• Nenhum resultado encontrado

Gestão de Operações I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gestão de Operações I"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Gestão de Operações I

4 HA

OBJETIVO

Proporcionar ao aluno o conhecimento estratégico e técnico sobre a Gestão de Operações de empresas de manufatura e serviços, a fim de se obter vantagens competitivas por meio das operações de uma firma.

EMENTA

Estudo sobre o planejamento e gerenciamento das operações no longo e médio prazos. Análise da evolução histórica da área. Compreensão do papel das Operações nas organizações de manufatura e de serviços.

METODOLOGIA DE ENSINO

A absorção da base teórica da disciplina será feita por meio de análises de casos, com o objetivo de mostrar ao aluno a conexão entre a teoria e a prática empresarial. Os aspectos mais quantitativos da disciplina serão acompanhados de uma ampla gama de exercícios, permitindo ao aluno conhecer e aplicar as técnicas e ferramentas fundamentais à gestão das operações.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

As avaliações, intermediárias e final, deverão refletir o conhecimento repassado aos alunos da disciplina. Exercícios em classe e extraclasse fazem parte dos critérios de avaliação. Trabalhos finais que contemplem um ou mais assuntos da disciplina poderão ser exigidos pelo professor. A nota de participação é facultativa ao professor, sendo considerada um critério à parte daqueles que compõem os critérios objetivos de avaliação da disciplina.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução à Gestão de Operações

1.1. Definição de Gestão de Operações

1.2. Gestão de Operações x Administração da Produção

1.3. Processo Input-Transformação-Output

1.4. Evolução histórica da área de Operações

2. Estratégia de Produção e Operações

2.1 Por que Gestão Estratégica de Operações?

2.2 Os 4 estágios de avanço na posição estratégica da manufatura

2.3 O Papel Estratégico da Produção: implementar, apoiar e impulsionar a estratégia da empresa 2.4 Os objetivos de Desempenho em Operações: Custo, Qualidade, Confiabilidade, Velocidade e

Flexibilidade

2.5 Os trade-offs entre os objetivos de desempenho.

2.6 A Importância Relativa dos Critérios de Desempenho: atributos ganhadores, qualificadores e menos relevantes.

2.7 O desempenho em relação à concorrência 2.8 Matriz Importância x Desempenho

3. Pacotes de Valor em Operações

3.1 Definição e evolução do conceito de Pacote de Valor 3.2 A Falácia da Dicotomia Bens-Serviços

3.3 A estocabilidade de bens e serviços 3.4 A simultaneidade produção-consumo 3.5 Participação do cliente nas operações

3.6 A extensão e intensidade das interações entre os produtos/serviços e o cliente 3.7 Objetividade na avaliação da qualidade dos produtos e serviços

(2)

4. Medição e Avaliação de Desempenho em Operações 4.1 Diferenciação entre eficiência e eficácia

4.2 Apresentação de medidas de eficácia dos objetivos de desempenho em Operações 4.3 Conceito de Produtividade

4.4 Produtividade parcial 4.5 Produtividade total

4.6 Variação da produtividade ao longo dos período

5. Previsão de Demanda em Operações 5.1 O conceito de previsão

5.2 A “Lei dos Grandes Números” 5.3 O nível de agregação dos dados 5.4 O processo de previsão de vendas 5.5 Métodos qualitativos de previsão 5.6 Médias móveis (aritmética e ponderada) 5.7 Suavizamento (alisamento) exponencial 5.8 Os erros de previsão

5.9 Vieses em modelos de previsão: o cálculo do tracking signal (sinal de rastreabilidade) 5.10Previsões por meio da linha de tendência

5.11Considerações sobre ciclicidades e sazonalidades na linha de tendência

6. Gestão de Projetos 6.1 Definição de Projeto 6.2 Características dos projetos 6.3 Ciclo de vida projeto

6.4 Importância da gestão do tempo no projeto 6.5 Diagramas de rede por meio do método CPM 6.6 Diagramas de rede por meio do método PERT 6.7 Atividades fictícias

6.8 ‘Probabilidade de conclusão do projeto em uma determinada data 6.9 Custo de aceleração de um projeto

7. Projeto de Produto e Seleção de Processos 7.1 Por que projeto de produtos e de processos? 7.2 Fases de desenvolvimento de um produto 7.3 Caracterização do processo produtivo

7.4 Matriz produto-processo na produção de bens 7.5 Matriz produto-processo na produção de serviços

8. Projeto, Medidas do Trabalho e Ergonomia 8.1 A especialização do trabalho 8.2 Componentes psicológicos 8.3 Expansão do trabalho 8.4 Motivação 8.5 Ergonomia 8.6 Método de trabalho

8.7 Padrões e medição do trabalho

9. Localização e Layout

9.1 Fatores que afetam a localização de unidades de operações 9.2 Método do Centro de Gravidade

9.3 Método dos Momentos 9.4 Método do Ponto de Equilíbrio 9.5 Método dos Fatores Qualitativos 9.6 O que é layout?

(3)

9.7 Layout por processo ou funcional 9.8 Layout celular

9.9 Layout por produto 9.10Layout posicional 9.11Método SLP

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e Operações. Manufatura e Serviços: uma abordagem estratégica. 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2006, 692 p.

LAUGENI, Fernando Piero; MARTINS, Petrônio Garcia. Administração da Produção. 2ª edição, São Paulo: Saraiva 2005, 576 p.

SLACK, Neigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3ª edição, São Paulo: Atlas, 2009, 728 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHASE, Richard B.; JACOBS, F. Robert; AQUILANO, Nicholas J. Administração da Produção para a Vantagem Competitiva. 11ª edição, São Paulo: McGraw-Hill, 2006, 620 p.

GAITHER, Jay; FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. 8ª edição, Thomson: São Paulo, 2002, 598 p.

HEIZER, Jay; RENDER, Barry. Administração de Operações: Bens e Serviços. 5ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 2001, 680 p.

KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

(4)

Estatística Inferencial

4 HA

OBJETIVO

Capacitar o aluno a: 1)compreender a importância da distribuição Normal em Distribuições de Estatísticas (média e proporção) Amostrais; 2)planejar e dimensionar uma pesquisa ou processo de amostragem no que diz respeito ao tamanho da amostra, confiança (1-a) e precisão na estimativa do parâmetro populacional; 3)analisar a significância estatística de um teste paramétrico ou não- paramétrico, isto é, aceitar ou rejeitar a hipótese nula.

EMENTA

Estudo de técnicas de Inferência Estatística sobre parâmetros populacionais bem como técnicas não paramétricas. Métodos de amostragem probabilística e não probabilística. Estudo e aplicação de teste de hipóteses.

METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado na aula. O professor deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes. Portanto, é solicitado trabalho de pesquisa realizado fora da sala de aula, discussão em grupos e a utilização dos recursos do data show e da Internet em sala.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aprendizado do aluno será efetuada de forma contínua, através de provas, trabalhos e listas de exercícios, e deverá identificar a capacidade do aluno em reconhecer os conceitos e aplicações discutidos no decorrer da disciplina. As avaliações deverão estimular o raciocínio crítico do aluno bem como proporcionar situações nas quais o aluno possa relacionar com o seu futuro ambiente de trabalho.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceitos de Estatísticas (Média, proporção e Variância) Amostrais. Teorema do Limite Central (intuitivo). Processos de Amostragens: Probabilístico e não-probabilísticos. Tamanho da Amostra e Erro Amostral;

2. Estimação da Média e da Proporção Populacionais por Intervalos. Testes da Média e Proporção populacionais. Significância Estatística. Planejamento de Amostragens. Tamanho da Amostra. 3. Distribuição do Qui-Quadrado e da Variância Amostral. Estimação e Testes da Variância Populacional.

Teste não paramétricos do Qui-Quadrado para Aderência de Distribuições. Tabelas de Contingência (Homogeneidade).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. xxi, 597 p

BUSSAB, Wilton Oliveira. e MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2002. STEVENSON, Willian. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREUND, J. E. ; SIMON, G. A Estatística aplicada. Porto Alegre: Bookman, 1999.

KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. Tradução. São Paulo: Edusp, 1979. LAPPONI, J. C. Estatística usando Excel. Lapponi Treinamento e Editora, 2000.

LEVINE, D. M. et al. Estatística: teoria e aplicações – usando MS-Excel. LTC –Livros Técnicos e Científicos, 1998. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2001.

(5)

Estratégias Empresariais

4 HA

OBJETIVO

Desenvolver uma visão integrativa das perspectivas internas e externas à organização que fundamentam a determinação e implementação de estratégias corporativas e de negócios que propiciem retornos superiores adequadas aos diversos ciclos de evolução das indústrias e ao porte das empresas.

EMENTA

A disciplina enfoca a importância de se ter uma visão abrangente que vai desde a fixação de prioridades pela direção da organização e atendimento das necessidades dos clientes até a integração das ações das pessoas que atuam nos níveis operacionais. A abordagem privilegia a integração de diversas áreas do conhecimento disciplinas aplicadas à realidade empresarial, especificamente às relacionadas às áreas do conhecimento de Teorias da Administração, Marketing, Operações, Gestão de RH e Gestão Financeira.

METODOLOGIA DE ENSINO

Utilização de métodos expositivos, estudos de caso, atividades em grupo realizadas em sala e externamente, provas e exercícios individuais. O professor atua como um orientador que estabelece vínculos entre as várias áreas do conhecimento a partir do contexto real das empresas, consolidando a teoria a partir do estímulo ao desenvolvimento de uma visão crítica e investigativa por parte do discente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Estratégia como plano, padrão, posição e perspectiva: Histórico e evolução; objetivos da Adm. Estratégica: vantagem competitiva

2. Análise do ambiente externo : variáveis ambientais; ameaças e oportunidades no ambiente externo; fatores-chave de sucesso

3. Análise do ambiente interno: missão, visão, objetivos estratégicos; competências essenciais

4. Teorias de Gestão Estratégica

Metodologia de análise baseada na análise das 5 forças (externo) e análise swot (interno)

Visão Baseada em Recursos: análise de recursos e capacidades: vantagem competitiva sustentável; ações, reações e dinâmica competitiva

5. Formulação estratégica: Níveis corporativo, unidade de negócio e funcional

Estratégias genéricas e de crescimento; estratégias de redução; estratégias defensivas

6. Implementação e Acompanhamento estratégico: estrutura, pessoas, sistemas e cultura

7. Balanced Score Card

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AAKER, David A. Administração estratégica de mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001.

HITT, Michael A., IRELAND, R. Duane, HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.

WRIGHT, Peter, KROLL, Mark, PARNELL, John. A Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANSOFF, H. Igor, McDONNEL, Edward J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1992. GHOSHAL, Sumantra; TANURE, Betania. Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras de sucesso : estudos de casos. Rio de Janeiro: Elsevier 2004. 271 p.

KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scoredcard. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990

PRAHALAD, C. K., HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus,1996.

THOMPSON Jr., Arthur, STRICKLAND III, A.J. Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Pioneira, 2000.

Revistas: Harvard Business Review, Business Week, Exame, HSM Management, Veja Jornais: Washington Post, New York Times, Valor Econômico, Gazeta Mercantil

(6)

Economia Brasileira Contemporânea

4 HA

OBJETIVO

Conhecer, analisar e realizar análise de conjuntura econômica para identificar seus impactos sobre os consumidores, organizações e governo, para planejar e tomar decisões estratégicas.

EMENTA

Estudo do desenvolvimento da economia brasileira no período recente. Análise das políticas macroeconômicas e de suas conseqüências para consumidores, organizações, contas públicas e do valor do dinheiro para tomada de decisões estratégicas.

METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas serão expositivas, devendo ocorrer em classe, discussões dos principais conceitos. Realização de exercícios para fixarem os conceitos. Estes podem ser resolvidos em classe, como modelo para explicação da matéria, e em casa, para fixação e desenvolvimento dos conceitos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. A crise do endividamento

2. O Plano Cruzado e a Nova República 3. O Plano Collor e a "Modernização". 4. O Plano Real e a Estabilização 5. Política Econômica do Governo FHC 6. Política Econômica do Governo Lula

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CASTRO, Lavinia; GIAMBIAGI, Fábio; HERMANN, Jennifer e VILLELA, André. Economia Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Elsevier – Campus, 2011.

CASTRO, Antônio Barros; e SOUZA, Francisco Pires. A Economia Brasileira em Marcha Forçada. São Paulo: Paz e Terra, 1985.

GREMAUD, Amaury Patrick. Economia Brasileira Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABREU, M. P: (org.). .A ordem do progresso: 100 anos de política econômica republicana, 1899-1989.. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

ARIDA P. e LARA REZENDE, A. Inflação inercial e reforma tributária., in . A inflação Zero: Brasil, Argentina, e Israel., Rio de Janeiro: Paz e terra.

BACHA, C. J. C. Macroeconomia Aplicada à Análise da Economia Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2004. PEREIRA, L. C. B. (ORG). Economia Brasileira na Encruzilhada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. PEREIRA, L. C. B. (ORG). Nação, Câmbio e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

(7)

Gestão de Pessoas I

4 HA

OBJETIVO

Capacitar o aluno da Administração a analisar e desenvolver modelos de gestão de pessoas integrados ao planejamento estratégico da organização, bem como, aos interesses dos stakeholders.

EMENTA

Estudo sobre as abordagens contemporâneas de gestão de pessoas embasadas nas teorias de vantagem competitiva, nos modelos de competências e na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Serão trabalhados os processos de agregar e os de recompensar pessoas. É importante ter obtido previamente conhecimentos nos assuntos: ambiente de negócios, teorias organizacionais contemporâneas e visão integrada da organização sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas deverão ser conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, devem ser utilizadas diversas técnicas de ensino/aprendizagem que se alternem em função do assunto tratado na aula, tais como: pesquisas de campo, discussões de textos em sala, a utilização dos recursos de data show e da Internet.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Deverão ser realizadas avaliações intermediárias compreendendo: testes, trabalhos escritos, apresentação de seminários e outros meios, cuja escolha fica sempre a cargo do professor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução à gestão de pessoas: conceitos, modelos, estrutura e planejamento da área de pessoas. 2. Fundamentos da gestão estratégia de pessoas: um link com as teorias de vantagem competitiva. 3. Gestão de pessoas baseada nos stakeholders: definição de princípios, políticas e processos. 4. A Gestão de pessoas articulada por competências.

5. As políticas e os processos de recrutar e selecionar com foco em competências. 6. A gestão estratégica de carreira.

7. As políticas e processos da remuneração estratégica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAÚJO, L.C.G.; GARCIA, A.A. Gestão de Pessoas. Estratégias e integração organizacional. São Paulo, Atlas, 2010.

BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. São Paulo, Cengage Learning. 2009 FISHER, A.L.; DUTRA, J.S.; AMORIM, W.A.C. Gestão de Pessoas. São Paulo, Atlas, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DUTRA, J.S.; FLEURY, M.T.L.; RUAS, R. Competências. Conceitos, métodos e experiências. São Paulo, Atlas, 2010. FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo, Atlas, 2010. LUCENA, M.D.S. Planejamento de recursos humanos. São Paulo, Atlas, 2010.

WOOD JR., T.; FILHO, V.P. Remuneração e Carreira. São Paulo, Atlas, 2011 WOOD JR., T.; FILHO, V.P. Remuneração Estratégica. São Paulo, Atlas, 2011

(8)

Gestão e Contabilidade de Custos

4 HA

OBJETIVO

Habilitar o aluno a calcular os custos relacionados a diversas atividades econômicas, tais como comércio, indústria, serviços e outros. O aluno deve identificar quais são os fatores que determinam os custos de produtos, serviços e outros objetos de custeio, e suas implicações para a administração da empresa.

EMENTA

Enfoque da Disciplina: Conhecimento dos conceitos básicos, classificação e análise dos custos para tomada de decisão. Abordagem do Conteúdo: Mostrar a aplicação dos sistemas de custeios por absorção e variável, enfatizando os custos como ferramenta para a identificação de riscos e oportunidades. Conhecimentos de outras disciplinas Conhecimentos básicos do funcionamento do sistema contábil, adquiridos na disciplina Contabilidade Básica.

METODOLOGIA DE ENSINO

O aluno é exposto a diversas fontes de aprendizagem complementares, em consonância com as crescentes demandas de conhecimento do mercado e ferramentas disponíveis.

Inicialmente o aluno é incentivado a ler previamente os respectivos capítulos e procurar resolver os exercícios. A plataforma disponibilizada pela editora auxilia o aluno a buscar material e simular exercícios.

Em sala, o professor apresenta e debate tópicos selecionados do conteúdo. Há possibilidade de uso de grupos para discussão de exercícios, posteriormente elucidados permitindo assim a fixação dos conceitos.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

O professor irá avaliar o aprendizado dos alunos pela sua habilidade em reconhecer os conceitos abordados em diferentes contextos e pela sua capacidade de análise, através de trabalhos ou provas individuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceitos básicos:

1.1 Diferenças entre gasto, investimento, custo, despesa e perda 1.2. Custos diretos / indireto

1.3. Custos variáveis / fixos

2. Análise de Ponto de Equilíbrio (Custeio Variável) 3. Custos de Produção (Absorção)

3.1. Avaliação de Estoque: PEPS, UEPS ou Custo Médio 3.2. Departamentalização

4. Custeio por Atividade (ABC)

5. Custeio na presença de restrições de capacidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12c e Excel. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HORNGREN, Charles T., SUNDEM, Gary L., STRATTON, William O. Contabilidade gerencial. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos (Livro-texto). 10 ed, São Paulo: Atlas, 2010. _____________. Contabilidade de Custos (Livro de exercícios). 10 ed, São Paulo: Atlas, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSEF, R. Guia Prático de Formação de Preços. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

BERNARDI, L. A. Política e formação de preços: uma abordagem competitiva, sistêmica e integrada. 2ed, São Paulo: Atlas, 1998.

BLOCHER, Edward J.; CHEN, Kung H.; COKINS, Gary; LIN, Thomas W. Gestão Estratégica de Custos. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.

KAPLAN, Robert S., COOPER, Robin. Cost & effect: using integrated cost systems to drive profitability and performance. Boston: Harvard Business School Press, 1997.

(9)

PEREZ Jr., José Hernandez; OLIVEIRA, Luis Martins de. Contabilidade de Custos para não Contadores. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

(10)

Administração de Sistemas de Informação

4 HA

OBJETIVO

Rrealizar escolhas sobre a adoção de tecnologias e sistema de informações que atendam as requisitos do negócio da empresa.

METODOLOGIA DE ENSINO

Utilização de aulas expositivas, estudos de caso, exercícios individuais e em grupo e provas. O papel do professor é esclarecer o uso dos sistemas considerando o aluno como um usuário desses sistemas que precisa adequá-los à natureza do processo decisório da realidade de cada negócio.

EMENTA

O enfoque da disciplina é o de tratar a tecnologia da informação como um recurso organizacional estratégico para sustentar os sistemas de informação para decisões especialmente aquelas ligadas aos clientes. Mostra-se como essa tecnologia pode ser eficiente na integração entre os diversos processos de negócios, envolvendo as diversas áreas funcionais da empresa, bem como na formulação de plano estratégico da empresa. É indispensável obter conhecimentos e habilidades nas disciplinas Teoria das Organizações, Processos Organizacionais, Marketing I, Marketing II, Gestão de Operações, Logística, Gestão Financeira Empresarial, Planejamento Estratégico e Estratégias de Comunicação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. A importância da informação para obtenção da vantagem competitiva 1.1 Dado, informação, conhecimento;

1.2 Características dos dados e informações; 1.3 Arquitetura da informação

1.4 O papel da informação nos processos decisórios.

2. Planejamento de necessidades de informações

2.1 Metodologias para a identificação das necessidades de informação; 2.2 As necessidades de informações para a gestão estratégica;

2.3 As diferentes visões da informação; 2.4 Vida útil da informação.

3. Panorama dos sistemas de informações 3.1 Abordagem sistêmica;

3.2 Tipologia de sistemas de informação;

4. Uso da tecnologia da informação (TI) na administração e a democratização da informação 4.1 Arquitetura de TI para os sistemas de informações;

4.2 A Internet, Intranet e Extranet;

4.3 Sistemas de informação e a operação da empresa;

4.4 Sistemas de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning); 4.5 A automação da cadeia – sistemas SCM (Supply Chain management); 4.6 Sistemas de informação e os processos decisórios;

4.7 Informação operacional e gerencial; 4.8 Sistemas de informações executivas;

4.9 Data warehouse, ferramentas OLAP e data mining; 4.10 BI - Business Inteligence;

4.11 CRM e tecnologias aplicadas;

4.12 SIM – sistemas de informação de marketing; 4.13 Sistemas Especialistas;

(11)

5. O processo de implementação de soluções de sistemas de informação 5.1 Ciclo de vida dos sistemas;

5.2 Principais metodologias de desenvolvimento; 5.3 A implementação de pacotes de sistemas;

5.4 O papel do usuário final nos processos de implantação;

5.5 A necessidade de analise de riscos e planos de contingência nos processos de implantação; 5.6 O papel da gestão de mudanças nos processos de implantação de sistemas corporativos.

6. Segurança dos sistemas de informações

6.1 As exigências legais e de mercado relacionadas à segurança de informações; 6.2 Planos de contingência para sistemas de informações estratégicos;

6.3 Gestão da continuidade dos negócios suportados por sistemas de informações.

7. Gestão dos sistemas de informações

7.1 Organização da área de Tecnologia da Informação;

7.2 Acordos de nível de serviço (SLA – services level agreement) para sistemas de informações; 7.3 Os processos de outsourcing de TI;

7.4 A justificativa financeira para sistemas de informações e processos de gestão; 7.5 Gestão dos sistemas a partir de ferramentas especialistas;

7.6 Principais frameworks para o gerenciamento do ambiente de sistemas de informações.

8. Tendências no mercado de sistemas de informações

8.1 Tendências no desenvolvimento de sistemas de informações;

8.2 SOA (arquitetura orientada a serviços) e BPM (Business Process Management); 8.3 As novas ferramentas para construção de sistemas;

8.4 Impactos sobre as organizações;

8.5 Desenvolvimento x Terceirização do desenvolvimento x Aquisição de pacotes; 8.6 O mercado open source.

9. Governança de TI

9.1 Alinhamento estratégico de TI;

9.2 A governança de TI como parte da governança corporativa; 9.3 As exigências de informações de controle;

9.4 O planejamento e implementação de sistemas de informações gerenciais para a governança corporativa e de TI;

9.5 Os aspectos éticos relacionados aos sistemas de informação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GORDON, Steven R., GORDON, Judith R. Sistemas de informação – uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro; LTC, 2006, 3. ed.

LAUDON, Kenneth C., LAODON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, 7. ed.

TURBAN, Efraim, RAINER, Kelly, POTTER, Richard. Introdução a sistemas de informação – uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORRÊA, Henrique L., GIANESI, Irineu G. N. e CAON, Mauro. Planejamento, Programação e Controle da Produção – MRP II / ERP: conceitos, uso e implantação. São Paulo: Atlas, 2000

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação – porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo, Futura, 2002.

MELLO, I. Soares. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Thomson, 2002.

OLIVEIRA, Fátima B. Tecnologia da informação e da comunicação – a busca de uma visão ampla e estruturada. São Paulo: Pearson Prentice Hall: Fundação Getulio Vargas, 2007.

REZENDE, Alcides D., ABREU, Aline F. Tecnologia da informação aplicadas a sistemas de informação empresariais. SÃO PAULO: Atlas, 2006, 4. ed.

(12)

Marketing Internacional

4 HA

OBJETIVO

Capacitar o aluno para entender e utilizar os conceitos, estratégias e práticas de marketing em um ambiente competitivo internacional.

EMENTA

O enfoque da disciplina é dado aos aspectos da vantagem competitiva da empresa no mercado internacional. A abordagem básica é da análise das teorias existentes e sua aplicação à realidade dos negócios das empresas brasileiras.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas, Estudos de Caso, discussão, apresentação e entendimento de casos práticos em sala.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução ao Marketing Internacional 2. O Ambiente Econômico Global

3. Informações sobre Ambiente Social e Cultural 4. O Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing 5. Clientes Globais e Sistemas de Informação e Pesquisa 6. Composto de Marketing Internacional

7. Decisões de Fixação de Preço

8. E-Marketing, Promoção e Propaganda Global 9. O Futuro do Marketing Global

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KEEGAN, Warren J., Marketing Global. 7º edição, São Paulo: Pearson, 2006.

SINA, Amália. Marketing Global: Soluções Estratégicas para o Mercado Brasileiro. São Paulo – Saraiva. 2008. HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HORKISSON, Robert. Administração Estratégica. 2ª Edição – Cengage Learning - 2008

Bibliografia Complementar

CATEORA, Philip. Marketing internacional. 10ª ed. México: McGraw-Hill, 2001.

CZINKOTA, Michael R.; RONKAINEN, Ilkka A. International marketing. 7th ed. Fort Worth: Dryden Press, 2004. KEEGAN, W.; GREEN Mark. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2004. NOSÉ Jr., Amadeu. Marketing Internacional – Uma Estratégia Empresarial. São Paulo: Pioneira, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Dada esta constatação, surge uma contradição inerente aos processos de diagnóstico e proposta de tratamentos, porque, se parte significativa dos problemas identificados

Para chegar à esta conclusão, foram analisadas três tipos de abordagens 3 : (i) a análise do consumo intermediário do transporte terrestre de carga como insumo

Potencialidades e desafios na utilização de coberturas vegetais em condições edafoclimáticas na Amazônia Taxas de liberações diárias de fósforo de resíduos vegetais nos

• Integração e interação das áreas de conhecimento: Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Áreas Urbanas, Gestão de Tratamento de Águas e

acquire the comprehension of key concepts within the North-American literary context, including: race, class and gender, cultural geography, individualism and democracy,

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério

DE PORTE OBRIGATÓRIO ENTREGA EM 30 DIAS ÚTEIS * (SEM ESTEPE) ** IPVA 2016 PAGO **

O curso é composto essencialmente por uma abordagem prático-profissional em diversas áreas da gestão empresarial, como gestão de pessoas, matemática