• Nenhum resultado encontrado

Cerca de lojas fecharam no Pará

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cerca de lojas fecharam no Pará"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Cerca de 2.700 lojas fecharam

no Pará

O movimento de clientes no centro comercial da capital ainda oscila na retomada dos serviços. | Foto:Wagner Santana/Diário do Pará

Os números assustam. Desde o início da pandemia de Covid-19, já são quase 2.700 lojas que fecharam as portas no Pará, provocando cerca de dez mil demissões, segundo o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas).

E as expectativas da entidade são bem pouco otimistas em relação ao movimento e as vendas no comércio da capital nestas próximas semanas. Ao contrário do que se pode imaginar, o Círio de Nazaré não representa agora uma data que possa aquecer o comércio de varejo, apenas alguns setores é que acabam apresentando um maior faturamento – e este ano poderá ficar comprometido pelo formato do evento.

“Já há alguns anos que o Círio não alavanca o setor de bens. Até porque o comércio já se expandiu e cresceu para o interior do Estado também. Então quem vem participar da festa, já vem pronto, com roupas novas compradas na própria cidade onde mora, onde o comércio é bem abastecido”, ressaltou o presidente do Sindilojas, Joy Colares. “O que fica aquecido, em Belém, no mês de outubro, são as vendas de imagens, mantos, alguns artesanatos”, prosseguiu. “O setor de alimentação também, já que os turistas costumam comer e beber fora. Mas este ano nem isso deveremos ter”, adiantou Joy.

Para ele, a prorrogação da lei nº 14.020 – que trata da suspensão de salários e da redução de jornada de trabalho – por mais dois meses deve ajudar os lojistas a lutar para manter seus negócios em funcionamento. “Tivemos um fôlego até outubro, quando voltaremos a nos preocupar de forma maior com

(2)

o cenário econômico”, diz.

Nas ruas do centro comercial de Belém não é difícil encontrar lojas com as portas fechadas e prédios comerciais com placas de aluguel. Por lá, o fato das ruas estarem bastante movimentadas não implica dizer necessariamente que as vendas estejam em alta – fato comentado por lojistas e vendedores ambulantes ao longo das ruas Santo Antônio, Senador Manoel Barata e 13 de maio.

Numa loja de artigos de costura, decoração e armarinho, o proprietário aposta na devoção do povo paraense para conseguir aumentar o faturamento. Berlindas, flores e imagens da padroeira estão na vitrine e na entrada da loja para chamar atenção dos consumidores. Entretanto, apesar da estratégia a loja estava relativamente vazia, assim como na maioria dos estabelecimentos. “O movimento é maior pela manhã, as pessoas procurando por mantos e flores”, conta a vendedora Renata Lisboa.

Segundo ela, o medo dos clientes em relação ao coronavírus ainda predomina. “A gente segue as recomendações, mas as pessoas olham o espaçamento na fila e não querem aguardar. Querem logo ser atendidas, senão vão embora”, enfatizou Renata, enquanto atendia a universitária Luana Gabriela, 35, que comprava flores para decorar a cerimônia de casamento. “Estamos pesquisando alguns itens para a festa, comprando aos poucos”, ponderou a cliente.

Locutor de uma loja de confecções, Leo Moraes, que monitora a entrada de saída do estabelecimento, observou que o movimento passou a melhorar nos últimos dias, em comparação com o mês de julho. “As vendas deram uma levantada, mas ainda estão ‘tímidas’. É como se agora que as pessoas estivessem voltando a comprar, perdendo o medo de comprar”, disse.

(3)

15 anos. Ele também tem sentido a crise da pandemia. “Já foi do dia 15 para cá que a gente observou o retorno dos clientes, antes estava tudo bem mais difícil”, comentou. “Já tem gente parando para almoçar, tomar um café.”

Por: Denilson D’Almeida

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

Três pessoas morrem em grave

acidente

na

Rovodia

(4)

uma criança de 01 ano

(Foto:Reprodução) – A motocicleta explodiu no meio da BR.

Um grave acidente aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (26), por volta das 11h30, na Rodovia Transamazônica (BR-230), em um trecho conhecido por “Curva da Morte”, há cerca de 06 km do município de Placas, no sudoeste do Pará.

Frente do carro destruída

O acidente foi entre uma caminhonete modelo Hilux de cor branca, e uma MOTO, que pegou fogo após o acidente. A batida foi frontal, as três pessoas, que morreram no acidente estavam em uma moto identificadas por Jefferson, que estava pilotando a moto; Graciane Ramalho Cardeal (que vinha na carona) e; uma criança de 01 ano de idade, conhecida por Jasmin.

Segundo informações, Garciane ainda foi socorrida com vida e estava sendo encaminhada para Santarém, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu no meio da viagem. A batida foi tão violenta, que a moto explodiu no meio do asfalto.

(5)

As vítimas moravam no município de Placas. Policiais militares e civis estiveram no local do acidente. Os corpos foram removidos para a cidade de Placas.

Portal Santarém /Junior Ribeiro

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

Cresce o número de mulheres

grávidas durante a pandemia

(6)

municípios do Pará

(Foto:Reprodução) – O aumento do número de mulheres que buscam a consulta de pré-natal em hospitais públicos e particulares nos municípios do Pará, entre os quais Santarém, na região Oeste, chama atenção de médicos e enfermeiros.

Segundo eles, medidas de isolamento social, adotadas pela gestão pública durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), onde os casais ficam mais tempo juntos, está contribuindo para o aumento da taxa de natalidade no Estado. No início desta semana, nossa reportagem acompanhou a movimentação de pacientes nos principais hospitais públicos e particulares de Santarém. Em um hospital particular localizado na orla da cidade, no período de duas horas, pelo menos 20 mulheres grávidas deram entrada em busca de atendimento de pré-natal.

Além da unidade de saúde particular, no Hospital Municipal de Santarém (HMS), um funcionário revelou, que, nesse período de pandemia, está sendo grande a procura de mulheres grávidas por atendimento, assim como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros da cidade.

Um médico ginecologista informou que tem ouvido de muitas pacientes a preocupação em relação ao coronavírus, mas salienta que os hospitais estão organizados para separarem os pacientes com Covid-19, de outras alas.

DESAFIO NA PANDEMIA

Como se carregar um ser humano em formação dentro do seu corpo não fosse um desafio suficiente, algumas mulheres têm encarado essa missão em meio a um momento ainda mais tenso, na pandemia mundial de coronavírus.

(7)

ela, o marido, e o enteado, já estão acostumando com a ideia de receber um novo membro da família em um parto num hospital particular de Santarém. “É algo que sempre achei muito bonito, mas não tinha colocado na minha cabeça, que ia acontecer numa pandemia, mas nosso bebê será bem-vindo”, garante Adriele.

Ela afirma que receios e questionamentos existem, mas que está encarando o desafio com naturalidade. “Os receios já são normais: será que está tudo bem? O bebê está se desenvolvendo? Estou comendo direito? Como vai ser o parto? Existem alguns questionamentos: posso ir às consultas médicas? Como me proteger? Como proteger o bebê? Posso ter acompanhante na maternidade?”, pergunta Adriele.

ESTATÍSTICA MUNDIAL

Um relatório divulgado pela ONG Marie Stopes International – que atua em 37 países pelo mundo – estima que 1,9 milhão de mulheres tenham deixado de ter acesso a métodos contraceptivos entre janeiro e junho deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o documento, são esperadas 900 mil gestações indesejadas e 3,1 mil mortes maternas como consequência.

“Com bloqueios que restringem o movimento, falta de informação sobre quais serviços estão disponíveis, interrupções da cadeia de abastecimento e sistemas de saúde sobrecarregados, desviando recursos para a resposta à Covid-19, o acesso a serviços de contracepção, seguro-aborto e atenção pós-aborto foi restringido e as barreiras aumentaram”, diz o relatório. Em abril deste ano, o Fundo de População da ONU já havia estimado perdas semelhantes. Segundo o órgão, a cada três meses de confinamento, mais de 2 milhões de mulheres podem não ter acesso a contraceptivos modernos.

Ainda segundo a projeção, em seis meses de isolamento, 47 milhões de mulheres em 114 países de média e baixa renda não conseguiram acessar contraceptivos modernos, o que pode ter

(8)

levado a 7 milhões de gestações não intencionais. Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

Câmera de segurança registra

carro em que estava professor

da UFPA desaparecido no Pará

Carro de professor da UFPA desaparecido — Foto: Reprodução/ TV Liberal

(9)

Veículo em que estavam o professor Nielson Ribeiro e a esposa, Chen Mei Yin, passou próximo a um restaurante de Tucuruí, no último domingo (23), em direção a cidade de Breu Branco.

Imagens do circuito interno de restaurante no município de Tucuruí, sudeste do Pará, identificaram o carro em que estavam o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Nielson Ribeiro e a esposa, Chen Mei Yin. Ambos estão desaparecidos desde o último domingo (23), quando saíram de Altamira, sudoeste do estado, em direção à Belém. Com as novas informações, a Polícia decidiu abranger a área de cobertura da investigação.

A informação foi repassada por familiares do professor desaparecido. De acordo com as imagens divulgadas, o casal passou em frente a uma peixaria do município de Tucuruí, em direção a cidade vizinha, Breu Branco. O carro em que estava o casal foi avistado por volta das 11h de domingo (23).

Carro de professor da UFPA desaparecido — Foto: Reprodução/ TV Liberal

(10)

Antes das imagens divulgadas, a último registro do paradeiro do casal tinha sido por volta das 10h30, quando eles estavam entre os municípios de Novo Repartimento e Marabá, também no sudeste do Pará. Ainda de acordo com a família, foi feito rastreamento de localização dos celulares do casal.

Segundo boletim registrado na Seccional de Marituba, o casal saiu de Altamira, pela rodovia Transamazônia, por volta das 3h, com destino a Belém. De acordo com a Polícia, havia uma forte chuva na região no momento da partida do casal.

Casal desaparece na região de Marabá, no Pará. — Foto: Arquivo Pessoal

Familiares disseram que os dois saíram em um automóvel particular e pegaram uma balsa que faz a travessia do rio Xingu às 6h10 de domingo e que os celulares dos dois estão fora da área de cobertura.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) informou que as aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança

(11)

Pública (Graesp) estão à disposição das forças policiais para voos necessários e estratégicos a fim de colaborar nas buscas. A Segup informa, ainda, que a Polícia Civil está no comando das diligências. Todas as providências estão sendo tomadas, incluindo contatos com hospitais da região e com policiais civis e militares da região da Transamazônica até a área do Bico do Papagaio, que abrange também os estados do Maranhão e Tocantins.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

(12)

Redenção, Carlo Iavé Araújo

Iavé esta internado e morreu nessa quarta-feira, 26 (Foto:Reprodução)

Ele estava internado na UTI de hospital em Palmas

A Prefeitura de Redação, no sudeste do Pará, confirmou a morte do prefeito Carlo Iavé Araújo (MDB), em decorrência de complicações da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O falecimento aconteceu nessa quarta-feira, 26, na UTI do hospital em que estava internado em Palmas, Tocantins. Empresário, Iavé se elegeu prefeito em 2016, mas estava no cargo desde 2015, pois era vice do prefeito Vanderley Coimbra, que morreu em um acidente de carro.

Por:Redação Integrada

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

(13)

Polícia desarticula quadrilha

especializada em roubo de

carros

(Foto:Reprodução) – Três homens foram presos acusados de integrar associação criminosa

Três homens que fazem parte de um grupo criminoso responsável pelo roubo de caminhonetes foram presos no município de Altamira, no sudoeste do Pará, na manhã desta quarta-feira, 26. A operação realizada pela Polícia Civil também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e investiga o esquema de desmanche e vendas de peças de carros roubados.

Durante a ação também foram encontradas peças de dez veículos roubados na região sudeste do Pará e nos estados do Tocantins e Goiás nos anos de 2013, 2018, 2019 e 2020.

“O trabalho de investigação será realizado de forma minuciosa. Um dos presos, proprietário de uma locadora, tem vários veículos no nome dele e contratos com as prefeituras de Altamira, Medicilândia e Pacajá. Durante a apuração detectamos que a quadrilha pega os carros roubados, desmancha e coloca as peças nos carros locados. Por conta disso, os veículos passarão por perícia”, informou o delegado Thiago Carneiro, superintendente regional do sudeste do Pará.

Por:Redação Integrada

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

(14)

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

Saúde: até o momento não há

casos

confirmados

de

reinfecções no Brasil

(Foto:Reprodução) – O Ministério da Saúde afirmou hoje, em coletiva, que não há casos confirmados de reinfectados por covid-19 no Brasil até o momento, mas que o governo federal está apoiando as secretarias estaduais de saúde nos casos investigados.

“Não há até o momento casos confirmados de reinfecções. A nova infecção é um evento raríssimo. Segundo a literatura, somente um caso foi confirmado em laboratório, em Hong Kong, de uma pessoa que teve uma segunda infecção por um vírus de diferente tipo. É o único relato oficial”, apontou Eduardo Macário, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

(15)

Segundo Macário, as investigações sobre possíveis casos apontam por resultados de falsos positivos na primeira ou segunda amostra, amostras contaminadas e detecção de partículas que podem permanecer no organizamos por até 40 dias.

Mais cedo, o coordenador do Centro de Contingência da covid-19 de São Paulo, José Medina, disse que, por ser isolado, a “preocupação” sobre possíveis casos de reinfecção pelo coronavírus ainda “não tem sentido”.

De acordo com o nefrologista, o caso anunciado em Hong Kong não é relevante epidemiologicamente.

OMS pede tranquilidade

Líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove afirmou hoje que o fato de haver ao menos um caso documentado de reinfecção por covid-19, em Hong Kong, não significa que as vacinas atualmente em elaboração não se mostrarão eficientes. Durante evento virtual de perguntas e respostas da entidade, Kerkhove lembrou que há pouquíssimos registros de pessoas que pegaram o vírus por duas vezes, diante do grande universo de já infectados pela doença.

“Sabemos que reinfecção por covid-19 não é comum, mas é possível”, apontou.

Por: UOL, em São Paulo

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site:

(16)

w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

Ibama vai exonerar chefe de

centro que combate queimadas

na Amazônia

Focos de fogo atingiram proporções inéditas na Amazônia. (Foto: Arquivo BJ)

Gabriel Constantino Zacharias, chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, será exonerado nos próximos dias, em meio a uma temporada em que os focos de fogo assumem proporções inéditas na Amazônia e no Pantanal, informa O Globo.

O Prefogo é a unidade do Ibama responsável pelo combate às queimadas.

Analista ambiental que está no Prevfogo desde 2005, e que assumiu a chefia do centro especializado há 5 anos, Zacharias será substituído pelo militar Antonio Pedro Diel Bastos de Souza, capitão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

(17)

CNPq, Bastos tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em bioquímica dos micro-organismos.

A exoneração de Zacharias ainda não foi publicada no Diário Oficial, e seu novo posto também é desconhecido.

Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou o coronel Homero de Giorge Cerqueira da presidência do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade, 2 dias após voltar de uma viagem ao Pantanal.

Ambos teriam discordado sobre como lidar com a crise das queimadas. O coronel Fernando Cesar Lorencini ocupa interinamente a presidência da autarquia.

Por:Jeso Carneiro

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

(18)

1ª CIPAmb apreende caminhão

com mais de 300 peças de

madeira sem documentação

1ª CIPAmb apreende caminhão com mais de 300 peças de madeira sem documentação — Foto: Redes Sociais/Reprodução

A carga apreendida e o condutor foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos que o caso requer.

Durante rondas, a guarnição da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAmb) apreendeu um caminhão carregado com 308 peças de madeira que não tinha nenhum tipo de documentação. A apreensão ocorreu na tarde de quarta-feira (26).

De acordo com o policiamento, a equipe abordou o caminhão de carroceria fechada, cor branca e encontrou a carga de madeira sendo transportada. Ao buscar pela documentação, foi constatado que não havia nenhum documento que comprovasse a legalidade e origem do material.

Todas 308 peças de madeira e o condutor foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos que o caso requer.

Por G1 Santarém — Pará

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético.

(19)

Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

Polícia procura suspeito de

matar

agricultor

em

comunidade

rural

de

Rurópolis, no Pará

Pedro Foquite é suspeito de o agricultor Wuceli Mendes, em comunidade rural de Rurópolis, no Pará — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Pedro Foquite teria matado com tiro de espingarda Wuceli Mendes Machado por achar que a vítima havia queimado milho plantado pelo suspeito.

As polícia Civil e Militar de Rurópolis estão à procura de um homem suspeito de matar o agricultor Wuceli Mendes Machado, 40 anos, na manhã de terça-feira (25), em propriedade rural no km 75 da Vicinal Sul do município, no sudoeste do Pará.

(20)

O suspeito do homicídio foi identificado como Pedro Foquite. E o crime teria sido motivado pela queima de parte de uma plantação de milho de Foquite no terreno do cunhado da vítima. De acordo com boletim de ocorrência registrado pela esposa de Wuceli, Rosineide Barbosa, o irmão dela havia permitido que Foquite plantasse milho na propriedade dela. Cerca de 20 dias atrás, Foguite colheu o milho e deixou uma parte no terreno do irmão de Rosineide. Porém, um fogo iniciado num terreno vizinho acabou se alastrando para a propriedade queimado o milho ali deixado.

Na segunda-feira (24), Rosineide e Wuceli haviam ido até a comunidade Divinópolis, em Rurópolis, onde encontraram Foquite consumindo bebida alcoólica. Na ocasião, segundo relatos de Rosineide, Foquite acusou Wuceli de ter queimado o milho. Wuceli disse que não havia queimado nada, que o fogo havia se alastrado do terreno vizinho. A conversa teria encerrado sem discussão. Porém, na manhã de terça-feira, quando Wuceli tomava café em sua casa, foi surpreendido com a chegada de Foquite armado de espingarda.

Corpo de Wuceli Mendes ficou no local do crime até a chegada da polícia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

(21)

ombro ele ainda tentou correr, mas foi atingido com um tiro na nuca, caindo para o lado de fora da casa”, contou Rosineide. Ela disse que correu ao redor da casa pedindo que Foquite não fizesse aquilo. Ele subiu em uma moto e fugiu.

O corpo de Wuceli foi removido para o exame cadavérico no município de Itaituba, sudoeste do Pará. A arma do crime não foi encontrada. A polícia continua realizando buscas no local e redondezas.

Área queimada onde havia milho deixado por Pedro Foquite — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Rurópolis, sob o comando do delegado Ariosnaldo Vital Filho.

De acordo com a polícia, o suspeito de ter cometido o homicídio é cego do olho esquerdo, tem cerca de 45 anos, e segundo informações de populares ele morava sozinho em um barraco. Há suspeitas de ele possa ter fugido para a cidade de Tucumã próximo a Marabá.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404

(22)

6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/cartilha-sobre-saude-mental -na-pandemia-e-disponibilizada-por-universidade-carioca/

Referências

Documentos relacionados

 Elevado teor de humidade => perecíveis, difícil transporte e armazenamento Indústrias de alimentos compostos => desidratação.

Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso... no Pará durante julho,

Para alterar uma função dentro de um submenu, vá até o submenu, pressione a tecla Menu, use as teclas de setas para ir até a função e pressione a tecla Menu novamente.. Use as

Dependendo do NetBotz Appliance e do número de Rack Access Pods em cascata, uma ou mais fontes de alimentação podem ser necessárias para suporte ao hardware conectado.. A tabela

Para obter mais detalhes sobre como um servidor DHCP é usado para definir as configurações de rede do SPCV, consulte “Configuração de DHCP e BOOTP” no Guia do

vďaka tomuto ovládaču maX-LED rGB WirELEss môžete zmeniť farbu vyžarovaného svetla LED pásika ako s kúzelnou paličkou, má viacero scénických režimov. ovládač

Diante de todos os fatores que promovem a invisibilidade histórica das mulheres, para Perrot, “o silêncio mais profundo é o do relato”, uma vez que “o relato da

• Item C: Incorreto Ligações químicas (iônicas, covalentes e metálicas / ligações intramoleculares); ligações covalentes (ligação química); e forças de Van der