• Nenhum resultado encontrado

MICROGEIS DE ACRILAMIDA E AMIDO ENXERTADO COM DOADORES DE NO. T. T. Tomiyama 1. L. U. D. Lopes 2. G. C. Quadros 3. T. O. da Silva 4. L. T. Y.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MICROGEIS DE ACRILAMIDA E AMIDO ENXERTADO COM DOADORES DE NO. T. T. Tomiyama 1. L. U. D. Lopes 2. G. C. Quadros 3. T. O. da Silva 4. L. T. Y."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MICROGEIS DE ACRILAMIDA E AMIDO ENXERTADO COM DOADORES DE NO T. T. Tomiyama1 L. U. D. Lopes2 G. C. Quadros3 T. O. da Silva4 L. T. Y. Longo5 R. da Silva6

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão 6 regiane@utfpr.edu.br

RESUMO

O objetivo do seguinte estudo foi caracterizar microgéis de acrilamida e amido produzidos a partir da microemulsão em um sistema bifásico de água e diclorometano. A caracterização morfológica foi realizada através de microscopia óptica e eletrônica de varredura. Além disso foi avaliado grau de intumescimento em água e a presença de óxido nítrico foi determinada espectrofotometricamente através do método de

(2)

liberar 98 mmol de óxido nítrico por litro por grama.

Palavras-Chave: Microgéis, óxido nítrico, liberação controlada.

INTRODUÇÃO

Polímeros são compostos formados por uma cadeia de moléculas de massa molecular baixa em uma repetição, resultantes de reações de adição. Sistemas microparticulados obtidos por meio de polímeros biodegradáveis ou compatíveis, apresentam uma fácil produção, assim vem sendo amplamente desenvolvidos (GIUNCHEDI, CONTE, 1995; KAS, ONER, 2000). As micropartículas obtidas a partir de polímeros reticulados e hidrofílicos, são denominadas de hidrogéis, esses apresentam propriedades de intumescimento, a qual resulta em uma consistência macia, podendo ser deformados ao coalescer ou devido a entrelaçamento entre pedaços de cadeias poliméricas, sendo estas as propriedades que diferenciam-se das partículas sólidas. A propriedade de intumescimento é resultante do teor de água absorvido e pode ser calculada através do grau de intumescimento (PEPPAS et al., 2000 e HOFFMAM 2002). Esta propriedade define a capacidade deste material em conter soluções e princípios ativos sendo de fundamental importância para aplicação prática destes materiais. Os microgéis são uma alternativa para se obter materiais com propriedades diferenciadas por meio da manipulação da morfologia a partir de parâmetros experimentais, tais como: concentração, tipo de surfactante e teor de reticulação. Além disso, os microgéis podem ser utilizados para carrear uma diversidade de compostos dos quais destacamos o composto bioativo óxido nítrico. O óxido nítrico (NO) é uma molécula endógena e que desempenha diversas funções fisiológicas no organismo humano (SEABRA, 2010) como o relaxamento das células musculares lisas (vasodilatação), o controle imunológico, inibição da adesão e agregação plaquetária (anti-trombogênico), ação bactericida, fungicida, etc.. Estas propriedades são responsáveis por grande parte das pesquisas destinadas a aplicações na medicina, no tocante a grande capacidade cicatricial e possibilitar do melhor controle vascular em casos de altas pressões. Devido a tais propriedades, sistemas com liberação de óxido nítrico vem sendo extensivamente desenvolvidos para aplicações biomédicas.

(3)

OBJETIVO

O objetivo do estudo foi a produção em conjunto com a caracterização do grau de intumescimento de microgéis formados por meio de acrilamida e amido de mandioca enxertado com doadores de NO bem como a análise da liberação de NO realizada pelos microgéis.

MATERIAIS E MÉTODOS

O processo de acetilação do amido de mandioca foi realizado por meio da reação do ácido clorídrico e ácido tioglicólico com o amido. Para se modificar o amido utilizou-se 10g de amido de mandioca dissolvidos em 100ml de hexano a 60ºC. Após a dissolução foi acrescentado 400μL de HCl e 600μL de ácido tioglicólico. Por fim, o amido foi filtrado e seco.

A partir de um sistema bifásico de água em diclorometano, os microgéis foram obtidos por meio da reticulação da acrilamida. A princípio duas soluções aquosas foram preparadas: (i) de acrilamida (9% m/v) ou amido acetilado com ácido tioglicólico+acrilamida (10+3% m/v) contendo 0,9 % (m/v) de N,N-metileno-bisacrilamida utilizando TEMED (tetrametiletilenodiamina) como catalisador, (ii) 2% (m/v) de Tween 80 e 1,1 % (m/v) de K2S2O8. Ambas as soluções foram mantidas sob

agitação e borbulhas com N2 gasoso e então foram submetidas a agitação com

diclorometano na proporção de 2/3 (v/v) e a atmosfera de N2 até a formação dos

microgéis.

Uma amostra de massa conhecida das micelas foi nitrosada através de uma reação com nitrito de sódio (0,14 mol/L) em solução aquosa ácida (HCl 1M) por 5 minutos, segundo a metodologia descrita por Seabra (2010), no entanto com algumas modificações. Este processo consiste no ataque nucleofílico do cátion nitrosonion (NO+) ao átomo de enxofre do grupo tiol (SH), de modo a formar o grupo SNO, o qual sequentemente será capaz de liberar NO.

Preparo da solução padrão de detecção de óxido nítrico: Preparou-se uma solução padrão a partir da dissolução de anilina, sulfanilamida em HCl 4M (0.01 mol.L -1 de anilina, 0.01 mol.L-1 de N-(1-naftil)etilenodiamina dicloridrato, 4.0 mol.L-1 de HCl),

formando uma solução 1,0x10-2 mol/L capaz de reagir com NO formando um

(4)

comumente utilizada para detecção de NO (SEABRA et al., 2010), de absorbância máxima da solução em 540 nm. A partir da solução preparada foi construída uma curva de calibração para detecção do teor de NO em solução utilizando nitrito de sódio. Foram preparadas a partir de uma solução 1,22 mmol.L-1 diferentes soluções

de nitrito com concentrações 0,98mmol.L-1, 0,392mmol.L-1, 0,157mmol.L-1,

0,031mmol.L-1.

Por meio de microscopia óptica e eletrônica foi caracterizada a morfologia dos microgéis e a capacidade de absorção através da determinação do intumescimento, o qual é determinado pela razão entre a massa dos microgéis intumescidos em água e a massa das microgéis secos em estufa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A morfologia dos microgéis foi caracterizada por microscopia óptica e a capacidade de absorção através da determinação do intumescimento que é a razão entre a massa dos microgéis intumescidos em água e a massa das microgéis secos em estufa.

Os microgéis obtidos por microemulsão e reticulados covalentemente através do uso de reticulante apresentaram morfologia esférica e consistência macia além de leve opacidade. Entretanto como pode ser visto através da figura 1, os hidrogéis de acrilamida (1 e 3) apresentaram diâmetro médio entre 80 a 230 μm (194±27 e 94±15) enquanto que os microgéis de acrilamida mais amido (2 e 4) apresentaram menores diâmetros bem como menor dispersão de tamanho com diâmetros médios de 15,4±2,5. O que leva a supor que a presença das cadeias poliméricas do amido podem ter levado a redução da dispersão e do tamanho das partículas uma vez que podem ter atuado como pontos de iniciação de reticulação.

(5)

(1) Microgéis de amido em 10x. (2) Microgéis de amido e acrilamida em 10x.

(3) Microgéis de amido (4) Microgéis de amido e acrilamida

Figura 1. Imagens de microscopia óptica (1 e 2) e eletrônica (3 e 4) para os microgéis.

Os hidrogéis tanto de acrilamida puro e de acrilamida contendo amido acetilado foram capazes de absorver grande quantidade de água e apresentaram respectivamente grau de intumescimento com valor médio de 12,9±1,2 e 5,5±0,3. Quanto mais hidrofílica for à rede polimérica maior é o teor de água absorvido o que leva a dizer que a presença de amido reduz tanto o teor de absorção de água quanto o tamanho das micropartículas. A água contida dentro desses sistemas poliméricos pode ser utilizada como forma de incorporar princípios ativos hidrossolúveis levando a obtenção de sistemas de liberação controlada. Além disso os hidrogéis de amido acetilado com ácido tioglicólico podem ser utilizados como matrizes para liberação de óxido nítrico um potente agente de cicatrização.

(6)

para o amido esterificado, através de análise espectrofotométrica em 411nm em que foi possível verificar que os microgéis foram capazes de liberar 98mmol/Lg, ou seja cada grama de micela contendo doador de NO foi capaz de liberar cerca de 100 mmoL de NO para cada litro de solução aquosa. Foi observado ainda que enquanto o amido libera o NO rapidamente a cinética de liberação nas micelas apresenta um perfil cinético mais lento. Estes materiais apresentam como vantagem o fato de que podem ser utilizados em sistemas microparticulados, ou ainda em sistemas tradicionais de curativos na forma de membranas e além disso, apresentam grande estabilidade podendo ser comercializados desidratados. Neste sentido os hidrogéis de amido acetilado com doadores de NO apresentam viabilidade de utilização como matrizes para liberação de óxido nítrico, um potente agente de cicatrização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O processo de microemulsão empregado foi apropriado para a produção de microgéis capazes de absorver aproximadamente 5 e 10 vezes o peso seco em água com morfologia esférica e tamanhos médios variados entre 90 e 200 μm para os hidrogéis de acrilamida puro e 15 μm para os hidrogéis de acrilamida e amido acetilado. Além disso, os hidrogéis de amido acetilado com ácido tioglicólico podem ser utilizados como matrizes para liberação de óxido nítrico um potente agente de cicatrização.

AGRADECIMENTOS

Agradecimentos a UTFPR Campus Campo Mourão e Campus Pato Branco, CNPq pelas bolsas e CNPq/Processo: 460088/2014-9.

REFERÊNCIAS

GIUNCHEDI, P.; CONTE, U.; CHETONI, P.; SAETTONE, M.F. Pectinmicrospheres as ophthalmiccarrier for piroxicamevaluation in vitro and in vivo in albino rabbits. Eur. J. Pharm. Sci., v. 9, p. 1-7, 1999.

HOFFMAN, A.S. Hydrogel for biomedical applications. Adv. Drug Delivery Rev, v. 43, p. 3-12, 2002.

(7)

KAS, H. S.; ONER, L. Microencapsulationusingcoacervation/ phaseseparation: an overview ofthetechniqueandapplications. In: WISE, D. L., ed. HandbookofPharm.aceuticalcontrolled release technology. New York:Marcel-Dekker, 2000. p. 301-328.

PEPPAS, N. A. et al. Hydrogel in farmaceutical formulation. Eur J Pharm Biopharm, v. 50, 2000.

SEABRA, AB ; DURAN, N. . Nitric oxide-releasing vehicles for biomedical applications. Journal of Materials Chemistry (Print) , v. 20, p. 1624-1637, 2010.

SEABRA, AB ; MARTINS, D., SIMÕES, M. M.S.G. ; SILVA, R.; BROCCHI, M.; OLIVEIRA, M. G. Antibacterial Nitric Oxide-Releasing Polyester for the Coating of Blood-Contacting Artificial Materials. Artificial Organs , v. 34, p. E204-E214, 2010. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3 ed. Porto Alegre : Bookman, 2006.

SILVA, E. R.; NÓBREGA, O. S.; SILVA, R. H. Química: Transformações e aplicações. 1 ed. São Paulo: 2001.

MICROGELS OF ACRYLAMIDE AND STARCH GRAFTED WITH NITRIC OXIDE DONORS

ABSTRACT

The objective of the following study was to characterize acrylamide and starch microgels produced from the microemulsion in a biphasic system of water and dichloromethane. The morphological characterization was performed through optical microscopy and scanning electron microscopy. In addition, the degree of swelling in water was evaluated and the presence of nitric oxide was determined spectrophotometrically by the GRIESS method. The gels were found to have spherical morphology and were able to release 98 mmol of nitric oxide per liter per gram.

Referências

Documentos relacionados

PRESIDENTE (Deputado Ricardo Izar) – Eu peço silêncio, por favor. DEPUTADO ROBERTO JEFFERSON – Olhe para mim, olhe para mim, por favor. DEPUTADO CHICO ALENCAR – Estou

A tecnologia PmaisLapresenta várias vantagens quando comparada às tecnologias de fim de tubo, são elas: 1 – Reduz a quantidade de materiais e energia usados, apresentando assim um

No que diz respeito ao processamento de sinal, a precisão de um girômetro depende de vários aspectos que incluem, bias drift ou deriva do bias (térmica + aleatória), scale

313.022.541-20, que pelo presente edital com prazo de 15 (quinze) dias, fica devidamente CITADO dos termos da denúncia apresentada na Ação Penal nº 0001058- 65.2008.403.6005 movida

Com o objetivo de agrupar as respondentes com semelhantes percepções quanto ao risco no uso do calçado, foi procedida a Análise de Aglomerados pelo método de k-Means.. A

17. Tendo referido a recusa na obtenção de dados clínicos nos Hospitais onde foi seguido após o acidente, o médico informou o utente sobre o seu efetivo direito de

 Entrega de versão impressa, apresentação e discussão do exercício 2 (descrição do conhecimento prévio do campo para formulação do problema de pesquisa e

pai, da mãe ou até mesmo dos avós, contando fábulas, histórias da bíblia, histórias inventadas (os pais e as crianças acabam virando personagens do texto). Para que a escola