• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMAÇÃO 1º ANO 2º ANO 3º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMAÇÃO 1º ANO 2º ANO 3º ANO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 | P á g i n a

C

URSO

F

RANCISCANO DE

V

ERÃO

2018

DE 7 a 27 DE JANEIRO EM SÃO PEDRO (SP – BRASIL)

Neste ano, o curso abrangerá a sua totalidade, ou seja, os 3 anos, como nas suas origens.Estruturado em 3 eixos distintos e complementares entre si,está distribuído em 9 unidades. Para 2018 temos: o 1º ano (unidades 1, 2 e 3); o 2º ano(unidades 4, 5 e 6) e o 3º ano (unidades 7, 8 e 9). 1 º A N O

Eixo – HISTÓRIA E FONTES FRANCISCANAS E CLARIANAS UNIDADES

1. Introdução às Fontes Franciscanas (Fr. Aldir Crocoli, OFMCap.)

2.Introdução às Fontes e à Espiritualidade Clarianas (Fr. Marcos R. R. de Carvalho, OFMCap.) 3.Introdução à História Franciscana I (Prof. Jefferson Eduardo dos Santos Machado)

2

º

A

N

O

Eixo –HISTÓRIA E ESPIRITUALIDADE UNIDADES

4.Introduçãoà HistóriaFranciscana II (este ano, a disciplina será dada em 2 temas): –A Reforma Papal (Prof. Leandro D. Rust)

– Clérigos, leigos e religiosos na Idade Média (Profa. Andrea Cristina L. Frazão da Silva) 5.Elementos da Espiritualidade Franciscana a partir das fontes (Fr. Antônio Mota, OFMConv.) 6. Espiritualidade, Doutrina e Santidade (Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM)

3

º

A

N

O

Eixo – HERANÇA FRANCISCANA UNIDADES

7. Pensamento como Identidade e Presença (Prof. Edivaldo José Bortoleto) 8.Herança Franciscana no Horizonte Atual (Prof. Alberto da Silva Moreira) 9.Os Movimentos Penitenciais e sua Atualização (César Augusto Galvão, OFS)

O Curso é destinado a toda a família franciscana e aos que se interessarem em aprofundar seus conhecimentos em franciscanismo. E como o curso está organizado por módulos, existe a possibilidade de o aluno participar de apenas uma ou duas unidades, conforme a sua disponibilidade e condição. Lembramos aos participantes que o aluno só receberá o certificado de conclusão, se ele tiver cursado todas as 9 unidades! Conheça nossa programação para 2018 e junte-se a nós!

PROGRAMAÇÃO

1º ANO – EIXO: HISTÓRIA E FONTES FRANCISCANAS E CLARIANAS de 8 a 13 de janeiro de 2018 (1ªsemana)

disciplina: Introdução às Fontes Franciscanas (unidade 1)

Ementa: Apresentação e conhecimento críticos dos documentos relativos a São Francisco no séc. XIII.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante o curso.

Prof. Frei Aldir Crocolli, OFMCap:Graduação: em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas; em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestrado em Teologia, pelo PontificiumAtheneumAntonianum de Roma e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

(2)

2 | P á g i n a de15 a 20 janeiro de 2018 (2ª semana)

disciplina: Introdução às Fontes e à Espiritualidade Clarianas (unidade2)

Ementa: 1. Introdução geral: as fontes documentais, bibliografia e cronologia de Clara de Assis comentadas. 2. Métodos de leitura de fontes. 3. As Fontes Clarianas: os Escritos de Clara de Assis e suas Fontes Históricas. 4. A espiritualidade de Santa Clara a partir das fontes documentais.

Bibliografia básica:

ALBERIGO, Giuseppe (Org.). História dos concílios ecumênicos. Tradução de José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 1995.

BARTOLI, Marco. Clara de Assis. Tradução de Almir Ribeiro Guimarães. Petrópolis: Vozes-FFB, 1998.

CARNEY, Margaret. A primeira franciscana: Clara de Assis e sua forma de vida. Tradução de José Carlos Corrêa Pedroso. Piracicaba: Centro Franciscano de Espiritualidade, 1997.

CAROLI, Ernesto (Org.). Fonti Francescane. Nuova edizione: scritti e biografie di san

Francesco d’Assisi, cronache e altre testimonianze del primo secolo franciscano, scritti e biografie di santa Chiara d’Assisi, testi normativi dell’Ordine Francescano Secolare. Padova:

Editrici Francescane, 2004.

COVI, E.; RAURELL, F. Metodidiletturadellefontifrancescane.Roma: Collegio s. Lorenzo da Brindisi, 1988. (Dimensioni Spirituali IX); CREMASCHI, Chiara Giovanna.Chiara di Assisi: un

silenzio che grida. Assisi: Porziuncola, 2009. (Chiara nei secoli).

PEDROSO, José Carlos C. Fontes Clarianas. 4. ed. Piracicaba: CFE, 2004.

ROTZETTER, Anton. Clara de Assis: a primeira mulher franciscana. Tradução de Carlos Almeida. Petrópolis: Vozes-CEFEPAL, 1994.

URIBE, Fernando. Introducción a lashagiografías de San Francisco y Santa Clara de Asís

(siglos XIII y XIV). 2. ed. amp. Murcia: Instituto Teológico de Murcia, 2010. (Serie Mayor, n. 30).

VAUCHEZ, André. A espiritualidade da Idade Média ocidental: séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.

______. Francisco de Assis: entre história e memória. Lisboa: Piaget, 2013.

ZAVALLONI, Roberto. A personalidade de Santa Clara de Assis. Tradução de Ary Estêvão Pintarelli. Petrópolis: Vozes, 1995.

Prof. Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap. Licenciatura em Letras (Português e Inglês e suas respectivas literaturas) pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (Amparo-SP); bacharelado em Teologia pela Faculdade Dehoniana (Taubaté-SP) e mestrando em Teologia Espiritual com ênfase em estudos franciscanos pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

(3)

3 | P á g i n a de 22 a 27 de janeiro de 2018 (3ªsemana)

disciplina: Introdução à História Franciscana I (unidade3)

Ementa:História Franciscana I: História da Ordem – 1ª. Parte: 1209-1247. Vida religiosa nos tempos pré-franciscanos: movimentos de contestação e reforma; as heresias; A fundação da Ordem. Os inícios: a aprovação da Regra de 1209; primeiros anos: 1209-1217; de 1217 a 1223: expansão, crise, consequências; A Regra de 1221; A Regra de 1223; O Testamento (1226); 1223-1239: A Formação da Ordem; A Ordem após a morte de S. Francisco; A canonização de Francisco; A basílica e a Vida Primeira de Celano; O capítulo de 1230; A Bula Quo Elongati (1230); A isenção dos frades através da “Nimis Iniqua” (1231); Estudos; Extensão do Ministério apostólico; O Generalato de fr. Elias de Cortona (1232-1239); A Ordem Franciscana de Elias a Boaventura: Os partidos, as lutas internas; o joaquimismo; Mudanças sob o Geral frei Aimon de Faversham (1240-1244); Governo de frei Crescêncio de Iesi (1244-1247). História da Ordem – 2ª Parte: 1247 – 1900. O generalato de João de Parma (1247-1257); O tempo de Boaventura (1257-1274): As Lutas externas: pregação, ensino, mendicância; Avaliação do papel de Boaventura; As lutas pela pobreza: 1274-1328; A bula “ExiitquiSeminat”; Abusos dentro da Ordem; A bula “Exultantes in Domino” (1283); Os Espirituais; Geraldo de Borgo San Donnino; Ângelo Clareno; Pedro Olivi; Ubertino de Casale. Os Zelantes; Os espirituais e o “Papa Angélico”; A Bula “Exivi de Paradiso”; O Cisma de Miguel de Cesena (1328-1347). O Conventualismo e os Inícios da observância (1415-1517); As “quatro colunas da Observância”. Tentativas de salvação da unidade da Ordem. Surgimento das várias “Reformas”. A separação definitiva: a Bula “Ite Vos in vineammeam”. Os Observantes: 1517-1750; Reformas dentro da Reforma; Os Descalços ou Alcantarinos. Decadência e Restauração: 1750-1850. Os capuchinhos. Os Conventuais. A Ordem Terceira Secular: origens do Movimento dos “Penitentes”; Estatuto Medieval da “Terceira Ordem”; as primeiras legislações; O

MemorialePropositum; Evolução da OFS. A TOR. A Segunda Ordem ou Clarissas; Movimento

Medieval das Beguinas; as várias denominações; Os primeiros estatutos; Expansão; as Reformas.

Bibliografia básica:

DESBONNETS, Théophile. Da Intuição à instituição. Petrópolis: Cefepal, 1987. MERLO, G. Giovanni. Em nome de São Francisco. Petrópolis: Vozes-FFB, 2005.

MICCOLI, Giovanni. Francisco de Assis, realidade e memória de uma experiência cristã. Petrópolis: FFB, 2004.

TEIXEIRA, Celso M. (Org.). FONTES FRANCISCANAS E CLAREANAS, Petrópolis: Vozes-FFB, 2004.

VV.AA.Francisco de Assis y el primer siglo de historia franciscana, Ed. Franciscana Arantzazu, Oñati (Guipúzcoa), 1999.

Prof. Dr. Prof. Jefferson Eduardo dos Santos Machado. Graduado em História pelo Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e doutor pelo programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC). Pesquisador Colaborador do Programa de Estudos Medievais (PEM). Historiador do Museu Aeroespacial.

(4)

4 | P á g i n a 2º ANO– EIXO: HISTÓRIA E ESPIRITUALIDADE

de 8 a 13 de janeiro de 2018 (1ªsemana)

disciplina:Introdução à História Franciscana II (unidade 4): – A Reforma Papal(Prof. Leandro D. Rust)

– Clérigos, leigos e religiosos na Idade Média (Profa. Andrea Cristina L. Frazão da Silva) Ementa:1. Reflexões sobre o saber histórico; 2. (Re) construindo o contexto histórico: questões metodológicas; 3. O ambiente social, econômico, político e cultural do surgimento do franciscanismo.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante o curso. Prof. Dr. Leandro Duarte Rust:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4778377P2. de 15 a 20 de janeiro de 2018 (2ª semana)

disciplina: Elementos da Espiritualidade Franciscana a partir das fontes (unidade 5) Ementa: a ser apresentada pelo professor durante as aulas.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante as aulas.

Prof. Me. Frei Antonio César Maciel Mota, OFMConv.:Mestre em Teologia Espiritual pela

Pontifícia Universidade Antonianum de Roma (Itália).

de 22 a 27 de janeiro de 2018 (3ª semana)

disciplina: Espiritualidade, Doutrina e Santidade (unidade 6)

Ementa: Este curso tem a finalidade de dar uma visão geral e aprofundar aspectos da Espiritualidade, Doutrina e Santidade da Herança Franciscana;pontuar aspectos importantes do caminho espiritual e mostrar alguns santos que marcaram, de um modo muito singular estes séculos de franciscanismo no mundo.

Bibliografia básica:a ser apresentada pelo professor durante o curso.

Prof. Fr. Vitório Mazzuco Filho, OFM.Graduação em Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis; mestrado em Teologia com especialização em Teologia Espiritual e Franciscanismo no PontificiumAthenaeumAntonianum de Roma.

3º ANO – EIXO: HERANÇA FRANCISCANA de 8 a 13 de janeiro de 2018 (1ª semana)

disciplina:Pensamento como identidade e presença (unidade 7)

Ementa: A gênese e emergência do Pensamento Franciscano no horizonte da Medievalidade. O Pensamento Franciscano no horizonte da Modernidade. O Pensamento Franciscano no horizonte da Contemporaneidade.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante o curso.

Prof. Edivaldo José Bortoleto.Possui: graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba; doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; doutorado pela Universidade Metodista de Piracicaba. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOCHAPECÓ – Chapecó – Santa Catarina.

(5)

5 | P á g i n a de 15 a 20 de janeiro de 2018 (2ª semana)

disciplina: Herança Franciscana no Horizonte Atual (unidade 8)

Ementa: Essa unidade trata, no plano geral do Curso de Franciscanismo, da experiência e da espiritualidade franciscana no horizonte atual da sociedade globalizada, da cultura midiática e do pluralismo cultural e religioso. Trata-se de pensar que perspectivas, desafios e questionamentos trazem consigo tais transformações, tanto para os cristãos em geral, mas sobretudo para aquelas e aqueles que definem sua existência desde um pertencimento franciscano.

Bibliografia básica:

______ (org.)Herança Franciscana. Petrópolis, Vozes, 1996. ______. São Francisco, ternura e vigor. Petrópolis: Vozes, 1981.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BERTELLI, Getúlio A. Mística e compaixão. A teologia do seguimento de Jesus em Thomas Merton. São Paulo: Paulinas: 2008.

BOFF, L. A não modernidade de São Francisco. Revista de Cultura Vozes 69(1975)5, p. 335-348. CASALDÁLIGA, Pedro. Nossa espiritualidade. São Paulo: Paulus, 2003.

COMBLIN, José. O seguimento de Jesus.São Paulo: Paulus, 2005.

FEATHERSTONE, Mike. Consumer culture & Postmodernism. London-New Dehli-Thousand Oaks: Sage, 1991.

FONTES FRANCISCANAS E CLARIANAS. Petrópolis: Vozes, 2004.

MAZZUCO, Vitório. Francisco de Assis e o Modelo de Amor Cortês Cavaleiresco. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOREIRA, A. da S. O Projeto de Humano da Modernidade. Revista Eclesiástica Brasileira 51(1991)202, 389-408.

MOREIRA, Alberto e Oliveira, Irene D. (orgs.) O futuro da religião na sociedade global. São Paulo: Paulinas, 2008.

PACE, Enzo. Religião e globalização. In: ORO, Ari P.; STEIL, Carlos A. (Orgs). Globalização e

religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

THOMPSON, John. A Mídia e a Modernidade. Uma teoria social da mídia.Petrópolis: Vozes, 1998.

Prof. Dr. Alberto da Silva Moreira. Possuigraduação em Filosofia e Teologia. Concluiu o doutorado em Teologia Fundamental na Westfalische-Wilhelms-Universität de Münster, Alemanha, em 1988 e o pós-doutorado em Ciências da Religião (Mídia e Religião) na Facultat de Teologia Fonamental, em Barcelona-Espanha e na Nottingham-Trent-University, Inglaterra, em 1998. Atualmente é Professor Adjunto (tempo integral) da Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religão e pesquisador do CNPQ (nível 2). Trabalhou como editor-científico da Editora Vozes e no Instituto Franciscano de Antropologia, na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Atua nas áreas de Ciências da Religião, Sociologia, Teologia e Franciscanismo, com ênfase em Ciencias da Religião. Em 2008 assumiu a Cátedra Hemmerle como Gastprofessor da Rheinisch-WestfälischeTechnischeHochschule de Aachen, Alemanha. É membro da InternationalSociety for theSociologyofReligion, coordena o Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização na PUC Goiás e assessora movimentos sociais no Centro-Oeste.

(6)

6 | P á g i n a de22 a 27 de janeiro de 2018 (3ª semana)

disciplina: Os Movimentos Penitenciais e sua Atualização (unidade 9)

Ementa: 1. Visão geral dos movimentos penitenciais na história da Igreja. 2. Os movimentos anti-clericais. 3. O movimento penitencial franciscano: a ordem dos penitentes. 4. Estudo das Regras Franciscanas.

Bibliografia básica: Carta 1 aos Fiéis, Carta 2 aos Fiéis, Celano 1, Celano 2, Legenda dos Três Companheiros, MemorialiPropositi, Regra de Nicolau IV, Regra da OFS

PAZZELLI, Raffaele. São Francisco e a Ordem Terceira. Tradução de Frei José C. C. Pedroso. Santo André: Mensageiro de Santo Antônio, 2009.

Prof. César Augusto Galvão, OFS. Formado em Comunicação Social na Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo. Pós-graduação em Cinema e Vídeo na London InternationalFilmSchool.

SOBRE AS INSCRIÇÕES E NÚMERO DE VAGAS

As inscrições para o Curso Franciscano de Verão 2018 poderão ser feitas pelo site ou pela secretaria do Centro Franciscano de Espiritualidade de 4 de setembro até somente o dia 15 de dezembro de 2017. Os dias e os horários de atendimento da secretaria do Centro Franciscano de Espiritualidade são: de segunda à sexta-feira das 8 às 12h e das 13h15 às 17h.

Haveráum limite de vagas para os alunos do Curso Franciscano de Verão (novos e veteranos), porque o Seminário Santo Antônio também acolherá, de 17 a 26 de janeiro de 2018, o Encontro de Animadores Capuchinhos de Justiça, Paz e Integridade da Criação – América Latina e Caribe, portanto, acontecerão 2 eventos simultâneos e importantes. Número de vagas disponíveis para os alunos: 25 para o 1º ano,20 para o 2º e20 para o 3º.

 Valores do Curso Franciscano de Verão 2018 (hospedagem + matrícula = total):

21 dias R$ 1790,00 +R$ 470,00 = R$

2260,00

14 dias R$ 1265,00+R$ 335,00 = R$ 1600,00

7 dias R$ 705,00+R$ 185,00 = R$ 890,00

 De acordo com as informações do então guardião da fraternidade e administrador local, Frei Gérson da Silva Mercês, o valor da diária de hospedagem não sofrerá nenhum reajuste. Já ovalor da taxa de matrícula do cursoterá um acréscimo de R$ 20,00 em relação aos anos de 2016-2017.

 Por questão de organização e do repasse do valor da diária dos alunos ao Seminário Santo Antônio, os pagamentos das 3 parcelas devem ser efetuados de 3 de novembro de 2017 a 3 de janeiro de 2018 por depósito no BANCO BRADESCO, AGÊNCIA 2209-8, CONTA CORRENTE 32636-4, em nome de PROVÍNCIA DOS CAPUCHINHOS DE SÃO PAULO.

(7)

7 | P á g i n a

 Confira os valores na tabela abaixo:

CUSTO TOTAL DO CURSO FRANCISCANO DE VERÃO 2018

valores parcelamentos

21 dias R$ 2260,00 3 parcelas de R$ 753,00 14 dias R$ 1600,00 2 parcelas de R$ 800,00 7 dias R$ 890,00 2 parcelas de R$ 445,00

Para que sua inscrição seja confirmada, envie-nos uma cópia do comprovante de depósito por este e-mail: contato@centrofranciscano.org.br, com a devida identificação do depositante (nome da pessoa ou da ordem ou congregação religiosa).

O aluno que necessitar de recibos, favor mencionar, no ato de sua matrícula, o nome (civil ou a razão social da instituição à qual pertence), o CPF (se for pessoa física) ou CNPJ (se for pessoa jurídica), bem como o devido endereço residencial, se julgá-lo necessário.

SOBRE O SEMINÁRIO SANTO ANTÔNIO  O Seminário Santo Antônio1está localizado no bairro Alto da

Serra na cidade de São Pedro (SP). É um local que favorece o silêncio, a oração, a contemplaçãoe os estudos. Éideal para retiros, congressos, conferências, cursos, encontros (de jovens, de casais e de pastorais) e reuniões familiares.E, ao longo destes anos, tem acolhido nosso Curso Franciscano de Verão, desde fundação dele em janeiro de 2008. Atualmente, a fraternidade local é composta de 3 frades.

 Recomendamos aos alunos que tragam consigo roupas de frio devido a eventuais mudanças de temperatura, bem como, traje de banho, pois a casa dispõe de piscina. Roupas de cama e banho serão oferecidas a eles pela própria casa.

 Não seria necessário, mas desejamos ressaltar que toda a equipe do próprio Curso Franciscano de Verão (coordenadores, professores etc.) é também hóspede nesta casa, pois a sede do Centro Franciscano de Espiritualidade se encontra na cidade de Piracicaba (SP).

OUTRAS ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Início do curso: 7 de janeiro de 2018(domingo) com a missa, às 18h; término: 27 de janeiro(sábado) com o almoço, às 12h.

Apostilas e outros materiais didáticos serão encaminhados com antecedência aos alunos para que possam trazê-los já impressos ou em formato digital. A secretaria do próprio Seminário Santo Antônio também dispõe de serviço de fotocópia ou impressão de materiais.

Lembramos que os custos de hospedagem e de alimentação de alunos que cheguem ao Seminário Santo Antônio anteriormente à data previstapara o início das atividades não estão incluídos no “pacote do curso”. Os dias do curso começam a ser contados a partir da missa de abertura. Cada módulo do curso termina sempre no sábado com oalmoço. Qualquerperma-

(8)

8 | P á g i n a nência além das datas do curso no Seminário Santo Antônio deve ser combinada direta e somentecom o então guardião responsável pela casa.

Aequipe do curso não oferecerá transporte nem pessoal para a compra de eventuais passagens de viagens de retorno de alunos, que deverão providenciá-las antecipadamente,isto é, virão para o curso com elas já compradas.

As noites serão livres, mas há possibilidade de atividades sugeridas pelos professores, pela coordenação do curso ou pelos próprios alunos (filmes, jogos, palestras, etc.);

Haverá também atividades de lazer e de integraçãodo grupo. A primeira delas é o bingo fraterno, no dia 13 de janeiro (sábado à noite), para o qual pedimos a cada um que nos traga um presente bem legal! A segunda é a tradicional noite cultural, no dia 20 de janeiro (sábado à noite), para a qual pedimos aos alunos que nos tragam algo específico de sua região (comida típica, peça teatral, músicaetc.).

Novidade! Além desta programação de lazer – e para quem desejar –, há a possibilidade de se organizar um passeio, em um domingo,aoThermasWater Park2, um agradável parque aquático em Águas de São Pedro, distante 14 quilômetros do local do curso. Lembramos que cada pessoa ficará responsável pelas suas próprias despesas no parque. O Curso Franciscano de Verão 2018 poderá organizar e oferecer como cortesia o transporte dos alunos para lá.

Durante o curso, cada um:promova um ambiente fraterno e ético; sejapontual para com os horários estabelecidos;participecom responsabilidade e espírito fraterno de suas equipes de trabalho;tragaa Liturgia das Horas (o caderno mensal da Editora Paulus ou volume próprio do tempo ou ainda aplicativos litúrgicos para celulares).

 Horários:

HORÁRIO DIÁRIO DURANTE O CURSO HORAS ATIVIDADES

7h15 Celebração daEucaristia (sem Laudes). 8h Café da manhã.

8h45 Início das aulas. 10h15 Breve intervalo. 10h30 Retorno às aulas. 11h45 Breve intervalo. 12h Almoço. 14h30 Retorno às aulas. 16h Breve intervalo. 16h15 Retorno às aulas. 17h30 Término das aulas. 18h30 Celebração das Vésperas.

19h Jantar.

20h Noite livre ou atividades. 22h Silêncio. Repouso.

(9)

9 | P á g i n a HORÁRIOS ESPECIAIS A PARTIR DE 2018

DIAS HORAS ATIVIDADES

quartas-feiras

7h30 Celebração das Laudes. 17h Término das aulas. 18h15 Celebração da Eucaristia.

quintas-feiras

17h Término das aulas. 18h30 Livre. Oração pessoal.

sábados

7h30 Celebração das Laudes. 8h Café da manhã.

8h45 Início das aulas. 10h15 Término das aulas.

11h Celebração da Eucaristia. 11h45 Breve intervalo.

12h Almoço. Tarde livre. 19h Jantar. Descontração. 23h Repouso. Silêncio.

domingos

8-9h Café da manhã.

11h Celebração da Eucaristia. 12h Almoço. Tarde livre. 19h Jantar. Noite livre. 22h Repouso. Silêncio.

Aguardamos todos para que esses dias de aprendizado e oração sejam frutuosose enriquecidos pela convivência fraterna. Em Francisco e Clara de Assis, o nosso abraço fraterno!

Fr. Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap.

Diretor do Centro Franciscano de Espiritualidade pela Equipe do Curso Franciscano de Verão 2018

Referências

Documentos relacionados

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

h. O amendoim foi semeado pelos filhos... Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto e vice-versa.. Discurso indireto

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação

O novo ser desenvolve-se, até ao nascimento, no interior do organismo materno a graças às substâncias que este lhe fornece, através da placenta.. O novo

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

Todas as manhãs às sete horas tomávamos o pequeno- -almoço juntos e, enquanto estávamos na escola, o papá arranjava os relógios que as pessoas lhe traziam e

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente