• Nenhum resultado encontrado

PUBLIC (PÚBLICO) Planejamento SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados. THE BEST RUN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PUBLIC (PÚBLICO) Planejamento SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados. THE BEST RUN"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

PUBLIC (PÚBLICO) 2021-11-23

Planejamento

a afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

(2)

Conteúdo

1 Dados de planejamento com o complemento. . . .3

2 Planejar dados. . . .4

2.1 Planejar usando células de dados não reservadas. . . .8

3 Publicar dados. . . . 13

4 Anular dados. . . .15

(3)

1 Dados de planejamento com o complemento

Você pode usar modelos de planejamento do SAP Analytics Cloud para planejar dados com o complemento.

Os modelos de planejamento permitem que você faça tudo o que os modelos de análise fazem. Além disso, eles permitem que você tenha mais controle de seus dados, como configuração de orçamentos e previsões, criação de suas próprias versões de dados do modelo e gravação dos dados de planejamento na nuvem.

O complemento está usando o modo Entrada de dados em massa para planejamento. Esse modo oferece uma sessão de edição que permite a você inserir vários valores antes de processar as atualizações. Você também tem a opção de processar algumas atualizações e, em seguida, continuar a inserir novos dados de

planejamento.

Em um cenário de planejamento, você pode trabalhar com versões de dados públicas, privadas e

compartilhadas para garantir que uma versão pública não seja sobregravada até que seja aprovada. Essas três versões permitem que você altere os valores sem comprometer os dados públicos, possibilitando que você teste diferentes cenários de simulação em seus dados antes de tomar decisões finais:

O gerenciamento de versões permite que você crie e copie diferentes versões de dados. As versões só podem ser criadas e gerenciadas no SAP Analytics Cloud. Você pode controlar o acesso às versões tornando-as privadas, compartilhadas e públicas:

● As versões públicas estão disponíveis para todos os usuários que tenham as autorizações apropriadas.

● As versões privadas são visíveis apenas para quem as criou.

● As versões compartilhadas são versões privadas que você permite que outras pessoas vejam.

Você pode inserir dados de planejamento em células individuais e salvar os dados novamente na nuvem.

Durante o processo de planejamento no Excel, você também pode ver o status atual em seu SAP Analytics Cloud sempre que atualizar o modelo nele. Se o modelo tiver sido modificado no SAP Analytics Cloud durante seu processo de planejamento com o complemento, você receberá uma mensagem informando que sua versão não corresponde à versão no SAP Analytics Cloud. Nesse caso, você pode atualizar o modelo no Excel para obter a versão mais recente da nuvem.

Ao planejar dados com o complemento, você pode:

● Inserir dados de planejamento em versões privadas e públicas [página 4]

● Anular modificações de dados [página 15]

● Publicar os dados na nuvem [página 13]

Para obter mais informações sobre o planejamento com o SAP Analytics Cloud, consulte a ajuda em:

Tópico Link

Visão geral do planejamento com o SAP Analytics Cloud Introdução ao planejamento Administração de versões no SAP Analytics Cloud Administração de versões Modelos de análise e de planejamento no SAP Analytics

Cloud

Modelos de planejamento e modelos de análise

(4)

2 Planejar dados

Usando o complemento, você pode planejar dados com base nos modelos de planejamento do SAP Analytics Cloud. O cenário de planejamento é baseado no modo Entrada de dados em massa. Nesse modo, você pode inserir vários valores em uma tabela sem esperar a atualização do sistema entre as entradas. Você também pode copiar vários valores para uma tabela em uma etapa. Observe que nenhuma célula pode ser deixada de fora na linha ao copiar valores.

Você também pode inserir valores de planejamento para nós de hierarquia. Durante o processamento de dados, o valor de planejamento para um nó de hierarquia será aplicado proporcionalmente a todos os elementos não modificados da hierarquia.

Se quiser usar o bloqueio de dados definido no SAP Analytics Cloud, você precisará ativar a configuração Otimizar área de planejamento recomendada no SAP Analytics Cloud para que o bloqueio possa ser avaliado durante o processamento dos dados com o complemento. Se não estiver usando essa configuração, você poderá inserir e processar os dados do planejamento também em células bloqueadas, mas quando publicar os dados, o back-end será rejeitado com um erro. Para obter mais informações, consulte a ajuda do SAP Analytics Cloud em Otimizar modelos de planejamento usando a área de planejamento.

Quando você inicia a edição de dados em uma versão pública, a versão inicia o modo de edição público. Outras pessoas não conseguem ver suas modificações até que você as publique.

1. Adicione uma tabela com um modelo de planejamento.

2. Na caixa de diálogo de filtro para a dimensão Versão (Version), escolha as versões que deseja adicionar à tabela:

(5)

Neste exemplo, você verá o modelo RealEstate_Planning com duas versões públicas Real e Plano estratégico de crescimento, a versão privada StrategicGrowth_Private e a versão privada compartilhada StrategicGrowth_Private (compartilhada). Como todas as versões privadas, essas duas versões privadas já estão no modo de edição. A cor da fonte para todas as células editáveis nas versões públicas e privadas é preto. As células de dados que exibem os valores na fonte com a cor cinza não podem ser usadas para planejamento.

Observe que as células do Microsoft Excel são sempre ativadas para entrada. Isso significa que você também pode inserir valores em células exibidas na fonte com a cor cinza. No entanto, esses valores não afetarão seu planejamento.

(6)

3. Insira os dados de planejamento em uma célula de dados.

Você também pode excluir o valor de uma célula para torná-la uma célula não reservada.

O novo valor para m² por local de trabalho da versão pública Plano estratégico de crescimento é 500 (célula C8) e o novo valor para Custos indiretos por local de trabalho é 9.000 (célula C10).

O modo de entrada de dados em massa é iniciado com a primeira modificação. As células modificadas são destacadas com um fundo azul. Enquanto você está planejando dados, não pode modificar sua análise.

Portanto, os dados do modelo não são exibidos no painel do gerador. Se você tiver outras tabelas na pasta de trabalho, elas também serão desativadas enquanto você estiver no modo de planejamento.

Você também pode planejar usando células de dados não reservadas, como a célula B9 no exemplo a seguir. Consulte a seção abaixo para obter mais informações.

Observe que você só pode inserir números decimais nas células de dados. Se você inserir outros valores, um novo painel será aberto, mostrando uma mensagem para cada célula que contiver dados inválidos.

(7)

Cada mensagem inclui o número da célula e a entrada inválida. Clique na célula da mensagem para acessar diretamente essa célula na tabela.

Se sua tabela contiver valores de planejamento válidos e inválidos, você poderá processar os dados de planejamento. Durante o processamento dos dados, as entradas válidas são processadas e as entradas inválidas são removidas.

4. Etapa opcional: Insira dados de planejamento usando fórmulas do Excel.

Você pode inserir dados de planejamento em sua tabela usando fórmulas do Excel. Por exemplo, você pode trabalhar com as fórmulas em uma planilha separada e referenciar os valores para sua tabela. Com a primeira modificação, o modo de entrada de dados em massa é iniciado. Enquanto estiver no modo de entrada de dados em massa, você poderá modificar suas fórmulas e os valores serão recalculados.

Quando você processa os dados para aplicar suas modificações, as fórmulas são mantidas na pasta de trabalho e os valores calculados são processados.

Observe o seguinte comportamento ao trabalhar com fórmulas:

○ Você só pode planejar em um modelo ao mesmo tempo. Isso significa que, se você usar uma fórmula em duas tabelas diferentes e modificar essa fórmula, precisará concluir seu planejamento no primeiro modelo e, em seguida, atualizar o segundo modelo para aplicar as modificações.

○ Uma fórmula não deve referenciar uma célula localizada na mesma tabela. Se você planejar com uma fórmula desse tipo, o valor da fórmula será usado para o planejamento, mas a fórmula será removida quando você processar suas modificações de dados.

○ A exclusão de fórmulas pode ser efetuada em duas etapas. Com a primeira exclusão, a fórmula é removida e o valor é mantido. Com a segunda exclusão, o valor também é removido e a célula passa a ser não reservada.

○ Se você modificar sua tabela, por exemplo, adicionar uma nova dimensão, as fórmulas serão removidas.

5. Selecione Processar dados para aplicar suas modificações.

Como alternativa, você também pode usar o atalho Ctrl+Alt+Enter para processar suas modificações.

A célula modificada e todas as células afetadas pelo novo valor de planejamento são destacadas com um fundo amarelo. O destaque desaparece automaticamente com sua próxima etapa de navegação. Os dados do modelo são mostrados novamente no painel do gerador e você pode continuar sua análise.

Na parte inferior do painel do gerador, você recebe duas mensagens: Uma é uma confirmação de que o modo de edição foi iniciado. A outra mostra quantas modificações de valor foram enviadas.

Se você quiser desfazer suas modificações, selecione Atualizar em vez de processar os dados para atualizar a tabela com o último status salvo.

(8)

Os dados de planejamento são salvos na pasta de trabalho. Se você fechar a pasta de trabalho e abri-la novamente, os dados de planejamento ainda estarão disponíveis.

Se você atualizar o modelo no SAP Analytics Cloud, poderá ver os dados de planejamento inseridos nele.

Você pode salvar suas modificações de dados no modelo de planejamento no SAP Analytics Cloud

selecionando Publicar dados (Publish data). Com isso, outros usuários poderão ver suas modificações. Para publicar suas modificações em uma versão privada, você precisa publicar a versão privada no SAP Analytics Cloud.

Você também pode anular suas modificações na planilha selecionando Anular dados (Revert data).

Informações relacionadas

Planejar usando células de dados não reservadas [página 8]

2.1 Planejar usando células de dados não reservadas

Você pode inserir dados de planejamento em células não reservadas de uma tabela; um traço (-) será exibido em vez de um valor.

As colunas que contêm apenas células de dados não reservadas não são exibidas na tabela. Com o menu de contexto no painel Gerador, você pode incluir esses dados não reservados em sua tabela.

(9)

Planejar usando células de dados não reservadas

1. Você tem uma tabela com dados não reservados, como as células B9 na tabela a seguir.

2. Insira um valor de planejamento na célula de dados não reservados.

Na mesma etapa, você pode modificar os valores nessas células de dados reservados. E pode excluir um valor existente para converter uma célula reservada em célula não reservada.

No exemplo a seguir, a célula não reservada B9 e a célula reservada C9 têm novos dados, e o modo de entrada de dados em massa foi iniciado automaticamente.

3. Processe os valores modificados.

Os valores modificados são processados e você obtém a informação de quantos valores foram enviados.

(10)

Agora você pode reverter ou publicar suas modificações.

Mostrar/ocultar células de dados não reservados em uma tabela

Para mostrar os dados não reservados de uma dimensão, selecione o menu de contexto correspondente e Dados não reservados.

A tabela é atualizada para incluir dados não reservados dessa dimensão e de qualquer dimensão listada abaixo dela no painel Gerador. Uma mensagem informa que dados não reservados foram ativados para as dimensões abaixo da dimensão selecionada.

(11)

Para limpar dados não reservados da sua tabela novamente, desmarque Dados não reservados para a dimensão no menu de contexto.

A tabela é atualizada. Os dados não reservados são removidos dessa dimensão e de qualquer dimensão listada acima dela no painel Gerador.

Na caixa de diálogo de filtro, você tem uma opção adicional para mostrar os membros não reservados de uma dimensão. Com a chave Mostrar membros não reservados, você pode mostrar os membros não reservados da dimensão para adicioná-los à sua tabela. Se você já tiver escolhido mostrar os dados não reservados para uma dimensão no painel, a chave estará ativada quando você abrir a caixa de diálogo de filtro.

Observe o seguinte comportamento ao usar dados não reservados:

● Quando ativa os dados não reservados de uma dimensão, você pode selecionar membros que só contêm dados não reservados na caixa de diálogo de filtro. Quando você volta a desativar os dados não reservados dessa dimensão, os membros com os dados não reservados deixam de ser exibidos na tabela. No entanto, eles ainda são membros selecionados na caixa de diálogo de filtro.

(12)

● Se você adicionar uma dimensão para um eixo com os dados não reservados ativados, a nova dimensão usará o status não reservado da dimensão acima.

● Se você remover uma dimensão com dados não reservados ativados da tabela, os dados não reservados serão desativados para essa dimensão.

● Se você mover uma dimensão dentro de um eixo, ela assumirá o status não reservado usado nessa posição anteriormente.

Exemplo: Você move uma dimensão da terceira para a segunda posição no eixo Linhas. A dimensão movida assume o status não reservado que era usado na segundo posição anteriormente.

(13)

3 Publicar dados

Quando você tiver concluído seu planejamento e quiser reescrever os dados em seu SAP Analytics Cloud, pode publicar suas modificações de dados.

1. Adicione uma tabela com um modelo de planejamento e modifique alguns dados.

O valor para m² por local de trabalho da versão pública Plano estratégico de crescimento foi modificado para 500 (célula C8) e o valor para Custos indiretos por local de trabalho foi modificado para 9.000 (célula C10).

2. Escolha Publicar dados na faixa para salvar suas modificações na nuvem.

Você obtém uma caixa de diálogo para confirmar que deseja publicar suas modificações.

3. Os dados modificados são publicados e a versão Plano estratégico de crescimento é definida como pública com os valores dos dados modificados.

(14)

Os dados são salvos no SAP Analytics Cloud. Agora, os dados podem ser vistos por todos os usuários com as autorizações apropriadas.

(15)

4 Anular dados

Durante o processo de edição, você pode anular suas modificações. A anulação remove todas as modificações e redefine a versão para pública.

1. Adicione uma tabela com um modelo de planejamento e modifique alguns dados.

O valor para m² por local de trabalho da versão pública Plano estratégico de crescimento foi modificado para 500 (célula C8) e o valor para Custos indiretos por local de trabalho foi modificado para 9.000 (célula C10).

2. Selecione Reverter dados na faixa para desfazer suas modificações.

Você obtém uma caixa de diálogo para confirmar que deseja anular as modificações.

3. Os dados modificados são revertidos e a versão Plano estratégico de crescimento é definida como pública.

(16)

Suas modificações foram excluídas e a tabela mostra a versão pública do modelo com os últimos dados salvos.

(17)

Avisos de isenção importantes em aspectos legais

Hyperlinks

Alguns links são classificados por um ícone e/ou um texto do tipo mouseover. Esses links oferecem informações adicionais.

Informações sobre ícones:

Links com o ícone : Você está entrando em um site não hospedado pela SAP. Ao usar esses links você concorda, salvo se expressamente especificado de outra forma em seus contratos com a SAP, que:

O conteúdo do site vinculado não é documentação da SAP. Você não pode apresentar quaisquer reclamações sobre produtos contra a SAP com base nessas informações.

A SAP não concorda nem discorda do conteúdo no site vinculado, nem garante a disponibilidade e correção do site. A SAP não se responsabiliza por qualquer dano causado pela utilização de tal conteúdo, a menos que tais danos sejam causados por negligência ou dolo da SAP.

Links com o ícone: Você está saindo da documentação do produto ou do serviço da SAP e está entrando em um site da Web hospedado pela SAP. Ao usar esses links você concorda, salvo se expressamente especificado de outra forma em seus contratos com a SAP, que não pode apresentar quaisquer reclamações sobre produtos contra a SAP com base nessas informações.

Vídeos hospedados em plataformas externas

Alguns vídeos podem apontar para plataformas de hospedagem de vídeos de terceiros. A SAP não pode garantir a disponibilidade futura de vídeos armazenados nessas plataformas. Além disso, quaisquer anúncios ou outro conteúdo hospedados nessas plataformas (por exemplo, vídeos sugeridos ou pela navegação para outros vídeos hospedados no mesmo site) não estão sob controle ou responsabilidade da SAP.

Recursos beta e outros recursos experimentais

Recursos experimentais não são parte do escopo entregue oficialmente garantido pela SAP para versões futuras. Isso significa que os recursos experimentais podem ser alterados pela SAP a qualquer momento e por qualquer motivo sem notificação prévia. Recursos experimentais não são para uso produtivo. Não é permitido demonstrar, testar, examinar, avaliar e de nenhuma outra forma usar os recursos experimentais em um ambiente operacional em tempo real ou com os dados que não tenham sido devidamente armazenados em backup.

A finalidade dos recursos experimentais é obter feedback prévio, permitindo que clientes e parceiros influenciem o produto futuro de modo adequado. Ao fornecer seu feedback, por exemplo, na SAP Community, você concorda que os direitos de propriedade intelectual das contribuições ou trabalhos derivativos continuem sendo propriedade exclusiva da SAP.

Código de exemplo

Todas as codificações de software e/ou fragmentos de código são meros exemplos. Eles não são para uso produtivo. O código de exemplo serve apenas para explicar e visualizar melhor as regras de sintaxe e de criação de frases. A SAP não garante a precisão e a integralidade do código de exemplo. A SAP não se responsabiliza por erros ou danos causados pela utilização do código de exemplo, a menos que tais danos tenham sido causados por negligência ou dolo da SAP.

Linguagem isenta de preconceitos

A SAP apoia uma cultura de diversidade e inclusão. Sempre que possível, usamos linguagem isenta de preconceitos na nossa documentação para nos referirmos a pessoas de todas as culturas, etnias, gêneros e habilidades.

(18)

www.sap.com/contactsap

© 2021 SAP SE ou empresa afiliada da SAP. Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida de alguma forma ou com qualquer finalidade sem a autorização expressa da SAP SE ou de uma empresa afiliada da SAP. As informações contidas neste documento podem ser alteradas sem notificação prévia.

Alguns produtos de software comercializados pela SAP SE e por seus distribuidores contêm componentes de software de propriedade de outros fornecedores. As especificações nacionais dos produtos podem variar.

Estes materiais são fornecidos pela SAP SE ou por empresas afiliadas da SAP com propósito meramente informativo, sem declaração ou garantia de qualquer espécie, assim a SAP ou suas empresas afiliadas não se responsabilizam por erros ou omissões relativos aos mesmos. As únicas garantias pelos produtos ou serviços da SAP ou das empresas afiliadas da SAP são as explicitamente especificadas em declarações de garantia contidas nos respectivos produtos e serviços, quando cabíveis. Seu conteúdo não deve ser interpretado como constituição de garantia adicional.

SAP e outros produtos e serviços da SAP aqui mencionados, bem como seus respectivos logotipos são marcas comerciais ou registradas da SAP SE (ou de uma empresa afiliada da SAP) na Alemanha ou em outros países. Todos os outros nomes de produtos e serviços mencionados são marcas registradas de suas respectivas empresas.

Consulte https://www.sap.com/brazil/about/legal/trademark.html e veja outros avisos e informações sobre a marca registrada.

Referências

Documentos relacionados

Pode adicionar outros mosaicos, consoante for necessário; por exemplo, o mosaico Customer Influence, que também aparece no ecrã, não é um mosaico predefinido (consulte Edição

Diante disso, como não lembrar da mitologia germânica (nazismo), da estatização total dos meios de.. Nossa fé diz que a vida neste mundo tem sentido porque Deus a criou com

Na página Mapear campos do assistente de relatórios compostos, desmarque Aplicar filtro próximo a cada nível de hierarquia em um relatório individual que você não deseja mapear

Suco verde Detox de Salsinha, Salsão, Espinafre, Limão, Pepino, Maçã e Gengibre .... Suco Verde Detox de Espinafre, Maçã, Alface, Pimenta e

Depois de publicar vagas através do middleware de publicação de vagas, o SuccessFactors Recruiting Posting, em portais de emprego, você pode utilizar o serviço de pipeline de

Com base na determinação legal, verifica-se que a remoção a pedido de servidor para acompanhamento de cônjuge ou companheiro, independentemente da existência de vaga,

Você pode exibir e gerenciar documentos de solicitação de pagamento e de transação de pagamento e criar adiantamentos em relação a pedidos de compra.. Este guia

Como na tela Visão geral da análise de vendas por linhas, você pode definir e gravar suas próprias visões para o relatório específico. Para maximizar a exibição do gráfico,