• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 1: O INL e um estágio em Comunicação de Ciência

1.2 Relato da Experiência de Estágio

1.2.3 Trabalhos realizados de forma autónoma

Desde o início do estágio que estava consciente da importância de ser necessário, em alguns momentos, tomar a iniciativa de realizar trabalhos de forma autónoma e que considerasse serem relevantes para ajudar ao melhor desempenho da comunicação do INL.

A primeira atividade realizada neste sentido prendeu-se com a elaboração de uma análise SWOT, que permitiu fazer um diagnóstico geral da entidade de estágio quanto ao nível interno e externo. Para estes dois cenários foram avaliados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças consideradas mais relevantes. Com este trabalho, procurei perceber o panorama geral da organização, reunindo informações sobre a mesma, de modo a ficar com uma ideia das suas principais características e aspetos diferenciadores face à concorrência, mas também das limitações existentes relacionadas com a sua atividade.

Após o INL Summit, preparei um documento com um balanço do evento e um conjunto de ideias e sugestões para as próximas edições. A ideia já me tinha sido sugerida por membros da equipa para pensar em algumas propostas para pôr em prática no evento desse ano. No entanto, como não tinha conhecimento e experiência neste âmbito, uma vez que seria a primeira vez que participava num evento desta dimensão e numa área tão particular como é a nanotecnologia, achei que poderia dar um

melhor contributo após o contacto com o evento. Neste seguimento, apresentei à equipa de comunicação do INL uma proposta com sugestões para melhorar a comunicação do evento nos anos seguintes. A apresentação incluiu pontes fortes e aspetos a melhorar no evento, sobretudo ao nível da sustentabilidade ambiental, marcada por muitos dos temas abordados nas diversas conferências. A realização deste trabalho deu-me uma motivação extra, mas também me deixou ansiosa, uma vez que iria mostrar à equipa com quem estava a colaborar as minhas capacidades na área. Por esta razão, a oportunidade de apresentar as minhas ideias constituiu um desafio de grande responsabilidade e que me colocou à prova a nível individual e profissional. O feedback da equipa em relação à apresentação foi muito positivo, sendo que gostaram de grande parte das ideias e iniciativas sugeridas e propuseram a melhoria de outras.

Nas últimas duas semanas de estágio, para além das necessidades de cada dia, ocupei o meu tempo na elaboração de uma estratégia de comunicação para uma rede social do INL. Isto porque, um dos objetivos de comunicação da organização para 2019 passava pela criação de uma conta no Instagram, pelo que resolvi propor uma estratégia de comunicação para esta rede social. O documento continha um pequeno enquadramento do que já existe ao nível digital na área científica, os principais objetivos com a criação da página no Instagram, os públicos a quem se dirige, mensagens-chave a comunicar aos diferentes públicos, o plano de ações criativas e a calendarização. A ideia agradou o meu orientador que me incentivou, desde logo, a desenvolver esse trabalho por considerar ser relevante para ajudar a alcançar um dos objetivos comunicacionais da organização. Contudo, já com o estágio a chegar ao fim, acabou por não haver oportunidade de apresentar o projeto à equipa, mas tal não ficou esquecido e ficou prometido que o faria numa data a combinar.

Este foi um dos maiores desafios que tive ao longo de todo o estágio, uma vez que tanto na licenciatura como no mestrado este tipo de trabalhos eram realizados em grupo. Aí havia um feedback imediato por parte de todos os elementos, enquanto que no estágio fui apenas eu a realizar esse projeto, o que por vezes me deixou com algumas dúvidas relativamente às minhas ideias. Tratava-se de um trabalho de cunho próprio, pelo que tive de estar preparada para lidar e aceitar possíveis críticas positivas e negativas e ao mesmo tempo defender a minha proposta, como se se tratasse da aprovação de um projeto por parte de um cliente.

Com o aproximar do fim do estágio avizinhava-se a altura natalícia, com a chegada do mês de dezembro. O INL decidiu organizar um jantar de natal com todos os seus colaboradores, no dia 14 de dezembro. A organização do evento ficou a cargo da unidade de comunicação, o que exigiu que a sua preparação fosse feita com alguma antecedência, de modo a não ser apenas um jantar de empresa

mas um momento de convívio e descontração. Assim, consegui ainda estar presente em boa parte da organização do evento. A unidade de comunicação tinha já pensada uma série de atividades e jogos a realizar, com base no jantar de natal dos anos anteriores. Contudo, a equipa pretendia fazer algo diferente e original. Desde logo, mostrei-me disponível para procurar algumas ideias criativas para jantares de empresa sugerindo, por exemplo, alguns jogos em grupo. No ano anterior, a equipa tinha criado um quizz online sobre o INL. Com base neste jogo, criei um outro quizz com novas perguntas e respostas. Além disso, pensei ainda em proporcionar um momento divertido com a atribuição de awards aos colaboradores da organização, ou seja, títulos criativos e engraçados característicos de uma determinada pessoa. Por exemplo, o prémio para o INLer que chega mais vezes atrasado às reuniões. Sugeri 10 ideias, pelo facto de o INL comemorar 10 anos de existência, que depois foram aperfeiçoadas em conjunto com a restante equipa de comunicação, com a atribuição de um nome a cada uma dessas categorias acompanhadas por uma música característica.

A colaboração neste evento interno deixou-me bastante satisfeita e foi, sem dúvida, um dos projetos que mais gostei de fazer parte no decorrer do estágio. O INL é uma organização internacional que procura atingir objetivos externos, no entanto, há que realçar que os públicos internos constituem parte integrante dessa entidade, sendo essenciais ao seu funcionamento. Por isso, a realização de eventos deste género contribui para o aumento do sentido de pertença à organização.

Todos estes trabalhos que fui realizando por iniciativa própria contribuíram para o meu crescimento comunicacional ao longo do estágio. Senti que me foi dado mais espaço ao longo desse período para mostrar as minhas capacidades, assim como oportunidades de participar em projetos com grande importância para a comunicação do INL, interna e externamente.