• Nenhum resultado encontrado

Tarefa Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit... Administração Financeira e Orçamentária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tarefa Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit... Administração Financeira e Orçamentária"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)Tarefa 023 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Administração Financeira e Orçamentária Resolução de 20 questões e revisão da aula 10 por meio da leitura dos grifos, do resumo e dos slides Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157094/aulas/1279659. Com intuito de revisar o tema abordado na aula 10 do nosso curso, resolva as questões de 01 a 20 e faça os grifos necessários na teoria da aula e na legislação correspondente, com base nos comentários do professor. Você pode optar por resolver as questões e depois estudar os comentários das que errou ou teve dificuldade, ou começar a fazer lendo os comentários em sequência. Na segunda opção, tenha cuidado para não visualizar a resposta antes de resolver a questão. O raciocínio faz parte da fixação. Em seguida, revise a aula por completo, pois as revisões são fundamentais e necessárias, sobretudo em nossa disciplina, que é muito abrangente e cheia de detalhes. Ao finalizar a leitura da teoria da aula, agora você irá rever tudo aquilo que grifou dela. Essa parte é importantíssima, pois você terá uma visão ampla e conseguirá filtrar o conteúdo relevante para sua prova o contato com a matéria. Assim, tornar-se-á mais fácil identificar os pontos da matéria que precisam “estar no sangue” e, consequentemente, gabaritar as questões que aparecerem no concurso. Vale ressaltar que na revisão você pode grifar novamente algo que passou despercebido, ou retirar algo marcou desnecessariamente. As revisões servem para aprimorar o seu resumo, de forma que sejam cada vez mais rápidas e eficientes! Faça também uma leitura direta dos grifos, do resumo e dos slides apresentados pelo professor referentes à aula. Procure ler sem parar, até o final. Para isso procure um local silencioso e trabalhe seu poder de concentração..

(2) Tarefa 023 - Administração Geral - Auditor Fiscal da Receita Federal. Administração Geral Estudo da aula 07, de “Ferramentas de Auxílio ao Processo Decisório” ao final da aula; e resolução de 11 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157083/aulas/1279530. Nessa última tarefa relativa ao processo decisório, estudaremos as ferramentas que auxiliam o decisor. As ferramentas são utilizadas em diversas etapas do processo decisório e também são aplicadas à Gestão da Qualidade. - Ishikawa: identifica as causas do problema. Atente-se ao uso do 6M ou 4M e ao esquema. apresentado. - Pareto: identifica as causas prioritárias, as quais geram os maiores problemas. A ideia do. Diagrama de Pareto é de que “poucas” causas significativas (20%) geram a maior parte dos problemas (80%); enquanto que “muitas” causas insignificantes (80%) geram a menor parte dos problemas (20%). - 5w2h: basicamente, um “check-list” que auxilia o gestor a traçar os planos de ação para que os. objetivos sejam alcançados. - GUT: utilizada para a priorização dos problemas, de acordo com as notas dadas para cada um. dos três critérios. - Dispersão: é uma ferramenta que possibilita ao gestor identificar se há ou não relação entre. duas variáveis. Observe o exemplo dado pelo professor para entender melhor. Em seguida, estude o brainstorming e brainwriting, sabendo a relação entre os dois. O MDPO também é interessante que você estude. As demais ferramentas a partir daqui valem uma leitura atenta na análise do campo de forças e da árvore de decisões. Resolva as questões: 24, 25, 27 e 33 a 40..

(3) Tarefa 23 - Contabilidade Geral - Área Fiscal (Regular - videoaula) Contabilidade Geral e Avançada Assistir ao vídeo (parcialmente) “Balanço Patrimonial – Parte 01” da aula 04 e resolução de 17 exercícios. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157424/aulas/1283308. Primeiramente, baixe os slides e o mapa mental da aula. É importante que, ao assistir a uma videoaula, você não perca a postura ativa de um estudante. Não assista por assistir, tenha em mãos papel, caneta, marca-texto, entre outros, e prepara-se para ir anotando e/ou grifando o material de apoio enquanto o professor realiza as explicações. Assistir ao vídeo “Balanço Patrimonial – Parte 1”, até o minuto 23:25 (antes dos Exercícios). Pause o vídeo e resolva as questões de 1 a 17 dos slides. Por fim, continue assistindo ao vídeo até o minuto 46:27 para ver a correção do professor. Reforce no seu material os tópicos que errou. Se for o caso, acrescente ao seu resumo. E marque as questões que errou ou que acertou com dúvidas, para futuras revisões. O Balanço Patrimonial é o demonstrativo mais importante na nossa disciplina, e certamente o mais cobrado em provas. Portanto, tenha atenção e elabore um bom material. Como você já está mais experiente, tente já iniciar o vídeo na velocidade 1.5x. Lembre-se de que a função do vídeo é melhorar a compreensão da disciplina, mas devemos nos preocupar com o tempo gasto. Montar um bom material de revisão é fundamental para não precisar retornar à aula também..

(4) Tarefa 001 -Legislação Tributária Estadual - Diversos cargos - SEFAZ-CE. Legislação Tributária Estadual Estudo da aula 00. Do tópico ‘Introdução ao ICMS’ ao tópico ‘Alíquotas’; Resolução de 7 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/169134/aulas/1436190. Nessa aula iremos estudar os ditames do ICMS na Constituição Federal. É uma muito importante, pois trará base para o estudo da Lei Kandir e das Legislações Específicas. Portanto, é preciso bastante atenção. Iniciando nosso estudo, no item 1 (Introdução ao ICMS), é importante saber que o ICMS é o imposto de maior arrecadação nos Estados e tem como principal característica a não cumulatividade. Merece destaque aqui, ainda, as características específicas do ICMS: Imposto Indireto, Regressivo e Real. Para iniciarmos o item 2 (O ICMS na Constituição Federal), faça a leitura do art. 155, II, da CF/88. Esse inciso nos diz, claramente, quais são os fatos geradores do ICMS. Atenção: Muitos examinadores gostam de citar que o ICMS incide sobre o Transporte Internacional e sobre o Transporte Intramunicipal. No entanto, isso não é verdade! Não caiam nessa pegadinha. Outro artigo importante é o 147. Nele, tenha cuidado com o fato de que apesar de a competência para instituir, fiscalizar e cobrar o ICMS ser dos Estados e do DF, a União pode cobrar ICMS sempre que existirem Territórios Federais. No item 2.1 (Regime de Compensação), muita atenção ao art. 155, parágrafo 2º, I, da CF/88. Esse parágrafo é de extrema importância, pois traz para nós a garantia da não-cumulatividade. Deve-se ter um cuidado especial com a palavra “cobrado”, citada no finalzinho desse parágrafo. Alguns examinadores costumam trocá-la por “pago”. Ainda embasados no art. 155, parágrafo 2º da CF/88, o inciso II irá trazer para nós algumas regras relacionadas à isenção ou não-incidência. Bastante atenção aqui, pois é um assunto que costuma ser explorado em provas. Com relação às alíquotas (item 2.2), é importante saber, inicialmente, que o ICMS poderá ser seletivo. E aqui, muito cuidado! As bancas costumam citar, em suas questões, que o ICMS deverá ser seletivo, o que, como vimos agora, não é verdade! Os incisos IV e V do art. 155, parágrafo 2º da CF/88, trazem para nós algumas regras relacionadas à fixação de alíquotas do ICMS pelo Senado Federal. Com relação à alíquota interestadual, é importante saber que ela foi fixada em 12%. No entanto, existem algumas exceções: 4% - Transporte aéreo e operações interestaduais com produtos importados. Para fixar o conteúdo estudado nessa aula, resolva as questões 01 a 07 do material. Anote as que errar ou tiver dúvidas para futuras revisões..

(5) Tarefa 23 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021. Direito Tributário Revisão da aula 03 - Competência Tributária; e resolução de 27 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158680/aulas/1301330. Para revisar esse assunto quero que você: 1. Leia o resumo presente no final da aula; 2. Resolva as seguintes questões ao final do PDF: todas as pares. Caso prefira, você também pode fazer essa revisão pelo PDF com Marcação (dos Aprovados, ou o grifado por você), ou pelo PDF Simplificado. Atente-se principalmente aos dispositivos de lei que estiverem em foco. Quanto às questões, procure resolvê-las de forma proativa: antes de marcar o gabarito, fale para você mesmo a justificativa pela sua resposta. Isso vai ajudá-lo demasiadamente a se apropriar do conteúdo. Depois leia os comentários do professor e melhore seus grifos/resumos no que julgar importante para futuras revisões..

(6) Tarefa 23 - Português - Área Fiscal Regular 2021 Português​ Revisão de Verbos; e resolução de 35 questões no SQ. Nesta tarefa revisaremos a ​aula 04​. Primeiramente, leia suas anotações/resumo dessa aula e refaça as questões que errou na época. Em seguida, resolva as seguintes questões no SQ: https://questoes.estrategiaconcursos.com.br/cadernos/61ebedb0-3ed1-4121-ae91-67ba36a71d83. Por fim, revise os tópicos que você sentiu dificuldade nas questões. E, caso sinta necessidade, revise à aula..

(7) Tarefa 023 - Raciocínio Lógico - Área Fiscal Regular. Raciocínio Lógico Estudo da aula 08, do tópico “Verdades e Mentiras ” até o final; e resolução de 28 questões Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158660/aulas/1314055. Esta aula possui pequena parte teórica, abordando basicamente dois assuntos: Exercícios sobre “Verdades e Mentiras”, e exercícios sobre “Associação Lógica”. Nos exercícios de “Verdade e Mentira”, temos basicamente uma pessoa que sempre fala a verdade, outra que sempre fala mentira, e outra que pode tanto falar a verdade, como falar mentira. Para resolver este tipo de exercício devemos pressupor uma das informações fornecidas pelo enunciado como verdadeira, e a partir de então, verificar se há alguma contradição com as demais frases apresentadas. Se verificarmos que há contradição, significa que nossa suposição inicial estava errada. Se não houver contradição, significa que nossa suposição inicial estava correta. Aqui, caro aluno, é fundamental acompanhar com bastante atenção a resolução do exercício exemplo apresentado pelo professor em aula. Já no tópico “Associação Lógica”, vale a pena seguir o esquema dos “6 passos” apresentado pelo professor em aula, conforme abaixo:.

(8) Tarefa 023 - Raciocínio Lógico - Área Fiscal Regular O ideal aqui é acompanhar o passo a passo da resolução do exercício exemplo apresentado pelo professor em aula. Compreendendo bem a forma de resolver este exercício, as resoluções das questões do final da aula ficarão mais fluídas. A seguir, resolva as questões 1 à 28 da aula através da lista sem comentários ao final do PDF. Após, recorra ao comentário do professor naquelas que errar ou ficar em dúvidas, marcando-as para futuras revisões..

(9) Tarefa 23 - Tecnologia da Informação - Área Fiscal Regular 2021 Tecnologia da Informação Revisão da Aula 22; resolução de 10 questões do PDF. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158715/aulas/1301863 Revise de forma bem objetiva todo o assunto estudado na tarefa anterior.. Essa revisão pode ser feita pelo (escolha uma forma): 1. Seu próprio material de resumo (preferencialmente); 2. Resumo ou mapa mental da aula própria aula; 3. PDF com marcação dos aprovados, se disponível; 4. PDF Simplificado. Por fim, resolva as questões 1 a 10 do PDF Original. Aproveite para incrementar seu resumo. Refaça também as questões do decorrer da parte teórica que errou ou teve dúvidas.

(10) Tarefa 024 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Administração Financeira e Orçamentária Estudo da aula 11 Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157094/aulas/1279660. Daremos continuidade ao estudo de nossa disciplina tratando do tema DESPESA PÚBLICA NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Todas as questões inseridas no decorrer da parte teórica da aula deverão ser lidas e estudadas através dos comentários do professor. Isso é muito importante para a fixação do conteúdo e para visualizar como o tema costuma ser cobrado em provas de concurso. Iniciaremos o assunto tratando da geração da despesa. É muito importante saber do que o aumento de despesa em virtude de ações governamentais deverá ser acompanhado. Leia, também, os conceitos de despesa adequada com a LOA e despesa compatível com PPA e LDO para entender melhor o assunto. O primeiro quadro esquematizado traz muitas informações relevantes. Destaque-o em seu material. Em seguida, decore a definição de despesa obrigatória de caráter continuado. O quadro esquematizado sobre despesa obrigatória de caráter continuado deve ser lido com atenção para fixar o conceito e revisar as definições das categorias econômicas da despesa. Leia com atenção as exigências para criação ou aumento das despesas obrigatórias de caráter continuado. Repare que são mais rígidas que o normal. O quadro esquematizado apresentado pelo professor sintetiza as informações oriundas desses dois parágrafos. Destaque-o em seu material. Quanto às despesas de pessoal, saiba que são sempre despesas correntes. Leia com atenção o quadro “ESTA É DIFÍCIL” sobre despesa total com pessoal. Logo depois, o professor apresenta um quadro esquematizado a respeito que facilita a fixação do conceito. Atenção ao fato de despesas indenizatórias não serem computadas no cálculo percentual de despesas com pessoal. O quadro “FIQUE ATENTO” apresentado logo na sequência da aula é bastante importante e deve ser bem entendido. O professor oferece um exemplo logo abaixo dele para elucidar o que não é computado como despesa de pessoal..

(11) Tarefa 024 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Em relação aos limites para despesa com pessoal, é de suma importância saber que levam em consideração percentuais sobre a receita corrente líquida e que são apurados pelo mês em referência e os 11 imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência. Decore os percentuais relativos a cada ente da federação! Isso é alvo frequente de questões de prova. Leia com bastante atenção quais despesas não serão computadas no limite total. Leia objetivando decorar a repartição percentual dos limites globais que, dentro de cada ente da federação (U, E, M), pertencerão a cada poder (Legislativo, Judiciário E Executivo). Os quadros esquematizados que o professor traz são bem interessantes para lhe ajudar a decorar os valores. Caso não consiga decorar agora fique tranquilo(a). Haverá revisões e exercícios que propiciarão isso. Leia de forma expedita a observação sobre a diferença entre tribunal de contas do município e tribunal de contas dos municípios e as peculiaridades de cada um, para conhecimento. Atenção à jurisprudência trazida pelo professor! Descumprimento de limites por órgãos de outros Poderes não pode trazer consequências danosas ao Executivo! Isso já foi cobrado em provas anteriores! Daremos continuidade à aula com o dispositivo constitucional reproduzido no material que trata sobre a proibição de os entes da federação excederem o limite de despesa com pessoal ativo e inativo, que deve ser prevista em lei complementar. Conforme estudamos, é a LRF essa lei complementar. Leia o quadro trazido pelo professor que trata do art. 169, da CF/88 e destaque o parágrafo 2º. Leia o parágrafo 1º do mesmo artigo da CF/88 reproduzido no material que trata sobre as condições para aumento da despesa com pessoal..

(12) Tarefa 024 - Administração Geral - Auditor Fiscal da Receita Federal. Administração Geral Revisão da aula 07; e resolução de uma bateria de questões no SQ do Estratégia. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157083/aulas/1279530. Como revisão da aula 07, leia o resumo estratégico ao final da aula. Posteriormente, resolva o caderno de questões no Sistema de Questões do Estratégia sobre “processo decisório” a seguir:. É de suma importância que você anote as questões que errar para serem refeitas nas revisões. Anote também as que acertar, porém tendo dúvidas e, ainda, aquelas que considerar boas para serem revistas, por conterem conceitos importantes, mesmo que tenha as acertado..

(13) Tarefa 24 - Contabilidade Geral - Área Fiscal (Regular - videoaula) Contabilidade Geral e Avançada Assistir ao vídeo “Balanço Patrimonial – Parte 01” da aula 04 e resolução de 23 exercícios. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157424/aulas/1283308. Vamos terminar o vídeo 01 da aula 04, nesta tarefa. Resolva as questões 18 a 40 dos slides. Em seguida, assista à correção do professor, a partir do minuto 46:27 do vídeo “Balanço Patrimonial – Parte 1” da aula. Reforce no seu material os tópicos que errou. Se for o caso, acrescente ao seu resumo. E marque as questões que errou ou que acertou com dúvidas, para futuras revisões. Tente já iniciar o vídeo na velocidade 1.5x. Lembre-se de que a função do vídeo é melhorar a compreensão da disciplina, mas devemos nos preocupar com o tempo gasto. Montar um bom material de revisão é fundamental para não precisar retornar à aula também..

(14) Tarefa 002 -Legislação Tributária Estadual - Diversos cargos - SEFAZ-CE. Legislação Tributária Estadual Estudo da aula 00. Do tópico ‘Incidência’ ao tópico ‘Incidência Restrita’; Resolução de 10 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/169134/aulas/1436190. Nessa aula iremos estudar os ditames do ICMS na Constituição Federal. É uma muito importante pois trará base para o estudo da Lei Kandir e das Legislações Específicas. Portanto, é preciso bastante atenção. Dando continuidade ao estudo da aula 00, iremos entrar agora em um dos tópicos mais importantes dessa aula. Portanto atenção! O item 2.3 (Da incidência) irá tratar dos elementos materiais do fato gerador do ICMS. Esse tema é tratado no inciso IX, a e b, do art. 155 da CF/88. No inciso IX, a, para ajudar na memorização, lembre-se sempre que “importou, dançou”. No inciso IX, b, dê atenção especial às exceções da LC 6/03 citadas pelo professor. O item 2.4 irá trazer para nós alguns casos de não incidência. Esse tópico é abordado pelo inciso X do art. 155 da CF/88. Esse item é importante em sua totalidade, portanto faça uma leitura atenta. Dando continuidade, o item 2.5 traz para nós um tema que é bastante explorado em concursos da área fiscal: A exclusão do ICMS da base de cálculo do IPI em operações realizadas entre contribuintes, relacionadas com produtos destinados à industrialização ou comercialização, desde que configure fato gerador dos dois impostos. O item 2.6 nos apresenta os casos em que a regulamentação deve, necessariamente, ser feita por Lei Complementar. Também é um item que é importante em sua totalidade e merece uma leitura completa e atenta. Do item 2.7 decore que em operações relativas à energia elétrica, serviços de telecomunicações, derivados de Petróleo, combustíveis e minerais do País nenhum outro imposto além do Imposto de Importação, Imposto de Exportação e ICMS irá incidir. Para fixar o conteúdo estudado nessa aula, resolva as questões 08 a 17 do material. Anote as que errar ou tiver dúvidas para futuras revisões..

(15) Tarefa 24 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021. Direito Tributário Treino da Aula 03 - Imunidades Tributárias e resolução de 48 questões no Estratégia Questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158680/aulas/1301330. Resolva as questões 1 a 48 do caderno do Estratégia Questões:. https://questoes.estrategiaconcursos.com.br/cadernos/bfaadff7-4f3e-475d-b760-39bbe3ebc62a Procure resolver as questões de forma proativa: antes de marcar o gabarito, fale para você mesmo a justificativa pela sua resposta. Isso vai ajudá-lo demasiadamente a se apropriar do conteúdo. Depois leia os comentários do professor e melhore seus grifos/resumos no que julgar importante para futuras revisões..

(16) Tarefa 24 - Português - Área Fiscal Regular 2021. Português. Estudo da aula 05, de “Noções Introdutórias” até “Aposto”, inclusive.. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158655/aulas/1308661. Nesta tarefa, iniciaremos o estudo sobre sintaxe.. Iniciamos a aula com um mnemônico um tanto estranho (SuVeCA), mas de importância absurda para sua prova. Trata-se da estrutura base da oração na ordem direta. Uma dica, sempre tente colocar o período na ordem direta para encontrar o sujeito de uma oração. Na prática, veremos que esse procedimento é importantíssimo nas aulas de concordância.. Na sequência o professor inicia a análise dos termos oracionais, tratando da relação entre o sujeito e o predicado. O importante desta relação é saber que o verbo se flexiona para concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Embora, não pareça tão difícil, tenha muito cuidado para não confundir os diversos tipos de sujeito.. O primeiro tipo de sujeito a ser analisado é o sujeito determinado, aquele que está identificado e visível no texto, ou seja, sabemos exatamente quem está praticando (ou recebendo) a ação verbal. Entenda que sujeito oculto/elíptico/desinencial é um sujeito determinado por meio do contexto, assunto recorrente nas provas.. Em seguida, será apresentado o sujeito indeterminado, aquele que não se pode identificar no período, ou seja, não sabemos exatamente quem é o sujeito e não conseguimos inferir do contexto. Por isso não confundir com sujeito desinencial (determinado)..

(17) Tarefa 24 - Português - Área Fiscal Regular 2021 Outro ponto de atenção, ainda sobre esse tópico, está na indeterminação do sujeito pelo uso da estrutura VTI+VI+VL–SE e do infinitivo impessoal, tendo em vista que o verbo no infinitivo impessoal não concorda com nenhuma pessoa.. Sobre as orações sem sujeito, é importante que se entenda as situações nas quais elas ocorrem, a exemplo do relato de fenômenos naturais. Uma dica, o caso mais cobrado de oração sem sujeito é o uso do verbo “haver” impessoal (com sentido de “existir”, “ocorrer” ou “tempo decorrido”).. Em seguida, passaremos para o estudo do objeto direto e objeto indireto, os quais são complementos do verbo. Recordando a transitividade dos verbos, já estudada na aula anterior, a principal diferença entre o objeto direto e o objeto indireto está na necessidade do uso da preposição (o direto não pede preposição, enquanto o indireto pede). Não se preocupe em decorar as classificações do objeto direto (interno, pleonástico, etc...), afinal não costumam ser cobradas, apenas tenha uma visão geral delas.. Sobre o complemento nominal, tome cuidado para não o confundir com o um objeto direto. Pois, apesar de ambos usarem preposição no complemento, perceba que o complemento nominal complementa um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), enquanto o objeto indireto um verbo.. Em relação ao adjunto adnominal, perceba que este também tem função de complementar um substantivo, assim como o complemento nominal; entretanto, têm função adjetiva, ou seja, especificar, determinar ou explicar o substantivo. O adjunto adnominal é representado pelos artigos, numerais adjetivos, pronomes adjetivos, adjetivos e locuções adjetivas. Nesse tópico o professor fala sobre as semelhanças e diferenças entre essas funções sintáticas, trazendo, inclusive, uma tabela comparativa ao final, que deve ser lida com muita cautela.. Sobre os predicativos (do sujeito e do objeto), entenda que têm como finalidade atribuir características de qualificação/estado ao sujeito ou objeto. Inicialmente, entenda que os termos essenciais de uma oração são sujeito e predicado. Logo, numa oração, tudo que não for o sujeito será o PREDICADO..

(18) Tarefa 24 - Português - Área Fiscal Regular 2021 Nos tópicos seguintes, falaremos sobre o vocativo e o aposto, que estão entre as funções sintáticas mais simples. Entenda que o vocativo trata de um chamamento, enquanto o aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Uma dica, o aposto mais comum em prova é o explicativo, que vem na forma de expressões intercaladas, geralmente entre vírgulas, parênteses ou travessões..

(19) Tarefa 024 - Raciocínio Lógico - Área Fiscal Regular. Raciocínio Lógico Revisão da aula 08. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158660/aulas/1314055. Vamos fazer uma revisão de alguns assuntos vistos até agora através de exercícios do nosso PDF. Caso tenha dificuldade em algum ponto, faça uma revisão mais aprofundada da teoria da aula. Resolva as seguintes questões: 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42 e 43..

(20) Tarefa 24 - Tecnologia da Informação - Área Fiscal Regular 2021 Tecnologia da Informação Prática de Exercícios da Aula 22. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158715/aulas/1301863. Como forma de consolidar e revisar o assunto da aula, vamos resolver algumas questões do PDF. Resolva as questões 11 a 48 do PDF Original. Procure resolver as questões de forma proativa: antes de marcar o gabarito, fale para você mesmo a justificativa pela sua resposta. Isso vai ajudá-lo demasiadamente a se apropriar do conteúdo. Depois leia os comentários do professor e melhore seus grifos/resumos no que julgar importante para futuras revisões..

(21) Tarefa 025 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Administração Financeira e Orçamentária Resolução de 20 questões e revisão da aula 11 por meio da leitura dos grifos, do resumo e dos slides Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157094/aulas/1279660. Com intuito de revisar o tema abordado na aula 11 do nosso curso, resolva as questões de 01 a 20 e faça os grifos necessários na teoria da aula e na legislação correspondente, com base nos comentários do professor. Você pode optar por resolver as questões e depois estudar os comentários das que errou ou teve dificuldade, ou começar a fazer lendo os comentários em sequência. Na segunda opção, tenha cuidado para não visualizar a resposta antes de resolver a questão. O raciocínio faz parte da fixação. Em seguida, revise a aula por completo, pois as revisões são fundamentais e necessárias, sobretudo em nossa disciplina, que é muito abrangente e cheia de detalhes. Ao finalizar a leitura da teoria da aula, agora você irá rever tudo aquilo que grifou dela. Essa parte é importantíssima, pois você terá uma visão ampla e conseguirá filtrar o conteúdo relevante para sua prova o contato com a matéria. Assim, tornar-se-á mais fácil identificar os pontos da matéria que precisam “estar no sangue” e, consequentemente, gabaritar as questões que aparecerem no concurso. Vale ressaltar que na revisão você pode grifar novamente algo que passou despercebido, ou retirar algo marcou desnecessariamente. As revisões servem para aprimorar o seu resumo, de forma que sejam cada vez mais rápidas e eficientes! Faça também uma leitura direta dos grifos, do resumo e dos slides apresentados pelo professor referentes à aula. Procure ler sem parar, até o final. Para isso procure um local silencioso e trabalhe seu poder de concentração..

(22) Tarefa 025 - Administração Geral - Auditor Fiscal da Receita Federal. Administração Geral Estudo da aula 08, de “Conceitos Introdutórios” até a seção 8.3 “Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos''; e resolução de 10 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157083/aulas/1279531. Vamos iniciar agora o estudo de gestão de processos, cujo conteúdo representou cerca de 8% da amostra de questões anteriores em concursos para área fiscal. A aula 08 é extensa e repleta de conceitos, que por vezes podem apresentar um alto nível de complexidade. Por isso, é necessária muita atenção na leitura e principalmente nos tópicos abaixo por serem os mais recorrentes em questões: - Definição de processos do quadro resumindo, logo no início da aula. - Diferenciação das atividades primárias e secundárias, de acordo com o conceito de cadeia de valor de Michael Porter. - Quadro “fique atento” ressalta que só existe distinção nos conceitos de gestão DE processos e de gestão POR processos se a questão expressamente exigir. - Quadro com as principais diferenças entre a gestão funcional e a gestão por processos. - Memorize que o Guia BPM CBOK não é uma metodologia, e sim um guia. - Definição dos termos “AS-IS” e “TO-BE”. - Diferença entre processos e projetos. Isso é realmente importante! - Conceitos de processos primários, processos secundários e processos de gerenciamento. Foque também nos outros conceitos de processos. - Memorize e saiba diferenciar os níveis de detalhamento dos processos → Macroprocesso → Processo → Subprocesso → Atividade → Tarefa. - Memorize e saiba diferenciar as etapas do ciclo de vida dos processos: planejamento; análise; desenho e modelagem; implementação; monitoramento; e refinamento (nesta ordem!). - Definição de mapeamento e a modelagem dos processos. Foque no quadro “resumindo”. Ao final, estude as questões: 01, 02, 03, 08, 09, 10, 12, 20, 22 e 23..

(23) Tarefa 25 - Contabilidade Geral - Área Fiscal (Regular - videoaula) Contabilidade Geral e Avançada Assistir ao vídeo “Balanço Patrimonial – Parte 02” da aula 04 e resolução de 18 exercícios. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157424/aulas/1283308. Vamos terminar o vídeo 01 da aula 04, nesta tarefa. Inicialmente, resolva as questões de 41 a 58 dos slides. Assista à correção do professor, a partir do minuto 29:22 do vídeo 2 da aula. Reforce no seu material os tópicos que errou. Se for o caso, acrescente ao seu resumo. E marque as questões que errou ou que acertou com dúvidas, para futuras revisões. Tente já iniciar o vídeo na velocidade 1.5x. Lembre-se de que a função do vídeo é melhorar a compreensão da disciplina, mas devemos nos preocupar com o tempo gasto. Montar um bom material de revisão é fundamental para não precisar retornar à aula também..

(24) Tarefa 25 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021. Direito Tributário Estudo da aula 04 - Impostos de Competência dos Estados, do início até “O papel da Lei Complementar em relação ao ICMS”, exclusive. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158680/aulas/1301331. Nesta tarefa, serão estudados os seguintes assuntos: impostos de competência dos Estados e Distrito Federal (parte 1). Com efeito, esse tema costuma ser cobrado em 9,35% das questões de Direito Tributário nos concursos semelhantes a esse. Sugere-se que este estudo seja feito em duas etapas: 1) Primeiramente, faça uma leitura rápida de todas as páginas indicadas, sem se preocupar em fazer marcações, anotações e/ou resumos. A ideia é que o aluno tenha um primeiro contato com o novo conteúdo, em outras palavras, uma visão panorâmica acerca do que será estudado. 2) Descanse um pouco (no máximo 15 minutos). 3) Em seguida, faça um estudo mais minucioso, buscando ter atenção aos destaques dados pelo professor. Aproveite a oportunidade para fazer suas marcações, anotações no próprio pdf e/ou resumos, de forma que esse material sirva para futuras revisões. Em relação ao conteúdo desta tarefa, tenha atenção aos seguintes pontos: De todos os impostos, o mais cobrado é o ICMS, com 6,63% de incidência. Os Estados somente possuem competência para instituir três impostos, quais sejam: imposto sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos (ITCMD ou ITCD); imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior (ICMS); e imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA). De todos os impostos, o mais cobrado é o ICMS, com 6,63% de incidência. O ICMS deve ser não cumulativo e pode ser seletivo. O IPI deve ser não cumulativo e deve ser seletivo. A energia elétrica pode ser entendida como mercadoria, para fins de incidência de ICMS. Súmula STF 573 - Não constitui fato gerador do imposto de circulação de mercadorias a saída física de máquinas, utensílios e implementos a título de comodato..

(25) Tarefa 25 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021 Súmula STJ 166 - Não constitui fato gerador do ICMS o simples deslocamento de mercadoria de um para outro estabelecimento do mesmo contribuinte. Em relação aos transportes intramunicipais ou inframunicipais (dentro do próprio município), incide ISS! Súmula Vinculante 48 - Na entrada de mercadoria importada do exterior, é legítima a cobrança do ICMS por ocasião do desembaraço aduaneiro. Em relação ao ICMS:. Em relação às operações interestaduais, é muito importante você entender o seguinte:. Quanto às alíquotas internas:. Apenas se sujeitam ao ICMS monofásico os combustíveis e lubrificantes, definidos em lei complementar..

(26) Tarefa 25 - Português - Área Fiscal Regular 2021. Português. Estudo da aula 05, de “Adjunto Adverbial” até “Orações Reduzidas x Orações Desenvolvidas”, inclusive.. Linkhttps://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158655/aulas/1308661. Nesta tarefa, daremos continuidade sobre Sintaxe. Só um adendo! Percebeu como o estudo das classes de palavras serviu como base para o estudo da sintaxe. Como dissemos em tarefas anteriores, as classes de palavras (verbos, preposições, substantivos etc.) são verdadeiros pilares da língua portuguesa. Entretanto, não confunda função sintática com classe de palavras, pois aquela é definida conforme a relação estabelecida com os outros termos da oração, enquanto a classe gramatical é definida independentemente da posição da palavra na oração, ou seja, é a palavra isolada, definida por análise morfológica.. Iniciando nosso estudo, abordaremos o adjunto adverbial, o qual é o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade etc.). Atente para as possibilidades de valores que o adjunto pode ter, neste caso, é fundamental levar em conta o contexto em que ele está sendo empregado.. Sobre agente de passiva, entenda que este é o termo da frase que pratica a ação quando o verbo se apresenta na voz passiva. Ou seja, quando transpomos a voz ativa para a passiva analítica, o sujeito vira agente da passiva e o objeto direto vira sujeito paciente.. Em seguida, o professor começa um novo tópico dentro de sintaxe voltado para os períodos compostos, ou seja, período com mais de uma oração, as quais poderão estar ligadas por coordenação, subordinação ou ambos os tipos - período misto. Em suma, revisaremos o estudo que fizemos anteriormente sobre as conjunções, por isso tente seguir esta tarefa com seu material de conjunções e atente para as peculiaridades que serão apresentadas pelo professor..

(27) Tarefa 25 - Português - Área Fiscal Regular 2021 Aproveito a oportunidade para destacar as ORAÇÕES ADJETIVAS, as quais têm a função equivalente a um adjetivo (adjunto adnominal ou aposto explicativo) e são introduzidas por um pronome relativo (que, cujo, o qual etc.).. Por fim, de acordo com a função que exerce no período, as orações adjetivas podem ser: RESTRITIVAS ou EXPLICATIVAS: a) Restritivas: são aquelas que limitam, restringem um ser ou um grupo. Nunca são colocadas entre vírgulas/travessões/parênteses. b) Explicativas: caracterizam o ser ou o conjunto a que se referem. Explicam algum termo da oração principal. Estão sempre entre vírgulas/travessão/parênteses.. Normalmente, a banca explora as orações adjetivas através da retirada ou colocação das vírgulas, perguntando se interfere no sentido (altera) ou na coerência do texto/erro gramatical (não altera).. Por fim, o professor apresenta o tópico Coordenação x Subordinação. de forma objetiva. Faça uma leitura atenta de cada classificação das orações coordenadas e orações subordinadas. Em relação a essas últimas, atente-se aos seguintes pontos:. - O sujeito oracional é muito cobrado em concursos.. - A banca sempre pergunta se a retirada das vírgulas vai afetar as relações de sentido. Afeta sim, pois acarreta a passagem de explicativa para restritiva.. Caso sinta dificuldade em identificar determinada classificação, retorne ao tópico desta classificação para consolidar o conteúdo teórico dela.. Em seguida, temos uma análise do professor sobre as possíveis funções exercidas pelas palavras “que” e “se”. No primeiro momento, ao se deparar com esses tópicos você poderá ficar assustado, afinal, cada uma dessas palavras pode exercer diversas funções. Mas, não se preocupe tanto, pois não há necessidade alguma de tentar decorar cada uma dessas possíveis funções exercidas por elas..

(28) Tarefa 25 - Português - Área Fiscal Regular 2021. Por fim, faça uma leitura muito atenta do tema Colocação Pronominal..

(29) Tarefa 003 -Legislação Tributária Estadual - Diversos cargos - SEFAZ-CE. Legislação Tributária Estadual Estudo da aula 00. Do tópico ‘Tributação dos Combustíveis e Lubrificantes’ ao tópico ‘EC 87/2015’;. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/169134/aulas/1436190 Nessa aula iremos estudar os ditames do ICMS na Constituição Federal. É uma muito importante pois trará base para o estudo da Lei Kandir e das Legislações Específicas. Portanto, é preciso bastante atenção. Para iniciar, iremos abordar o item 2.8 (Tributação dos Combustíveis e Lubrificantes). Aqui, tem-se o famoso ICMS Monofásico. Façam, inicialmente, uma leitura do art. 155, parágrafo 4º. É de extrema importância aqui, compreender que em casos de combustíveis derivados de petróleo, o ICMS irá para o local do consumo. Por outro lado, nos casos de gás natural e combustíveis não derivados de petróleo, teremos duas possibilidades: 1) se a operação for realizada entre contribuintes, o ICMS será repartido entre origem e destino; 2) se o combustível for destinado para não contribuinte, o ICMS ficará para o estado de origem. Preste atenção quanto às informações sobre a alíquota do ICMS-Monofásico. Dando prosseguimento, entraremos agora no item 5 (Repartição de Receita Tributária). Para esse item, faça a leitura do art. 158 da CF/88. Atenção para não confundir os incisos I e II. Por fim, iremos estudar agora a Emenda Constitucional 87/2015. Essa EC trouxe para nós algumas mudanças importantes no trato do ICMS em vendas interestaduais para consumidor final. Faça a leitura do art.155, VII e VIII, inicialmente. Aqui, é importante compreender que, a partir da EC 87, em vendas interestaduais destinadas a consumidor final a alíquota a ser aplicada será sempre a alíquota interestadual. Além disso, o diferencial de alíquotas (Difal), que já existia antes da EC 87, continua existindo, mas só será aplicado se o destinatário for não contribuinte do imposto. Com relação ao recolhimento do imposto, saiba que se o destinatário for contribuinte, este irá realizar o recolhimento. No entanto, se o destinatário for não contribuinte, o remetente irá recolher. Para compreender melhor esse último item, preste bastante atenção aos exemplos apresentados pelo professor ao final da explicação..

(30) Tarefa 025 - Raciocínio Lógico - Área Fiscal Regular Raciocínio Lógico Resolução de uma bateria de exercícios do Estratégia Questões.. Como forma de revisão e treino dos pontos já estudados de Associação Lógica, Verdades e Mentiras, resolver as questões do link a seguir:. https://questoes.estrategiaconcursos.com.br/cadernos/24721217-5a8f-44e9-94f5-384851d90d17. Ao final, leia apenas os comentários das questões que errou ou que teve dúvida. Caso identifique algum ponto da matéria que não esteja tão bem consolidado, retorne à respectiva aula do curso regular e reforce este ponto..

(31) Tarefa 25 - Tecnologia da Informação - Área Fiscal Regular 2021 Tecnologia da Informação Prática de Exercícios da Aula 22. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158715/aulas/1301863. Como forma de consolidar e revisar o assunto da aula, vamos resolver algumas questões do PDF. Resolva as questões 49 a 86 do PDF Original. Procure resolver as questões de forma proativa: antes de marcar o gabarito, fale para você mesmo a justificativa pela sua resposta. Isso vai ajudá-lo demasiadamente a se apropriar do conteúdo. Depois leia os comentários do professor e melhore seus grifos/resumos no que julgar importante para futuras revisões..

(32) Tarefa 026 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Administração Financeira e Orçamentária Estudo da aula 12, do tópico “Transparência e Fiscalização” até “Tribunais de Contas na LRF”. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157094/aulas/1279661. Continuaremos as tarefas de nossa disciplina tratando de TÓPICOS DIVERSOS NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, dentre eles podemos citar TRANSPARÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO, RECEITA PÚBLICA, TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS, etc. Trata-se de uma aula extensa, e que demandará uma atenção especial do aluno, por serem temas que respondem por um percentual considerável das questões dos últimos certames. Todas as questões inseridas no decorrer da parte teórica da aula deverão ser lidas e estudadas através dos comentários do professor. Isso é muito importante para a fixação do conteúdo e para visualizar como o tema costuma ser cobrado em provas de concurso. Iniciaremos a tarefa no tópico “Transparência e Fiscalização”. Decore os instrumentos de transparência da gestão fiscal através do quadro esquematizado. Leia as novidades introduzidas pela Lei Complementar nº 156/2016 na LRF e destaque em seu material o esquema que as sintetiza. Em seguida, o professor chama atenção para os dispositivos mais importantes do tópico “Transparência”. Leia-os e estude os quadros esquematizados que tratam sobre a transparência, bem como o que apresenta a consequência do não atendimento do estabelecido. obrigação de disponibilidade das contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo e sobre os. Logo. depois,. estude. através. dos. quadros. esquematizados. sobre. a. demonstrativos que a prestação de contas da União deverá conter. Sobre “Escrituração das Contas”, estude através dos quadros esquematizados inseridos pelo professor sobre o tema. Tais regras de escrituração costumam ser alvo de questões de prova. Quanto à “Consolidação das Contas”, é necessário decorar os prazos de encaminhamento pelos estados e municípios de suas contas ao Poder Executivo da União. O descumprimento também impedirá que o ente da Federação receba transferências voluntárias e contrate operações de crédito, salvo as exceções previstas. O tópico “Relatórios” é bastante importante! Estude com atenção procurando internalizar as informações referentes ao relatório resumido da execução orçamentária – RREO e ao relatório de gestão fiscal – RGF, sabendo bem diferenciá-los e o que cada um contém, destacando os. quadros esquematizados apresentados pelo professor e buscando revisar os detalhes através deles para melhor fixação. As bancas tentarão confundir os candidatos atribuindo informações sobre um ao outro.. Atenção ao prazo de publicação do RREO (até 30 dias após o encerramento de cada bimestre)..

(33) Tarefa 026 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Decore que é facultado aos municípios com população inferior a 50 mil habitantes divulgarem semestralmente os demonstrativos do RREO e o RGF. Sobre “Conselho de Gestão Fiscal”, é suficiente o estudo através dos quadros esquematizados. Além disso, saiba que a edição de normas gerais para consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União, enquanto não implantado o Conselho de Gestão Fiscal. Siga agora com o tópico “Prestação de Contas”. Entenda a jurisprudência apresentada para suspender liminarmente a eficácia do caput do art. 56, bem como a que suspende todo o art. 57 da LRF. Leia de forma expedita as demais determinações da LRF sobre as prestações de contas que permanecem em vigor. Iniciaremos o tópico “Fiscalização da Gestão Fiscal”. Sobre fiscalização é suficiente o estudo do quadro esquematizado sobre o art. 59 da CF/98. Estude as competências dos Tribunais de Contas contidas na LRF, usando o quadro esquematizado como suporte. Atente-se às determinações referentes ao Banco Central do Brasil e ao Tesouro Nacional que competem ao TCU, pois isso já foi cobrado em provas. Utilize, também, o quadro esquematizado para fixá-las..

(34) Tarefa 026 - Administração Geral - Auditor Fiscal da Receita Federal. Administração Geral Estudo da aula 08, de “Fluxograma” até o final da aula; e resolução de 18 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157083/aulas/1279531. Do estudo dessa parte final da aula 08, os assuntos que merecem sua maior atenção e empenho por serem os mais exigidos nas questões são: - Definição de fluxograma. Conceito muito importante para sua prova, foco total nessa leitura! - Definição de diagrama de causa-efeito (diagrama de Ishikawa). - Seção 9 - melhoria de processos. Aqui, a leitura integral é recomendada, dentre as técnicas o ciclo PDCA é extremamente importante, um dos tópicos mais exigidos em questões, já o método de análise e melhoria de processos (MAMP) é o menos cobrado. - Conceitos de Redesenho e Reengenharia. Os tópicos finais da aula não são tão exigidos, de modo que uma leitura rápida é mais que suficiente. Por fim, realize as questões: 04, 05, 06, 07, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 24, 25, 26, 27 e 28..

(35) Tarefa 26 - Contabilidade Geral - Área Fiscal (Regular - videoaula) Contabilidade Geral e Avançada Assistir aos vídeos "Duplicatas a Receber – Operações com Duplicatas", "Duplicatas a Receber – Operações com Duplicatas – Exercícios”, “Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD / EPCLD)” e “Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD / EPCLD) - Exercícios” da aula 04 e resolução de 10 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157424/aulas/1283308. Primeiramente, baixe os slides da aula. É importante que, ao assistir a uma videoaula, você não perca a postura ativa de um estudante. Não assista por assistir, tenha em mãos papel, caneta, marca-texto, entre outros, e prepara-se para ir anotando e/ou grifando o material de apoio enquanto o professor realiza as explicações. Esta tarefa será um pouco mais longa, portanto prepare o seu espírito e vá em frente! Duplicatas a Receber – Operações com Duplicatas. Já sabemos o que é Duplicata. Preste atenção às explicações quanto aos diversos tipos de duplicatas e seus lançamentos: Duplicata a Receber, Duplicada Emitida, Duplicata em Cobrança, Duplicata Descontada. Duplicatas a Receber – Operações com Duplicatas – Exercícios. Finalizado o primeiro vídeo, antes de começar o vídeo seguinte, resolva 3 questões dos slides e então assista ao vídeo “Duplicatas a Receber – Operações com Duplicatas - Exercícios”. Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD / EPCLD). Seguindo, baixe o slide e assista ao vídeo “Perdas Estimadas com Crédito de Liquidação Duvidosa”. Mais uma aula teórica muito importante do curso. Acompanhe a aula com os slides abertos, grifando os tópicos mais importantes. Se entender interessante, faça anotações dos pontos destacados pelo professor. A parte mais importante a entender é sobre a constituição/reversão da PECLD. Entenda a contrapartida da constituição da PECLD, ou seja, o reconhecimento de uma Despesa, e da reversão de uma PECLD, reconhecimento de uma Receita. Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD / EPCLD) - Exercícios. Por fim, resolva as questões 1 a 7 do slide e a seguir assista à correção no vídeo “Perdas Estimadas com Crédito de Liquidação Duvidosa – Exercícios”. Reforce no seu material os tópicos que errou. Se for o caso, acrescente ao seu resumo. E marque as questões que errou ou que acertou com dúvidas, para futuras revisões..

(36) Tarefa 26 - Contabilidade Geral - Área Fiscal (Regular - videoaula) Tente já iniciar o vídeo na velocidade 1.5x. Lembre-se de que a função do vídeo é melhorar a compreensão da disciplina, mas devemos nos preocupar com o tempo gasto. Montar um bom material de revisão é fundamental para não precisar retornar à aula também..

(37) Tarefa 004 -Legislação Tributária Estadual - Diversos cargos - SEFAZ-CE. Legislação Tributária Estadual Revisão da Aula 00 - Previsões Constitucionais - Revisão. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/169134/aulas/1436190 Para revisar esse assunto quero que você: 1.. Revise o conteúdo teórico da aula;. 2.. Refaça as questões erradas do seu pdf.. 3.. Caso não tenha feito todas as questões, faça todas elas nessa revisão.. Quanto à revisão, você pode fazê-la pelo PDF com Marcação (dos Aprovados, ou o grifado por você). Comece lendo os grifos relativos à parte teórica de toda a aula, atentando-se principalmente aos dispositivos de lei que estiverem em foco. Nessa tarefa, reveja os assuntos que foram mais difíceis para você. Geralmente, eles são o motivo de errarmos questões e, consequentemente, podem ser o meio pelo qual conseguiremos elevar o nosso patamar de acertos. Quanto às questões, procure resolvê-las sempre de forma proativa: antes de marcar o gabarito, fale para você mesmo a justificativa pela sua resposta. Isso vai ajudá-lo demasiadamente a se apropriar do conteúdo. Depois leia os comentários do professor e melhore seus grifos/resumos no que julgar importante para futuras revisões..

(38) Tarefa 26 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021. Direito Tributário Estudo da aula 04 - Impostos de Competência dos Estados, de “O papel da Lei Complementar em relação ao ICMS” até o fim da parte teórica. Link:https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158680/aulas/1301331. Nesta tarefa, serão estudados os seguintes assuntos: impostos de competência dos Estados e Distrito Federal (parte 2). Com efeito, esse tema costuma ser cobrado em 9,35% das questões de Direito Tributário nos concursos semelhantes a esse. Sugere-se que este estudo seja feito em duas etapas: 1) Primeiramente, faça uma leitura rápida de todas as páginas indicadas, sem se preocupar em fazer marcações, anotações e/ou resumos. A ideia é que o aluno tenha um primeiro contato com o novo conteúdo, em outras palavras, uma visão panorâmica acerca do que será estudado. 2) Descanse um pouco (no máximo 15 minutos). 3) Em seguida, faça um estudo mais minucioso, buscando ter atenção aos destaques dados pelo professor. Aproveite a oportunidade para fazer suas marcações, anotações no próprio pdf e/ou resumos, de forma que esse material sirva para futuras revisões. Em relação ao conteúdo desta tarefa, tenha atenção aos seguintes pontos: Atenção!!! Decore o art. 155, § 2º, XII, que define o papel da lei complementar em relação ao ICMS!!! Em primeiro lugar, entenda que o legislador constituinte somente reservou a lei complementar temas que possam gerar conflitos entre os Estados. São eles: 1) Contribuintes do imposto; 2) Substituição Tributária; 3) Regime de compensação do imposto (créditos e débitos); 4) Manutenção de crédito (créditos e débitos); 5)Definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços. Além disso, também ficou a cargo de lei complementar definir situações peculiares do ICMS:.

(39) Tarefa 26 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021 1) Regular a forma como as isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados (convênios entre os Estados); 2) Definição dos combustíveis e lubrificantes sujeitos ao ICMS-Combustíveis; 3) Exclusão da incidência do ICMS sobre operações de exportação. A concessão de crédito presumido também deve ser deliberada por meio de convênios. O ICMS é lançado por homologação. Súmula Vinculante 32 - O ICMS não incide sobre a alienação de salvados de sinistro pelas seguradoras. Súmula STF 662 - É legítima a incidência do ICMS na comercialização de exemplares de obras cinematográficas, gravados em fitas de videocassete. O ICMS incide sobre a demanda de potência efetivamente utilizada! Cuidado com as palavras “potencialmente” e “disponibilizada”! Não há incidência nesses casos. Súmula STJ 237 - Nas operações com cartão de crédito, os encargos relativos ao financiamento não são considerados no cálculo do ICMS. O ICMS incide sobre tarifa de assinatura básica mensal no serviço de telefonia, independentemente da franquia de minutos concedida ou não ao usuário. Leasing realizado dentro do país (sem importação): não incide ICMS, a não ser quando da venda do bem ao arrendatário. Leasing internacional: não incide ICMS, salvo se houver antecipação da opção de compra. Leasing internacional de aeronaves: não incide ICMS (porque, na prática, não ocorre a transferência do bem)..

(40) Tarefa 26 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021. Em relação ao ITCMD:.

(41) Tarefa 26 - Direito Tributário - Área Fiscal Regular 2021. O ITCMD não incide sobre transmissões originárias (em que não há relação jurídica de transmissão a outra pessoa). Exemplo: Usucapião. O STF entende que o ITCMD pode ser tributado com base em alíquotas progressivas, por ser possível graduá-lo conforme a capacidade contributiva de cada um.. A majoração de alíquotas do IPVA sujeita-se ao princípio da noventena e anterioridade. O STF já decidiu que o IPVA não incide sobre embarcações e aeronaves. Pode haver alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização, mas não para veículos importados e nacionais..

(42) Tarefa 26 - Português - Área Fiscal Regular 2021. Português. Revisão de Sintaxe. Resolução de 30 questões.. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158655/aulas/1308661. Nesta tarefa revisaremos a aula sobre Sintaxe. Primeiramente, leia suas anotações/resumo dessa aula e refaça as questões que errou na época.. Após isso, resolva as questões 02, 03, 05, 07, 08, 10, 11, 13, 14, 16, 17, 20, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 31, 34, 35, 37, 39, 41, 43, 44, 47, 48, 49, 50 da aula 05.. Anote as questões que sentir dificuldade para que você possa priorizá-las no momento da revisão. Essa atitude o ajudará na melhora do seu desempenho no decorrer dos estudos..

(43) Tarefa 026 - Raciocínio Lógico - Área Fiscal Regular Raciocínio Lógico Estudo da aula 06, do tópico “Argumentos: estrutura básica e classificações” até o tópico “Argumentos abdutivos”, inclusive; e resolução de 5 questões. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158660/aulas/1314053. Temos aqui, pessoal, o estudo de Raciocínio Crítico, o qual, apesar de possuir uma teoria com diversos subtópicos, se baseia na interpretação de textos. Realize a leitura da aula de maneira fluída, não havendo necessidade de memorizar o nome de cada subtópico estudado. Para iniciarmos o estudo desta aula é importante conhecermos algumas definições, conforme abaixo: Argumento é a relação que se dá entre um conjunto de premissas que dão suporte à defesa de. uma conclusão. Premissa é uma declaração, uma afirmação ou um fato a partir do qual uma conclusão é. construída. Indica as razões pelas quais a conclusão deve ser aceita. Conclusão é uma afirmação ou um julgamento resultante de uma ou mais razões apresentadas.. Indica o que se quer demonstrar. Já em relação à subdivisão dos tipos de Argumento, devemos ter em mente a seguinte definição:. Argumento Dedutivo: É aquele em que a regra de inferência é de natureza lógica. Não tem. como a conclusão ser falsa quando se assume que as premissas são verdadeiras. Argumento Indutivo: A conclusão é uma extensão da observação (indução) de casos. observados para uma lei geral. Argumento Abdutivo: A conclusão representa a melhor explicação para os fatos anunciados nas. premissas..

(44) Tarefa 026 - Raciocínio Lógico - Área Fiscal Regular A seguir, resolva as questões 1, 2, 3, 4 e 5 da aula através da lista sem comentários ao final do PDF. Após, recorra ao comentário do professor naquelas que errar ou ficar em dúvidas, marcando-as para futuras revisões..

(45) Tarefa 26 - Tecnologia da Informação - Área Fiscal Regular 2021 Tecnologia da Informação Caderno SQ da Aula 22. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/158715/aulas/1301863. Responda o caderno de questões abaixo: https://questoes.estrategiaconcursos.com.br/cadernos/c7541502-2c11-45f9-aa57-ed6d91ec641 5 Destaque as questões que errou ou teve dúvidas. Incremente seu material de resumo com as novas informações encontradas..

(46) Tarefa 027 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Administração Financeira e Orçamentária Estudo da aula 12, do tópico “Receita Pública” até o final da parte teórica. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/app/dashboard/cursos/157094/aulas/1279661. Antes de retomar a aula de onde parou, faça uma revisão rápida lendo os grifos feitos nela até então para refrescar o estudado. Entraremos agora no importante tópico “Receita Pública” (item 6). Muita atenção nos requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal e na pegadinha apresentada pelo professor (vedação – impostos). Saiba também que a vedação não alcança as transferências voluntárias destinadas a ações de educação, saúde e assistência social.. Estude o quadro esquematizado sobre os parâmetros para a previsão de receitas. Decore os critérios para que seja possível a reestimativa dos valores de receitas apresentados pelo Poder Executivo por parte do Poder Legislativo. Isso já foi cobrado em provas anteriores. Atenção ao prazo que o Poder executivo tem para colocar à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subsequente. Estude e destaque em seu material o quadro esquematizado sobre as metas bimestrais de arrecadação. Decore a regra de ouro e suas ressalvas! Ela é de suma importância para fins de provas. Em. seguida, preste bastante atenção na observação destacada pelo professor no quadro “ACORDE”. Repare que a regra de ouro também foi prevista no art. 12 da LRF, porém sem conter as ressalvas. Em razão disso, foi proposta uma Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, o qual suspendeu liminarmente a eficácia deste dispositivo. Tenha atenção ao fato de que as operações de crédito por antecipação de receita não serão computadas para efeito da regra de ouro, desde que liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia 10 de dezembro. Em seguida, decore os tipos de renúncias de receitas e entenda a definição de cada uma delas. Use o quadro esquematizado sobre o assunto como suporte para melhor fixação! Atenção ao fato de a isenção que compõe os tipos de renúncias ser em caráter não geral. Questões fazem pegadinha com isso. Logo depois, atenção especial ao trecho “...exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a PELO MENOS uma das seguintes condições...”.

(47) Tarefa 027 - Administração Financeira e Orçamentária - Auditor Fiscal (Receit.... Saiba as exceções quando não se aplica as exigências sobre renúncias de receita (alterações das alíquotas II, IE, IPI, IOF e ao cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança). Revise o disposto na observação indicada em “DESPENCA NA PROVA”. Retomaremos o estudo da aula com o tópico “Gestão Patrimonial”. Será uma tarefa curta e de um assunto não muito abordado, mas que lhe garantirá importantes pontos na prova caso cobrado. Leia através do quadro esquematizado sobre o tratamento dado às disponibilidades de caixa pelo parágrafo 3º do art. 164 da CF/88. O quadro sintetiza os principais pontos e é suficiente (União – Banco Central /Estados, DF e Municípios - Instituições Financeiras Oficiais). Muita atenção ao quadro “DESPENCA EM PROVA” sobre a vedação do uso da receita oriunda da alienação de bens e direitos e sua exceção.. Leia o quadro esquematizado sobre desapropriação de imóveis urbanos e decore as duas possibilidades de indenização. Sobre conservação do patrimônio público, também basta a leitura do quadro esquematizado. Relembre o conceito de empresa controlada e entenda o que ocorre quando ela firma contrato de gestão. Entraremos no tópico “Transferências Voluntárias”. É importante decorar esse conceito. Através do quadro esquematizado, estude as exigências para a realização de transferências voluntárias. Atenção especial ao quadro “PRESTE MAIS ATENÇÃO”. O último tópico desta aula trata sobre “Destinação de Recursos Públicos para o Setor Privado”. É uma parte da matéria com alguns detalhes que se deve ter um pouco mais de atenção. Decore que para cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá ser autorizada por lei específica, atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais. Atenção ao quadro esquematizado do art. 27 da LRF sobre as condições para concessão de crédito à pessoa física ou à jurídica que não esteja sob seu controle direto ou indireto. Por último, estude o quadro esquematizado que sintetiza bem a condição e exceção para recursos públicos socorrerem instituições do Sistema Financeiro Nacional..

Referências

Documentos relacionados

165, § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício

Conforme Hoji (2009), “administrar sem um guia é como andar no escuro, sem nenhum tipo de apoio”. De forma bem resumida, o orçamento representa a tradução em números

Como vimos, existe uma grande distinção entre orçamento (planejamento) e sua execução, que é onde entra de fato a parte financeira, na qual se situa a atividade que

São os ativos que a companhia tem à sua disposição: caixa, investimentos a curto prazo e longo prazos, contas a receber, estoques e despesas pré-pagas..

A) do Poder Executivo: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. C) do Poder Executivo: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os

(VUNESP – 2015 – Prefeitura de São José dos Campos/SP) A associação da atividade de planejamento ao orçamento público, passando este a ser elaborado não mais apenas

A) do Poder Executivo: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. C) do Poder Executivo: o plano plurianual, as diretrizes

35 da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, a execução de despesas mediante descentralização a outro Ente da Federação processar-se-á de acordo com os mesmos