• Nenhum resultado encontrado

Projeto RPG no Meu Lar Mogi I. Mesmo o mais corajoso de nós raras vezes tem a coragem para o que realmente sabe... Nietzsche.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto RPG no Meu Lar Mogi I. Mesmo o mais corajoso de nós raras vezes tem a coragem para o que realmente sabe... Nietzsche."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projeto RPG no Meu Lar Mogi I

“Mesmo o mais corajoso de nós raras vezes tem a coragem para o que realmente sabe...” Nietzsche .

Mogi das Cruzes

2015

(2)

O que é RPG?

Em um jogo de RPG1 você não apenas conta histórias, mas realmente

participa delas, assumindo o papel de seus personagens centrais. É muito parecido com o teatro, só que você mesmo inventa as suas falas.

Um RPG é ao mesmo tempo teatro de improviso e brincadeira de faz de conta, um conjunto de regras aplicado a uma história criada por todos os envolvidos no jogo. Pense nas suas brincadeiras de infância: todas as vezes que você se imaginava como um cavaleiro em armadura brilhante ou um índio com pintura de guerra, você estava interpretando. Toda vez que você caçava dragões no quintal ou enfrentava os bandidos, você estava interpretando. Isso é algo que você vem fazendo há muito tempo, só que agora tem um nome.

A estrutura do RPG é a seguinte: existe o Narrador, e os jogadores que interpretarão um personagem cada um. Não existem cartas nem tabuleiro.

O Narrador guia e cria a história, descrevendo o que acontece como resultado daquilo que os jogadores dizem e fazem, e deve decidir se os personagens têm sucesso ou falham, sofrem ou prosperam, vivem ou morrem. O primeiro dever de um Narrador é certificar-se de que todos os jogadores se divirtam, e a maneira de fazer isso é contar uma boa história.

Ao contrário dos narradores tradicionais, no entanto, ele não conta simplesmente a história, mas sim cria o esqueleto da história e então deixa que os jogadores a complementem, vivendo os papéis de seus personagens principais.

Os jogadores são também atores. Eles devem falar por seu personagem, interpretando suas ações, a não ser que estejam especificamente fazendo uma pergunta ao Narrador ou descrevendo suas ações. Ao anunciar e descrever aos demais jogadores o que está fazendo, o jogador torna-se parte da história corrente.

Aqui entram outros elementos necessários ao jogo: cada jogador preenche uma ficha de criação de seu personagem, onde constarão todos os seus atributos físicos, sociais e mentais através de pontos, e a maior parte das ações tomadas pelos personagens não dependem somente da vontade de seu jogador ou mesmo do Narrador, mas sim da sorte que ele tirará nos dados. É semelhante aos tradicionais jogos que utilizam dados para movimentar-se pinos em um tabuleiro, só que os dados aqui utilizados possuem 10 lados.

(3)

Parece um pouco confuso, não? Bom, este é o tipo de jogo que se entende melhor na prática mesmo. Muitas histórias famosas nasceram desta estrutura do RPG, como por exemplo, o desenho Caverna do Dragão, que literalmente saiu de uma sessão de RPG; as histórias de O Senhor dos Anéis, de Tolkien; o filme Advanced, Dungeons & Dragons, que é também baseado diretamente de um estilo de RPG denominado AD&D, e muitos outros.

Muitos professores também reconhecem o potencial educativo deste jogo, e por isso há várias teses de mestrado e doutorado sendo produzidas no intuito de divulgar o RPG como prática pedagógica a ser adotada no cotidiano escolar.

Meu objetivo com este projeto vai de encontro também com este propósito: proporcionar diversão aos nossos jovens e adolescentes moradores do Condomínio Meu Lar Mogi I, motivando também a pesquisa e o conhecimento.

Se conseguirei isto? Não sei. Para tentar, dei o primeiro passo criando este projeto. O segundo passo é dado pelos senhores pais e responsáveis, preenchendo a autorização para que seu filho(a) participe deste projeto. Os outros passos acreditamos que serão seguidos pelos primeiros.

Atenciosamente Adriano José - Síndico

(4)

Projeto:

RPG No Meu Lar Mogi I;

Proponente:

Adriano José (síndico);

Jogo:

Vampiro – A Idade das Trevas;

Público Alvo:

Jovens e Adolescentes a partir de 12 anos;

Dias da Semana:

Sábados;

Horário:

A partir das 17h;

Inicio:

06/06/2015 – Oficina de Criação de Personagens;

Crônica:

Um Galo para Asclépio;

Objetivos:

Mostrar outras formas de diversão para além do computador; estimular a criatividade através da criação e interpretação de personagens; estimular a pesquisa histórica e filosófica através da trama, usando o RPG de forma educativa.

Enredo Geral:

Crônica situada no período histórico denominado de Idade Média (período que é também chamado Idade das Trevas), com estratificação social fixa (onde pobres morrem pobres e ricos morrem ricos) e amplo domínio (na Europa) da Igreja Católica Apostólica Romana. Neste período o mundo é dividido em feudos e o imaginário popular é controlado pela crença no cristianismo católico que contribui para a difusão de superstições. O Papa e o Rei dominam o cenário político e social, fundamentados pela autoridade máxima da bíblia.

Enredo Específico:

Vampiros são seres existentes em todas as camadas sociais, seguindo uma hierarquia regida por seis tradições herdadas desde a Segunda

Geração de cainitas2. São 13 clãs e os denominados Caitiff (sem clã específico).

Cada uma destas espécies possuem interesses próprios, e esta história dará principal enfoque aos objetivos o clã Brujah.

Eles visam reconstruir Cartago, uma antiga cidade costeira no Norte da África e que fora destruída após as três Guerras Púnicas. Sua civilização, devido ao contato com os antigos Gregos, valorizava muito a Arte, a Cultura e principalmente a Filosofia. O clã Ventrue é o que mais se beneficiou desta destruição, lutando inclusive nas

guerras púnicas e participando, no tempo presente, do alto escalão da Igreja – uma

(5)

espécie de premiação por sua devota entrega e cumprimento de seus objetivos, que culminou na cristianização do mundo Ocidental.

Neste contexto, alguns assassinatos acontecem, e algumas pistas dão a entender de que há uma ligação misteriosa entre eles. Os lideres cainitas começam a se preocupar, pois a tradição corre perigo.

O que mais chama a atenção nestes crimes, é que eles acontecem sempre depois do canto de um galo, e isto levanta alguns questionamentos: 1º é realmente um cainita o autor destes crimes? O horário seria muito impróprio, pois vampiros não podem ver a luz do dia; 2º que relação existe entre o canto do galo e as pessoas que foram mortas? 3º que objetivos teria o criminoso, relacionando desta forma suas vitimas, que são mortais ou cainitas?

Esta é a trama em que os personagens, com seus objetivos e perspectivas pessoais, terão de se envolver para solucionar o mistério que sonda a Idade Média.

(6)

Autorização

Eu, __________________________________, morador do Condomínio Meu Lar Mogi I, na unidade ___ da Torre ___ autorizo meu filho _______________________ a participar do Projeto RPG no Meu Lar Mogi I a se realizar no Salão de Festas do Condomínio, projeto este criado e coordenado pelo síndico Adriano José da Silva, também morador do Condomínio na unidade 12 da Torre 01.

Ass.: __________________________ (Responsável)

Referências

Documentos relacionados

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente