• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR. os contos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR. os contos"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

os contos

MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR

(2)

O presente manual é uma ferramenta de apoio que apresenta a seguinte estrutura:

Justificativa da unidade: trata-se de uma introdução à unidade didática, explicando o que o professor vai trabalhar, como vai trabalhar e por que é relevante abordar esse conteúdo.

Objetivos: apresentam-se os objetivos didáticos que o aluno deve alcançar após finalizar a unidade.

Conteúdos: são os elementos que o aluno vai trabalhar, tanto nas atividades multimídia como nas atividades da sala de aula, para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos.

Competências: diz respeito àquelas habilidades, conhecimentos e atitudes que o aluno vai desenvolver durante a unidade.

Requisitos prévios: identificamos os requisitos prévios que o aluno deve conhecer para alcançar os objetivos de aprendizagem da unidade.

Sequência de aprendizagem: são propostas várias atividades que ajudam o aluno a reforçar e consolidar os conhecimentos linguísticos abordados na unidade didática. As atividades são organizadas da seguinte forma:

Atividades de introdução: um conjunto de atividades para estimular o pensamento e motivar o aluno antes de começar a aprofundar o conteúdo.

Atividades de desenvolvimento: propostas de exercícios e/ou dinâmicas que podem ser realizadas durante a unidade didática para reforçar e ampliar os conteúdos.

Atividades de conclusão: atividades transversais para revisar e refletir que reforçam e consolidam os conteúdos trabalhados na unidade.

Avaliação: atividade de avaliação multimídia tipo teste. Para além desta avaliação, apresentamos um conjunto de itens de avaliação qualitativa com o intuito de que o professor possa avaliar a aquisição dos objetivos de aprendizagem.

Conceitos-chave da unidade: fazem referência aos conceitos básicos e essenciais da unidade.

Unidades relacionadas: são aquelas unidades que estão relacionadas entre si em função do conteúdo trabalhado.

Programação didática: recurso essencial para visualizar e planejar as unidades como o professor julgar pertinente. Esta sequência tem em conta os conteúdos que integram a unidade, as atividades vinculadas aos diferentes conteúdos, as inteligências predominantes em cada atividade e, por último, o tempo estimado para desenvolver os conteúdos e atividades.

Anexos: No final deste manual o professor vai encontrar os documentos necessários para realizar algumas das atividades:

organizadores gráficos, folha de respostas, etc.

É importante usar o manual de apoio ao professor como um material de orientação durante a realização das atividades propostas, tendo em conta as bases pedagógicas do programa, as inteligências múltiplas, a aprendizagem e suas técnicas cooperativas, as rotinas e as estratégias de pensamento aplicadas.

(3)

justificativa da unidade

Nesta unidade serão trabalhados os contos, especificamente a estrutura, o argumento e o enredo, bem como a classificação dos contos de acordo com seu tema e os diferentes tipos de personagens que intervêm, enfatizando também os ensinamentos e valores que os contos transmitem.

O conto, oral ou escrito, costuma ser o primeiro contato com a leitura e oferece um dos primeiros exemplos de narrativa ordenada. Analisar os elementos e as particularidades desse tipo de história enriquecerá os processos de leitura do aluno e fornecerá ferramentas para criar seus próprios textos, ajudando-o a entender a importância da tradição oral, que é a origem de muitos contos que conhecemos hoje.

objetivos

Os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nesta unidade didática são:

- Conhecer as características do gênero narrativo curto.

- Identificar o argumento e a tipologia dos personagens.

- Interpretar o significado de alguns contos com moral.

- Escrever contos com a estrutura e a intenção adequadas.

- Incentivar a leitura como fonte de prazer e enriquecimento pessoal.

conteúdos

Os conteúdos desenvolvidos nesta unidade didática são os seguintes:

1.Os contos

2.Os contos tradicionais 3.A estrutura dos contos 4.O argumento e o enredo 5.A ambientação dos contos 6.Os personagens dos contos 7.Os ensinamentos dos contos

O professor pode usar uma, várias ou todas as atividades, bem como incluir conteúdo próprio para criar sequências de aprendizagem particulares.

competências

As competências que o aluno vai desenvolver ao longo desta unidade são as seguintes:

Competência linguística

- Comunicação oral: compreender mensagens orais em diferentes contextos de comunicação.

- Compreensão de leitura: aplicar estratégias de compreensão para obter informação, interpretar e avaliar o conteúdo de acordo com o tipo e complexidade do texto e o objetivo da leitura.

(4)

- Expressão escrita: escrever textos para expressar ideias, sentimentos e experiências adequados à situação comunicativa.

- Dimensão literária: reconhecer e interpretar elementos textuais (tema, personagens, espaço, tempo, etc.) e paratextuais (capa, contracapa, índice, autor, etc.) de um livro.

Competências para a vida Competências DeSeCo

Usar as ferramentas de forma interativa:

- A habilidade para usar a linguagem, os símbolos e o texto de forma interativa.

Interatuar em grupos heterogêneos:

- A habilidade para se relacionar com outros.

- A habilidade para cooperar.

Competências do século XXI

- Aprender a aprender.

- Resolver problemas.

- Manusear a informação.

requisitos prévios

Para uma correta compreensão dos conteúdos da unidade e alcance dos objetivos da mesma, é pertinente que o aluno:

- Saiba expressar de forma oral e escrita mensagens, pensamentos, experiências, opiniões e sentimentos de uma forma simples.

- Compreenda mensagens orais em diferentes contextos de comunicação.

- Identifique a componente semântica das palavras e as estruturas morfossintáticas mais comuns.

- Crie textos de diferentes tipologias com um léxico e uma estrutura adequada ao tipo de texto, à intencionalidade e ao destinatário.

- Seja consciente do pertencimento a uma comunidade linguística e cultural e mostre interesse no uso da língua.

(5)

sequência de aprendizagem

1. ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO 1.1 OS CONTOS

Antes de iniciar começar a unidade, e a fim de apresentar a mesma aos alunos, são ativados seus conhecimentos prévios em relação aos contos. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Este recurso digital introdutório visa definir as características gerais dos contos. Para isso, os alunos poderão escolher entre diferentes definições propostas e indicar qual dos diferentes personagens mostrados poderia representar o protagonista de um conto.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Temos visita.

Descrição: Nesta atividade, os alunos receberão a visita de um contador de histórias. Pode ser o professor ou o professor pode pedir aos pais ou avós de um aluno que desempenhem este papel. É importante que o conto escolhido seja adaptado à idade e aos interesses dos alunos. Ao finalizar a narrativa, lembre-se de perguntar suas impressões e sensações, além de salientar a importância histórica da tradição oral.

Duração: 45 minutos.

Material: Não é necessário, embora o contador de histórias possa usar algum tipo de complemento.

Título: Vídeo: A ambientação dos contos

Descrição: Para apresentar o conteúdo relativo à ambientação dos contos, os alunos dispõem do vídeo proposto. Assistir ao vídeo antes de realizar as atividades multimídia e da sala de aula permite aos alunos uma aprendizagem de forma autônoma, onde resolvem os exercícios aplicando os conhecimentos que adquiriram visualmente.

Duração: 4 minutos.

Material: Não é necessário.

(6)

2. ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO 2.1 OS CONTOS

Neste conteúdo, os alunos descobrirão o que é um conto, desde quando convivemos com eles e quais são os tipos de contos mais frequentes. No final, poderão desfrutar de uma breve história: O flautista da Futurlândia. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA O recurso digital permite que os alunos indiquem se as diferentes afirmações sobre os contos são verdadeiras ou falsas, completem frases com palavras propostas e ordenem diferentes trechos para que o conto faça sentido.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Mímica musical.

Descrição: Para realizar esta atividade, divida os alunos em pares ou equipes de até 4 pessoas. Cada equipe deve escolher um conto conhecido pela maioria da turma. Depois de decidir que conto trabalhará cada grupo, peça que façam uma breve representação do mesmo, usando a mímica musical que evoca o conto. Por exemplo, se escolheram O flautista de Hamelin, podem imitar o som de uma flauta enquanto caminham em fila. O objetivo é que as outras equipes adivinhem o título do conto. A primeira equipe a acertar poderá representar sua história e assim por sucessivamente até que todas tenham terminado.

Duração: 50 minutos.

Material: Não é necessário.

2.2 OS CONTOS TRADICIONAIS

Neste conteúdo, os alunos aprenderão o que são os contos tradicionais e como perduraram ao longo do tempo. Descobrirão também o simbolismo de seus personagens, quais são as grandes características desses contos e qual é a intenção desse tipo de histórias. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA O recurso digital incentiva os alunos a identificar as características dos contos tradicionais entre várias afirmações propostas. Também serão capazes de validar ou refutar diferentes afirmações sobre as histórias tradicionais e completar frases com as palavras apropriadas.

(7)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Vamos brincar aos contos.

Descrição: Divida os alunos em grupos de até 4 pessoas. Cada equipe deve inventar um jogo ou brincadeira baseada em um conto tradicional, pensada para incluir todos os colegas. O objetivo é que cada grupo proponha uma brincadeira. Antes de começar, a equipe fará um breve resumo sobre o funcionamento e as regras do jogo que inventaram. Por exemplo, se uma equipe escolheu o conto O patinho feio, pode propor o seguinte jogo: todos os alunos se sentam em círculo com os olhos fechados, exceto o jogador que representa a mãe pata. Este jogador caminha ao redor do círculo ao mesmo tempo que toca a cabeça de seus colegas dizendo "pato" com cada toque. Quando a mamãe pata decidir, tocará na cabeça de um jogador dizendo “pato feio”, e este terá que se levantar para tentar pegar a mãe.

Entretanto, os outros jogadores podem cantar: “Se te pega vai para a panela com pimentas e cebolas".

Se o jogador que representa o patinho feio pega a mamãe, os papéis são trocados e a brincadeira recomeça.

Duração: 60 minutos, embora seja uma atividade que possa ser realizada em outros momentos.

Material: Cada equipe decide o material que precisa para realizar sua brincadeira.

2.3 A ESTRUTURA DOS CONTOS

Neste conteúdo, os alunos aprenderão a estrutura do conto e os elementos que aparecem em cada uma de suas partes. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA O recurso digital permite que os alunos classifiquem diversas fórmulas de acordo com a introdução, o nó ou o desenlace do conto, selecionem as afirmações corretas sobre os contos tradicionais e ordenem os trechos de uma história. Além disso, na seção Boh_blinotas, os alunos descobrirão um dos contos mais curtos do mundo, escrito por Augusto Monterroso.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Milk-shake de contos.

Descrição: Divida os alunos em grupos de 4 e peça que escrevam um conto por equipe. Pode ser um conto conhecido ou inventado, o importante é que todas as histórias sejam diferentes. Peça a cada grupo que divida um papel em três partes (introdução, nó e desenlace) e escreva em cada seção a parte correspondente de sua história. Uma vez que o conto foi escrito e as três partes foram diferenciadas, as equipes devem colorir a parte da introdução de verde, o nó de azul e o desenlace de amarelo. Em seguida, peça que recortem as três partes. Prepare três sacolas ou caixas: uma verde, uma azul e uma amarela. As equipes colocarão a introdução de sua história no recipiente verde, o nó no azul e o desenlace no amarelo. A seguir, misture bem o conteúdo de cada sacola ou caixa e peça a um representante de cada equipe que tire sem ver um papel de cada sacola. Quando todos os grupos tiverem três partes, sugira que leiam o conto juntos e escolham um título. Se preferir terminar a atividade aqui, as equipes lerão seu conto aos colegas. Também poderá vincular esta atividade a outras propostas, nesse caso cada equipe manterá o título em segredo e não fará a leitura para os colegas.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis, lápis e sacolas ou caixas.

(8)

2.4 O ARGUMENTO E O ENREDO

Neste conteúdo, os alunos poderão aprofundar seus conhecimentos nos conceitos de argumento e enredo. Também poderão ler um conto para identificar o argumento e o enredo com um exemplo específico. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos validarão ou descartarão afirmações sobre o argumento e o enredo dos contos, completarão as frases com as palavras adequadas e indicarão a partir das imagens propostas o enredo que se repete várias vezes ao longo da história dos três porquinhos.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Encontre o argumento.

Descrição: Antes de iniciar a atividade, e a fim de revisar o conteúdo digital trabalhado, recomenda-se perguntar aos alunos se podem definir o argumento e o enredo de um conto. Em seguida, se a atividade

“Milk-shake de contos” da seção anterior foi realizada, poderão colocar em prática a seguinte proposta:

as equipes formadas na atividade anterior serão reunidas para ler o conto e, individualmente, escrever um breve resumo do argumento e do enredo de seu conto. Após escrever o resumo, cada membro lê aos colegas de equipe o argumento para verificar se concordaram com as principais ideias e, caso seja necessário, alterar alguma delas.

Caso não tenham realizado a atividade “Milk-shake de contos”, divida os alunos em grupos de 4 e distribua um conto por equipe. Primeiro, um membro da equipe lê a história em voz alta, e cada um individualmente escreve o argumento. Quando terminem, os membros da equipe compartilharão suas redações para ver se concordaram nas principais ideias e, caso seja necessário, alterar alguma delas.

Duração: 60 minutos.

Material: Contos, papéis e lápis.

2.5 A AMBIENTAÇÃO DOS CONTOS

Neste conteúdo, através do vídeo proposto, os alunos aprenderão mais sobre a ambientação dos contos e sua importância em relação ao comportamento dos personagens e ao desenvolvimento do enredo. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos poderão validar ou refutar várias afirmações identificar um objeto

(9)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: O lugar perfeito.

Descrição: Depois de assistir ao vídeo, divida os alunos em pares ou equipes de 3 ou 4 pessoas para combinar as ideias e os conceitos do conteúdo que considerem fundamentais. Em seguida, levando em conta que o espaço, o tempo e a ambientação definem o comportamento dos personagens, sugira uma história que todos os alunos conheçam e convide-os a transformar o espaço, o tempo e a ambientação.

Finalmente, incentive-os a compartilhar essa história modificada e compare os diferentes cenários que surgiram.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.6 OS PERSONAGENS DOS CONTOS

Neste conteúdo, os alunos terão a oportunidade de conhecer as personalidades e as características mais representativas de protagonistas, antagonistas e personagens secundários. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos identificarão visualmente o antagonista, poderão analisar afirmações sobre os personagens para decidir quais são verdadeiras e classificarão diferentes personagens de contos de acordo com seu papel: protagonistas, antagonistas ou personagens secundários. Além disso, na seção O desafio do Ploc, os alunos encontrarão uma atividade que os ajudará a entender o significado da palavra protagonista.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: E você? Quem é?

Descrição: Se realizaram a atividade “Milk-shake de contos” sugerida na seção sobre a estrutura dos contos, poderão colocar em prática a seguinte proposta: os personagens do conto que escreveram nessa atividade são distribuídos pelas equipes. Recomendamos que a história inclua personagens principais e secundários. Caso o conto não tenha personagens suficientes para distribuir, podem inventar novos. Uma vez que os personagens são distribuídos, devem decidir sobre a personalidade de cada um. Para terminar a atividade, cada aluno criará uma máscara que representa seu personagem e mostrará aos colegas explicando qual é o personagem.

Se a atividade “Milk-shake de contos” não foi realizada, prepare um cartão de personagem para cada aluno. Cada cartão indicará sua personalidade e se é um personagem principal ou secundário. Cada aluno deverá tirar um cartão de uma caixa e terá que criar uma máscara de acordo com as características indicadas no cartão. Para finalizar, mostrará a máscara aos colegas, explicando que personagem ele representa.

Duração: 120 minutos.

Material: Papelão ou cartolina, lápis e cola para a máscara. Se optar pela segunda proposta, será necessário preparar cartões que incluam valores.

(10)

2.7 OS ENSINAMENTOS DOS CONTOS

Neste conteúdo, os alunos terão a oportunidade de explorar a intenção e os ensinamentos dos contos. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos poderão interpretar imagens associando personagens aos valores que simbolizam cada um, completarão vários ensinamentos com as palavras propostas e classificarão as histórias propostas de acordo com os valores que as caracterizam.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Quem é quem?

Descrição: Depois de ler diferentes contos e identificar a intenção e os valores de cada um, os alunos, em pares, devem escolher um personagem ou o título de um conto. Cada dupla se colocará diante dos colegas, que farão perguntas para adivinhar que personagem ou conto escolheram. Por exemplo: É um animal? Usa botas? É o protagonista do conto? É o vilão? As perguntas devem ser fechadas e admitir apenas sim ou não como resposta. A dupla que adivinhar corretamente o personagem ou o título do conto vai para a frente para repetir o processo. Para terminar a atividade, recomenda-se rever os personagens e/ou contos abordados e resumir os valores que promovem.

Duração: 60 minutos.

Material: Não é necessário.

3. ATIVIDADES DE CONCLUSÃO

As atividades de conclusão permitem aos alunos revisar e consolidar os conteúdos trabalhados. Para isso propomos as seguintes:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Máscaras e ação!

Descrição: Incentive os alunos a representar o conto criado na atividade “Milk-shake de contos”, cada um desempenhando o personagem que foi atribuído na proposta “E você? Quem é?”. Para isso, eles terão que colocar em prática o que aprenderam na unidade.

Duração: 60 minutos, embora possa abranger diferentes sessões.

Material: Conjunto de elementos decorativos, figurinos, máscaras e todos os objetos considerados necessários para encenar o conto.

Título: Conte-me um conto.

(11)

4. AVALIAÇÃO

A avaliação da unidade didática é fundamental para a valorização, diagnóstico e melhoria da aprendizagem do aluno e do processo de ensino e prática docente.

Os alunos, ao finalizar a unidade, podem se pôr à prova através de uma atividade multimídia de tipo teste (Coloque-se à prova!). Esta oferece um resultado que permite identificar os conteúdos e objetivos da unidade alcançados, assim como aqueles que precisam ser reforçados.

É importante, em relação ao exposto no manual de apoio ao professor sobre a avaliação, compreender que a avaliação é um processo de

diálogo, compreensão e melhoria que deve dar resposta à aprendizagem do século XXI.

Por essa razão, além desta atividade, é importante realizar uma avaliação contínua e geral que considere a observação sistemática da consecução dos objetivos; a integração das valorizações em todos os âmbitos; uma visão global do processo de aprendizagem ao longo da etapa e que se centre no desenvolvimento; e a consolidação de competências tanto básicas como técnicas e transversais. Lembre-se que a avaliação das atividades da sala de aula deve implicar uma reflexão por parte do aluno, tanto a nível individual (autoavaliação) como de grupo (coavaliação).

Em seguida, apresentamos os itens de avaliação a serem considerados ao finalizar esta unidade didática:

Itens de competência linguística:

O aluno:

- Identifica os elementos textuais dos contos (personagens, argumento, espaço, tempo, etc.).

- Mostra habilidade ao formular o argumento de um conto.

- Usa estratégias comunicativas nas exposições realizadas.

- É capaz de elaborar interpretações a partir da leitura de um conto.

- Elabora textos de acordo com os recursos literários trabalhados.

Itens das competências para a vida:

O aluno:

- Mostra interesse em conhecer a tradição de sua comunidade cultural.

- Mostra uma atitude ativa na realização dos exercícios propostos.

- Desenvolve habilidades sociais para gerenciar e resolver conflitos entre os membros de uma equipe.

- Usa a ferramenta digital com habilidade e responsabilidade.

- Atua respeitando as normas estabelecidas.

conceitos-chave da unidade

Conto: história ou narrativa fictícia curta em que vários personagens protagonizam determinados fatos.

- Conto tradicional: narrativa de autor desconhecido que é transmitida de geração em geração oralmente.

Estrutura do conto: distribuição das partes que compõem o conto.

- Introdução: parte do conto que apresenta a situação, os personagens, o lugar e o tempo do enredo.

- Nó: parte do conto em que o conflito central avança.

- Desenlace: parte da história em que o conflito é resolvido.

(12)

Personagem: ser fictício que intervém no enredo do conto.

- Protagonista: é o personagem principal em torno do qual gira a história.

- Antagonista: personagem geralmente malvado que se opõe aos interesses do protagonista.

- Secundário: personagem que acompanha o personagem principal e que costuma oferecer ajuda ao protagonista.

Argumento: conjunto de fatos que acontecem no conto.

unidades relacionadas

- Unidade: A narrativa

- Unidade: Processo de escrita - Unidade: Técnicas de redação

(13)

programação didática

ATIVIDADES CONTEÚDO TIPOLOGIA DA ATIVIDADE INTELIGÊNCIAS

MÚLTIPLAS TEMPO

INTRODUÇÃO Atividades prévias

ATIVIDADES MULTIMÍDIA 1 Selecione as afirmações corretas Linguístico-verbal 2 Personagem protagonista Visual-espacial 65’

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

1 Temos visita Intrapessoal

2 Vídeo: A ambientação dos contos Intrapessoal

DESENVOLVIMENTO 1 Os contos

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Verdadeiro ou falso? Intrapessoal

75’

2 Complete as frases Linguístico-verbal

3 Ordene os trechos Lógico-matemática

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Mímica musical Musical

2 Os contos tradicionais

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Selecione as afirmações corretas Linguístico-verbal 2 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal 80’

3 Complete as frases Intrapessoal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Vamos brincar aos contos Corporal-cinestésica

3

A estrutura dos contos

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Classifique as frases Lógico-matemática

80’

2 Selecione as afirmações corretas Linguístico-verbal

3 Ordene os trechos Lógico-matemática

4 Boh_blinotas Linguístico-verbal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Milk-shake de contos Lógico-matemática

4

O argumento e o enredo

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal

80’

2 Complete as frases Linguístico-verbal 3 Indique a ação repetida Visual-espacial ATIVIDADES NA SALA DE AULA Encontre o argumento Interpessoal

5

A ambientação dos contos

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal

80’

2 Onde está o objeto mágico? Visual-espacial 3 Classifique as fórmulas Lógico-matemática ATIVIDADES NA SALA DE AULA O lugar perfeito Naturalista

6

Os personagens dos contos

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Assinale o antagonista Visual-espacial

140’

2 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal

3 Classifique os personagens Linguístico-verbal

4 O desafio do Ploc Intrapessoal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA E você? Quem é? Visual-espacial

7

Os ensinamentos dos contos

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Personagens e valores Visual-espacial

80’

2 Complete as frases Linguístico-verbal 3 Classifique os contos Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Quem é quem? Linguístico-verbal 8

Os contos COLOQUE-SE À PROVA Atividade de avaliação Linguístico-verbal 40’

(14)

CONCLUSÃO 9

Encerramento da unidade

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Resumo: os contos Linguístico-verbal

125’

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Máscaras e ação! Corporal-cinestésica Conte-me um conto Corporal-cinestésica

(15)

anexos

(16)

OS CONTOS

ELEMENTOS

DESENLACE

O conflito é resolvido e a

narrativa termina.

Narrativas fictícias curtas que desenvolvem a história de alguns personagens.

Apresentam:

ENREDO

Fatos que acontecem aos

personagens.

Tipos

PRINCIPAIS SECUNDÁRIOS

Ajudam o protagonista

INTRODUÇÃO

Os personagens e a situação são apresentados.

O conflito da história

avança.

PERSONAGENS

Seres a quem os eventos acontecem.

AMBIENTAÇÃO

Lugar e tempo em que a história

acontece.

ENSINAMENTOS

Valores e modelos de comportamento.

Tipo

TRADICIONAIS

Narrativas populares de autor anônimo.

Foram transmitidas oralmente.

ESTRUTURA

Referências

Documentos relacionados

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

As atividades podem acontecer de forma aleatória de acordo com a percepção de cada professor dentro de sala de

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA