• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO TurmaMais Línguas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO TurmaMais Línguas"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)FORMAÇÃO TurmaMais – Línguas.

(2) 1.1. O que significa “avaliar”?. 1.4. Como implementar a avaliação ?. 1. QUESTIONAR PROCESSOS DE AVALIAÇÃO. 1.3. Que “ferramentas” de avaliação?. 1.2. Que tipo de avaliação?.

(3) 1.1. O sentido de “avaliar” A função de avaliar corresponde a uma análise cuidada das aprendizagens conseguidas face às aprendizagens planeadas, o que se vai traduzir numa descrição que informa professores e alunos sobre os objectivos atingidos e aqueles onde se levantaram dificuldades. (…) A classificação, por seu turno, transporta para uma escala de valores a informação proporcionada pela avaliação, permitindo comparar e seriar resultados e servindo de base a decisões relativas à promoção ou não dos alunos no sistema escolar (Ribeiro, 1993).

(4) 1.2. Tipos de avaliação AVALIAÇÃO FORMATIVA.  Espécie de bússola orientadora do processo de ensino e. aprendizagem: recolhem-se dados que ajudam alunos e professores a reorientar o seu trabalho no sentido de apontar falhas, aprendizagens ainda não conseguidas, aspectos a melhorar;  Deve exprimir-se por meio de apreciações ou de comentários;. Implica espaço para individualização, compensação e para a consideração dos ritmos e tempos de aprendizagem dos alunos, assente numa perspetiva construtivista do ensino e da aprendizagem..

(5) Rigorosa e diversificada AVALIAÇÃO FORMATIVA. Reguladora. Contínua.

(6) AVALIAÇÃO SUMATIVA Fornece um resumo da informação disponível, procede a um balanço de resultados no final de um segmento (extenso) de ensino. Presta-se à classificação, mas não se esgota nela, nem se deve confundir com esta, podendo existir avaliação sumativa sem classificação. Pode assumir uma expressão qualitativa ou quantitativa;  Verificando-se uma verdadeira prática de avaliação formativa, a avaliação sumativa acaba por consistir num momento particularmente rico de integração e de síntese da informação recolhida acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer numa variedade de situações..

(7) AVALIAÇÃO FORMATIVA E AVALIAÇÃO SUMATIVA Contrariamente à avaliação sumativa (cujo objetivo é o de verificar a aquisição de conhecimentos, ficar a conhecer um “estado”), a avaliação formativa pretende interrogar o processo, refletir sobre as atividades letivas;.

(8) (Fernandes, 2008). Avaliação Sumativa • Súmula do que os alunos sabem e são capazes de fazer no final de um dado período. • Pontual. • Feedback pontual. • Pouco interactiva. • Alunos, em geral, passivos. • Classificar, certificar ou seleccionar. • Instrumentos de testagem. • Ênfase nos resultados.. • D E S A F I O S. • A R T I C U L A Ç D Ã A O. Avaliação Formativa • Saber onde os alunos estão em relação à aprendizagem, para onde devem ir e como. • Sistemática. • Feedback contínuo. • Interactiva. • Alunos, em geral, activos. • Reguladora - usada para reorientar, melhorar ou apoiar. • Diversos recursos, tarefas e instrumentos. • Ênfase nos processos..

(9) 1.3. Que “ferramentas” de avaliação? TAREFAS. INSTRUMENTOS • CONHECIMENTOS. • Debates;. • Instrumentos de testagem.. • Trabalho de grupo; • Pesquisas;. • COMPETÊNCIAS,. • Exposições orais;. COMPORTAMENTOS,. • Resolução de problemas;. ATITUDES. • Produção de texto.. • Grelhas de observação; • Listas de verificação; • Rubricas de avaliação; • Incidentes críticos..

(10) AVALIAÇÃO DE PROCESSOS. 1.4. Como implementar a avaliação para a aprendizagem? 1. Escolha das tarefas/actividades - relevantes que impliquem a aplicação de conhecimentos, capacidades e competências, de forma contextualizada, que possibilitem a aquisição das aprendizagens pretendidas 2. Definição de indicadores de desempenho/produto - expressos em termos de comportamentos observáveis ou de características dos produtos a elaborar (os alunos devem ter conhecimento destes) 3. Definição de critérios de desempenho/produto – descrição de níveis de qualidade de um desempenho ou de um produto.

(11) AVALIAÇÃO DE PROCESSOS. TAREFAS DE APRENDIZAGEM  Constituem, simultaneamente, oportunidades para os alunos aprenderem e oportunidades para o professor avaliar as aprendizagens dos alunos.. RUBRICAS DE AVALIAÇÃO (Allen & Tanner, 2006).  Matriz com indicadores e respectivos critérios de qualidade de desempenho.  Cada um dos níveis/critérios de desempenho é descrito de forma suficientemente detalhada, para que o seu uso torne possível ajuizar ou reflectir sobre o progresso obtido em relação aos objectivos mais importantes..

(12) AVALIAÇÃO DE PROCESSOS. TAREFA DE APRENDIZAGEM OBJECTIVOS Desempenhos possíveis de descrever, medir. RUBRICAS INDICADORES Dimensões, categorias, parâmetros. CRITÉRIOS Descritores de níveis de desempenho.

(13) Rubrica para avaliação de PRODUTOS Trabalhos escritos (1) INDICADORES. Tema. 5 Demonstra elaboração de pensamento. A ideia central é claramente comunicada e desenvolvida, sem fugir ao propósito do trabalho. Compreende e avalia criticamente as suas fontes. Identifica os conceitos fundamentais e define os termos.. 4. CRITÉRIOS 3. Adequado, mas respondendo Trabalho sólido menos que responde bem à tarefa. adequadamente à Apresenta a tarefa. Afirma uma ideia central ideia central, mas mas de lugarespode comuns ou ter lapsos frases feitas. menores em Normalmente desenvolvimento. não reconhece Mostra leitura outros pontos cuidadosa das de vista. Mostra fontes, compreensão mas não as avalia básica criticamente. das fontes. Se Tentativa de define os definir os termos termos, não totalmente depende muitas conseguida. vezes do dicionário de termos.. 2. 1. Não tem uma ideia clara central ou não responde adequadamente à finalidade. Ideia central demasiado vaga ou óbvia. Pode não ter havido uma correcta compreensão das fontes.. Não responde ao que foi pedido ou carece de ideia central. Não usa fontes sempre que necessário..

(14) Rubrica para avaliação de PRODUTOS Trabalhos escritos (2) INDICADORES. Organização e Coerência. 5. 4. Usa uma estrutura lógica adequada à temática do trabalho, à finalidade e ao campo disciplinar. Usa frases de transição para ligar uma ideia a partir da anterior, ou para identificar a sua relação lógica. Orienta o leitor através de um fio condutor do raciocínio.. Mostra uma progressão lógica de ideias e usa frases de ligação. É menos evidente o fio condutor. Algumas ligações lógicas menos conseguidas, mas cada ponto está claramente relacionado com a ideia central.. CRITÉRIOS 3 Apresenta um conjunto de ideias, ao invés de usar uma estrutura lógica evidente. Usa frases de ligação de forma mais sequencial do que lógica, embora os parágrafos digam respeito à ideia central. Pode haver falta de coerência entre parágrafos e nas frases dentro dos parágrafos.. 2 Organização aleatória, falta de coerência interna e uso de poucas ou inadequadas transições. Faltam as ideias principais, ou estas podem ser muito genéricas ou muito específicas. Os parágrafos nem sempre estão relacionados com o tema principal.. 1 Sem organização aparente. Falta de ligações e coerência..

(15) Rubrica para avaliação de PRODUTOS Trabalhos escritos (3) INDICADORES. Fundamenta ção. 5. 4. Usa fontes de forma adequada e efectiva, referindo as evidências em que baseia os seus pontos de vista.. Indica razões para apoiar as suas afirmações, usando algumas fontes. Aborda as conexões entre as evidências e as ideias principais.. CRITÉRIOS 3 Usa generalizações para apoiar as suas afirmações. Recorre a opiniões não fundamentadas ou à experiência pessoal, ou assume que a evidência fala por si mesma não necessitando de explicitar a ligação com o tema principal.. 2. 1. Recorre a frases feitas ou generalizações. Apresenta poucas evidências para as afirmações. Pode ser uma narrativa pessoal, em vez de ensaio, ou um resumo, em vez de análise.. Usa detalhes irrelevantes, ou não fundamenta. Demasiado curto ou incompleto..

(16) Rubrica para avaliação de PRODUTOS Trabalhos escritos (4) INDICADORES. Estilo. Texto. 5. 4. CRITÉRIOS 3. 2. 1. Escolhe os termos de forma precisa e específica. As frases são variadas, mas claramente estruturadas, não sendo demasiado longas ou desconexas.. Em geral, usa os termos com precisão e eficazmente, mas são por vezes pouco específicos. Afirmações claras, bem estruturadas e focadas, embora nem sempre.. Usa termos genéricos e a linguagem pode não ser sempre adequada. Estrutura da frase geralmente correcta, mas podem aparecer afirmações repetitivas ou confusas.. Usa termos genéricos e vagos, ou muito pessoais e específicos. Contém várias frases gramaticalmente incorrectas. Estrutura simples e monótona das frases.. Usa frases mal construídas, emprega mal os termos e utiliza linguagem desadequada.. Sem erros ortográficos ou gramaticais, pontuação correcta. Usa correctamente as normas de referenciação.. Pode conter alguns erros, mas não impedem a compreensão. Usa correctamente as normas de referenciação.. Contém vários erros, mas não impedem a compreensão global. Apresenta falhas na referenciação.. Contém erros ortográficos e erros que dificultam a compreensão e identificação de conexões entre as ideias. Faltam referências no texto.. Contém tantos erros que é impossível para o leitor seguir o pensamento de frase para frase. Não usa normas de referenciação..

(17) Rubrica para avaliação de PROCESSOS. TAREFA: Realizar uma atividade de interpretação de texto, em grupo, seguindo os procedimentos descritos na Ficha de Trabalho OBJECTIVO: Desenvolver a capacidade de interpretação de textos INDICADORES. Interpretação de texto. 5. 4. Formula muitas hipóteses sobre o texto, faz inferências e deduções significativas e explicita, na totalidade, o sentido global do texto.. Formula hipóteses sobre o texto e explicita o seu sentido . Ou Formula hipóteses sobre o texto e faz inferências e/ou deduções.. CRITÉRIOS 3 Formula hipóteses sobre o texto e explicita parcialmente o seu sentido. Ou Formula hipóteses sobre o texto e faz poucas deduções e/ou inferências .. 2. 1. Formula poucas hipóteses e revela pouco interesse em dar resposta às questões apresentadas. Ou Formula hipóteses mas passa rapidamente às questões seguintes, sem procurar dar resposta às questões apresentadas.. Não formula questões nem revela interesse em dar resposta às questões apresentadas..

(18) TAREFA: Realizar uma atividade de interpretação de texto, em grupo, seguindo os procedimentos descritos na Ficha de Trabalho OBJECTIVO: Desenvolver a capacidade de interpretação de textos INDICADORES. Respeito pelas opiniões alheias e espírito de abertura. 5. 4. Espontaneamente compara e analisa os resultados previstos com os resultados obtidos, procura argumentos justificativos para os dados obtidos e confronta ideias. Altera a sua opinião se outras ideias melhores surgirem.. Não oferece resistência em aceitar resultados não previstos e ideias que contrariem a sua opinião, mas só muda depois de vários argumentos serem apresentados a favor de novas explicações.. CRITÉRIOS 3 Oferece alguma resistência em aceitar resultados não previstos e ideias que contrariem a sua opinião. Aceita alterar as suas ideias depois de alguma resistência.. 2 Oferece muita resistência em aceitar resultados não previstos e ideias que contrariem a sua opinião e apresenta argumentos pouco fundamentados como justificação para a sua resistência.. 1 Recusa-se a aceitar resultados não previstos e ideias que contrariem a sua opinião..

(19) TAREFA: Realizar uma atividade de interpretação de texto, em grupo, seguindo os procedimentos descritos na Ficha de Trabalho OBJECTIVO: Desenvolver a capacidade de interpretação de textos INDICADORES. Reflexão Crítica. 5. 4. Reflete sobre as questões e as várias possibilidades de resposta. As suas interpretações e conclusões são cuidadosamente pensadas e refletidas.. Reflete sobre as questões e as várias possibilidades de resposta, mas as suas interpretações e conclusões são pouco pensadas e refletidas.. CRITÉRIOS 3 Reflete pouco sobre as questões e as várias possibilidades de resposta e as suas interpretações e conclusões carecem de fundamentação.. 2. 1. Aceita as primeiras possibilidades de resposta e as suas interpretações e conclusões carecem de fundamentação.. Aceita rapidamente as primeiras possibilidades de resposta e precipita as suas interpretações e conclusões..

(20) TAREFA: Realizar uma atividade de interpretação de texto, em grupo, seguindo os procedimentos descritos na Ficha de Trabalho OBJECTIVO: Desenvolver a capacidade de interpretação de textos INDICADORES. 5. Não desiste mesmo após várias tentativas falhadas em atingir os objetivos pretendidos, Perseverança mantendo sempre o interesse na atividade.. 4. CRITÉRIOS 3. Desiste após várias tentativas falhadas em atingir os objetivos pretendidos mas mantém o interesse na atividade.. Desiste após uma ou duas tentativas falhadas em atingir os objetivos pretendidos mas mantém o interesse na actividade.. 2. 1. Desiste facilmente após uma ou duas tentativas falhadas em atingir os objetivos pretendidos e desinteressase da atividade.. Desiste à primeira tentativa falhada em atingir os objetivos pretendidos e não revela qualquer interesse na atividade..

(21) TAREFA: Realizar uma atividade de interpretação de texto, em grupo, seguindo os procedimentos descritos na Ficha de Trabalho OBJECTIVO: Desenvolver a capacidade de interpretação de textos. INDICADORES. Espírito de Cooperação. 5 Trabalha sempre em conjunto, divide tarefas e partilha responsabilidades. Apresenta contributos válidos para a atividade do grupo.. 4 Trabalha, frequentemente, em conjunto divide algumas tarefas e responsabilidades. Apresenta, frequentemente, contributos válidos para a atividade do grupo.. CRITÉRIOS 3 Trabalha, frequentemente, em conjunto divide algumas tarefas e responsabilidades. Apresenta alguns contributos válidos para a atividade do grupo.. 2. 1. Por vezes, trabalha em conjunto e divide tarefas e responsabilidades. Apresenta contributos pouco válidos para a atividade do grupo.. Trabalha isoladamente e não apresenta contributos válidos para a atividade do grupo..

(22)

Referências

Documentos relacionados

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

No mesmo instante e sem importar onde: à mesa, nas aulas, na praia… Quando deixo de existir para os outros, prefiro o sono.. Ao menos ele toma-me nos braços e oferece-me, só para mim,

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

Passava a vida a preparar 2- armadilhas e ratoeiras, a 3- percorrer as matas com cão e furão, a fazer pontaria a qualquer bicho de pena ou 4- pelo!. Era o papão