• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

R

ELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

M

ESTRADO

I

NTEGRADO EM

M

EDICINA

Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

2017/2018

Nuno Pinto de Sousa Lopes

Nº de aluno: 2012321

Turma 2

(2)

Índice

Índice ... 1

I- Introdução e Objetivos ... 2

II- Síntese das atividades desenvolvidas ... 2

II.I- Estágio Parcelar de Medicina Interna ... 2

II.II- Estágio Parcelar de Cirurgia ... 3

II.III- Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 4

II.IV- Estágio Parcelar de Pediatria ... 5

II.V- Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia... 6

II.VI - Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 6

II.VII- Outros elementos valorativos ... 7

III- Análise crítica ... 7

(3)

I- Introdução e Objetivos

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) é essencialmente composto pela Unidade Curricular (UC) “Estágio Profissionalizante”, sendo esta dividida em estágios em diferentes especialidades médicas e cirúrgicas, nomeadamente: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental.

Sendo um estágio profissionalizante, tem como objetivo a aplicação prática dos conhecimentos e competências, até aí adquiridos, aumentando a autonomia e fazendo a ponte entre o MIM e o início da vida profissional. A abrangência de diferentes especialidades permite ao aluno o contato com diferentes áreas e diferentes públicos, preparando o aluno para a sua vida futura.

Os objetivos principais definidos para o Estágio Profissionalizante, no início do ano letivo, que foram seguidos e adaptados aos vários estágios, foram: aplicar competências anteriormente adquiridas; adquirir competências técnicas, científicas e humanas fundamentais ao exercício da prática clínica; desenvolver capacidades na colheita de dados, de comunicação interpessoal e empatia, de raciocínio clínico e autonomia na tomada de decisão das tarefas inerentes à prática clínica; reconhecer dinâmicas e realidades específicas dos diferentes serviços e departamentos e da articulação dos diversos profissionais de saúde para o alcance de objetivos comuns.

II- Síntese das atividades desenvolvidas II.I- Estágio Parcelar de Medicina Interna

Este estágio iniciou-se no dia 11 de Setembro de 2017 e terminou no dia 3 de Novembro do mesmo ano e foi realizado no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, na unidade de AVC do serviço de Medicina IV do Hospital São Francisco Xavier – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE, sob orientação da Dr.ª Fátima Grenho e regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco. Como objetivos para este estágio definiram-se a aquisição progressiva de autonomia e responsabilidade

(4)

inerentes à integração em equipas clínicas e, deste modo, de competências avançadas, quer teóricas quer práticas, nos domínios de diagnóstico e terapêutica, bem como capacidade de comunicação com doentes, colegas e outros profissionais.

Ao longo deste estágio, pude acompanhar e participar nas diversas valências deste serviço - consultas externas da especialidade, enfermarias, serviço de urgência (SU), reuniões de serviço e ações de formação. Este estágio foi bastante estimulante e enriquecedor, pois, foi-me concedida bastante autonomia e com isso senti maior responsabilidade, fosse em contexto de enfermaria ou de urgência. Fora o abordado nos objetivos, desenvolvi capacidade de relação interpessoal com os doentes, mas principalmente com as suas famílias. Participei, ainda, no seminário Choosing

Wisely, em que apresentei as recomendações da American College of Physicians, para este

programa canadiano, suma sessão clínica dos serviços de Medicina Interna III e IV.

II.II- Estágio Parcelar de Cirurgia

Sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio e tutela do Dr. João Miguel Grenho, o estágio parcelar de Cirurgia Geral decorreu entre os dias 6 de Novembro de 2017 e o dia 12 de Janeiro de 2018 e foi realizado no Hospital Beatriz Ângelo com o rácio tutor/aluno de 3:1.

Este estágio foi dividido por cinco partes: uma semana passada no serviço de urgências, em algumas valências deste serviço, existentes neste hospital, como Sala de observação/reanimação (SO), posto de estadia curta (PEC), posto de observação rápida (POR) e pequena cirurgia; o curso “Trauma Evaluation and Management” (TEAM); uma semana de aulas teóricas e teórico-práticas; quatro semanas no serviço de cirurgia geral e duas semanas na especialidade opcional de Medicina Intensiva.

Como objetivos traçados neste estágio incluíram-se o reconhecimento e aplicação de terminologia cirúrgica e principais síndromes cirúrgicas; a identificação e hierarquização de situações clínicas de maior e menor emergência cirúrgica; o planeamento e execução de um exame objetivo completo e a seleção dos exames de diagnóstico necessários a cada caso; a

(5)

avaliação do estado nutricional e risco cirúrgico; a execução de técnicas de pequena cirurgia mais comuns, de anestesia e assepsia. Como objetivos pessoais defini a familiarização com a conduta a adotar em bloco operatório e participar no máximo número de cirurgias que me fosse possível.

Na componente de Cirurgia Geral, acompanhei o Dr. João Miguel Grenho nas suas atividades, como consulta externa no regime pré e pós-operatório, enfermaria, SU e bloco operatório. Ao longo destas quatro semanas pude participar em algumas cirurgias com o meu tutor e com a sua equipa, na qualidade de segundo ajudante, tal como desenvolver competências médico-cirúrgicas adequadas às diferentes atividades.

A especialidade que escolhi como opcional foi Medicina Intensiva e durante estas 2 semanas tive a oportunidade de observar doentes em estado crítico, observar a opção pelas diferentes abordagens consoante o estado geral do doente e os seus critérios analíticos. Acompanhei, também, a transição de diferentes doentes, tanto de cuidados intensivos para cuidados intermédios (Unidades que fazem parte do mesmo serviço), tal como a sua transferência para enfermaria. Observei ainda procedimentos invasivos e não invasivos como implantação de Pacemaker e de CVC.

No dia final do estágio, participei no “Mini-Congresso de Cirurgia” que decorreu no dia 12 de janeiro, com a apresentação de um caso clínico com o tema “Hemicolectomia esquerda laparoscópica com anastomose extracorpórea manual”.

II.III- Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF) sob a regência da Dr.ª Maria Isabel Santos foi tutorado pela Dr.ª. Teresa Libório na Unidade de Saúde Familiar (USF) São Julião e decorreu de 23 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 2018, com o rácio tutor/aluno de 1:1.

Os principais objetivos definidos neste estágio foram a compreensão global da MGF como base para a saúde de uma população, o contato com um alargado número de patologias, a capacidade de avaliação da pessoa no seu componente biopsicossocial, a adaptação da

(6)

comunicação estabelecendo uma boa relação médico-doente, bem como a realização de forma praticamente autónoma.

Ao longo deste estágio atendi, diariamente, doentes da lista da minha tutora num gabinete sozinho. Ao longo destas consultas, a anamnese e o exame clínico eram feitos por mim, sendo posteriormente, discutido com a tutora a avaliação do doente, tal como a abordagem mais adequada. Realizei, deste modo, os mais variados tipos de consulta existentes numa USF, sempre com o apoio da Dr.ª Teresa Libório e participei tanto em reuniões da USF com a discussão de diferentes temas sobre o funcionamento da USF, como na visita semanal ao bairro dos Navegadores em Oeiras, onde acompanhei 2 enfermeiras da USF. No final do estágio realizei o “Diário de Exercício Orientado”, que foi sujeito a discussão na avaliação oral.

II.IV- Estágio Parcelar de Pediatria

O estágio parcelar de pediatria decorreu entre os dias 19 de Fevereiro e 16 de Março de 2018, no serviço de infeciologia do Hospital Dona Estefânia sob regência do Prof. Doutor Luís Manuel Varandas e tendo tido como tutora a Dr.ª Catarina Gouveia.

Neste estágio, tracei como objetivos a consolidação de conhecimentos sobre as patologias mais frequentes em idade pediátrica, nas áreas de diagnóstico e terapêutica e procurei ainda aperfeiçoar aptidões na colheita da anamnese bem como na realização de exame objetivo.

Este estágio deu-me a possibilidade de experienciar as diversas atividades envolvidas na prática médica de Pediatria. Assim, pude acompanhar a Dra. Catarina Gouveia na sua prática diária, incluindo a participação nas enfermarias de infeciologia pediátrica, SU e consultas externas, de infeciologia e orto-infecciologia, bem como a Dra. Sónia Rosa na consulta externa de imunoalergologia e ainda várias reuniões de serviço, sessões clínicas e seminário. Também, fez parte também deste estágio uma aula teórica de imunoalergologia com o tema “Anafilaxia na Criança”. De realçar, a visita médica dos diferentes serviços do Hospital Dona Estefânia,

(7)

incentivando uma abordagem multidisciplinar. Passei também no serviço de Cardiologia Pediátrica durante uma manhã.

No final do estágio realizou-se um Seminário de pediatria com apresentações dos alunos do 6º ano, em que apresentei uma revisão bibliográfica em grupo sobre a Doença de Kawasaki.

II.V- Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio nesta especialidade, sob a regência da Prof. Doutora Teresa Ventura decorreu no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE durante os dias 19 de Março a 20 de Abril de 2018. Fui tutorado pela Dr.ª Helena Pereira.

O estágio foi organizado em duas semanas de Obstetrícia e duas semanas de Ginecologia. Em Obstetrícia, participei na consulta de obstetrícia, consulta de diagnóstico pré-natal, ecografia obstétrica, enfermaria de medicina materno-fetal e enfermaria de puerpério. Na Ginecologia, percorri também diferentes atividades, nomeadamente, consulta de planeamento familiar, consulta de patologia do colo, bloco operatório e enfermaria. Ao longo do estágio frequentei também o SU de Ginecologia/Obstetrícia. Nos vários momentos de contacto pude participar em alguns procedimentos, quer durante a permanência na enfermaria, quer no bloco operatório. Realizei ainda uma apresentação a propósito do artigo de revisão intitulado “Testes pré-natais não invasivos para rastreio de aneuploidias: o estado da arte “. numa sessão clínica do serviço.

II.VI - Estágio Parcelar de Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental, sob a tutoria da Dr.ª Pilar Santos Pinto e regência do Prof. Doutor Miguel Talina foi realizado no serviço de psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE, mais propriamente na equipa comunitária de psiquiatria da Brandoa, pertencente a este serviço. Este estágio tinha como objetivos o conhecimento de aspetos de saúde pública e de organização dos cuidados de saúde mental, a integração no raciocínio clínico do contexto biopsicossocial, a identificação de sintomas de perturbações psiquiátricas, comportamentos

(8)

patológicos e situações individuais e sociais de risco e ainda o contacto com atividades de investigação e trabalho de equipa.

Ao longo das quatro semanas, a atividade clínica teve lugar sobretudo em contexto de Consulta onde tive oportunidade de contactar com doentes psiquiátricos numa fase controlada da sua doença, com a capacidade de viver a sua vida em regime de ambulatório, mas com necessidade de manter seguimento e/ou terapêutica. Trata-se de um contexto de prestação de cuidados particular, tendo como principal objetivo a diminuição dos doentes, em que é essencial a intervenção de uma equipa multidisciplinar composta por médicos, assistentes ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos. Saliento ainda a frequência semanal do SU do HFF e a presença nas reuniões de equipa e do serviço.

II.VII- Outros elementos valorativos

Ao longo dos seis anos de curso participei em diferentes atividades extracurriculares, nomeadamente: Atleta na modalidade de futsal e futebol 7 em representação da Nova Medical School, durante um ano na primeira divisão da Associação de Desporto Universitário de Lisboa (ADESL); Atleta na modalidade de futebol em representação da Nova Medical School, participando na segunda divisão da ADESL, durante 4 anos, tendo neste último alcançado a subida de divisão, chegando a ser capitão de equipa; Participante do programa de mobilidade ERASMUS em Timisoara - Roménia; Membro da crew de organização do IMED 7.0.

III- Análise crítica

Este último ano de faculdade visa a aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo dos outros anos, através da obtenção de competências e valores que possibilitam uma maior autonomia, preparando os futuros médicos para a vida profissional que se avizinha.

Refletindo, então, sobre o estágio profissionalizante, penso ter cumprido todos os objetivos a que me propus no início do ano e considero que este foi um ano muito importante na minha formação, enquanto pessoa e enquanto profissional. Como apreciação global dos diferentes

(9)

estágios, considero que os atributos mais valorativos destes foram a autonomia e o enquadramento em equipas que me adotaram como fazendo parte destas, a tutoria de médicos com grande experiência e expertise, e o rácio tutor/aluno ser de 2:1, em média. Como atributos negativos considero a avaliação díspar e subjetiva entre diferentes tutores do mesmo estágio e entre diferentes locais de estágio.

Considerei o estágio de Medicina Interna muito positivo. Realço a oportunidade de ter contactado diariamente com a unidade de AVC de um serviço de medicina interna, aprimorando o meu conhecimento nesta patologia cada vez mais incidente no nosso país. Esta unidade tem um trabalho continuado e paralelo com o serviço de medicina IV, permitindo-me desenvolver também competências à cerca de diferentes patologias. De destacar ainda, o contacto com diferentes doentes e familiares destes, que me fez evoluir nas minhas competências de comunicação e de transmissão de informação de forma concisa e precisa, de modo a ser claramente entendida pelos doentes e respetivas famílias.

Como aspetos positivos no estágio de Cirurgia Geral, ressalvo a diferente panóplia de casos que pude observar nas diferentes valências. Contudo, o facto de as regras do bloco operatório apenas permitirem a permanência de 2 alunos em cada sala e o rácio tutor/aluno ser de 3:1, assim como, a semana de urgências, que penso não se adequar ao estágio parcelar desta especialidade, mas sim à especialidade de Medicina Interna foram dos aspetos menos satisfatórios.

O estágio de MGF foi também um dos mais enriquecedores que tive ao longo do curso, com um papel muito importante nas minhas capacidades de comunicação e da abordagem biopsicossocial ao doente. A possibilidade de dar consultas num gabinete sozinho fez-me experienciar situações diferentes das que até agora tinha vivenciado.

O estágio de Pediatria considerei um estágio globalmente positivo, contudo, considero que poderia haver uma maior valência em termos das especialidades pediátricas para aumentar o

(10)

mais que um dia à semelhança do que ocorreu na imunoalergologia e na cardiologia pediátrica. Considero que poderiam haver algumas especialidades e que estas fossem selecionadas como ocorreu na opcional do estágio de Cirurgia Geral.

Em Ginecologia e Obstetrícia penso ser de valorizar o rácio tutor/aluno de 1:1 e a possibilidade de realizar e observar diferentes técnicas, tal como, participar em cirurgias e a organização do calendário dos alunos diferenciado pela passagem nas diferentes valências.

O estágio parcelar de Saúde Mental foi essencial para a minha formação, permitindo-me clarificar a abrangência da doença mental em todas as áreas e a necessidade de ajuste de discurso e de comportamentos ao lidar com estes pacientes. Penso que, neste estágio apesar de ser importante permanecer as 4 semanas com o nosso tutor é importante, para ser melhor introduzido na equipa, contudo, isto leva a que não se passe por diferentes valências da psiquiatria.

Para terminar esta reflexão destaco o desenvolvimento das minhas relações interpessoais e a aquisição integrada de novas competências.

Chegando, então, ao final do curso com o sentimento de dever cumprido, destaco o empenho e motivação que pautaram a minha atitude de procurar aproveitar ao máximo aquilo que considero ter sido um modelo de formação adequado ao meu desenvolvimento profissional. Considero também que merecem destaque as diferentes atividades extracurriculares nas quais participei, que me ocupavam tempo, mas que considero essenciais para o meu desenvolvimento como pessoa e no caso do futebol, em particular, do trabalho de equipa. Gostaria de terminar agradecendo a todos aqueles que contribuíram de forma fundamental para a minha formação médica e pessoal ao longo destes 6 anos, incluindo colegas, professores e todos os profissionais de saúde que tive oportunidade de contactar.

(11)

IV- Anexos

• Membro da crew de organização do IMED 7.0

(12)
(13)

Referências

Documentos relacionados

Era uma coisa nova para nós naquela época, e a forma como ele tentou instalar o Conselho foi extremamente prejudicial porque dividiram Cuiabá em grupos regionalizados de dez

e em Davos, a 1560™ por Keundig tem fornecido resultados análogos. Convém notar que este augmento é maior ainda nos tuberculosos ; em cinco dias o augmen- to é de 982:000

The parallel working groups dealt with diphtheria surveillance objectives, the diphtheria case definition, and laboratory activities, respectively. The two working groups in charge

This work presents evidence that trade barriers such as nominal tariffs on imports result on a negative impact on the productivity – either labor productivity or total

A partir do exposto, entende-se ser possível concluir que a construção das junções tipo ponte foi eficaz uma vez que houve um salto da corrente elétrica na

O resultado (Tabela 3) afirma que, para as duas amostras em questão não existem diferenças significativas entre elas e que em um primeiro momento, para este estudo e esta área

In this work we have presented numerical comparisons between three harvesting policies: the optimal policy with variable effort (using stochastic control theory), the sub-optimal

Pretendia-se com este estudo verificar se existia relação entre o trabalho por turnos e o bem-estar nos trabalhadores em horário de trabalho por turnos, comparando com horário de