• Nenhum resultado encontrado

Os direitos do cliente como uma questão ética.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Os direitos do cliente como uma questão ética."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

OS DIREITOs DO CLiENTE COMO UMA QUEsT AO ETICA

TH E C U STO M E R R I G HTS AS A ETH I C M OTTE R

L O S D E RE C H O S D E L CLi E NTE C O M O U NA C U ESTI O N ETI CA

Narciso Vieira Soares 1 Valeria Lerch Lunardi 2

RES U M O : As autoras fazem u m a reflexao sobre os i mpasses da pesq u isa em enfermagem e sua relagao com a pratica , fu ndamentada na "filosofia de praxis' .

I nicial mente, d iscutem a relagao entre teoria e pratica n u m a perspectiva fi losofica . Fazem u m a revisao sintetica do conheci mento em e nferm a g e m , neste secu lo e fi nal izam apresentando a d i a l etica das i nteragoes como uma possi bilidade de avangar para alem dos territorios onde se detem a d i aletica d o trabalho. Para as autoras, areas do conhecimento tao com p l exas como as relacionadas ao processo saudel doenyal cuidado nao podem ser inteiramente recobertas pel as ciencias formais ou somente pelas ciencias biologicas e sociais; u m p rojeto epistemologico consi stente nao pode d esconsidera r u m a tercei ra regiao da d i a l etica da razao , a d ialetica das representayoes.

PALAVRAS-C HAV E : pesq u isa em enfermag e m , fi losofia e enfermagem

SUM MARY: Despite the technolog ical progress in the health field , the symmetrical relationships between customers, health professionals and i nstitutions has not achieved an acceptable leve l . This resea rch presents a theoretical d iscussion on eth ics and customer rights matters in the d a i ly n u rsing service. It approaches the asymmetry of the relationship between health professionals and customers; the exchange of knowledge as a possibility of red ucing this asymmetry; the users the of health service as consu mers; bioethic and its principles; the q uestioning of daily practice as essential to eth ics. It emphasizes the importance of refl ection on the pat of n u rses in relation to eth ic problems, in order to com m it these professionals with the social transformations.

KEYWO RDS: customer's rig hts, eth ics, q u estioning

RES U M E N : A pesar de los avances tecnolog icos en el area de la salud , u n a s relaciones mas si metricas entre clientes , profesionales e institu ciones a u n no han avanzado 10 suficiente. EI estu d i o presenta una profund izacion teorica de las cuestiones eticas y sobre los derechos del cliente en el trabajo cotid iano de enfermeria. Se plantea la asi metria presente en la relacion entre el profesional de la salud y el cliente ; los ca mbios e i ntercambios de saberes como una posi bilidad de reducir la desig ualdad ; los usuarios de los servicios de salud como consumidores; la bioetica y sus principios; l a problematica d e la practica coti d i a n a ente n d i d a como una necesidad etica. Se destaca , asi, la im portancia de que el enfermero reflexione sobre los problemas eticos para u n mayor compromiso en la tra nsformaci6n d e la rea l i d a d .

PALAB RAS C LAV E : derechos d e los clientes , etica , proble matica

Recebido em 26/08/200 1 Aprovado em 06/02/2002

1 Enfermeiro . Mestre em Assiste ncia de E nfermagem . Doce nte do C u rso de G rad u a :ao em Enfe rmagem da U n iversidade Regional I ntegrada do Alto U ru g u a i e das M iss6es - U R I - C a m p u s de Sa nto Angelo. Membro do Grupo de Estudos e Pesq u isas e m E nferm agem Saude e E d u ca:ao ( G E P E S E/U R I ) .

2 Enfermeira. Mestre e m E d u ca:ao, Doutora em E nfe rm ag e m . P rofessora Adj u nto I V d o Departame nto de Enfermagem da F u n d a:ao U n iversidade Federal do Rio Grande. Pesq u isadora do C N P q .

(2)

A ASSIMETRIA PRESENTE NA RELACAo ENTRE o PROFISSIONAL DA SAU D E E 0 CLIENTE

Nas ultimas decadas, tem se verifi cado g rande crescimento do saber na area da saude. A enfermagem , a l e m d e b u scar atu a l i z a r-s e , v e m a p rofu n d a n d o reflexoes e q u estio n a m entos sobre a s u a p ratica cotidiana, afim de enfrentar esses desafios, bem como as q uestoes eticas ou d i lemas eticos que s u rg e m , c o m essa expansao tecn olog ica crescente . N este texto , a p rese nta-se u m a p rofu n d a m e nto teorico acerca das questoes eticas e dos d i reitos do cliente no cotidiano do trabalho da enfermagem .

Apesar dos ava n :os n a a rea d o diag nostico e do tratamento, rela:oes mais simetricas entre clientes, profissionais d a saude e i n stitu i :oes , parecem nao ter avan:ado suficientemente . Sao muitas as situa:oes d o c o t i d i a n o p ro fi s s i o n a l q u e d e m o n s t r a m a continu a:ao de u m a rela:ao , pred o m i n a ntemente, vertica l izad a , paterna l i sta e autoritari a .

A autonomia d o s e r h u m a n e e consid erad a u m d i reito nato , mediante a q u a l 0 cl iente pode a g i r d e acordo com s u a vonta d e , fazer esco l h a s d o q u e e m e l h o r para s i com o u m sujeito socio-i n d ivid u a l , historico e n a o espera r, estar a merce da concessao de benesses e da vontade dos outros . Ser autonomo significa ter l i berdade d e pensamento , sem coa:oes i nternas ou externas, poder o ptar e decid i r, dentre as alternativas que dispoe, a que melhor Ihe convem como um ser de rela:oe s . 0 res peito ao sujeito autonomo deve pressupor que se aceite 0 "pluralismo etico-social, caracteristico de nosso tempo; e reconhecer que cada pessoa possu i pontos d e vista e expectativas proprias quanto a seu desti n�, e q u e e ela quem deve deliberar e tomar decisoes seg u i n d o seu proprio plano de vida e a:ao , embasada e m cre n :as , aspira:oes e valores proprios" ( F O RTE S , 1 998, p. 39).

A a:ao d o p rofi s s i o n a l d a saude d eve ser orientada para 0 respeito a l i berd a d e d e escolha d o cliente , d i a nte d a situa:ao q u e I h e e apresentad a , t e n d o p re s e n t e q u e 0 c o rp o , a d o r, a d o e n : a , pertencem a e l e e , a m e d i d a q u e v i o l a rmos s u a autonom i a , estaremos trata nd o-o com o m e i o e n a o como fim em si mesmo; na medida em que este cliente exercer s u a auton o m i a , reco n hece n d o tanto seus d i reitos como seus d evere s , e stara con stru i n d o , ta mbem, s u a cidada n i a .

A cidad a n i a pos-moderna esta voltada para a preserva:ao da vida e dos d i re itos soci a i s , do meio ambiente, da democraci a , d a l uta contra a excl usao social e a marginaliza:ao dos sujeitos, ensejada pela g l obal iza:ao d a eco n o m i a ( B E RTAS O , 1 99 8 ) . A cidadania pressu poe i g u a l d a d e d e d i reitos , i m p l ica uma rela:ao rec i p roca de res p eito aos d i reitos e deveres entre os cidadaos e 0 Esta d o , visando a material iza:ao dos d esejos d o sujeito , atraves de

d i s c u s s o e s s o c i o - p o l i t i ca s ; a p a rt i c i p a : a o dos e n v o l v i d o s n e s s e e s p a : o p o d e s i g n i fi c a r a re d i stri b u i :a o d o s d i re i t o s a to d o s , evita n d o a transforma:ao d o outro e m obj eto a ser possu ido.

Gauderer ( 1 995, p . 1 4) considera que "a nossa postu ra e, por forma:ao e tambem , por for:a do oficio, autoritaria, dogmatica , paternalista , e esta se tornando mais lexivel, democratica e de parceria com 0 paciente e a com u n id a d e , devido as m u d a n :as ocorridas no cidadao". Apesar d e j a serem observadas mudan:as nessas rela:oes , principalmente nos grandes centros, nos q uais os q u estionamentos bem como as pressoes da coletividade sao m a i o res, 0 q u e tem exigido dos profissionais da saude uma postu ra mais democratica , esta nao parece ser a ton ica d o m i n a nte, tendo em vista as m u ltiplas d iferen:as regionais e cu ltu rais do pais. Essa rela:ao d e poder, entre os profissionais e os clientes , ven se reprod uzindo ao longo da historia, nos servi:os d e s a u d e e nas sociedades em gera l . F o u ca u lt ( 1 990) resgata , metaforica mente, 0 q u e d e n o m i n a d e " Poder Pasto ra l " , ou sej a , 0 poder d o pastor sobre s u a s ovelhas e 0 rebanho como u m todo, para favorecer 0 entendimento de mu itas das rela:oes patern a l i stas , presentes nas sociedades mod ernas , tanto na rel a:ao d o Estado com a popula:ao e os i n d i v i d u o s co m o , em e s p e c i a l , no exerc i c i o d a m ed i ci n a , n a fam i l i a , n a s socied ades beneficentes , entre outros, q u e se enco ntram bastante articu ladas . Nesta rela:ao desig u a l , 0 pastor se recon hece como responsavel por suas ovelhas e pelo rebanho, de q uem exige obed ienci a , a exposi:ao de s i , da sua vida, assim co mo a n ega:a o de si. De modo semel hante, m u itas das rel a:oes que se dao entre os homens e, em especia l , entre os profissionais d a saude e os c l i e ntes, ta m b e m , s e faze m , d e modo d e s i g u a l , a p a rente m ente, sem reco n h ecer s e u s d i fe rentes saberes, historias, modos de ser e de viver. Na maioria das vezes, ainda, m u itos profissionais, reconhecendo­ se como responsaveis pelo cliente , decidem sem consu lta-Io, acred itando, de modo autoritario, que sao os que sabem 0 que e m e l h o r para ele e q u e estao, talvez, agindo d e u n modo adequado e aceitavel .

o profi s s i o n a l freq u e nteme nte tem exi g i d o o b e d i e n ci a , p o r p a rt e d o s c l i e n t e s , p a ra s u a s prescri:oes e orienta:oes , visando a mod ifica:ao d e s e u s h a b itos , c o m o a p a re nte p re-req u i s i to p a ra melhorar e asseg u rar a s u a saud e . D iversos fatores, entao, tem contri b u i d o para ma nter 0 iente nessa rela:ao d e obed iencia e dependencia para com 0 proissional da saude como a falta de informa:ao sobre seu proprio processo saud e-doen:a; as d iferen:as de saberes e de linguagem entre 0 cliente e 0 profissional, sem q u e seja feito um esfor:o na is sign ificativ� , por sua p a rte , n o s e n t i d o d e m o d ificar esta re l a :ao assimetrica .

(3)

A T R O C A D E S A B E R E S C O M O U M A POSSIBILIDADE DE REDU CAo DA ASS I M ETRIA ENTRE 0 PROFISSIONAL E 0 CLIENTE

Como ja referi d o , percebe-se a informa;ao c o m o e l e m e n to fu n d a m e n t a l no p r o c e s s o d e a uton o m i a d o c l i ente . A co m u n i ca;ao e n tre as pessoas se da mediante a transmissao de u m saber, de u m fato ou d e u m senti mento, u m i nterca mbio de informa;oes, u m a intera;ao , e m q u e 0 cli ente e 0 profission a l , com partilhando suas vivencias, anseios e duvidas, buscam "ser m a i s" 3 em suas rela;oes .

M u itas vezes, os profissionais, e nvolvidos em m u l t i p l o s a f a z e re s , e x e r c e n d o f u n ; o e s q u e , necessa riamente , nao sao suas, alegam nao d ispor de tempo suficiente ou, q u e m sabe, nao p riorizam esse momento de intera;ao, de troca de experiencias e de informa;oes.

Por outro lado, 0 saber d o cliente sobre s i , seu m o d o de se c u i d a r, s e u p ro b l e m a v i v i d o , freqUentemente, tam bem , nao tem se constitu [do em mensagem a ser tra n s m itida aos p rofissionais d e saude, nao tem encontrado espa;o para ser veiculado, seja por fa lta d e reco n h e c i m e nto d o seu valor e i m porta n c i a . A troca d e s a b e re s , 0 d i a l ogo e "0 ca m i n h o p e l o q u a l o s h o m e n s e n c o n t r a m s e u sign ificado enquanto homens; 0 d i a logo e , pois , u m a necessidade exi stencial" ( F R E I R E , 1 980 , p . 82). A medida q u e os homens problematizam e refletem sobre sua pratica coti d i a n a , tendo consciencia de si e da realidade que os cerca , reconhecem que, para transforma-Ia, necessitam com u nicar-se com outros hom ens, considerar que nao tem verdades absolutas , e que, por vezes, podem estar equ ivocados.

Quanto mais i nformado estiver 0 cliente, mais op;oes tera de escolhas para d ecid i r 0 q u e e mel hor para si, pois a i nforma;ao "e a base da decisao, do j u l g a m e n t o e da p o n d e ra ; a o . A i n fo r m a ; a o amad u recida pela vivencia e pela experiencia nos permite transcender a l i berdade, proporcionando-nos um estado de i nterdependencia com as pessoas e 0 m u ndo a nossa volta , rela;ao esta d e i g u al d a d e , autonomia e liberdade" (GAU D E R E R , 1 995, p . 1 2 ).

A i nfo rma;ao e um d i re ito i n a l i e n avel d o cidadao, ou sej a , 0 h o m e m , para t e r a sua cond i;ao de cidadao reconheci d a , a p ri n c l p i o , req uer 0 d i reito total e i l i m itado de saber tudo 0 q u e diz respeito a s i , sobre s e u corpo , sua saude e s u a d oen;a , u m a vez q u e "esse corpo, essa saude au essa doen;a Ihe petencem" , e nao ao profissional q u e 0 assiste . Ao ser atendido pelo profissional d e s a u d e , permite-Ihe

lidar consigo, "mas nao Ihe outorga necessariamente o dire ito de, un ila te ra lm e n te, decidir por ele ' (GAU D E R E R , 1 995, p . 47).

As d iferen;as d e saber, culturais, hist6ricas e sociais, assim como a sua comunica;ao, concretizada atraves d e uma l i n g u agem tecni ca util izad a pelos profissionais da saude, podem ser destacad as como poss[veis barre i ras para 0 entendimento do cli ente . D iante da inco m preensao do q u e 0 profissional esta Ihe propondo e da com plexidade do que pode estar Ihe ocorrendo, 0 cam i n h o mais facil pod e ser aceitar passivamente, sem q u estionar 0 que Ihe e oferecido. o modo de com u n icar d etermi nados saberes , ainda, pode esta r sendo utilizado como exercicio de poder por parte dos p rofi s s i o n a i s da s a u d e frente aos clientes .

OS CLIENTES DOS SERVICOS DE SAU DE COMO CONSUMIDORES

o d i re i t o a s a u d e e o s d i re i t o s s o c i a i s c o m e ; a m a s e re m re c o n h e c i d o s e m t e r m o s u n iversais, a partir da Seg u n d a Guerra Mundial , com o s u rg i mento de varios movimentos e c6d igos em d e fe s a d o s d i re i t o s h u m a n o s e d e c6 d i g o s questionando 0 poder do Estado, e m rela;ao aos seus cidadaos, destacadamente, a l uta pelos d i reitos a saude. Conforme No Brasil, pode-se destacar a "Cata dos D i reitos do Paciente" ( M EZO M O , 200 1 , p. 294) emitida pelo Conselho de Saude do Estado de Sao P a u l o , e l a b o r a d a p o r o rg a n i z a ; o e s n a o ­ governamentais e vol u ntarios. Tendo, como objetivo , a d efes a d o s cl i e ntes p o rt a d o res d e pato l o g i a s cronicas, esta fundamentada na amplia;ao d o respeito ao principio da autonom ia e dos d i reitos dos clientes nos servi;os de saude. Deve-se ressaltar, tambem, a i m porta ncia d os Conselhos M u n icipais de Saude, i n stitu [dos pela Lei nO 8 . 1 42/9 0 , que, com poder deli berativo , tem como atri b u i ;oes tra;a r di retrizes para as pol lticas de saude e fiscalizar sua execu;ao, dentre outras; representam importantes instrumentos s o c i a is p a ra os q u a i s p o d e m s e r d i re c i o n a d a s reivindica;oes das coletividades.

A s c i e n c i a s b i o m e d i c a s tem b u s c a d o respostas a s m u l t i p l a s q u e stoes emerg i d a s , n a pratica , levando ao aumento de pesq u isas com seres h u manos, 0 q u e pode envolver d i lemas eticos d iante dos poss[veis conflitos representados pelos interesses dos pesq u isad ores e dos sujeitos da pesq uisa. A Resol u ;ao 1 96/96 do Conselho Nacional de Saude do M i n i sterio d a Saude ( B RAS I L , 1 996 ) tem como

3 0 ser mais, para F re i re ( 1 9 8 0 ) , e 0 p rocesso no qual 0 homem , refl eti ndo sobre seu esta r no m u ndo e com 0 mundo, conhecendo-se a s i , identificando s u as l i mita:oes e aquelas q u e se i m poem a sua a:ao , procura formas de venc�-I a s . J a , p a ra Paterson e Z d e ra d ( 1 9 8 8 ) , 0 s e r mais e 0 p rocesso d o s e r h u m a ne constru [ d o atraves d o relacionamento consigo m e s m o e com os outros, para tornar 0 seu viver mais h u m a name nte possive l .

6 6

(4)

objetivo esta belecer normas reg u l a m entadoras d e pesq uisas, c o m seres h u m a nos, representando u m ava n ;o n a d efe s a d a s p e s s o a s e i n s t i t u i ;o e s envolvidas. Ela incorpora , sob a otica d o s individuos e das coletividades , os principios d a bioetica , ou sej a , a auto n o m i a , a beneficencia , n a o m a l efi ce ncia e j u st i ;a , a s s e g u ra n d o o s d i re i tos e d everes d o pesq uisador, bem como d o s ujeito d a pesq u isa, d a institui;ao e d o Esta d o . Atraves d o Consenti mento Livre e Esclareci d o , 0 s uj e ito da i nvesti ga;ao e re s p e i t a d o e m s u a a u t o n o m i a , p o i s , a p o s o s escl areci me ntos e expl i ca;oes sobre a natu reza da pesq uisa, seus riscos e beneficios, pod era autorizar ou nao a sua participa;ao na mesma ( G E LAI N , 1 998). A cria;ao do Codigo de Defesa do Consumidor , ( B RAS I L , 1 99 8 , lei 8078/90) sign ifico u um avan;o para os d i reitos do cidadao, destaca ndo-se 0 a rtigo 6°, incisos I e I I I , que asseg u ra m "a prote;ao da vida , da saude e seg u ra n ;a contra riscos provocados por p raticas no forneci m e nto de p rod u tos e servi;os considerados perigosos ou nocivos" . Preve , ainda, 0 direito do consumidor receber a "informa;ao adequada e clara sobre os d iferentes p rod utos e servi ;os , com especifica;ao correta de q uantidade, caracteristicas, composi;ao, q ualidade e p re;o , bem como sobre os riscos que a p re s e n t a re m ; " a p rote;ao contra a publ icidade enganosa e abusiva , a efetiva preven;ao e re p a ra ; a o d e d a n o s p at r i m o n i a i s e m o ra i s , individuais, coletivos e d ifusos .

A BIOETICA E SEUS PRIN CiPIOS

A patir de 1 960, intensiicam-se os movimentos reivindicatorios dos d i reitos d a s pessoa s , s u rg i n d o , entao, a disci p l i n a d e bi oetica ( b i o s = vid a ; eti ca =

ethos), fruto d e d iscussao e q u estionamento acerca dos complexos problemas eticos e dos dilemas morais causados pelo prog resso das ci encias biomed icas e desenvolvi mento tecnologico acontecido nas u ltimas decadas (LU NA; SAL L E S , 1 995).

A bioetica emerg e , entao, como u ma ciencia fruto de reflexoes acerca dos p roblemas morais q u e emergiram n o campo da vida, da saude, apresentando, como caracteristica fu ndamenta l , a defesa dos direitos do cliente, reconhecendo-o como sujeito . Beuchamp e Childress ( 1 979) desenvolvem q u atro pri n cipios classicos d a bioetica , a a uton o m i a , a beneficencia, a n a o m a l e fi c e n c i a e a j u st i ; a , a p re s e n ta n d o a diferencia;ao entre principios e regras . Os principios, segundo os autores, "baseiam-se em um n ivel de j ustifica;oes mais gerais e fu n d a m e ntam as reg ras", enquanto q u e as reg ras g u i a m e j ustificam as a;oes nos casos particu lares (LU NA; SAL L E S , 1 995, p . 25). Como exemplo de regra, tem-se que 0 enfermeiro deve respeitar a decisao do cliente e m aceitar ou nao a se submeter a determ i n a d o trata mento . N este caso, a

reg ra e j ustificad a pelo principio da a utonomi a . o p ri n c i p i o d a j usti ;;a " o b r i g a a g a rantir a d istribui;ao justa , equitativa e u niversal dos beneficios dos sevi;os de saude" (PESS I N I ; BARC H I FONTAINE, 1 996, p . 44) ; entendido como u m conceito normativo, t e m c o m o o bj e t i v o b e n efi ci a r os m e m b ro s d a coletividade q u e nao podem, e m fun;ao d e seus n iveis de ren d a , cultura, entre o utros , busca r no mercado a satisfa;ao de suas necessidades n a a rea da saude. Para concretiza;ao d este principio, e necessario que todos os individuos tenham as mesmas oportunidades e m rela;ao a s u a sa u d e . Por outro lado, a situ a;ao de desig ualdade a nterior dos clientes que procu ram os servi;os d e saude poderia ser q uestionada.

o p ri n c i p i o da a u to n o m i a b a s e i a -s e no reconhecimento d a capacidade da pessoa decidir a u to n o m a m e nte q u a nta a s q u estoes que d izem respeito a si propri a , reconhecendo-se dona de suas

proprias a;oes e d ecisoes . A autonomia (autos, eu;

nomos, lei) e a capacidade humana, de governar-se a si mesma, de agir de acordo com sua vontade, atraves de esco l h a s ao seu a l cance, d i a nte de objetivos e s ta b e l e c i d o s p e l a p r o p r i a p e s s o a . A d e c i s a o autonoma n a o deve ser for;ada; 0 individuo, de posse das informa;oes relevantes e necessarias, bem como das op;oes reais de esco l h a , pod era decid ir 0 q u e e melhor para s i . 0 cliente, ao recusar-se a se submeter a d eterm i n a d o p roced i m ento , te n d o recebido as i nform a;oes necessari a s , estara exercita ndo 0 seu d i reito a autonom i a .

Seg u ndo Lara e Fuente , citados p o r Schneider et a l . ( 1 9 9 5 , p. 1 7 1 ) , "se 0 valor fu ndamental do profissional esta baseado n o bem estar, no principio da beneficencia, a etica e orientada para os resu ltados e a autonomia d o paciente tem importancia marginal". Por outro lado, se 0 seu valor maior for a autonomia, a etica estara orientada para a a;ao , em que 0 respeito ao outro e basico. S i g n ifica , porta nto , q u e ao cl iente d eve ser solicita d a a autoriza;ao para real iza;ao d e q ualquer procedimento em si, qualquer a;ao, evitando­ se a coer;ao e 0 patern a l i s m o . Coelho ( 1 993, p. 02) afirma q u e "0 paciente esta a margem dos processos decisori o s , s e n d o fra g m e ntado e, m u itas veze s , s u b m etido a atitu d e s patern a l i stas p o r parte d o s p rofissionais d a s a u d e e d o s fam i liares" .

o principio d a benefic€mcia pressu poe , aos profissionais d a s a u d e , um com p o rtamento etico de fazer 0 bem tanto ao cliente, q u a nta a sua fam i l i a , visando a promo;ao d o seu b e m estar. J a , segundo 0 pri n c i pio da nao maleficimcia, os profissionais da saude devem ter presente que suas a;oes nao devem causar danos aos cliente s , n e m expo-los a ri scos desnecessa rio s , sob q u a l q u e r pretexto .

A bioetica infl uenciada , entao, por movimentos reivindicatorios, focal iza , na area da saude, q uestoes que antes nao eram tao evidentes, tais como os direitos

(5)

dos clientes . N o e ntanto, a sua consciencia d o d i reito de decid ir 0 q u e e melhor para si pode gerar confl itos eticos com os profissionais e entre os profissionais q u e 0 atendem . N este sentid o , a p rofu nd am-se os q u estionamentos e reflexoes sobre os p roblemas eticos que permeiam 0 cotidiano da enfermagem e as cond utas eticas d o enfermeiro frente aos clientes .

A PROBLEMATIZA;AO DA PRATICA COMO U MA NECESSIDADE ETICA

Como suj eito h i storico , 0 ser h u ma n o age conforme suas concep;;oes morais tendo como base seus va lores e cren ;;as. A moral e "0 conj u nto de pri ncipios, valores e normas q u e reg u l a m a cond uta h u mana em suas rela;;oes sociais, existentes em determinado mom ento h i storico" ( F O RT E S , 1 998, p.26). J a , a etica , seg u nd o Fortes ( 1 998, p . 2 6 ) , "impl ica em op;;ao ind ivid u a l , escolha ativa , req uer adesao intima da pessoa a valores, principios e normas m o ra i s , e l i g a d a i n t r i n s e ca m e n t e a n o ;;a o d a autonomia individ u a l " . Compreende reflexao critica , problematiza;;ao, indaga;;ao de q uestoes relativas ao comportamento h u mano, do ponto de vista do certo e errado, al mejando sempre 0 bem estar dos sujeitos , sem ser prescritiva , normatizadora .

Andery ( 1 985, p . 7 7 ) a ponta para a existencia de tres tipos de etica profissio n a l : a legiti m adora , a idealizante e a problematizadora . A etica legitimadora confi g u ra-se como aquela em q u e a propria pratica determ ina a norma mora l ; n a postu ra ideal izante, as normas sao feitas u n i ca m ente no discurso, sem u m c o m p r o m et i m e nto c o m a rea l i d a d e . J a a etica p ro b l e m a t i z a d o ra , no e n t a n t o , c o n s i s t e n a problematiza;;ao das praticas usuais, bem como n a apresenta;;ao de u ma proposta a lternativa , tod a vez q u e as praticas atu ais se mostra rem i n adequadas .

A problematiza;;ao d a pratica dos enfermeiros podera significar um ponto de partida para a reflexao e a m p l i a;;ao do con h ec i m e n to sobre s i , sobre a realidade profissional e cotidiana. Para que aconte;;am m u d a n:as em re l a;;ao aos d i reitos do cliente, e impresci nd ivel q u e , a partir d a problematiza;;ao do respeito ou nao a esses d i reitos, se mobil ize um processo q u e possa levar, tanto 0 enfermeiro q u a nta o cliente , ao alcance de maior conscientiza:a o . A conscientiza;;ao pode ser entendida como 0 processo q u e oportun iza ao ser h u mano d escobrir-se, atraves da relexao sobre sua existencia; perceber-se oprimido e/ou opressor, nao se conforma n d o com a situ a:ao vivi d a , busca n d o , at raves d a a;;a o , mod ificar sua rela:ao com outros sujeitos, consigo mesmo e com o mundo. I m plica u ltrapassar a fase de apreensao da r e a l i d a d e , do s e u c o n h e c i m e n t o , p a ra a t u a r critica mente, no sentido d e m u d a n;;a d a p ratica, atraves da praxis , da a;;ao-reflexao-a;;ao, assumindo

o papel de sujeito no mundo, sem , no entanto, fazer 0 outro de objeto. A conscientiza:ao apresenta-se como u m p r o ce s s o c o n t i n u o n o q u a l a rea l i d a d e transformada, a cada momento, mostra u m novo peil . C o n fo r m e A n d e ry ( 1 9 8 5 , p . 8 2 ) , a e t i c a problematizadora "nao p retende oferecer form u las prontas de pratica alternativa, mas sim incentivar que esta seja procu rad a e testada", oportu n izando a que, atraves das d iscussoes e reflexoes, sejam definidos novos v a l o res e normas d eontologicas, em q u e prevale;;a a integridade proissional , 0 reconhecimento do outro como sujeito semelhante a si, com direitos e d e v e r e s . O s v a l o re s e a s n o r m a s d ev e m s e r exa m i n a d o s e q u estion ados m e d i a nte refl exoes, analise das praticas cotidianas, com a patici pa:ao de todos os envolvidos no processo, em vez de apenas legitimar as praticas u s u a i s .

N a a rea d a enfermage m , especifica mente , profissionais v e m foca lizando a q uestao da etica e , na etica, o s d i reitos do cliente , abordando tal tematica sob diferentes angulos.

Germano ( 1 993) procu ra compreender a etica e 0 ensino da etica na forma:ao dos enfermeiros no Brasil ; Coelho ( 1 993) i nvestiga 0 conhecimento acerca das responsabilidades etico-I egais, as cren:as , os va l o re s , a s o p i n i o e s e a t i t u d e s , b e m c o m o a identifica:ao do padrao de pensamento predominante n o g r u p o d e e n fe r m e i r a s a c e rca d e s s a s responsabilidades; Selli ( 1 997) busca ampliar a vi sao d o s p rofi s s i o n a i s d e e n fe r m a g e m , atraves d a compreensao da importancia da reflexao bioetica, bem c o m o s u a s i m p l i c a : o e s n a s a t i v i d a d e s d o s profissionais; Lunard i ( 1 997) busca respostas a como se da a governabilidade na enfermagem, focalizando os l i m ites e ntre 0 cuidado d e si e 0 poder pastora l ; Gelain ( 1 998) descreveu a existencia d e varios modelos eticos relacionados a pratica da enfermagem ; Veloso ( 1 998) pretendeu ava l i a r 0 conhecimento da eq uipe de enfermagem sobre 0 direito do cliente hospitalizado d e ter acesso as informa:oes .

CONSIDERA;OES FINAlS

Para encerrar este texto , util izam-se as ideias de Fotes ( 1 998) que considera necessario reformular a pratica cotidiana dos servi;;os de saude, assim como a cultura prevalente e ntre os profissionais, no sentido de adotar os p ri nc i p i o s eticos como variaveis de qualidade i n stitu cional e a;;ao profissional, a serem observados na pratica cotidiana , com 0 objetivo de h u m a n iza r s u a s a;;oes . Esta q u a l idade deve ser orientada para a preserva;;ao dos principios eticos e d o s d i r.e itos d o s c l i e ntes , e n a o a p e n a s p a ra a organiza;;ao tecnica e econ6mica dos servi:os de saude.

Pode-se destaca r q u e , assim como vem se

(6)

d a n d o ava n ;;os s i g n ifi cativos n a clencia n a a rea biologica , a sociedade vem se mobilizando, de modo crescente, no sentid o d e mostrar-se mais atenta aos p roblemas e confl itos eticos d e co rrentes d e tais avan ;;o s . P o r o ut ro l a d o , a par d este p rocesso evidenciado, constatam -se , n o cotidiano da a rea d a saude, a i n d a , m u lti plas situa;;oes d e desrespeito a con d i;;ao h u m a n a dos cliente s .

E preciso d estacar, no e ntanto, q ue , c a d a vez mais, os enfermeiros p reocu pados e i n conform ados com este processo d e "cois ifica;;ao" das pessoas, tanto dos clientes como, possivelmente de si proprios, por se senti rem i m potentes p a ra alcan ;;a r maiores ru ptu ras neste vivido, tem optado por d i recionar seu olhar critico , investigador e de estudo para 0 cotidiano de sua pratica . Tai s exercicios tem se feito n u m a tentativa d e , coloca n d o-se exte rn a m e nte a este p roce s s o , p ro b l e m at i z a - I o , a n a l i s a - I o teori ca e filosoficamente, apontando e sugerindo possibilidades de fissuras, como estrategias d e fortalecimento de uma categoria profissional compro metida consigo e com os d i reitos d a q u e l e s q u e b u s c a m os s e u s cuidados .

REFERENCIAS BIBLIOGAFICAS

AN D E RY, A. A. Tres modalidades de etica p rofissiona l . I n : Q U E I ROZ, J . J . A etica n o m u nd o de hoj e . Sao P a u l o :

P a u l i n a s , 1 98 5 . p . 75-8 7 .

BE RTASO, J . M . Devi r-c i d a da n i a : as ( i m ) poss i b i l id ades na l e i t u r a fre u d i a n a . F l o r i a n 6 p o l i s , 1 9 9 8 . 2 1 5 p . Disserta:ao ( M estrado e m C i e n c i a s H u m a n a s , D i re ito) - U n iversidade Federal d e Sa nta Catari n a .

B E U C HA M P, T . L . ; C H I L D R E S S , J . F . P r i n c i p l e s o f B iomedical Eth i cs . 4 . d e . N ew York: Oxford U n iversity P ress, 1 979 .

BRAS I L . C 6 d i g o de p rote:ao e d efesa do consum idor: Lei nO 8 . 0 78/90. Sao Paulo: S a raiva, 1 99 8 .

B RAS I L . M i n isterio d a S a u d e . C o n s e l h o N a c i o n a l d e Saude. C O N S E L H O NAC I O NAL D E SAU D E . Res o l u :ao n O 1 9 6/96 de 1 9 9 6 : a p ro v a as d i re t r i z e s e n o r m a s re g u l a m e n t a d o ra s d e p e s q u i s a s e n v o l v e n d o s e re s h u manos. Bras i l i a , 1 99 6 .

C O E L H O , L . C . D . Percep9ao d a s enfermei ras acerca da re s p o n s a b i l i d a d e e t i c o - I e g a l no e x e r c i c i o p rofi ss i o n a l . F l o ri a n 6 p o l i s , 1 9 9 3 . 1 54 f . D i s s e rta:ao (M estrado em Assiste ncia d e E nfe rm a g e m ) - Programa d e P 6 s - G ra d u a : a o em E n fe r m a g e m , U n i v e rs i d a d e Federal d e Santa Catari n a .

F O RTES , P. A. de C . Etica e saude. Sao Paulo: E . P. U . , 1 9 9 8 .

F O U CAU LT, M . Tecnologias d e l y o y otros textos afi nes. Barce l o n a : Paid6s I b e rica , 1 99 0 .

F R E I R E , P. Conscientiza:ao: teoria e pratica da liberta:ao u m a i ntrod u:ao ao p e n s a me nto de P a u l o Freire. Sao Paulo: Moraes, 1 98 0 .

GAU D E R E R , E . C . Os d i re itos d o paciente: u m manual d e sobrevivencia. 5 . ed . Rio d e J a n e iro : Record , 1 995.

G E LAI N , I. Deonto l o g i a e enfe rmage m . 3 . ed. Revisada e a m p l i a d a . Sao P a u l o : E . P. U . , 1 99 8 .

G E R M A N O , R . M . A e t i c a e 0 e n s i n o d e e t i c a n a enfermagem d o B ras i l . S a o P a u l o : Cortez , 1 99 3 .

LU NA, F. ; SAL L E S , A. D e c i s i o nes de vida y m uerte:

eutanasi a , aborto y otros temas d e etica medica. Buenos Aires : S u d a m e rica n a H u m berto , 1 995.

L U NARD I , V. L . D o poder pastoral ao cuidado de s i : a govern a b i l i d a d e n a e nfe rm a g e m . F l o r i a n 6 po l i s , 1 99 7 , 279 p . Tese (Doutorado) - P rograma d e P6s-Gradu a:ao em E n fe r m a g e m , U n i v e rs i d a d e F e d e ra l de S a n t a C ata ri n a .

M EZO MO, J . C . Gestao da Qual idade n a Saude: principios basicos. Sao P a u l o : M a n o l e , 200 1 .

PATERSO N , J . Z D E RA D , L . H umanist n u rsing. New York: Willey, 1 98 8 .

P E S S I N I , L . ; BARC H I FO N TA I N E , C . P . de Problemas atuais de b i oeti c a . Sao Paulo: Loyo l a , 1 996.

SC H N E I D E R , J. F. ; L I MA; M I RO N et al. Enfermagem a autonomia do paciente. l n : CAPO N I , G . A. ; LEOPARD I , M . T. ; C A P O N I , S . N . C . A s a u d e c o m o d esafio etico . S E M I NAR I O I NTE RNAC I O NAL DE F I LOSO FIA E SAU D E . 1 . , 1 99 5 , F l o r i a n 6 po l i s . A n a i s . . . F l o rian6po l i s : S E F E S , 1 9 9 5 .

S E L L I , L . B e n efi ce n c i a , a u to n o m i a e j usti:a como p r i n c i p i o s b i o e t i c o s : i m p l i c a : 6 e s p a ra 0 faz e r de e nfe rm a g e m . F l o r i a n 6 po l i s , 1 99 7 . 2 0 3 f. D i ss e rta:ao ( M estrado e m Assiste ncia d e Enfermage m ) - Prog rama de P 6 s - G r a d u a : a o em E n fe r m a g e m , U n i v e rs i d a d e Federal de Sa nta Catari n a .

V E L O S O , I . B . P. 0 D i reito do pacie nte hospital izado em re l a :a o ao a ce s s o a i nfo rma:ao d o s e u pront u a ri o -conheci mento da e q u i pe de e nfermagem . CONGRESSO B RAS I L E I RO D E E N F E RMAG E M , 50 . , 1 99 8 , Salvador. Res u m o . . . Salvador: AB E n , 1 99 8 .

Referências

Documentos relacionados

The probability of attending school four our group of interest in this region increased by 6.5 percentage points after the expansion of the Bolsa Família program in 2007 and

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados

Na hepatite B, as enzimas hepáticas têm valores menores tanto para quem toma quanto para os que não tomam café comparados ao vírus C, porém os dados foram estatisticamente

não existe emissão esp Dntânea. De acordo com essa teoria, átomos excita- dos no vácuo não irradiam. Isso nos leva à idéia de que emissão espontânea está ligada à

i) A condutividade da matriz vítrea diminui com o aumento do tempo de tratamento térmico (Fig.. 241 pequena quantidade de cristais existentes na amostra já provoca um efeito

Outrossim, o fato das pontes miocárdicas serem mais diagnosticadas em pacientes com hipertrofia ventricular é controverso, pois alguns estudos demonstram correlação

didático e resolva as ​listas de exercícios (disponíveis no ​Classroom​) referentes às obras de Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Machado de Assis,

Influence of mean temperature (MT), relative air humidity (RH) and the interaction of these two factors (mt*rh) variation in the abundan- ce of species of Calliphoridae in southern