• Nenhum resultado encontrado

P R O S P E C T O. Relativo à oferta permanente de acções na S I C A V DE S U B F U N D O S P A R W O R L D

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P R O S P E C T O. Relativo à oferta permanente de acções na S I C A V DE S U B F U N D O S P A R W O R L D"

Copied!
71
0
0

Texto

(1)

_________________

P R O S P E C T O

_________________

Relativo à oferta permanente de acções na

S I C A V DE S U B F U N D O S

P A R W O R L D

Sociedade de Investimento de Capital Variável

Sujeita à Lei Luxemburguesa

(2)

ÍNDICE

Página

ADVERTÊNCIA 4

I. ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE 6

II. CARACTERIZAÇÃO GERAL 8

1. Introdução 8

2. A Sociedade 9

3. Os Subfundos 9

III. GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO 11

1. Conselho de Administração 11

2. Sociedade Gestora 11

3. Gestores, Gestores Delegados e Consultor de Investimentos 12

4. Banco Depositário, Agente Pagador Principal, Tomador de Registo Delegado e Agente de Transferência

Delegado 13

5. Distribuidores e Nomeados 14

6. Supervisão das Operações da Sociedade 15

IV. AS ACÇÕES 16

1. Princípios Gerais 16

2. Emissão e Preço de Subscrição das Acções 19

3. Resgate de Acções 22

4. Conversão de Acções em Acções de Outros Subfundos 24

5. Comissões e Direitos 26

6. Cotação em Bolsa 27

V. VALOR PATRIMONIAL LÍQUIDO 27

1. Princípios Gerais 27

A. Definição e Cálculo do Valor Patrimonial Líquido B. Definição do Conjunto de Activos

C. Avaliação dos Activos

27 28 29 2. Suspensão do Cálculo do Valor Patrimonial Líquido, das Emissões, Conversões e Resgates de Acções 30

VI. DIVIDENDOS 31

1. Política de Distribuição 31

2. Pagamento 31

VII. CUSTOS A SEREM SUPORTADOS PELA SOCIEDADE 31

VIII. REGIME FISCAL – REGIME LEGAL – LÍNGUA OFICIAL 33

1. Regime Fiscal 33

A. Tributação da Sociedade

B. Tributação dos Accionistas da Sociedade 33 33

2. Regime Legal 34

(3)

IX. EXERCÍCIO SOCIAL – ASSEMBLEIAS – RELATÓRIOS 34

1. Exercício Social 34

2. Assembleias 34

3. Relatórios periódicos 34

X. LIQUIDAÇÃO DA SOCIEDADE – ENCERRAMENTO E FUSÃO DE SUBFUNDOS,

CATEGORIAS OU CLASSES 35 1. Liquidação da Sociedade 35 A. Activos Mínimos B. Liquidação Voluntária 35 35

2. Encerramento e Fusão de Subfundos, Categorias e Classes 36

A. Encerramento e Fusão de Subfundos, Categorias e Classes B. Fusão de Subfundos, Categorias ou Classes

367 36

XI. INFORMAÇÕES – DOCUMENTOS À DISPOSIÇÃO DO PÚBLICO 37

1. Informação Destinada aos Accionistas 37

A. Valor Patrimonial Líquido B. Preços de Emissão e de Resgate C. Notificação aos Accionistas

37 37 37

2. Documentos que se encontram à disposição do público 37

Anexo I – Política de Investimento dos Subfundos, Técnicas e Instrumentos Financeiros 39

1. Disposições Gerais de Investimento 39

2. Técnicas e Instrumentos Financeiros 41

3. Política de Investimento dos Subfundos 44

Anexo II – Restrições ao Investimento 51

Anexo III – Os Subfundos "Garantidos": Características 53

Anexo IV – O Subfundo “Protegido”: Características 66

Anexo V - Resumo das Várias Categorias / Classes de Acções,

Gestores e Comissões de Gestão por Subfundo 68

(4)

ADVERTÊNCIA

1. Advertências de Ordem Geral

A PARWORLD (adiante designada “Sociedade”) encontra-se inscrita na lista oficial das Unidades de Participação em Fundos de Investimento (OPC), nos termos da Lei de 20 de Dezembro de 2002 relativa às mesmas e às suas eventuais modificações (abaixo designada por "Lei"). Essa inscrição não pode, em caso algum ou sob qualquer forma, ser considerada como uma apreciação de valor efectuada pela Comissão de Fiscalização do Sector Financeiro ("CSSF") sobre a qualidade dos títulos propostos para venda.

O Conselho de Administração da Sociedade tomou todas as precauções possíveis para se assegurar de que todos os factos indicados no presente prospecto são exactos e precisos e de que nenhum aspecto de importância relevante que pudesse tornar errada qualquer declaração contida no presente prospecto foi omitido. O Conselho de Administração da Sociedade responsabiliza-se pela exactidão das informações contidas neste prospecto à data da sua emissão. Consequentemente, quaisquer informações ou afirmações não integrantes deste prospecto, dos seus anexos ou dos relatórios que o integram devem ser consideradas como não autorizadas.

Contudo, a entrega do prospecto, a oferta, a emissão ou a venda de acções da Sociedade não constituem qualquer afirmação de que os dados constantes neste prospecto sejam totalmente exactos em data posterior à da sua emissão. De forma a levar em conta alterações importantes tais como a abertura de novos subfundos de acções, o presente prospecto e os seus anexos serão actualizados no momento apropriado. Recomenda-se aos subscritores, por essa razão, que se informem junto da Sociedade no sentido de saberem se foi publicado posteriormente novo prospecto. 2. Advertências relativas à comercialização da SICAV

A Sociedade encontra-se registada como Fundo de Investimento em Valores Mobiliários (OPVCM), no Luxemburgo. A sua comercialização está autorizada no Luxemburgo, em França, em Jersey, na Suíça, em Espanha, em Portugal, na Holanda, no Líbano, na Alemanha, na Áustria, na Grécia, no Bahrein, na Bélgica, na Itália e em Malta, onde as suas acções podem ser sujeitas a oferta e vendidas. Não foi efectuada nenhuma diligência no sentido de permitir a oferta pública das acções em qualquer outra jurisdição que o exija. Em suma, é necessário que se verifique, antes de se efectuar subscrições em países nos quais a PARWORLD está registada, quais são os subfundos, categorias e classes de acções com comercialização autorizada, bem como eventuais limitações jurídicas e restrições cambiais relativas à subscrição, compra, posse ou venda de acções da Sociedade. Nomeadamente, recomenda-se aos investidores que se informem acerca dos encargos e despesas em operações de subscrição ou de resgate em que podem incorrer, ao recorrerem à intermediação de um agente pagador estabelecido numa jurisdição em que as acções estejam disponíveis.

Finalmente, este prospecto não constitui proposta de venda e não pode ser utilizado para efeitos de oferta pública ou de proposta de venda em qualquer jurisdição em que a comercialização dos títulos da Sociedade não seja autorizada. 3. Advertências relativas à qualidade de investidor

Não foram tomadas nenhumas medidas com o intuito de registar a Sociedade ou os respectivos títulos junto da “Securities and Exchange Comission” ao abrigo da lei de 1940 e respectivas modificações, relativa às sociedades americanas de investimento (“Investment Company Act”) ou quaisquer outras leis relativas a valores mobiliários aplicáveis. Por conseguinte, o presente documento não pode ser introduzido, transmitido ou distribuído nos Estados Unidos da América, nos seus territórios ou possessões, ou distribuído a qualquer “US person”, tal como definida nos termos da Regulamentação americana S da lei de 1933 relativa aos valores mobiliários e respectivas emendas (Regulation S of the US Securities Act of 1933, as amended). Por outro lado, as acções da Sociedade não podem ser oferecidas nem vendidas a "US persons", que são “pessoas não autorizadas”, no sentido do artigo 11 dos Estatutos da Sociedade. A falta de cumprimento destas restrições pode constituir uma violação das leis americanas relativas aos valores mobiliários. O Conselho de Administração da Sociedade exigirá o reembolso imediato, após a tomada de conhecimento, das acções adquiridas ou detidas por uma "US person", bem como por investidores que se tenham tornado "US persons" após a aquisição dos títulos.

(5)

No quadro da distribuição no Reino Unido, o presente prospecto é emitido pelo BNP Paribas Asset Management UK. Limited cujas actividades de investimento são reguladas pelo Financial Services Authority. Para efeitos da lei de 2000 relativa aos Serviços e Mercados Financeiros (a seguir designada por "Lei de 2000"), a Sociedade está classificada na categoria de organismos de investimento colectivo não regulamentadas no Reino Unido. A promoção deste tipo de organismos deve ser restrita, nos termos das Secções 21, 238 e 240 da lei de 2000. Em consequência, este documento só pode ser distribuído, e as acções oferecidas ou vendidas no Reino Unido exclusivamente a determinadas categorias de pessoas, previstas na lei de 2000, no capítulo relativo aos Serviços e Mercados Financeiros (Promoção Financeira), Ordem 2001, ou na mesma lei, no capítulo relativo à Promoção de Organismos de Investimento Colectivo (Dispensas), Ordem 2001.

A Sociedade não tem estabelecimento no Reino Unido, não estando autorizada para tanto pela Lei de 2000. No que respeita à Sociedade ou a todos os agentes fora do Reino Unido (que não estejam autorizados a exercer uma actividade de investimento no Reino Unido), os investidores do Reino Unido perderão o direito de beneficiar do "Financial Services Authority Compensation Scheme", o acesso ao serviço de mediação financeira e, ainda, o direito à garantia dos depósitos detidos em nome da Sociedade, em virtude da regulamentação ("Client Money Rules").

Finalmente, este prospecto não pode ser distribuído a pessoas que possam estar incapacitadas legalmente de o receber, ou face às quais é ilegal a proposta de venda.

4. Advertência ligada à subscrição na Sociedade

As acções dos vários subfundos da PARWORLD apenas podem ser subscritas tendo por base a informação contida no presente prospecto e respectivos anexos, dos quais constam, designadamente, as políticas de investimento dos vários subfundos da Sociedade.

Antes de se encarar a hipótese da aquisição de acções, recomenda-se a leitura atenta deste prospecto e a consulta dos últimos relatórios financeiros da Sociedade, cujos exemplares se encontram disponíveis junto do BNP Paribas Asset Management Luxembourg, de eventuais correspondentes locais ou de entidades que comercializam os títulos da Sociedade.

5. Advertência ligada ao investimento na Sociedade

Considerando os riscos económicos e inerentes a qualquer investimento bolsista, não poderá ser dada qualquer garantia de que a Sociedade atinja os seus objectivos. O valor das acções tanto pode diminuir como aumentar. O valor do capital e os rendimentos provenientes de investimentos em acções da Sociedade está sujeito a variações e os investidores correm o risco de não recuperar o montante inicialmente investido. Efectivamente, a rendibilidade no passado não garante resultados futuros.

Antes de investirem na Sociedade, convidam-se os investidores a consultar os respectivos consultores financeiros, jurídicos e fiscais, para determinar se esse investimento lhes é conveniente.

(6)

I.

ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE

SEDE SOCIAL: 33, rue de Gasperich L-5826 HOWALD-HESPERANGE Grand-Duché de Luxembourg (Luxemburgo)

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO:

PRESIDENTE DA SOCIEDADE:

Gilles GLICENSTEIN

Presidente do BNP PARIBAS Asset Management, 5,avenue Kléber, Paris (França)

ADMINISTRADORES DA SOCIEDADE:

Tina WILKINSON

Administrador Delegado do BNP Paribas Asset Management Luxembourg,

33 rue de Gasperich, Howald – Hesperange, Grand-Duché de Luxembourg (Luxemburgo)

Guy de FROMENT

Vice-Presidente do BNP PARIBAS Asset Management 5,avenue Kléber, Paris (França)

Marc RAYNAUD

Responsável - Distribuição Externa dos Fundos, Membro do Comité de Direcção Geral do BNP Paribas

Asset Management, 5, Avenue Kléber, Paris (França)

Christian VOLLE Responsável Marketing,

Membro do Comité de Direcção Geral do BNP Paribas Asset Management,

5,avenue Kléber, Paris (França)

SECRETÁRIO-GERAL: Paola ESTEVES Responsável Serviços Jurídicos BNP Paribas Asset Management Luxembourg 33 rue de Gasperich, Howald – Hesperange (Luxemburgo)

SOCIEDADE GESTORA

BNP Paribas Asset Management Luxembourg 33 rue de Gasperich, L-5826 HOWALD – HESPERANGE

Endereço postal: L-2952 Luxembourg (Luxemburgo) Grand-Duché de Luxembourg (Luxemburgo)

GESTORES

BNP Paribas Asset Management, 5, avenue Kléber 75116 Paris, França

(7)

BNP Paribas Asset Management U.K. Limited, 10 Harewood Avenue, Londres NW1 6AA (Reino Unido)

GESTORES DELEGADOS FundQuest

5, avenue Kléber 75116 Paris (França) HSBC Trinkaus & Burkhardt KGaA, Königsallee 21/23 D-40212 Düsseldorf (Alemanha)

CONSULTORES DE INVESTIMENTOS La Compagnie Benjamin de Rothschild S.A., Genève

40, rue du Rhône, CH-1204 Genebra (Suíça)

BANCO DEPOSITÁRIO, AGENTE PAGADOR PRINCIPAL, AGENTE DE TRANSFERÊNCIA DELEGADO E TOMADOR DE REGISTO DELEGADO

BNP Paribas Securities Services, Sucursal de Luxemburgo 33, rue de Gasperich, HOWALD – HESPERANGE

Endereço postal: L-2085 Luxembourg Grand-Duché de Luxembourg (Luxemburgo)

AUDITORES PricewaterhouseCoopers,

400, route d’Esch L- 1471 Luxembourg (Luxemburgo)

(8)

II.

CARACTERIZAÇÃO GERAL

1. INTRODUÇÃO

A PARWORLD é uma sociedade de investimento de capital variável criada por iniciativa do Grupo BNP Paribas ao abrigo do direito luxemburguês. A sua gestão é assegurada pelo BNP Paribas Asset Management Luxembourg (adiante designado “BNP PAM Lux”) bem como por gestores e gestores delegados.

A Sociedade encontra-se sujeita, em particular, às disposições da parte I da Lei, inerentes às OPC conforme definidas na Directiva Europeia de 20 de Dezembro de 1985 (85/611/CEE), com as modificações da Directiva Europeia 2001/108/CE (seguidamente “Directiva 85/611/CEE”) e à lei de 10 de Agosto de 1915, revista, sobre sociedades comerciais.

A Sociedade é um veículo de investimento que integra diversos subfundos, cada um deles relativo a uma carteira de activos diferente, integrando valores mobiliários e / ou outros activos financeiros líquidos denominados em diferentes divisas. As características e a política de investimento de cada subfundo estão definidas no anexo I do prospecto.

O capital da Sociedade está dividido em vários subfundos, podendo cada um oferecer diversas categorias de acções tal como definido na secção III abaixo e no anexo IV deste prospecto; determinadas categorias podem oferecer duas classes de acções: uma de capitalização (“acções de capitalização”) e outra de distribuição (acções "de distribuição").

A Sociedade poderá criar novos subfundos. Nesse caso, este prospecto será alterado em consonância e conterá informação detalhada sobre os novos subfundos.

A abertura efectiva de um novo subfundo, ou de qualquer categoria ou classe de acções de um subfundo mencionado no prospecto, será decidida pelo Conselho de Administração que determinará o preço de subscrição inicial e o período de subscrição/dia, bem como a data de pagamento dessas subscrições iniciais.

As acções de cada subfundo da Sociedade são emitidas e resgatadas a um preço normalmente determinado, para cada subfundo, em cada dia útil bancário no Luxemburgo (o "Dia de Avaliação") ou com a frequência indicada na secção intitulada "Valor Patrimonial Líquido". Este preço tem por base, para cada subfundo, cada categoria e cada classe de acções, o valor patrimonial líquido por acção do subfundo.

O valor patrimonial líquido correspondente a uma Dia de Avaliação é datado desse mesmo dia, mas calculado e comunicado, em função dos subfundos, no primeiro ou segundo dia útil bancário subsequente a esse Dia de Avaliação (a(s) "Data(s) de Cálculo") tendo em conta as disposições da "Definição e Cálculo do Valor Patrimonial Líquido" do capítulo "Valor Patrimonial Líquido ".

Em princípio, a passagem de um subfundo, categoria ou classe para outros poderá efectuar-se a cada Dia de Avaliação, por conversão das acções do subfundo, categoria ou classe para outros, mediante uma comissão de conversão, conforme o disposto em "Comissões e Direitos". As conversões entre subfundos, categorias e classes de acções autorizadas encontram-se especificadas no “capítulo IV. Acções – 4. Conversão de Acções em Acções de outros subfundos”.

O valor patrimonial líquido de cada subfundo de acções será expresso na moeda de referência e num determinado número de outras moedas (CHF, EUR, GBP e USD).

A referência a termos ou siglas utilizados no presente prospecto designam as seguintes divisa: CHF Franco Suíço GBP Libra Esterlina

EUR Euro USD Dólar dos Estados Unidos YTL Libra Turca

(9)

2. A SOCIEDADE

A Sociedade foi constituída no Luxemburgo, a 11 de Agosto de 2000, por tempo indeterminado e com a denominação de "PARINDEX". A 16 de Agosto de 2004, a Sociedade alterou a sua denominação para "PARWORLD".

O capital mínimo é de EUR 1.250.000,00 (um milhão e duzentos e cinquenta mil euros). O capital da Sociedade corresponde permanentemente à soma do valor do património líquido dos seus subfundos e é representado por acções sem valor nominal.

As variações de capitais são feitas "ipso jure" e sem quaisquer obrigações relativas à publicação e inscrição no Registo de Comércio e das Sociedades do Luxemburgo, previstos para os aumentos e reduções de capital de sociedades anónimas. Os estatutos da Sociedade foram publicados no "Mémorial" a 19 de Setembro de 2000, sob o número C 672, depois de depositados na Conservatória do Tribunal de Distrito de e no Luxemburgo, onde podem ser consultados. Os estatutos coordenados foram depositados na Secretaria do Tribunal de 1ª Instância de e no Luxemburgo a 26 de Novembro de 2001 e 8 de Setembro de 2004 publicados no "Mémorial" a 14 de Dezembro de 2001 e 16 de Novembro de 2004. Esses Estatutos foram alterados pela Assembleia-geral Extraordinária de Accionistas que teve lugar em 16 de Maio de 2006. Cópias dos Estatutos coordenados poderão ser obtidas na Conservatória do Tribunal de 1ª Instância de e no Luxemburgo mediante pagamento de custas judiciais.

A Sociedade está inscrita no Registo de Comércio e das Sociedades do Luxemburgo com o número B 77 384.

O Aviso exigido pela lei luxemburguesa foi depositado na Conservatória do Tribunal de 1.ª Instância de e no Luxemburgo, onde pode ser consultado e onde poderão ser obtidas cópias mediante o pagamento de custas judiciais.

3. OS SUBFUNDOS PERFIL DOS INVESTIDORES

A PARWORLD é uma SICAV constituída por vários subfundos, tendo como objectivo propor aos seus accionistas uma ampla escolha de investimentos que lhes permitam gerir a sua carteira de valores mobiliários e/ou outros activos financeiros líquidos.

A PARWORLD dirige-se tanto a clientes particulares como institucionais, estes últimos beneficiando duma categoria de acções específica, a partir do momento em que os seus investimentos ultrapassem um determinado limiar.

PERFIL DE RISCO DOS SUBFUNDOS

A escolha dos subfundos é feita principalmente em função do grau de risco que o investidor está disposto a aceitar, sabendo que, em princípio, este último está estreitamente ligado ao grau da rendibilidade que se pode esperar do subfundo.

Foram definidos cinco níveis de risco.

No sentido de esclarecer o investidor quanto à sua escolha, o grau de risco dos subfundos da PARWORLD é avaliado com base na sua volatilidade num período mínimo de três anos ou, quando o histórico de performances é inferior a três anos, de um ano. Em relação a subfundos cuja constituição mais recente que um ano ou a lançar posteriormente, o grau de risco é objecto de uma avaliação provisória.

Os subfundos de investimentos a "Curto Prazo" apresentam o grau de risco mais fraco (grau 1). Os subfundos de investimentos em "Obrigações" repartem-se entre os graus de risco 2 e 3. Finalmente, os subfundos de investimentos em "Acções" apresentam um grau de risco que varia entre 3 e 5.

(10)

O perfil de risco dos subfundos a seguir referidos contempla a possibilidade que estes têm de recorrer a técnicas e instrumentos derivados (nomeadamente contratos de troca de taxas de juros, de divisas e outros instrumentos financeiros; contratos a prazo; opções sobre valores mobiliários, taxas de juros ou contratos a termo) com vista a uma gestão eficaz de carteira.

Grau de risco

Subfundos “Acções”

PARWORLD BRIC Flexible (1) 5

PARWORLD Environmental Opportunities (2) 5

PARWORLD Turkey (1) 5

Subfundos "Garantidos"

PARWORLD Euro Credit Spread (1) 2

PARWORLD Global Corporate Total Return (1) 3 PARWORLD Total Return Best Alpha (1) 3

PARWORLD Turkish Bond (1) 3

PARWORLD Turkish Eurobond (1) 3

Subfundos "Garantidos"

PARWORLD BNP Paribas Garantie 105 3

PARWORLD Galatea 2010 (3) 3

PARWORLD Garantizado Mixto Global (2) 2

PARWORLD Rhea 2010 (3) 3

Subfundo “Protegido”

PARWORLD Emerging Floor 80 USD (1) (3) 4

Subfundos “Curto Prazo”

PARWORLD ABS Dynamique (1) 2

PARWORLD MBS (1) 2 Subfundos “Quam” PARWORLD Quam 5 (1) (3) 2 PARWORLD Quam 10 (2) (3) 3 PARWORLD Quam 15 (1) (3) 4 Subfundos "Outros"

PARWORLD Orchestra Adagio (1) (3) 3

PARWORLD Orchestra Forte (1) (3) 4

PARWORLD Power Cube (1) 2

(1) Estes subfundos serão lançados oportunamente, pelo que o seu nível de risco é objecto de avaliação provisória. (2) Estes subfundos foram lançados há menos de um ano, pelo que o seu nível de risco é objecto de avaliação provisória. (3) Subfundos com mais de 10% dos seus activos investidos em unidades de participação de outros OICVM ou OIC.

(11)

III.

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

1. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração da Sociedade é responsável pela administração e gestão dos activos de cada subfundo da Sociedade. Poderá realizar todos os actos de gestão e administração em nome da Sociedade, designadamente a aquisição, alienação, subscrição ou transacções de quaisquer valores mobiliários; e exercer todos os direitos ligados, directa ou indirectamente, aos activos da Sociedade.

2. SOCIEDADE GESTORA

O BNP PAM Lux é designado como empresa de Gestão da Sociedade. Foi constituído a 19 de Fevereiro de 1988, sob a forma de sociedade anónima com duração ilimitada, nos termos do regime legal do Grão-ducado do Luxemburgo. A sede social situa-se no n. º 33, rue Gasperich em Howald – Hesperange, no Luxemburgo e o seu capital elevava-se a 3 milhões de Euros, em 31 de Dezembro de 2005. O accionista maioritário é o BNP PAM Group, de Paris, França.

O BNP PAM Lux encontra-se sujeito ao capítulo 13 da Lei e, a esse título, encarrega-se da gestão colectiva da carteira de activos da Sociedade. Essa actividade engloba, nos termos do anexo II da Lei, as seguintes funções:

(I) gestão de carteira. Neste contexto, o BNP PAM Lux deve:

- emitir pareceres ou recomendações relativos a todos os investimentos a efectuar;

- celebrar contratos, adquirir, alienar, transaccionar e resgatar quaisquer valores mobiliários e quaisquer outros activos;

- exercer, por conta da Sociedade, todos e quaisquer direitos de voto inerentes aos valores mobiliários que integram o património da Sociedade.

(II) administração, incluindo:

a) serviços jurídicos e de gestão contabilística da Sociedade ; b) acompanhamento de pedidos de informação dos clientes ;

c) avaliação de carteiras e determinação do valor das acções da Sociedade (incluindo aspectos fiscais) ; d) supervisão do respeito pelas disposições regulamentares;

e) manutenção e actualização do registo de accionistas da Sociedade; f) afectação dos recursos da Sociedade;

g) emissão e resgate de acções da Sociedade (i.e. actividade de Agente de Transferência); h) execução de contratos (incluindo o envio de certificados);

i) registo e manutenção das operações; (III) comercialização das acções da Sociedade.

Os direitos e obrigações do BNP PAM Lux são regidos por contratos assinados por período indeterminado. A sociedade pode rescindi-los mediante pré-aviso de três meses ao BNP PAM Lux. Reciprocamente, o BNP PAM Lux pode abandonar as suas funções mediante pré-aviso escrito de três meses à Sociedade.

Nos termos das leis e regulamentos em vigor, e com a condição da prévia autorização por parte do Conselho de Administração da Sociedade, o BNP PAM Lux fica autorizado a delegar, a suas expensas, as suas funções ou poderes, ou parte destes, a qualquer pessoa ou sociedade consideradas como idóneas (a seguir designados por "Delegado(s)") sendo entendido que o prospecto deve ser previamente actualizado e que o BNP PAM Lux assumirá a inteira responsabilidade pelos actos praticados pelo(s) dito(s) Delegado(s).

(12)

Presentemente, as funções de Gestão, assim como as de Tomador de Registo e de Agente de Transferência são delegadas.

A data de emissão do presente prospecto, o BNP PAM Lux gere os fundos comuns de investimento BNP Paribas High Quality Euro Bond Fund, Euro Floor e BNP Paribas Islamic Fund.

3. GESTORES, GESTORES DELEGADOS E CONSULTOR DE INVESTIMENTOS

O BNP PAM Lux assegura a gestão dos subfundos da Sociedade. Pode delegar essa mesma gestão a gestores.

O BNP PAM Lux pode igualmente autorizar o(s) gestor(s) a delegar as suas funções ou poderes ou parte destes a um ou mais Gestores Delegados, com a condição da prévia autorização por parte do Conselho de Administração da Sociedade. No caso da delegação a um gestor delegado que não faça parte, directa ou indirectamente, do Grupo BNP Paribas, o prospecto simplificado da Sociedade deverá ser previamente actualizado de forma a reflectir tal delegação de poderes. O prospecto completo pode ser actualizado posteriormente.

O controlo das actividades dos gestores é da exclusiva responsabilidade do BNP PAM Lux. O BNP PAM Lux manterá informado o Conselho de Administração da Sociedade relativamente à sua actividade de gestão. Consequentemente, o Conselho de Administração da Sociedade assumirá, in fine, a responsabilidade pela gestão.

Os gestores e gestores delegados estão autorizados a adquirir ou vender títulos em bloco para posteriormente os atribuírem às diferentes estruturas de que asseguram a gestão.

Os gestores são os seguintes:

* BNP PARIBAS ASSET MANAGEMENT, fundada em Paris a 28 de Julho de 1980, filial do BNP PAM Group, Paris. Credenciada pela Autorité des Marchés Financiers (autoridade dos mercados financeiros, antiga Commission des Opérations de Bourse) como empresa de gestão de carteiras sob o número GP 96-02. A sua actividade principal é a gestão de capitais por conta de terceiros e, acessoriamente, todas as operações financeiras e comerciais relacionadas.

* BNP PARIBAS ASSET MANAGEMENT U.K. LIMITED, fundada em Londres a 1 de Julho de 1994, funciona principalmente como consultora e gestora, nomeadamente na área do investimento financeiro. Os accionistas do BNP Paribas Asset Management U.K. Limited são filiais do BNP Paribas.

Os gestores delegados são os seguintes:

* FUNDQUEST, anteriormente denominada Cortal Consors Fund Management, fundada a 21 de Outubro de 1994, sob a forma de Sociedade em Nome Colectivo de Direito Francês, e integra o BNP Paribas Group. A sua actividade principal é a gestão de carteiras, e a sua autoridade de controlo é a Autorité des Marchés Financiers. Nas suas funções de gestora delegada dos subfundos “Quam”, a FundQuest será apoiada por um consultor de investimentos (o “Consultor de Investimentos”). O Consultor de Investimentos terá por missão assistir e aconselhar a FundQuest na alocação dos activos dos subfundos “Quam” respeitando a política e as restrições de investimentos desses subfundos adiante descritas neste prospecto. O Consultor de Investimentos não está autorizado a emitir, directa ou indirectamente, ordens de investimento ou de desinvestimento sobre activos dos subfundos “Quam”.

A FundQuest designou La Compagnie Benjamin de Rothschild S.A., Genebra, Suíça, para a qualidade de Consultor de Investimento. A Compagnie Benjamin de Rothschild S.A. é uma sociedade anónima de Direito Helvético com sede no n.º 40, rue du Rhône, CH-1204 Genebra e com a actividade de aconselhamento na cobertura de riscos financeiros, gestão quantitativa e execução de transacções relacionadas.

(13)

* HSBC Trinkaus & Burkhardt KGaA é uma sociedade em comandita por acções de direito alemão, com sede social na Königsallee 21/23 D-40212 Düsseldorf, Alemanha, com o escopo de executar operações bancárias e financeiras, encontrando-se sob a fiscalização da Bundesanstalt für Finanzdienstleistungsaufsicht, de Bona (Alemanha).

As convenções de gestão e de subdelegação de gestão foram concluídas por prazo indeterminado e podem ser denunciadas por qualquer das partes mediante pré-aviso com três meses de antecedência.

O anexo IV do presente prospecto apresenta, sob forma de quadro, o(s) subfundo(s) gerido(s)/aconselhado(s) por cada gestor, gestor delegado e consultor. Esse anexo indica igualmente as comissões de gestão que remuneram o BNP PAM Lux, os gestores e os gestores delegados.

Para além das comissões de gestão, o BNP PAM Lux recebe:

- Pelas categorias dos subfundos “Quam”, uma comissão de performance de 15 % da diferença, caso seja positiva, entre a performance de cada categoria do subfundo, e a do índice Euribor 1M (para categorias denominadas em Euros) ou Libor 1M (para as categorias denominadas em CHF) (abaixo, “Índice de Referência ») desde a última data de encerramento, aplicado aos activos líquidos diários dessa categoria.

- Pelo subfundo “Power Cube”, uma comissão de performance de 25% da diferença, caso seja positiva, entre a performance de cada categoria deste subfundo e a do índice Eonia capitalizado, com majoração de 4% (abaixo “Índice de Referência”) desde a última data de encerramento, aplicado aos activos líquidos diários do subfundo. O pagamento dessa comissão de desempenho será efectuado à data de cada encerramento de exercício. Ela pode existir mesmo no caso de diminuição do Valor Patrimonial Líquido.

A comissão de desempenho é provisionada aquando de cada cálculo do Valor Patrimonial Líquido. Em caso de desempenho negativo do valor de liquidação relativamente ao índice de referência, proceder-se-á à retomada de provisões eventuais ao nível máximo do montante das provisões anteriores constituídas no presente exercício. A comissão de performance anual corresponderá aos resultados obtidos após contabilização das somas alocadas da forma expressa acima, no decurso do ano: se o montante total destinado a essa comissão não ultrapassar zero, não se efectuará qualquer pagamento a título dessa comissão. A comissão não poderá, em caso algum, ter um montante negativo. Quer o montante provisionado no último dia de um exercício seja positivo, quer seja negativo, a conta de provisionamento é restabelecida a zero no primeiro dia do exercício social seguinte.

4. BANCO DEPOSITÁRIO, AGENTE PAGADOR PRINCIPAL, TOMADOR DE REGISTO DELEGADO E AGENTE DE TRANSFERÊNCIA DELEGADO

O BNP Paribas Securities Services, Sucursal do Luxemburgo (adiante designado “Banco Depositário” ou “BPSS Luxembourg”) foi nomeado Banco Depositário e Agente Pagador Principal.

O BPSS Luxembourg é uma sucursal do BNP Paribas Securities Services, banco organizado sob a forma de sociedade anónima de Direito Francês, totalmente detido pelo BNP Paribas.

O BPSS Luxembourg iniciou a sua actividade a 1 de Junho de 2002. O controlo da totalidade dos títulos e activos líquidos da Sociedade é confiado ao Banco Depositário, que cumpre os deveres e obrigações inerentes prescritos pela Lei.

De acordo com o costume bancário, pode, sob sua responsabilidade e superintendência, confiar a outros estabelecimentos bancários ou intermediários financeiros, total ou parcialmente, os activos de que tem a custódia no Luxemburgo. Todos os actos geralmente inerentes de disposição dos activos da Sociedade são executados pelo Banco Depositário mediante instruções da Sociedade.

(14)

a) de confirmar se a venda, emissão, resgate e anulação de acções, efectuadas pela Sociedade ou por sua conta, se executam de acordo com a Lei e os estatutos da Sociedade;

b) de se certificar que, em operações sobre activos da Sociedade, a contrapartida é apresentada nos prazos habituais; c) de confirmar se os produtos da Sociedade recebem afectação conforme aos estatutos.

Na qualidade de Agente Pagador Principal, o Banco Depositário procede ao pagamento dos dividendos aos accionistas da Sociedade, podendo delegar a tarefa num ou vários Agente(s) Pagador(es).

O contrato de Banco Depositário e de Agente Pagador Principal pode ser rescindido por qualquer uma das partes, mediante pré-aviso de três meses para ambos. Aplicar-se-ão nesse caso as seguintes disposições:

- deve ser designado novo banco depositário, nos dois meses seguintes à rescisão do contrato de Banco Depositário, para assumir as funções e assumir as responsabilidades consignados na convenção a assinar para esse fim;

- se a Sociedade decidir prescindir das funções do Banco Depositário, este continuará a exercer a sua actividade durante o prazo necessário para assegurar a transferência total dos activos da Sociedade para o novo banco depositário;

- se o Banco Depositário renunciar às funções, essas só atingirão o seu término após designação de novo banco depositário e transferência total dos activos da Sociedade para este último;

- nesse caso, os dividendos não reclamados serão pagos ao novo banco depositário, na qualidade de Agente Pagador Principal.

O BNP PAM Lux delega, no que respeita à parte das suas funções de “Administração”, as de tomador de registo e agente de transferência no BPSS Luxembourg (abaixo designado “Tomador de Registo Delegado” e “Agente de Transferência Delegado”).

As funções de Tomador de Registo Delegado e de Agente de Transferência Delegado não posem ser objecto de delegação, mesmo que parcial.

5. DISTRIBUIDORES E NOMEADOS

Na sua qualidade de Distribuidor Principal, o BNP PAM Lux poderá decidir a nomeação de Distribuidores/Nomeados que o assistam na distribuição de acções da Sociedade nos países em que serão comercializadas. Nem todos os Distribuidores/Nomeados poderão oferecer a totalidade dos subfundos/categorias/classes de acções ou das divisas de subscrição/resgate aos seus clientes. Convidam-se os clientes interessados a consultarem os seus Distribuidores/Nomeados sobre este assunto.

Poderão vir a ser celebrados Contratos de Distribuição e Nomeação entre o BNP PAM Lux e os vários Distribuidores/Nomeados.

De acordo com o disposto nos Contratos de Distribuição e de Nomeação, no Livro de Registo de Acções será inscrito o Nomeado e não os clientes que tenham investido na Sociedade por seu intermédio. Os termos e condições do Contrato de Distribuição e Nomeação estipularão, entre outras coisas, que um cliente que tiver investido na Sociedade através de um Nomeado poderá a todo o tempo exigir a transferência para seu nome das acções subscritas, sendo em consequência o nome do cliente registado no Registo de Accionistas assim que recebidas as instruções de transferência provenientes do Nomeado.

Os accionistas podem adquirir acções directamente à Sociedade sem terem que recorrer à intermediação de um Distribuidor/Nomeado.

(15)

Os accionistas que tenham efectuado a subscrição por intermédio de um Distribuidor/Nomeado podem consultar os Contratos de Distribuição/Nomeação relativos à sua subscrição na sede social da Sociedade e, ainda, na sede do Agente Administrativo ou do Distribuidor/Nomeado, durante as horas normais de expediente.

Em caso de designação de um Nomeado, este último deverá aplicar os procedimentos de luta contra o branqueamento de dinheiro, nos termos descritos no capítulo “lV. As Acções – 2. Emissão e Preço de Subscrição das Acções”.

Os Distribuidores não estão autorizados a delegar, total ou parcialmente, as suas funções ou poderes, excepto com autorização expressa e por escrito do Distribuidor Principal.

6. SUPERVISÃO DAS OPERAÇÕES DA SOCIEDADE

As contas da Sociedade e Relatórios Anuais serão revistos pela PricewaterhouseCoopers, na sua qualidade de Auditores da Sociedade.

(16)

IV.

AS ACÇÕES

1. PRINCÍPIOS GERAIS

O capital da Sociedade é representado pelos activos dos vários subfundos da Sociedade. As subscrições são investidas nos activos do subfundo relevante.

* Categorias e classes de acções

Em cada subfundo, com excepção dos subfundos “Quam”, a Sociedade poderá emitir acções das categorias seguintes, sendo a sua principal diferença as comissões e direitos descritos no final deste capítulo:

“Classic”: disponibilizadas às pessoas singulares e às pessoas colectivas

"Privilège": disponibilizadas às pessoas singulares e às pessoas colectivas. Esta categoria distingue-se da “Classic” pela existência de uma comissão de gestão específica e de um montante mínimo de subscrição.

“Institutions”: reservadas às pessoas colectivas subscrevendo por conta própria, ou em nome de pessoas singulares no âmbito de regime de poupança colectiva ou similar e, ainda, no seio de OICVM.

Para os subfundos “Quam” exclusivamente, encontram-se previstas as seguintes categorias de acções.

“Institutions (A-EUR)”: denominadas na divisa de referência do subfundo: reservadas às pessoas colectivas subscrevendo por conta própria, ou em nome de pessoas singulares no âmbito de um regime de poupança colectiva ou similar e, ainda, no seio de OICVM. Tendo em conta que a carteira do subfundo em causa pode incluir activos expressos em divisas diferentes da de referência, esta categoria de acções pode recorrer a técnicas e instrumentos (nomeadamente, de câmbios a prazo) autorizadas pela lei e pelo prospecto, visando proteger os investidores contra as flutuações da divisa (neste caso do EUR) em relação às outras.

“Institutions (A-CHF)”: denominadas na divisa de referência do subfundo: reservadas às pessoas colectivas subscrevendo por conta própria, ou em nome de pessoas singulares no âmbito de um regime de poupança colectiva ou similar e, ainda, no seio de OICVM. Tendo em conta que a carteira do subfundo em causa pode incluir activos expressos em divisas diferentes da de referência, esta categoria de acções pode recorrer a técnicas e instrumentos (nomeadamente, de câmbios a prazo) autorizadas pela lei e pelo prospecto, visando proteger os investidores contra as flutuações da divisa (neste caso do CHF) em relação às outras.

“Privilège (B-EUR)”: denominadas na divisa de referência do subfundo: Oferecidas às pessoas singulares e às pessoas colectivas. Tendo em conta que a carteira do subfundo em causa pode incluir activos expressos em divisas diferentes da de referência, esta categoria de acções pode recorrer a técnicas e instrumentos (nomeadamente, de câmbios a prazo) autorizadas pela lei e pelo prospecto, visando proteger os investidores contra as flutuações da divisa (neste caso do EUR) em relação às outras moedas. Esta categoria distingue-se da “Classic (C-EUR)” pela existência de uma comissão de gestão específica e de um montante mínimo de subscrição.

“Privilège (B-CHF)”: denominadas na divisa de referência do subfundo: disponibilizadas às pessoas singulares e às pessoas colectivas. Tendo em conta que a carteira do subfundo em causa pode incluir activos expressos em divisas diferentes da de referência, esta categoria de acções pode recorrer a técnicas e instrumentos (nomeadamente, de câmbios a prazo) autorizadas pela lei e pelo prospecto, visando proteger os investidores contra as flutuações da divisa (neste caso do CHF) em relação às outras. Esta categoria distingue-se da “Classic (C-CHF)” pela existência de uma comissão de gestão específica e de um montante mínimo de subscrição.

“Classic (C-EUR)”: denominadas na divisa de referência do subfundo: disponibilizadas às pessoas singulares e às pessoas colectivas. Tendo em conta que a carteira do subfundo em causa pode incluir activos expressos em divisas diferentes da de referência, esta categoria de acções pode recorrer a técnicas e instrumentos (nomeadamente, de câmbios a prazo) autorizadas pela lei e pelo prospecto, visando proteger os investidores contra as flutuações da divisa (neste caso do EUR) em relação às outras.

(17)

“Classic (C-CHF)”: denominadas na divisa de referência do subfundo: disponibilizadas às pessoas singulares e às pessoas colectivas. Tendo em conta que a carteira do subfundo em causa pode incluir activos expressos em divisas diferentes da de referência, esta categoria de acções pode recorrer a técnicas e instrumentos (nomeadamente, de câmbios a prazo) autorizadas pela lei e pelo prospecto, visando proteger os investidores contra as flutuações da divisa (neste caso do CHF) em relação às outras.

As categorias e classes de acções que podem ser subscritas através de planos individuais de poupança são indicadas, neste caso, nos prospectos e/ou nas adendas aos prospectos e/ou nos impressos de subscrição aplicáveis nos países em que a comercialização é autorizada.

Em caso algum poderão os custos e comissões cobrados no âmbito de um plano de poupança individual representar mais de um terço do valor entregue durante o primeiro ano do mesmo plano.

Quando se vier a verificar que as acções da categoria “Institutions”, “Institutions (A-EUR)” e “Institutions (A-CHF)” são detidas por outras pessoas que não aquelas acima autorizadas, o Conselho de Administração procederá à sua conversão, sem encargos, em acções da categoria “Classic”, “Classic (C-EUR)” e “Classic (C-CHF)”.

Antes de subscrever, o investidor deverá verificar no anexo V do presente prospecto quais são, respectivamente, a categoria e classe de acções disponíveis para cada subfundo. O eventual montante mínimo de subscrição consta no ponto 2 do presente capítulo.

As acções são emitidas ao preço de subscrição do Dia de Avaliação aplicável.

Os activos das várias categorias e classes de acções de um subfundo são fundidos numa massa única.

Todos os accionistas podem solicitar a conversão de parte ou todas as suas acções, nas condições e limites definidos nos pontos 4 e 5 do presente capítulo.

A Sociedade tem a possibilidade de abrir outros subfundos e de assim criar novas acções de cada categoria e de cada classe representando os activos desses subfundos.

Qualquer pessoa singular ou colectiva pode adquirir acções dos vários subfundos que constituem o activo líquido da Sociedade, desde que cumprido o estipulado nos pontos 1 a 5 do presente capítulo.

As acções de cada subfundo não contêm menção de valor e não conferem qualquer direito preferencial de subscrição aquando da emissão de novas acções. Cada acção dá direito a um voto nas Assembleias-gerais de Accionistas, qualquer que seja o seu valor patrimonial líquido.

Todas as acções da Sociedade devem estar integralmente realizadas. * Dividendos

A categoria “Classic” oferece duas classes de acções (de capitalização e de distribuição) para todos os subfundos, à excepção dos seguintes: “PARWORLD BNP Paribas Garantie 105”, “PARWORLD Emerging Floor 80 USD”, “PARWORLD Galatea 2010”, “PARWORLD Garantizado Mixto Global” e “PARWORLD Rhea 2010”.

A categoria “Institutions” oferece duas classes de acções (de capitalização e de distribuição) para todos os subfundos, à excepção do seguinte: “PARWORLD Emerging Floor 80 USD”.

A categoria “Privilège” só oferece acções de capitalização.

As categorias “Institutions (A-EUR)”, “Institutions (A-CHF)”, “Privilège (B-EUR)”, “Privilège (B-CHF)”, “Classic (C-EUR)” e “Classic (C-CHF)” oferecem acções de capitalização e de distribuição.

(18)

Quando for distribuído um dividendo às acções de distribuição, o activo atribuível às acções desta classe será subtraído do montante global do dividendo, enquanto que o activo líquido atribuído às acções de capitalização permanece inalterado. Em consequência, qualquer pagamento de dividendo conduz necessariamente a um aumento na relação entre o valor das acções de capitalização e o das acções de distribuição do subfundo em questão. Esta relação é designada por "paridade" no presente prospecto.

* Acções nominativas e ao portador (i) Generalidades

A Sociedade emite acções nominativas e ao portador.

Tratando-se de acções ao portador, a Sociedade emite acções tituladas ao portador (a seguir designadas por “acções tituladas ao portador”), sob reserva de acordo prévio por parte do Conselho de Administração da Sociedade, bem como acções escriturais ao portador (a seguir designadas por “acções escriturais ao portador”) ou seja, inscritas numa conta de valores mobiliários escriturais aberta no Banco Depositário da Sociedade ou nos bancos intermediários que prestam serviços financeiros relativos às acções da Sociedade.

(ii) Especificidades de Cada Categoria de Acções

As acções das categorias “Classic”, ”Privilège”, “Institutions (A-EUR)”, “Institutions (A-CHF)”, “Privilège (B-EUR)”, “Privilège (B-CHF)”, “Classic (C-EUR)” e “Classic (C-CHF)” podem ser, consoante a escolha do accionista, nominativas ou escriturais, em todos os subfundos, exceptuando nos “PARWORLD Total Return Best Alpha”, “PARWORLD ABS Dynamique”, “PARWORLD MBS”, “PARWORLD Global Corporate Total Return” e “PARWORLD BNP Paribas Garantie 105”, que apenas dispõem de acções nominativas.

As acções da categoria “Institutions” são obrigatoriamente nominativas.

As acções nominativas das categorias “Classic”, “Privilège”, “Institutions (A-EUR”), “Institutions (A-CHF)”, “Privilège (B-EUR)”, “Privilège (B-CHF)”, “Classic (C-EUR)” e “Classic (C-CHF)” podem ser convertidas em acções escriturais ao portador e inversamente, a pedido e expensas do accionista.

* Certificados e fracções de acções

Em relação às acções nominativas, os accionistas recebem exclusivamente confirmações de inscrição no livro de registo das acções nominativas. Não será emitido nem entregue qualquer certificado nominativo aos accionistas.

Serão emitidas fracções de acções até à milésima para as acções nominativas das categorias “Classic”, “Privilège”, “Institutions (A-EUR”, “Institutions (A-CHF)”, “Privilège (B-EUR)”, “Privilège (B-CHF)”, “Classic EUR)” e “Classic (C-CHF)”. No caso de acções escriturais nominativas ou ao portador (com ou sem atribuição de fracções de acções), o eventual remanescente decorrente da conversão será revertido ao accionista, salvo se o montante for inferior a EUR 15,00 ou equivalente noutra divisa, conforme o caso. Os montantes não reembolsados reverterão a favor do subfundo relevante. Os formulários de alienação, para efeitos de transferência de acções nominativas, podem ser obtidos na sede social da Sociedade e junto do Agente de Transferência Delegado.

(19)

2. EMISSÃO E PREÇO DE SUBSCRIÇÃO DE ACÇÕES * Subscrições Iniciais

Os subfundos “PARWORLD Total Return Best Alpha”, “PARWORLD ABS Dynamique”, “PARWORLD MBS” e “PARWORLD Global Corporate Total Return”, “PARWORLD Quam 5”, “PARWORLD Quam 15”, “PARWORLD Orchestra Adágio”, “PARWORLD Orchestra Forte”, “PARWORLD BRIC Flexible”, “PARWORLD Euro Credit Spread”, “PARWORLD Turkey”, “PARWORLD Turkish Bond”, “PARWORLD Turkish Eurobond”, “PARWORLD Emerging Floor 80 USD” e “PARWORLD Power Cube” serão activados oportunamente.

A classe de acções de distribuição da categoria “Classic (C-EUR)” do subfundo “PARWORLD Quam 10” será activada em data posterior.

O preço de subscrição inicial de uma acção da categoria “Classic” ascende, em função da divisa de referência do subfundo, a EUR 100, a USD 100, a CHF 160, ou a GBP 60.

O preço de subscrição inicial de uma acção das categorias “Institutions (A-EUR)”, “Institutions (A-CHF)”, “Privilège (B-EUR)”, “Privilège (B-CHF)”, “Classic (C-EUR)” e "Classic (C-CHF)” ascende, em função da divisa de referência do subfundo, a EUR 100, a USD 100, a CHF 100, ou a GBP 60.

O preço de subscrição inicial de uma acção da categoria “Privilège” ascende, em função da divisa de referência do subfundo, a EUR 800, a USD 800, a CHF 1.200, ou a GBP 500.

O preço de subscrição inicial de uma acção da categoria “Institutions” ascende, em função da divisa de referência do subfundo, a EUR 100.000, a USD 100.000, a CHF 160.000, ou a GBP 60.000.

As acções das categorias “Classic” (de capitalização e de distribuição), “Privilège” e “Institutions” (de capitalização) do subfundo “PARWORLD Environmental Opportunities” poderão ser subscritas pela primeira vez a 30 de Maio de 2006 (antes das 15 horas, hora do Luxemburgo) ao preço inicial de EUR 100,00 por acção para a categoria “Classic”, de EUR 800,00 por acção para a categoria “Privilège” et de EUR 100.000,00 por acção para a categoria “Institutions”. O pagamento das acções subscritas nesse dia deverá ser efectuado pelo valor de 30 de Maio de 2006. O primeiro valor patrimonial líquido será datado de 31 de Maio de 2006, mas calculado a 1 de Junho de 2006.

* Subscrições subsequentes

Os pedidos de subscrição de acções subsequentes poderão ser apresentados todos os dias junto do Agente de Transferência Delegado, bem como nos balcões de outros estabelecimentos designados pela Sociedade ou, a seu pedido, pelo Agente de Transferência Delegado, nos quais se disponibilizarão prospectos com boletins de subscrição.

As listas de subscrição são encerradas, o mais tardar:

- Às 15 horas (hora local do Luxemburgo) de cada Dia de Avaliação, para os subfundos “PARWORLD Total Return Best Alpha”, “PARWORLD ABS Dynamique”, “PARWORLD MBS”, “PARWORLD Global Corporate Total Return”, “PARWORLD BNP Paribas Garantie 105”, “PARWORLD Power Cube”, “PARWORLD Euro Credit Spread”, “PARWORLD Environmental Opportunities” e “PARWORLD Emerging Floor 80 USD”.

- Às 15 horas (hora local do Luxemburgo) de cada dia útil anterior ao Dia de Avaliação, para os subfundos “PARWORLD Rhea 2010”, “PARWORLD Orchestra Adagio”, “PARWORLD Orchestra Forte”, “PARWORLD Galatea 2010”, “PARWORLD Quam 5”, “PARWORLD Quam 10”, “PARWORLD Quam 15”, “PARWORLD BRIC Flexible”, “PARWORLD Turkey”, “PARWORLD Turkish Bond” e “PARWORLD Turkish Eurobond”.

Todos os pedidos recebidos antes destas horas limite são executados com base no valor patrimonial líquido do Dia de Avaliação. As ordens de subscrições recebidas após destas horas limite serão executadas no Dia de Avaliação subsequente.

(20)

O preço de subscrição das acções de diferentes categorias corresponde ao valor patrimonial líquido por subfundo, determinado de acordo com o disposto na secção IV, ao qual poderá ser adicionada uma comissão de subscrição inicial e/ou uma eventual comissão de subscrição ou de distribuição, cujas taxas constam no ponto 5 do presente capítulo. As acções do subfundo “PARWORLD Galatea 2010” foram subscritas até à data de 1 de Julho de 2005. As listas de subscrição para este subfundo foram, portanto, definitivamente encerradas a 30 de Junho de 2005 às 15 horas (hora do Luxemburgo). Passada esta data, não será aceite nenhuma nova ordem de subscrição de acção(ões).

As acções do subfundo “PARWORLD BNP Paribas Garantie 105” foram subscritas até à data de 27 de Fevereiro de 2005. As listas de subscrição para este subfundo foram, portanto, definitivamente encerradas a 27 de Fevereiro de 2006 às 15 horas (hora do Luxemburgo). Passada esta data, não será aceite nenhuma nova ordem de subscrição de acção(ões). Após 20 de Janeiro de 2006 (= data da contribuição em espécie constituída pelo subfundo Foncaixa Garantizado Mixto Global da SICAV Caixa Funds, Sociedade de Investimento de capital variável de Direito Luxemburguês), as acções do subfundo “PARWORLD Garantizado Mixto Global” deixaram de poder ser subscritas.

As acções do subfundo « PARWORLD Rhea 2010 » podem ser subscritas até à data de 31 de Maio de 2006. As listas de subscrição para este subfundo serão, portanto, definitivamente encerradas a 31 de Maio de 2006 às 15 horas (hora do Luxemburgo). Não serão aceites ordens de subscrição de acções deste subfundo posteriores a essa data. O Conselho de Administração reserva-se contudo o direito de alargar esse limite, informando os accionistas através da publicação de um aviso nos jornais previstos no Capítulo X, “Informação Destinada aos Accionistas”.

O Conselho de Administração pode recusar qualquer subscrição quando o montante dos activos do subfundo atingir os 50 milhões de dólares.

* Limites mínimos de subscrição e posse

Determinadas categorias de acções poderão estar sujeitas a montantes mínimos de subscrição.

Para qualquer subscrição inicial de acções da categoria "Institutions" e de acções da categoria "Privilege", será exigido um montante mínimo de EUR 1 milhão por subfundo. As subscrições subsequentes das acções das categorias "Institutions" e "Privilège " serão possíveis sem qualquer montante mínimo desde que os acima mencionados níveis, considerando os activos já detidos, tenham sido respeitados. Para efeitos de apreciação dos montantes mínimos de subscrição da categoria “Institutions”, englobam-se as subscrições provenientes de entidades que o requeiram e cujos nomes mostrem que pertencem a um e ao mesmo grupo, ou que tenham um órgão central de tomada de decisão.

Para qualquer subscrição inicial das acções da categoria ” Institutions (A-EUR)” e da categoria “Institutions (A-CHF)”, será exigido um montante mínimo de EUR 20 milhões por subfundo. As subscrições subsequentes das acções das categorias “Institutions (A-EUR)” e “Institutions (A-CHF)” serão possíveis sem qualquer montante mínimo desde que os limiares acima mencionados, considerando os activos já possuídos, tenham sido respeitados. Para efeitos de apreciação dos montantes mínimos de subscrição das categorias “Institutions (A-EUR)” e “Institutions (A-CHF)”, englobam-se as subscrições provenientes de entidades que o requeiram e cujos nomes mostrem que pertencem a um e ao mesmo grupo, ou que tenham um órgão central de tomada de decisão.

Para qualquer subscrição inicial das acções da categoria ” Privilège (B-EUR)” e da categoria “Privilège (B-CHF)”, será exigido um montante mínimo de EUR 5 milhões por subfundo. As subscrições subsequentes das acções das categorias “Privilège (B-EUR)” e “Privilège (B-CHF)” serão possíveis sem qualquer montante mínimo desde que os limiares acima mencionados, considerando os activos já possuídos, tenham sido respeitados. Para efeitos de apreciação dos montantes mínimos de subscrição das categorias “Privilège (B-EUR)” e “Privilège (B-CHF)”, englobam-se as subscrições provenientes de entidades que o requeiram e cujos nomes mostrem que pertencem a um e ao mesmo grupo, ou que tenham um órgão central de tomada de decisão.

Nas categorias “Classic”, “Classic (C-EUR)” e “Classic (C-CHF)”, as subscrições e conversões deverão incidir, no mínimo, sobre uma acção, exceptuando-se o subfundo “Parworld Garantizado Mixto Global”, para o qual apenas se exige um montante mínimo de 600 EUR.

(21)

Quando um accionista possuir menos de uma acção das categorias “Classic”, “Classic (C-EUR)” ou “Classic (C-CHF)”, o Conselho de Administração poderá decidir proceder ao resgate dessas fracções de acções.

Se o montante possuído por um accionista nas categorias “Privilège”, “Institutions”, “Institutions (A-EUR

)

”, “Institutions (A-CHF)”, “Privilège (B-EUR)” e “Privilège (B-CHF)” for inferior ao montante mínimo de subscrição, o Conselho de Administração poderá decidir converter as acções em questão para a categoria autorizada do mesmo subfundo que apresente as maiores vantagens para o accionista, e na qual o montante mínimo de posse seja respeitado. Não obstante, o accionista será notificado por escrito com uma antecedência de um mês relativamente à data prevista para a conversão, tendo assim a possibilidade de respeitar os montantes mínimos de subscrição da categoria em questão.

* Pagamento das subscrições

O pagamento das acções subscritas será efectuado na divisa de referência do subfundo ou num determinado número de outras divisas, a saber: EUR, USD, GBP e CHF. A emissão de acções só ocorrerá, em regra, uma vez confirmada pelo Banco Depositário ou pelo Distribuidor/Nomeado a efectiva recepção do preço de subscrição. O pagamento deverá ser efectuado nos três dias úteis bancários subsequentes à Data de Cálculo do valor patrimonial líquido aplicável, exceptuando-se os subfundos “Quam”, cujos pagamentos se devem efectuar no prazo de quatro dias úteis subsequentes à Data de Cálculo do valor patrimonial líquido aplicável.

Nem todos os Distribuidores/Nomeados oferecem todas as divisas de subscrição aos seus clientes. Convidam-se os clientes a consultarem os seus Distribuidores/Nomeados sobre este assunto.

Qualquer modificação da taxa de comissões determinada no ponto 5 do presente capítulo deverá ser aprovada pelo Conselho de Administração da Sociedade. Será feita menção a esta alteração no relatório anual e o prospecto será actualizado:

Contudo, a Sociedade pode, sob a sua responsabilidade e de acordo com o presente prospecto, aceitar títulos cotados e denominados nas divisas acima mencionadas para pagamento de uma subscrição, se tal transacção for considerada como sendo no interesse dos accionistas. No entanto, os títulos de sociedades aceites em pagamento de uma subscrição deverão ser compatíveis com a política de investimento do referido subfundo. Nesse caso, a subscrição estará isenta da comissão de subscrição inicial que, no caso contrário, deveria ser revertida ao subfundo que a tivesse previsto.

Para todos os títulos aceites como pagamento de uma subscrição, o Agente de Transferência Delegado deverá ter em seu poder um relatório de avaliação elaborado pelos Auditores da Sociedade mencionando especificamente a quantidade, a denominação e o método de valorização adoptado para os títulos em questão. O mesmo deverá especificar ainda o valor total dos títulos, denominados na divisa do subfundo objecto desse ingresso. Os títulos aceites como pagamento de uma subscrição são valorizados, para efeitos da operação, com base no último valor de compra de mercado, cotado no Dia de Avaliação ao qual corresponde o valor patrimonial líquido aplicável à subscrição. O Conselho de Administração da Sociedade poderá rejeitar discricionariamente todos os títulos oferecidos para pagamento de uma subscrição sem necessidade de justificar a sua decisão.

Quaisquer taxas ou comissões de corretagem que possam vir a ser devidas numa subscrição serão suportadas pelo subscritor. Em nenhuma circunstância poderão estes custos exceder o máximo autorizado pelas leis, regulamentos e práticas bancárias dos países nos quais as acções são adquiridas.

* Suspensão e recusa de subscrições

O Conselho de Administração da Sociedade pode a todo o momento suspender ou interromper a emissão de acções de um subfundo da Sociedade. Poderá nomeadamente fazê-lo nas circunstâncias descritas no capítulo IV., ponto 2. Por outro lado, tem o poder, discricionário e sem necessidade de justificação, de:

- recusar todas e quaisquer subscrições de acções;

(22)

Quando o Conselho de Administração decidir retomar a emissão de acções de um ou vários subfundos, após a ter suspendido por qualquer prazo, todas as subscrições em suspenso serão executadas com base no valor líquido estabelecido após a retomada do cálculo.

O Conselho de Administração não autoriza práticas associadas ao Market Timing, conforme definidas na circular CSSF 04/146, nem práticas associadas ao “active trading” ou “excessive trading” (a seguir, “Active Trading”) definidas como operações de subscrição/resgate/conversão de acções no mesmo subfundo efectuadas num lapso curto de tempo e com montantes importantes, com o objectivo de alcançar lucros a curto prazo. Quer as práticas de Active Trading, quer as de Market Timing são prejudiciais aos outros accionistas por afectarem o desempenho do subfundo e perturbarem a gestão dos activos.

O Conselho de Administração reserva-se a possibilidade de rejeitar todas as ordens de subscrição e de conversão suspeitas de Active Trading ou de Market Timing. O Conselho de Administração pode tomar todas as medidas necessárias para proteger os outros accionistas da Sociedade perante suspeita de tais práticas, nomeadamente pela aplicação de uma comissão adicional de resgate máxima de 2%, revertendo a favor do subfundo, desde que o accionista que saia receba informação prévia que lhe permita retirar o pedido de resgate.

* Luta contra o branqueamento de capitais

No âmbito da luta contra o branqueamento de capitais, os impressos de subscrição deverão ser acompanhados de cópia, certificada por autoridade competente (p. ex.: embaixada, consulado, notário ou comissário de polícia), do bilhete de identidade do subscritor, no caso de pessoas singulares, ou por uma cópia dos Estatutos e certidão do registo comercial da pessoa colectiva, nos seguintes casos:

1. se a subscrição for feita directamente junto da Sociedade;

2. se a subscrição for feita por intermédio de profissional do sector financeiro residente em país que não esteja sujeito a uma obrigação de identificação equivalente às normas aplicadas no Luxemburgo, em matéria de prevenção de utilização do sistema financeiro para fins de branqueamento de capitais.

3. no caso de subscrição por intermédio de uma filial ou de uma sucursal cuja casa-mãe esteja sujeita a uma obrigação de identificação equivalente à exigida pela lei do Luxemburgo, se a lei aplicável à casa-mãe não obrigar à certificação de que tal procedimento é cumprido pelas suas filiais ou sucursais.

Além disso, a Sociedade tem a obrigação de identificar a origem dos fundos transferidos de instituições financeiras que não estejam obrigadas a seguir um processo de identificação equivalente ao exigido pela lei do Luxemburgo. As subscrições poderão ser temporariamente suspensas até que seja identificada a origem de tais fundos.

É geralmente aceite que os profissionais do sector financeiro residentes em países que tenham aderido às recomendações feitas pelo GAFI (Grupo de Acção Financeira relativo ao branqueamento de capitais) sejam considerados como tendo uma obrigação de identificação equivalente àquela exigida pela lei do Luxemburgo. 3. RESGATE DE ACÇÕES

Cada accionista pode passar, em todos os Dias de Avaliação, ordens para resgate de todas ou de parte das suas acções. Os pedidos de resgate, considerados como irrevogáveis, deverão ser enviados ao Agente de Transferência Delegado, apresentados nos balcões dos estabelecimentos indicados por este último ou enviados à Sede Social da Sociedade. Os pedidos deverão conter a seguinte informação: identidade e endereço exacto da pessoa que solicita o resgate, com indicação do número exacto de acções a resgatar, o subfundo ao qual pertencem essas acções, a indicação de que se trata de acções nominativas ou de acções escriturais ou tituladas ao portador, a categoria e classe de acções, assim como a divisa a ser utilizada ao proceder-se ao resgate – a de referência ou uma das seguintes – EUR, USD, GBP ou CHF. As listas de subscrição são encerradas, o mais tardar:

(23)

- Às 15 horas (hora local do Luxemburgo) de cada Dia de Avaliação, para os subfundos “PARWORLD Total Return Best Alpha”, “PARWORLD ABS Dynamique”, “PARWORLD MBS”, “PARWORLD Global Corporate Total Return”, “PARWORLD BNP Paribas Garantie 105”, “PARWORLD Garantizado Mixto Global”, “PARWORLD Power Cube”, “PARWORLD Euro Credit Spread”, “PARWORLD Environmental Opportunities” e “PARWORLD Emerging Floor 80 USD”.

- Às 15 horas (hora local do Luxemburgo) de cada dia útil anterior ao Dia de Avaliação, para os subfundos “PARWORLD Rhea 2010”, “PARWORLD Orchestra Adagio”, “PARWORLD Orchestra Forte”, “PARWORLD Galatea 2010”, “PARWORLD Quam 5”, “PARWORLD Quam 10”, “PARWORLD Quam 15”, “PARWORLD BRIC Flexible”, “PARWORLD Turkey”, “PARWORLD Turkish Bond” e “PARWORLD Turkish Eurobond”.

Todos os pedidos recebidos antes destas horas limite são executados com base no valor patrimonial líquido do Dia de Avaliação. As ordens de resgate recebidas após estas horas limite serão executadas no Dia de Avaliação subsequente. Para cada acção apresentada, o montante reembolsável ao accionista é igual ao valor patrimonial líquido do Dia de Avaliação para o referido subfundo, deduzido, consoante o caso, de uma comissão de resgate que deverá ser paga ao Distribuidor e/ou uma comissão de resgate final que deverá ser paga à Sociedade e cujas taxas constam do ponto 5 do presente capítulo.

O valor de resgate poderá ser superior, igual ou inferior ao preço inicial de aquisição.

O pagamento do resgate deverá ser efectuado nos três dias úteis bancários subsequentes ao Dia de Cálculo do valor patrimonial líquido aplicável, exceptuando-se os subfundos “Quam”, cujos pagamentos de resgate se devem efectuar no prazo dos quatro dias úteis subsequentes ao Dia de Cálculo do valor patrimonial líquido aplicável.

Nem o Conselho de Administração nem o Banco Depositário poderão assumir qualquer responsabilidade por qualquer falta de pagamento, resultante da aplicação de um eventual controlo cambial ou de outras circunstâncias independentes da sua vontade que limitem ou tornem impossível a transferência para o estrangeiro do valor resultante do resgate das acções.

Em circunstâncias excepcionais, e mediante pedido expresso do investidor, o Conselho de Administração poderá aceitar pedidos de resgate em espécie. Para quaisquer títulos entregues como pagamento de resgate, o Agente de Transferência Delegado deverá ter em seu poder um relatório de avaliação efectuado e preparado pelos Auditores da Sociedade; este relatório deverá mencionar a quantidade, a denominação e o método de avaliação adoptado para tais títulos. No mesmo deverá ainda constar o valor total dos títulos, expresso na divisa do subfundo em que é operado o resgate. Os títulos entregues como pagamento para o resgate são valorizados, para efeitos da operação, pelo último preço de oferta de mercado disponível no Dia de Avaliação, em referência ao valor patrimonial líquido aplicável ao resgate. O Conselho de Administração certificar-se-á de que esses resgates pagos com títulos não sejam prejudiciais aos restantes accionistas. A suspensão do cálculo do valor patrimonial líquido dos activos da Sociedade tem não só um efeito suspensivo sobre as emissões de acções mas também sobre os resgates e as conversões. Qualquer suspensão de resgate será notificada de acordo com o disposto no ponto 2. B do capítulo IV, por todos os meios apropriados, aos accionistas que, tendo apresentado pedidos de resgate, se encontrem com a respectiva execução diferida ou suspensa.

Se, num dado Dia de Avaliação, o total líquido dos pedidos de resgate recebidos exceder 10 % (*) dos activos do subfundo objecto do resgate, o Conselho de Administração pode decidir que sejam proporcionalmente reduzidos ou diferidos, de modo a reduzir o total de acções resgatadas nessa data a 10% (*) dos activos desse subfundo. Qualquer pedido de resgate assim diferido terá prioridade sobre os pedidos de resgate recebidos na próxima Data de Avaliação, continuando submetido, não obstante, ao limite de 10 % (*) acima referido.

(*) No que diz respeito aos subfundo “PARWORLD BRIC Flexible” e “PARWORLD Turkey” essa taxa é de 5%.

(24)

A conversão poderá ser analisada como uma transacção simultânea de resgate e de subscrição de acções. Consequentemente, tal transacção apenas poderá ser executada no primeiro Dia de Avaliação comum aos subfundos envolvidos na referida conversão.

Qualquer accionista pode pedir, a todo o tempo, dentro de uma mesma categoria de acções, a conversão do todo ou parte das suas acções em acções de outro subfundo ou de outra classe de acções.

Em contrapartida, as conversões entre categorias de acções são autorizadas única e exclusivamente nos seguintes casos: Para

De Classic Institutions Privilège Institutions (A-EUR) e Institutions (A-CHF) Privilège (B-EUR) e Privilège (B-CHF)

Classic (C-EUR) e Classic (C-CHF) Classic Sim Sim – Pessoas

Colectivas Não – Pessoas

Singulares

Sim Não Não Não

Institutions Sim Sim Sim Não Não Não

Privilège Sim Sim – Pessoas Colectivas Não – Pessoas

Singulares

Sim Não Não Não

Institutions (A-EUR) e

Institutions (A-CHF) Não Não Não Sim Sim Sim

Privilège (B-EUR) e Privilège (B-CHF)

Não Não Não Sim – Pessoas

Colectivas Não – Pessoas Singulares Sim Sim Classic (C-EUR) e Classic (C-CHF)

Não Não Não Sim – Pessoas

Colectivas Não – Pessoas

Singulares

Sim Sim

Quaisquer pedidos de conversão serão efectuados mediante notificação ao Agente de Transferência Delegado ou a outros estabelecimentos designados pela Sociedade por carta, telex ou fax, notificação na qual devem constar a indicação do nome do subfundo para os quais as acções devem ser convertidas, especificando a categoria e classe de acções a serem convertidas, a categoria e classe de acções do novo subfundo a serem emitidas e se as acções são escriturais, nominativas ou ao portador. Se esta informação não for prestada, a conversão será feita em acções da mesma classe dentro da mesma categoria.

As listas de conversão são encerradas, o mais tardar, de acordo com o seguinte horário: Para

De

Outros subfundos Subfundos “PARWORLD Orchestra Adagio”, “PARWORLD Orchestra Forte”,

“PARWORLD BRIC Flexible”, “PARWORLD Turkey”, “PARWORLD Turkish Bond” e

“PARWORLD Turkish Eurobond”

Subfundos

“Quam” "Garantidos" Subfundos

Outros subfundos D 15 horas

(locais do Luxemburgo) (locais do Luxemburgo) D-1, 15 horas - Subfundos

“PARWORLD Orchestra Adagio”, “PARWORLD Orchestra Forte”, “PARWORLD BRIC Flexible”, “PARWORLD Turkey”, “PARWORLD Turkish Bond” e “PARWORLD Turkish Eurobond”

D-1, 15 horas (locais do Luxemburgo)

- - -

Referências

Documentos relacionados

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria

Logo após o término do recreio, todos entraram atentos e curiosos com a minha presença, e com as figuras que pus na mesa, ficavam me perguntando o que era, sobre o que

Este estudo apresenta uma análise desses problemas críticos enfrentados por empresas de software durante o processo de Engenharia de Requisitos, sob a ótica da

na qualidade de REPARADOR e INSTALADOR de taxímetros, estando autorizado a realizar a 1.ª e 2.ª Fases da Primeira Verificação a taxímetros novos e reparados, e a colocar a

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

Curso de Nutrição Curso de Biomedicina Curso de Enfermagem Curso de Psicologia Curso de Farmácia Curso de Física Médica Curso de Fonoaudiologia Curso de Gestão em Saúde. Haag

Marcos Justo Tramontini, em A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850), partiu da análise dos conflitos ocorridos

O catequizando adolescente deve perceber que o convite feito Jesus para segui-lo é pessoal e atencioso, assim como Pedro Jesus também chama a cada um em especial