• Nenhum resultado encontrado

Você tem religião ? ( )sim ( )não Se a resposta for sim, qual?

APÊNDICE A Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Campus Universitário – Br 101 – Lagoa Nova – Natal, RN.

1. Dados pessoais dos adolescentes

1.8 Você tem religião ? ( )sim ( )não Se a resposta for sim, qual?

2 Questões sobre sexualidade

2.1 O que é sexualidade para você?

2.2 Com quem você conversa sobre sexualidade? 2.3 Você conversar com seus pais sobre sexualidade?

2.4 Na escola os professores conversam ou compartilham conhecimentos sobre sexualidade? 2.5 Você tem alguma dúvida sobre sexualidade? Qual?

2.6 Você conhece os métodos contraceptivos?

2.7 Já utilizou algum método? Se a resposta for afirmativa. Qual foi o método e qual o motivo da escolha? Se a resposta for não, qual método escolheria e porque?

2.8 Você sabe o que é uma doença sexualmente transmissível? Se a resposta for afirmativa quais você conhece?

2.9 O que pode ser feito para evitar a contaminação por doença sexualmente transmissível? Você já adquiriu alguma? Se a resposta for sim, qual foi?

REPRESENTACIONAL

102

APÊNDICE C: Dinâmica de Grupo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Campus Universitário – Br 101 – Lagoa Nova – Natal, RN. CEP: 59072-970. Fone/fax: (84) 3215-3196. E-mail: pgenf@pgenf.ufrn.br

Título: : “Habilidades de vida frente à sexualidade do adolescente:Um Estudo Representacional DINÂMICA DE GRUPO

Codificação Nº: _____ Data Realização/Horário: _________

Roteiro adaptado do Projeto Acolher: Adolescer, compreender, atuar, acolher.(2001. p.214). PARTE 01

A estória de Camila

Camila tem 15 anos e é filha mais velha, numa família de três irmãos. A sua mãe era funcionária de uma escola e trabalha o dia inteiro; à noite, mesmo quando está atarefada, sempre encontra um território para conversar com os filhos e ver se vai tudo bem com eles. O pai também trabalha o dia todo em uma firma.

Quando terminou a 8ª serie, Camila foi com a família de sua melhor amiga passar férias em Natal a primeira vez que ela viajava sem a sua própria família e por isso sua mãe a fez mil recomendações, mesmo confiando no bom sendo da filha e acreditando que havia lhe dado todo tipo de informação possível sobre sexualidade.

O sol, a praia, o calor, tudo era maravilhoso e Camila sentia que estava vivendo o melhor período de sua vida. Teve certeza disso quando conheceu Tiago. Um menino de Macau, 18 anos, olhos cor de mel.

O namoro corria solto, gostoso, até que um dia Tiago convidou Camila a ir a casa em que ele estava hospedo porque todo mundo tinha ido para um show e eles poderiam ficar a noite juntos, sozinhos e tranqüilos.

Camila pensou um pouco e resolveu aceitar. Afinal, estava apaixonada e se sentia preparada pra iniciar sua vida sexual.

• Quem teria que pensar em contracepção? Camila ou Tiago?

• Como vocês imaginam que seria um papo sobre contracepção entre os dois? • Como eles poderiam prevenir?

REPRESENTACIONAL

103

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Campus Universitário – Br 101 – Lagoa Nova – Natal, RN. CEP: 59072-970. Fone/fax: (84) 3215-3196. E-mail: pgenf@pgenf.ufrn.br

Título: “Habilidades de vida frente à sexualidade do adolescente:Um Estudo Representacional DINÂMICA DE GRUPO

Codificação Nº: _____ Data Realização/Horário: _________

Roteiro adaptado do Projeto Acolher: Adolescer, compreender, atuar, acolher.(2001. p.214). PARTE 02

A estória de Camila

Quando chegou na casa de Tiago, Camila teve certeza que a transa ia rolar. Tiago estava super romântico. Foram para um canto da sala e começaram a se acariciar.

Um dado momento Camila disse que era virgem, que não tomava pílula e que tinha medo de engravidar. Tiago acalmou-a dizendo que ninguém engravidava na primeira vez que transa, que ele tinha certeza.

Camila então, lhe disse que sua mãe sempre lhe dizia que se cuidasse e que todo mundo deveria usar camisinha por causa da aids. Tiago ficou nervoso e disse: “Transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Além do mais eu não sou homossexual, nem tomo drogas. Não ponho camisinha de jeito nenhum.

• A menina pode engravidar na primeira vez que transa?

• O que vocês acharam da atitude de Tiago quando Camila lhe pediu que usasse camisinha?

• O que vocês acham que Camila fez quando Tiago se recusou a usar o preservativo? • O que vocês acham que ela deveria ter feito?

• O que vocês acharam da afirmação de Tiago quanto a não ser homossexual nem tomar drogas e portanto não ter aids?

REPRESENTACIONAL

104

Apêndice D: Termo de autorização da escola

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Campus Universitário, s/n, BR 101 – Lagoa Nova – Natal/RN - CEP: 59072-970

Fone/fax: (84) 3215-3196 / E-mail: pgenf@pgenf.ufrn.br

Ofício n.º 20/08 PPGEnf Natal/RN, ____ de _______ de 2008. Senhora Hilda da Silva Melo

Secretária de Educação do Município de Jandaíra/RN

O Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFRN conta atualmente, no seu Programa de Pós-Graduação, com o Curso de Mestrado em Enfermagem e com 03 Bases de Pesquisa, entre elas a Base “Enfermagem Clínica”. Dentro deste contexto, a enfermeira, mestranda Senei da Rocha Henrique Macedo, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem desta Universidade, orientanda do Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, está desenvolvendo uma pesquisa intitulada: “Habilidades de Vida Frente à Sexualidade do Adolescente: Um Estudo Representacional”, Objetivo geral:Apreender as representações sociais do adolescente sobre sua sexualidade a partir das habilidades de vida.Apresentando como objetivos Objetivos específicos: 1- Descrever valores, tabus e preconceitos em relação à sexualidade na adolescência; 2-Identificar o conhecimento sobre o uso dos métodos contraceptivos, DST´s e as condições de risco; 3- Identificar as habilidades dos adolescentes no que concerne à vivência da sexualidade.

A coleta de dados deste estudo será realizado em momentos específicos e complementares configurando um único corpus de dados. No primeiro, os adolescentes responderão a uma entrevista semi-estruturada com 09 questões abertas, além dos dados socioantropométricos (ver apêdice B). No segundo, definidos os sujeitos participantes, será aplicado uma dinâmica de grupo. Este procedimento está embasado em duas técnicas conjugadas, o sociodrama e o psicodrama, a partir da dramatização de uma história. A história adaptada para o linguajar local baseia-se no Estudo de Caso da História de Camila (ABEn, 2001:214). O exercício proposto subdivide-se em três atos. Para tanto, solicitamos o espaço físico para aplicação do instrumento e observação das atividades. Ao mesmo tempo, pedimos autorização para que o nome desta instituição possa constar no relatório final.

Reconhecendo a importância do trabalho a ser desenvolvido, solicitamos a vossa aquiescência em permitir o acesso da referida mestranda para a realização da coleta de dados desta investigação junto aos adolescentes matriculados e que estiverem freqüentando no momento da pesquisa, a Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Prefeito José Assunção Costa do Município de Jandaíra-RN.

Outrossim, salientamos que os dados serão mantidos em sigilo de acordo com a Resolução do Ministério da Saúde 196/96 que trata da Pesquisa em Seres Humanos e que estes serão utilizados tão somente para a realização deste trabalho.

Na certeza de contarmos com a colaboração e empenho desta direção agradecemos antecipadamente e ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Prof. Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Orientador

REPRESENTACIONAL

105

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Campus Universitário, s/n, BR 101 – Lagoa Nova – Natal/RN - CEP: 59072-970

Fone/fax: (84) 3215-3196 / E-mail: pgenf@pgenf.ufrn.br

Ofício n.º 21/08 PPGEnf Natal/RN, ____ de _______ de 2008. Senhora Maria Leoneide Soares da Silva

Diretora da Escola Estadual Fabrício Pedrosa, localizada no Município de Jandaíra/RN

O Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFRN conta atualmente, no seu Programa de Pós-Graduação, com o Curso de Mestrado em Enfermagem e com 03 Bases de Pesquisa, entre elas a Base “Enfermagem Clínica”. Dentro deste contexto, a enfermeira, mestranda Senei da Rocha Henrique Macedo, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem desta Universidade, orientanda do Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, está desenvolvendo uma pesquisa intitulada: “Habilidades de Vida Frente à Sexualidade do Adolescente: Um Estudo Representacional”, Objetivo geral:Apreender as representações sociais do adolescente sobre sua sexualidade a partir das habilidades de vida. Objetivos específicos: 1- Descrever valores, tabus e preconceitos em relação à sexualidade na adolescência; 2- Identificar o conhecimento sobre o uso dos métodos contraceptivos, DST´s e as condições de risco; 3- Identificar as habilidades dos adolescentes no que concerne à vivência da sexualidade.

A coleta de dados deste estudo será realizado em momentos específicos e complementares configurando em dois corpus de dados. No primeiro, os adolescentes responderão a uma entrevista semi-estruturada com 09 questões abertas, além dos dados socioantropométricos (ver apêdice B). No segundo, definidos os sujeitos participantes será aplicado uma dinâmica de grupo. Este procedimento está embasado em duas técnicas conjugadas, o sociodrama e o psicodrama, a partir da dramatização de uma história. A história adaptada para o linguajar local baseia-se no Estudo de Caso da História de Camila (ABEn, 2001:214). O exercício proposto subdivide-se em dois atos. Para tanto, solicitamos o espaço físico para aplicação do instrumento e observação das atividades. Ao mesmo tempo, pedimos autorização para que o nome desta instituição possa constar no relatório final.

Reconhecendo a importância do trabalho a ser desenvolvido, solicitamos a vossa aquiescência em permitir o acesso da referida mestranda para a realização da coleta de dados desta investigação junto aos adolescentes matriculados na Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Fabrício Pedrosa do Município de Jandaíra-RN.

Outrossim, salientamos que os dados serão mantidos em sigilo de acordo com a Resolução do Ministério da Saúde 196/96 que trata da Pesquisa em Seres Humanos e que estes serão utilizados tão somente para a realização deste trabalho.

Na certeza de contarmos com a colaboração e empenho desta direção agradecemos antecipadamente ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Prof. Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Orientador

REPRESENTACIONAL

106

REPRESENTACIONAL

107 ANEXO A: DECLARAÇÃO DAS ESCOLAS

REPRESENTACIONAL

108

REPRESENTACIONAL

109