• Nenhum resultado encontrado

Fis Mec Lista de Exercícios 01 01 rev0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Fis Mec Lista de Exercícios 01 01 rev0"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2015/2 – FÍS. MEC. – LISTA DE EXERCÍCIOS 1-1 – UNISUAM Página 1 de 6 CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA – UNISUAM

SEMESTRE LETIVO: 2015/2

DISCIPLINA: FÍSICA MECÂNICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL

TURMA: ARQ03021N

Prof. Vinicius Coutinho

***************** LISTA DE EXERCÍCIOS 1-1 *****************

Quaisquer dúvidas com relação a esta lista podem ser encaminhadas a mim, pessoalmente ou por e-mail: vcoutinho@unisuamdoc.com.br ou prof.vcoutinho@gmail.com

AULA 01

1. Com respeito à conceituação de grandezas físicas, sejam as assertivas a seguir: (I) Define-se grandeza física como tudo aquilo que pode ser medido.

(II) Define-se grandeza escalar como tudo aquilo que pode ser medido.

(III) As grandezas fundamentais da mecânica são comprimento, massa e tempo. (IV) As grandezas fundamentais da mecânica são comprimento, peso e tempo. (V) As grandezas fundamentais da mecânica são comprimento, peso e força. Assinale a opção correta.

( a ) São verdadeiras as afirmativas I e III. ( b ) São verdadeiras as afirmativas I e IV. ( c ) São verdadeiras as afirmativas I e V. ( d ) São verdadeiras as afirmativas II e III. ( e ) São verdadeiras as afirmativas II e IV.

2. Seja a afirmativa: “o corredor que liga o quarto à sala tem 3 m” e sejam as assertivas a seguir:

(I) A grandeza física em questão é vetorial, pois para ser descrita necessitamos conhecer seu valor numérico, direção e sentido.

(II) A grandeza física em questão é vetorial, pois pode ser descrita apenas pelo seu valor numérico.

(III) A grandeza física em questão é escalar, pois pode ser descrita apenas pelo seu valor numérico.

(IV) Na afirmativa, podemos dizer que a grandeza física é o metro (m). (V) Na afirmativa, podemos dizer que a unidade de medida é o metro (m). Assinale a opção correta.

( a ) São verdadeiras as afirmativas I e IV. ( b ) São verdadeiras as afirmativas I e V. ( c ) São verdadeiras as afirmativas II e V. ( d ) São verdadeiras as afirmativas III e IV. ( e ) São verdadeiras as afirmativas III e V.

3. Use os prefixos do Sistema Internacional de Unidades – SI (Aula 01, slides 21 e 22) para melhor expressar as frases a seguir.

a. Contratei um plano de Internet de 10.000.000 b/s.

(2)

2015/2 – FÍS. MEC. – LISTA DE EXERCÍCIOS 1-1 – UNISUAM Página 2 de 6

b. Comprei um HD externo de 1,5 × 1012 B.

Comprei um HD externo de __________________.

c. A Enel diz que será possível gerar cerca de 340.000.000.000 Wh de eletricidade por ano, o que atenderia a demanda de cerca de 170 mil domicílios.

A Enel diz que será possível gerar cerca de __________________ de eletricidade por ano, o que atenderia a demanda de cerca de 170 mil domicílios.

d. Foram registrados 0,0651 m de chuva, comparados aos 0,0438 m da média esperada para julho.

Foram registrados __________________ de chuva, comparados aos __________________ da média esperada para julho.

e. Vendo uma área de 236 a de terra.

Vendo uma área de __________________ a de terra.

f. A análise das bandas de oitava do ruído na gama de 63 Hz a 8.000 Hz deve ser determinada com filtros que obedeçam à IEC 225.

A análise das bandas de oitava do ruído na gama de 63 Hz a __________________ deve ser determinada com filtros que obedeçam à IEC 225.

b/s : bit por segundo B : byte

W∙h : watt∙hora

m : metro a : are Hz : hertz

4. Leia atentamente o trecho a seguir, adaptado de um guia de projeto de home theater

[1].

É importante atentar para algumas especificações dos projetores. Isso porque a escolha de um modelo para home theater leva em conta critérios diferentes dos considerados ao comprar equipamentos para serem usados em apresentações e ambientes corporativos. Para um projetor destinado ao home theater, uma especificação muito importante a se avaliar é o brilho, medido em lumens. Quanto maior for, mais potência luminosa o projetor terá, o que, na prática, reflete no tamanho máximo que a imagem pode ser projetada e na eficiência da projeção em ambientes claros. Como o home theater pede um ambiente escuro, um projetor com brilho acima de 1.000 lumens já é suficiente. A medida do brilho é algo que merece mais atenção, caso você deseje fazer projeções durante o dia e em uma sala com muita luminosidade.

Muitas vezes desconsiderado pelos consumidores, o ruído que o aparelho emite, expresso em decibels, também é uma informação relevante. Imagine ver um filme e, nas cenas de silêncio, a imersão ser atrapalhada pelo barulho do ventilador interno do projetor. De forma geral, modelos que emitem menos de 30 dB apresentam baixo ruído.

(3)

2015/2 – FÍS. MEC. – LISTA DE EXERCÍCIOS 1-1 – UNISUAM Página 3 de 6

(...)

--- Com base no artigo acima, indique todas as grandezas físicas envolvidas, bem como as respectivas unidades de medida. Tabule suas respostas seguindo o modelo mostrado na Tabela 1.1.

Tabela 1.1

Grandeza física Unidade de medida

1 2

5. Realize as operações de mudança de unidade necessárias para responder as seguintes questões:

a. Qual é a velocidade da luz (3 × 108 m/s) em km/h?

b. Quem chegou antes, o carro que manteve velocidade de 80 km/h ou a moto que manteve velocidade de 36 m/s?

c. Quantos centímetros quadrados tem uma área de 6,0 km2?

d. Quantas unidades residenciais de um piso, cada uma com área total de 250 m2,

poderão ser construídas em um terreno de 10 hectares? (ha = 104 m2).

6. No mercado, o tamanho das telas dos televisores é fornecido com base na diagonal

visual dos aparelhos, que é medida em polegadas. A relação de imagem define a relação entre base e altura da TV (neste exercício, consideraremos que esta relação é 16:9).

(4)

2015/2 – FÍS. MEC. – LISTA DE EXERCÍCIOS 1-1 – UNISUAM Página 4 de 6

b. Seja um espaço retangular semelhante ao mostrado na Figura 1.1, onde a medida da base B é 125 cm e a medida da altura H é 70 cm. A TV de 42’’ cabe neste espaço? Demonstre seus cálculos.

c. Seja um espaço retangular semelhante ao mostrado na Figura 1.1, onde a medida da base B é 90 cm e a medida da altura H é 50 cm. A TV de 42’’ cabe neste espaço? Demonstre seus cálculos.

Figura 1.1

Formulário:

Diagonal (d) : d B2H2

7. BTU/h é a unidade usada para definir o quanto um equipamento é capaz de resfriar ou aquecer determinado ambiente. A sigla BTU/h significa Unidade Térmica Britânica por hora e representa a quantidade de troca de calor realizada pelo aparelho no intervalo de uma hora. Quanto maior a BTU/h, maior a potência de seu ar condicionado [2]. Num dado projeto de climatização, ficou definida a necessidade de se adquirir um aparelho de ar refrigerado com capacidade de refrigeração de 12.000 BTU/h. O cliente ficou preocupado com o consumo de energia elétrica no verão e pediu ao arquiteto responsável uma estimativa desse consumo.

Sabendo que 1 BTU/h equivale a 0,293 W e estimando que o aparelho será ligado por um período de 6 h diárias, qual será o consumo mensal (1 mês = 30 dias), em kW∙h?*

[*OBS.: na prática, esta estimativa tem que levar em consideração a eficiência do aparelho, também].

8. O jogador de basquete Shaquille O’Neal mede 7 pés e 1 polegada de altura. Sabendo

que 1 polegada equivale a 0,0254 m e 1 pé equivale a 12 polegadas, qual é a altura dele, em m?

(5)

2015/2 – FÍS. MEC. – LISTA DE EXERCÍCIOS 1-1 – UNISUAM Página 5 de 6 9. Suponha que uma estrutura pré-moldada de um viaduto tenha sido importada dos Estados Unidos e que, por este motivo, a mesma possua a inscrição de máxima altura livre expressa em pés e polegadas. Para não causar confusão aos motoristas brasileiros, você deve transformar essas unidades para metros antes de inaugurar a obra.

Seja a referida máxima altura livre da estrutura a mostrada na Figura 1.3, isto é, 13 pés e 4 polegadas. Qual deverá ser o valor, em metros, a ser inscrito na nova placa?

*vide exercício 8 desta lista para realizar as conversões.

Figura 1.3

10.Você é o responsável técnico por uma empresa de paisagismo que foi contratada para executar um projeto de jardinagem. Neste projeto, será necessário aplicar terra adubada em um terreno de 8 m × 10 m, retirando a terra antiga até uma profundidade de 30 cm para então colocar a terra adubada. Sabendo que o custo da terra adubada por m3 é de R$ 75,00, qual é o custo total a ser orçado? Demonstre seus cálculos.

11.(a) Supondo que a densidade (massa/volume) da água seja exatamente 1 g/cm3,

calcule a densidade da água em quilogramas por metro cúbico (kg/m3). (b) Suponha

que são necessárias 10 h para esvaziar um recipiente com 5.700 m3 de água. Com que

rapidez a água está escoando, em quilogramas por segundo?

12.Na tabela abaixo, responda se a grafia das unidades está certa (C) ou errada (E). Caso esteja errada, expresse-a corretamente no campo destinado para tal fim.

Tabela 1.2

Expressão da unidade C E Expressão correta da unidade

Foram 2hrs de viagem. Percorremos 110Km. Paramos durante 20 min. Comprei 2 kg de queijo.

Minha mãe comprou 5ltrs de suco. Viajamos à velocidade média de 80KM/H. Apliquei uma força de 10 Newton.

A tomada é para tensão de 10 A.

(6)

2015/2 – FÍS. MEC. – LISTA DE EXERCÍCIOS 1-1 – UNISUAM Página 6 de 6 13.(PUC-RS-2003) É muito frequente encontrarem-se anúncios e placas informativas com

erros de grafia em unidades de medida. As unidades grafadas corretamente são: ( a ) kg, km/h, m/s.

( b ) KG, V, W. ( c ) km/h, M/s, Kg. ( d ) min, Kg, Km. ( e ) m, h, Km/h.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Guia do home theater. São Paulo: Editora Europa, 2013. Disponível na pasta virtual da disciplina (pasta Leituras Adicionais).

Imagem

Figura 1.1  Formulário:

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A estrutura do trabalho segue da seguinte forma: i) revisão literária a despeito do surgimento da Teoria Moderna do Portfolio e o modelo de média-variância;

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Não se trata de preconizar a fusão desses dois saberes científicos numa espécie de "geo-história" (que é um gênero particularmente difícil, mesmo para historiadores

 Segundo Mello (2009, p.37) o Direito administrativo é ramo do Direito Público interno que  regula  o  ato  jurídico  não  contencioso  do  Estado  e