos teóricos na sua maior extensão, porém será analisada a compreensão dos professores coordenadores de escolas da Educação Básica quanto à questão da importância da afetividade no contexto da Escola. A proposta contemplará uma revisão da literatura a respeito da abordagem socioemocional para aprofundar o conhecimento sobre o tema e compreender que habilidades e competências são relevantes para melhoria do desempenho educacional e promoção do bem-estar dos sujeitos envolvidos. Sobre a formação do educador, utilizarei a pesquisa documental tendo como acervo a legislação que ampara e norteia a Educação: Diretrizes Curriculares Nacionais, Constituição Federal, LDB, Plano Nacional de Educação, Pareceres e Resoluções do Conselho Nacional de Educação.

No campo empírico, serão realizadas entrevistas, gravadas e depois transcritas, com coordenadores de escolas da rede de ensino, pública e privada, com o intuito de conhecer, nas suas narrativas, o que aparece sobre a questão das habilidades socioemocionais e como entendem, no cotidiano da escola, a necessidade das bases afetivas. Optou-se por trabalhar com três escolas, uma municipal, uma estadual e uma particular. As entrevistas serão elaboradas com base em perguntas abertas que permitirão aprofundar uma conversa com as pessoas que participam do universo escolar a fim de fornecer um panorama sobre a dimensão

afetiva no campo da Educação. A análise das respostas seguirá a proposta da Análise Textual Discursiva alicerçada pela abordagem Histórico-Cultural na perspectiva de Lev Vigotsky e Henri Wallon. Ressalta-se, nessa descrição, que os preceitos éticos serão mantidos em todos os contatos realizados/necessários conforme Resolução 466/2012 CNS que trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, mantendo, assim, o rigor, validade e fidedignidade dos processos metodológicos.

Nós pesquisadores garantimos que seu anonimato está assegurado e as informações obtidas serão utilizadas apenas para fins científicos vinculados a este projeto de pesquisa; podendo você ter acesso as suas informações e realizar qualquer modificação no seu conteúdo, se julgar necessário. Você tem liberdade para recusar-se a participar da pesquisa, ou desistir dela a qualquer momento sem que haja constrangimento, podendo você solicitar que as informações sejam desconsideradas no estudo. Mesmo participando da pesquisa poderá recusar-se a responder as perguntas ou a quaisquer outros procedimentos que ocasionem constrangimento de qualquer natureza. Está garantido que você não terá nenhum tipo de despesa financeira durante o desenvolvimento da pesquisa, como também, não será disponibilizada nenhuma compensação financeira.

Eu, Otavio Aloisio Maldaner, bem como Solange Castro Schorn assumimos toda e qualquer responsabilidade no decorrer da investigação e garantimos que as informações somente serão utilizadas para esta pesquisa, podendo os resultados vir a ser publicados no final do estudo. Se houver dúvidas quanto à sua participação poderá pedir esclarecimento a qualquer um de nós, nos endereços e telefones abaixo:

Otavio Aloisio Maldaner - UNIJUÍ - Rua do Comércio, 3000 – Bairro Universitário – 98700-000 - Ijui/RS. Caixa-postal: 560. Telefone: (55) 3332-0636 Ramal: 461 - e- mail: maldaner@unijui.edu.br. Solange Castro Schorn – Rua Júlio Lange, 350 – Bairro Lulu Ilgenfritz – Ijuí/RS. Fone: (55) 3332-7082 - e-mail: solschorn@gmail.com. Ou ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIJUI - Rua do Comércio, 3.000 - Prédio da Biblioteca - Caixa Postal 560 - Bairro Universitário - Ijuí/RS - 98700-000. Fone (55) 3332-0301, e-mail: cep@unijui.edu.br.

Todos os documentos ficarão sob a responsabilidade do pesquisador principal, por um período de cinco anos e após serão deletados e/ou incinerados. O presente documento foi rubricado e assinado em duas vias de igual teor, ficando uma com o entrevistado ou responsável legal e a outra com os pesquisadores.

Eu, ____________________________________, CPF____________________, ciente das informações recebidas concordo em participar da pesquisa, autorizando- os a utilizarem as informações por mim concedidas e/ou o meu prontuário.

_____________________________ Assinatura do entrevistado

_________________________ _______________________

Otavio Aloisio Maldaner Solange Castro Schorn

CPF: 028654169-68 CPF: 358541031-68

APÊNDICE D – Carta de solicitação às escolas de Coimbra/Portugal

Coimbra/Portugal, maio de 2017.

Prezado(a) Diretor(a).

Meu nome é Solange Castro Schorn, sou doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – PPGEC/UNIJUI – Brasil sob a orientação do Professor Doutor Otavio A. Maldaner. No momento realizo doutorado na modalidade de estágio sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação da Professora Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira.

Estou desenvolvendo uma pesquisa cujo título é “Compreensões de coordenadores pedagógicos sobre as habilidades socioemocionais em contextos educativos: um estudo das contribuições de Wallon para a educação socioemocional”. O trabalho é fruto de minha tese de Doutoramento justificada pela importância de considerar as bases afetivas no processo de ensino e aprendizagem em particular e na Educação de modo geral. Para o desenvolvimento dessa proposta de investigação é necessário conversar com a coordenação pedagógica da rede de ensino, pública e privada. A entrevista pretendida com os coordenadores na cidade de Coimbra contempla um dos objetivos propostos na pesquisa que visa uma análise comparativa sobre essas compreensões em escolas portuguesas e brasileiras. Portanto, solicito autorização para realização de uma entrevista com a coordenação pedagógica desta escola com a finalidade de conhecer a percepção e compreensão dos professores, via coordenação, quanto a importância das bases afetivas no contexto da escola. Os dados recolhidos serão divulgados no final do estudo sendo o anonimato dos seus protagonistas salvaguardado, incluindo a identidade da própria Instituição.

Agradeço desde já a compreensão e atenção dispensada. Atenciosamente.

Solange Castro Schorn

APÊNDICE E – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Prezado(a) Senhor(a),

Meu nome é Solange Castro Schorn, sou doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – PPGEC/UNIJUI – Brasil sob a orientação do Professor Doutor Otavio A. Maldaner. No momento realizo doutorado na modalidade de estágio sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação da Professora Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira.

Estou desenvolvendo uma pesquisa cujo título é “Compreensões de coordenadores pedagógicos sobre as habilidades socioemocionais em contextos educativos: um estudo das contribuições de Wallon para a educação socioemocional”. O trabalho é fruto de minha tese de Doutoramento e se justifica pela importância de considerar as bases afetivas no processo de ensino e aprendizagem em particular e na Educação de modo geral.

A entrevista pretendida com coordenadores de escolas públicas e particulares na cidade de Coimbra contempla um dos objetivos propostos da pesquisa que visa uma análise comparativa sobre essas compreensões nas escolas portuguesas e brasileiras. Sua colaboração consistirá numa entrevista individual sobre a questão da afetividade e habilidades socioemocionais no seu processo formativo, na prática pedagógica e como entende no cotidiano da escola a necessidade das bases afetivas. Os dados recolhidos serão analisados e publicados em atividades de natureza acadêmica.

Com o intuito de facilitar o registro dos dados gostaria de obter uma autorização para gravar, em áudio, a entrevista. Seu anonimato está assegurado e as informações obtidas serão utilizadas apenas para fins científicos vinculados a esta pesquisa, podendo você ter acesso as suas informações e realizar qualquer modificação no seu conteúdo se julgar necessário. Não existem respostas corretas ou incorretas, apenas sua opinião e relato sobre sua experiência de formação e na prática pedagógica.

Tem liberdade para recusar-se a participar da pesquisa ou desistir dela a qualquer momento sem que haja constrangimento, podendo solicitar que suas informações sejam desconsideradas no estudo. Mesmo participando da pesquisa poderá recusar- se a responder as perguntas ou a quaisquer outros procedimentos que ocasionem constrangimento de qualquer natureza. Está garantido que você não terá nenhum tipo de despesa financeira durante o desenvolvimento da pesquisa, como também, não será disponibilizada nenhuma compensação financeira.

Com o conhecimento e respaldo dos meus orientadores, Doutor Otavio A. Maldaner e Doutora Cristina M. C. Vieira, assumo toda responsabilidade no decorrer da investigação garantindo que as informações somente serão utilizadas para essa pesquisa, podendo os resultados vir a ser publicados no final do estudo. Todos os documentos ficarão sob minha responsabilidade por um período de cinco anos e, após, serão deletados e/ou incinerados. Se houver dúvidas quanto à sua participação poderá nos pedir mais esclarecimentos.

Eu,__________________________________________, ciente das informações recebidas concordo em participar da pesquisa, autorizando a gravação áudio da entrevista e utilização das informações por mim concedidas.

__________________________ __________________________ Assinatura do Entrevistado Solange Castro Schorn

Pesquisadora _______________________________________

Cristina M. C. Vieira e Otavio A. Maldaner Orientadores

APÊNDICE F – Roteiro das entrevistas

ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA