• Nenhum resultado encontrado

EAC0570 Avaliação de Empresas FEA-USP 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EAC0570 Avaliação de Empresas FEA-USP 2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EAC0570 – Avaliação de Empresas

FEA-USP 2017

Informações Gerais:

Professor: Henrique Castro Contato: hcastro@usp.br

Aulas: 19:30 – 21:10 (turma 21) / 21:20 – 23:00 (turma 22), Sala E-3 Office hours: Sala 243, FEA 3, mediante agendamento

TA: Martha Bianchi, e-mail: marthabianchi@usp.br Créditos: 2 (30h)

Requisitos: EAC0202 e EAC0526

Site da disciplina: https://edisciplinas.usp.br Versão deste documento: 31 de julho de 2017

Objetivo:

Esta é um curso introdutório de avaliação de empresas no nível de graduação para estudantes de Ciências Contábeis. O objetivo deste curso é apresentar a vocês as principais técnicas de avali-ação de empresas. Os tópicos a serem discutidos incluem avaliavali-ação por múltiplos e fluxo de caixa descontado. As informações necessárias para uma avaliação são provenientes dos demonstrativos financeiros das empresas, bem como de outras fontes.

Apesar de ser um curso introdutório, alguns conhecimentos prévios são essenciais. As/Os estudantes devem aproveitar os conhecimentos adquiridos em cursos anteriores como Análise das Demonstrações Contábeis e Gestão de Riscos e Investimentos a fim de compreender, analisar, discutir e tomar decisões, assim como fazer recomendações com base nas informações disponíveis.

Tópicos do programa:

Este curso tratará dos seguintes temas:

1. Avaliação por empresas comparáveis (múltiplos). 2. Avaliação por fluxo de caixa descontado.

Metodologia:

O curso se baseará na exposição teórica dos temas, discussões em sala de aula e atividades individuais e em grupo realizadas pelas/os estudantes.

Política de frequência e pontualidade:

Assistir às aulas é uma decisão individual da/o estudante e eu não preciso ser informado an-tecipadamente (posteriormente) caso você não possa (tenha podido) comparecer. Todavia, se você tomar a decisão de ir para a aula, faça todo o possível para chegar em sala cerca de 2 a 5 minutos

(2)

antes do início. Se você perder uma aula, ficará responsável por estudar o ponto da aula a fim de não ficar defasado.

Etiqueta em sala de aula:

Para evitar tirar a concentração das outras pessoas em sala de aula, peço que não leve comida para a sala. Não há problemas em tomar líquidos.

Todos os dispositivos eletrônicos para fins de comunicação (aparelhos celulares ou quais outros dispositivos que se enquadrem nesta categoria) devem estar desligados ou no silencioso durante a aula.

O uso de computadores, tablets ou outros aparelhos que se enquadrem nesta categoria são forte-mente desencorajados durante a aula. Se você achar absolutaforte-mente necessário, pode usar um desses dispositivos para tomar notas, exclusivamente.

Você está proibida/o de captar sons ou imagens das minhas atividades letivas sem minha auto-rização prévia por escrito, assim como de todas pessoas assistindo à aula. A gravação de áudio ou imagens das aulas fere a privacidade e a liberdade de todas as pessoas em sala.

Livro texto:

Utilizaremos dois capítulos do livro-texto de Rosenbaum e Pearl (2013) como apoio para as aulas.

• Rosenbaum, J. & Pearl, J. (2013). Investment Banking: Valuation, Leveraged Buyouts, and Mergers & Acquisitions. 2nd ed. Wiley.

Apesar deste não ser um livro específico sobre avaliação de empresas, os autores cobrem esse assunto nos capítulos iniciais de maneira muito satisfatória aos propósitos do nosso curso. Os auto-res empregam uma abordagem aplicada para realizar avaliações de empauto-resas ao mesmo tempo em que define os principais conceitos, detalhe a metodologia de cálculo e explica conceitos avançados. Ao final dos capítulos, eles usam uma abordagem passo-a-passo para determinar um intervalo de valor para uma empresa.

Outros livros podem ser bastante úteis para estudantes interessados em se aprofundar nos te-mas. Neste caso, recomendo os seguintes textos:

• Damodaran, A. (2012). Investment valuation: Tools and techniques for determining the value of any asset. 4th ed. Wiley.

• Palepu, K., & Healy, P. (2008). Business analysis and valuation: Using financial statements. 4th ed. Thomson.

Critério de avaliação:

A nota do curso será baseada em: • Prova intermediária: 25%

(3)

• Projeto final: 40%

Não há avaliação substitutiva. Se você não realizar uma avaliação, ficará com nota zero. Exceções a esta regra são casos de emergência pessoal ou familiar. Se você perder uma avaliação por conta de uma doença repentina ou emergência pessoal/familiar, é importante entrar em contato comigo via e-mail imediatamente (ou assim que for razoavelmente possível) de forma a que possamos tratar da questão.

Se você souber com antecedência que não poderá realizar uma avaliação devido a uma dessas circunstâncias, você deverá requisitar para mim uma avaliação em data e horário alternativo. Se o pedido for aceito, eu determinarei um horário e data alternativo para a avaliação. Lembre-se que se você requisitar uma avaliação substitutiva por conta de questões médicas você deverá apresentar documentação comprobatória. O formato da avaliação substitutiva ficará a cargo do professor.

A prova é presencial em sala de aula. Para a prova, você poderá fazer consulta a uma folha tamanho A4 ou carta ou folha de caderno com anotações pessoais. A folha pode estar preenchida frente-e-verso, mas deve estar escrita à mão, ou seja, não pode ser fotocopiada ou impressa. A folha de consulta é de uso individual durante a prova e não pode haver empréstimo de material entre estudantes. A folha de consulta deve ser entregue ao professor ao final do exame.

As provas podem ser realizadas com o auxílio de calculadoras científicas ou financeiras. Não é permitido o uso de aparelhos celulares, tablets, laptops ou outros dispositivos durante a prova (mesmo que para usar alguma calculadora instalada no aparelho).

Caso algum/a estudante queira fazer alguma solicitação de revisão de prova, deverá fazê-lo em até 10 dias após a data de divulgação da nota. Após esse prazo, a nota não será alterada. A solicitação deve ser feita por escrito, indicando a questão e a explicação necessária para a revisão.

O projeto de fim de curso pode ser feito em grupos de até 5 estudantes (sem exceção). Vocês devem se organizar para escolher seus próprios grupos. Se você tiver dificuldade em achar um grupo, entre em contato comigo e tentarei ajudar. Todo o trabalho do grupo será auto-regulado. Em casos extremos, membros do grupo poderão entrar em contato comigo. Haverá uma nota por grupo, a despeito da forma como o grupo se organizou e da distribuição da carga de trabalho entre os membros. Recomendo procurar estabelecer os grupos logo no início do curso para evitar ter o acesso ao grupo negado após o início dos trabalhos. Neste caso, você poderá acabar tendo que fazer o trabalho sozinha/o.

O projeto consiste no seguinte:

• Todos os grupos irão fazer um laudo de avaliação ao estilo de um relatório de equity research usando pelo menos as metodologias de avaliação por múltiplos e por fluxo de caixa descon-tado.

• A empresa será, oportunamente, indicada pelo professor e será a mesma para todos os grupos. • Ao final do curso, em data definida no calendário de atividades ao final deste documento, cada grupo entregará seu relatório e fará uma apresentação defendendo suas premissas e seus números.

• Todos os grupos entregarão seus relatórios e apresentações na mesma data, via Moodle. • A ordem das apresentações será definida por sorteio, realizado pelo professor.

(4)

• A apresentação será feita para uma banca que poderá ser composta por professores, alunos de doutorado ou práticos de mercado.

• A apresentação não deve durar mais que 15 minutos. Após a apresentação haverá 10 minutos para perguntas e respostas.

• Os grupos serão avaliados comparativamente conforme a qualidade do relatório e da apresen-tação.

As datas de todas as avaliações estão no cronograma de atividades ao final deste programa. Conduta acadêmica

Honestidade acadêmica é fundamental. Qualquer violação do Código de Ética da Universidade de São Paulo (Resolução GR no. 4871/01 de 22 de outubro de 2001), em especial ao item II do Artigo 23, será motivo de reportagem às autoridades do Departamento, da Faculdade e/ou da Universidade. E se a(s) pessoa(s) envolvida(s) for(em) considerada(s) culpada(s), sua(s) nota(s) na disciplina será(ão) automaticamente R, além de estar(em) sujeita(s) a outras possíveis sanções. Esteja ciente que obter ajuda não autorizada para resolução de exercícios que valem nota (mesmo que para casa) constitui violação da conduta acadêmica e do Código de Ética da Universidade.

Art. 23 - É vedado aos membros do corpo discente e demais alunos da Universidade: I - . . .

II - lançar mão de meios e artifícios que possam fraudar a avaliação do desempenho, seu ou de outrem, em atividades acadêmicas, culturais, artísticas, desportivas e sociais, no âmbito da Universidade, e acobertar a eventual utilização desses meios.

Sobre este programa:

A última versão deste programa foi redigida em 31 de julho de 2017. O professor da disciplina pode fazer alterações que julgar necessárias ao longo do curso. Todavia, vocês serão informadas/os em sala de aula quando quaisquer alterações forem realizadas.

Conteúdo programático e agenda de atividades

Aula Data Atividade Bibliografia

1 02/08/2017 Apresentação e introdução ao curso de avaliação de empresas

RP, intro

2 09/08/2017 Análise de empresas comparáveis RP, cap. 1 3 16/08/2017 Análise de empresas comparáveis RP, cap. 1 4 23/08/2017 Análise de empresas comparáveis RP, cap. 1

(5)

Aula Data Atividade Bibliografia 5 30/08/2017 Prova intermediária RP, cap. 1

06/09/2017 Semana da Pátria (não haverá aula)

6 13/09/2017 Análise de fluxo de caixa descontado RP, cap. 3 7 20/09/2017 Análise de fluxo de caixa descontado RP, cap. 3 8 27/09/2017 Análise de fluxo de caixa descontado RP, cap. 3 9 04/10/2017 Análise de fluxo de caixa descontado RP, cap. 3 10 11/10/2017 Prova final RP, cap. 3 11 18/10/2017 Tira-dúvidas sobre o trabalho

12 25/10/2017 Entrega dos relatórios de avaliação e apresenta-ções / Início das apresentaapresenta-ções dos grupos 13 01/11/2017 Apresentações dos grupos

14 08/11/2017 Apresentações dos grupos

15/11/2017 Proclamação da República (não haverá aula) 15 22/11/2017 Divulgação das notas

16 29/11/2017 Prova de reavaliação RP, caps. 1 e 3

Na bibliografia do quadro acima, o seguinte símbolo é utilizado:

• (RP) Rosenbaum, J. & Pearl, J. (2013). Investment Banking: Valuation, Leveraged Buyouts, and Mergers & Acquisitions. 2nd ed. Wiley.

Referências

Documentos relacionados

I interpret the difference in the estimates obtained when using ordinary least squares (in column (i)) and instrumental variables (in column (ii)) as indicative

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

parâmetros  para  a  análise  dos  personagens  do  filme  que  compõe  o  corpus.  Ainda  nesse  capítulo,  serão  abordadas  as  teorias  e  noções 

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Para isso, o profissional responsável pelo planejamento da obra, deve programar o processo construtivo de tal maneira que o tempo de execução individual das atividades

[r]

22 Em pesquisa no Sistemas de Informações do Arquivo Nacional, utilizando a palavra “aborto” para o período que vai de 1830 a 1942, foram encontrados apenas 45