• Nenhum resultado encontrado

Nos passos do peregrino: turismo e religiosidade em Santa Cruz dos Milagres (PI)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nos passos do peregrino: turismo e religiosidade em Santa Cruz dos Milagres (PI)"

Copied!
142
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM TURISMO – PPGTUR MESTRADO EM TURISMO

LINHA DE PESQUISA: TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

KAÍSE CANUTO DA SILVA

NOS PASSOS DO PEREGRINO: TURISMO E RELIGIOSIDADE EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES (PI)

Natal/ RN 2019

(2)

KAÍSE CANUTO DA SILVA

NOS PASSOS DO PEREGRINO: TURISMO E RELIGIOSIDADE EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES (PI)

Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Turismo, na área de Turismo, Desenvolvimento e Gestão. Orientadora: Maria Lúcia Alves Bastos, Dra.

Natal/ RN 2019

(3)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Sistema de Bibliotecas - SISBI

Catalogação de Publicação na Fonte. UFRN - Biblioteca Setorial do Centro Ciências Sociais Aplicadas - CCSA

Silva, Kaíse Canuto da.

Nos passos do peregrino: turismo e religiosidade em Santa Cruz dos Milagres (PI) / Kaíse Canuto da Silva. - 2019. 141f.: il.

Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Natal, RN, 2019. Orientador: Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Alves. Coorientador: Prof. Dr. Almir Félix Batista.

1. Turismo religioso - Santa Cruz dos Milagres (PI) -

Dissertação. 2. Festas religiosas - Dissertação. 3. Religiosidade - Dissertação. 4. Políticas públicas - Turismo - Dissertação. I. Alves, Maria Lúcia Bastos. II. Batista, Almir Félix. III. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. IV. Título. RN/UF/Biblioteca do CCSA CDU 338.48-6:2

(4)

NOS PASSOS DO PEREGRINO: TURISMO E RELIGIOSIDADE EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES (PI)

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Turismo, na área de Turismo, Desenvolvimento e Gestão.

Natal/RN, 19 de fevereiro de 2019.

BANCA EXAMINADORA

Orientadora – Presidente da Banca Examinadora Maria Lúcia Bastos Alves, Dra.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Membro interno

Almir Félix Batista, Dr.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Membro interno

Maria Aparecida Pontes da Fonseca, Dra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Membro externo

Luiz Carvalho de Assunção, Dr.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Membro externo

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Dr. Universidade Federal do Ceará (UFC)

(5)

AGRADECIMENTOS

A realização deste mestrado representa mais que uma qualificação profissional, é a realização de um sonho. É o momento de agradecer, acima de tudo a Deus, pois “Até aqui o Senhor nos ajudou.” Ele que tanto me honrou e me concedeu inúmeras vitórias, dedico toda a minha gratidão.

A minha família (pai, irmãos, sobrinhos) pelo apoio e incentivo, em especial a minha Mãe, Livramento Canuto, que é a minha fonte de inspiração diária, que me mostra sempre a importância da busca pelo conhecimento e não me permitiu desistir dos meus sonhos.

A Reginaldo (Bem) pelo companheirismo e amor, por compreender minhas ausências e jamais me permitir desanimar.

Gratidão ao Instituto Federal do Piauí – IFPI, por incentivar a capacitação dos seus professores, e me por conceder a licença para que eu pudesse me capacitar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Aos Diretores do Campus de São Raimundo Nonato, por garantir a minha liberação sem nenhum empecilho, e aos meus colegas de trabalho por assumirem minhas disciplinas nestes dois anos de mestrado.

Na jornada em Natal, encontrei pessoas queridas que partilharam seus conhecimentos e experiências. Sou imensamente grata a Professora Maria Lúcia Bastos Alves, que abraçou, acreditou e confiou no meu trabalho. Minha eterna admiração por sua competência, dedicação e generosidade, com a qual me guiou durante essa jornada, despertando em mim, um imenso desejo de aprender e amor pela pesquisa.

Aos diálogos profícuos com o Professor Almir Félix, pela sua tranquilidade nos momentos de tensão e ansiedade.

Durante a qualificação, recebi valorosas contribuições dos Professores Luiz Assunção e Maria Pontes, que foram cruciais para aprofundar as minhas reflexões sobre o meu objeto de estudo e aprimorar a construção da presente pesquisa.

Aos demais professores do PPGTUR, que tanto contribuíram para expandir o horizonte do saber turístico, e me ajudaram a compreender ainda mais a complexidade que envolve atividade turística.

Ao convite prontamente aceito, pelo Professor Christian Dennys Monteiro de Oliveira, uma das maiores referências nos estudos sobre turismo religioso, suas pesquisas foram fundamentais para compreender e fundamentar, em muitos momentos, a pesquisa.

(6)

Aos amigos de turma de mestrado e doutorado do ano de 2017, sou grata pela acolhida, experiências partilhadas, a amizade sincera, as conversas reconfortantes nos momentos difíceis, e outros tantos de alegrias, compartilhados durante esse período longe de casa.

Aos amigos de Teresina, que tanto me encorajaram e acreditaram que tudo seria possível, meu muito obrigada!

Também aos amigos que fiz em Santa Cruz dos Milagres (PI) durante a realização a pesquisa, sou grata pela acolhida, pela ajuda na coleta dos dados, pelas entrevistas concedidas, enfim, obrigada por todo apoio. Em especial a Irmã Cristina que cedeu todo o material documental sobre o Santuário com muito entusiasmo e carinho.

Por fim, com todo carinho, minha gratidão a cada devoto da Santa Cruz, que são os verdadeiros produtores do sagrado, que dão sentido e vivacidade ao movimento religioso em Santa Cruz dos Milagres.

(7)

Silva, Kaíse Canuto. (2019) Nos passos do peregrino: Turismo e Religiosidade em Santa

Cruz dos Milagres (PI). 142f. Dissertação (Mestrado em Turismo). Universidade Federal do

Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, RN.

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a tríade festiva na cidade de Santa Cruz dos Milagres (PI) e as estratégias políticas e eclesiais existentes na proposta de criação de um destino turístico religioso. Santa Cruz dos Milagres está localizada no Estado do Piauí, região Nordeste do Brasil, e representa um centro religioso do catolicismo popular. Para alcançar tal objetivo, foram pesquisadas as Festas: Invenção da Santa Cruz, Exaltação da Santa Cruz e Encontro dos Santos, três importantes celebrações religiosas realizadas em períodos distintos. As dimensões sócio religiosas se constituem como fundamentos culturais, históricos e econômicos, potenciais para promover a cidade de Santa Cruz dos Milagres como um destino turístico religioso. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, que envolveu pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Empregou-se o método compreensivo, recorrendo-se as técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas com representantes da Igreja, o poder público e a comunidade local, além de aplicação de questionário com os devotos e registro em diário de campo. As análises das falas dos sujeitos, foram realizadas por meio da análise descritiva e de conteúdo. Tratam-se de três eventos protagonizados, sobretudo, por devotos que juntamente com os moradores locais e o aval da Igreja Católica, reatualizam suas crenças e ritos sagrados que dão legitimidade ao fenômeno religioso. Os resultados da pesquisa apontam a existência de estratégias políticas e eclesiais, voltadas para a promoção de Santa Cruz dos Milagres, embora estas estratégias se apresentem desarticuladas, atuam em diferentes dimensões. As ações do Estado estão centradas no discurso do desenvolvimento econômico, associado à promoção turística. Sobretudo, a partir da política de regionalização do turismo empreendida desde 2004, que divulga a Cidade enquanto polo turístico religioso no Piauí. Enquanto isso, a Igreja Católica, também se utiliza do discurso do turismo religioso, para avançar no seu projeto de evangelização e legitimação no espaço sagrado, por meio da criação de símbolos. Como a construção do novo templo, que busca inserir-se nesta lógica de modernização dos santuários católicos. A comunidade reconhece a dependência diante da atividade religiosa, uma vez que esta estimula o comércio local. Com relação às práticas dos devotos, foram identificadas permanências e mudanças, por intermédio de ações que incorporam novos elementos tão sagrados quanto turísticos, capazes de impulsionar a atividade turística.

(8)

Silva, Kaíse Canuto. (2019) In the footsteps of the pilgrim: Tourism and religiosity in

Santa Cruz dos Milagres (PI). 142f. Dissertation (Master in Tourism). Federal University of

Rio Grande do Norte-UFRN, Natal, RN.

ABSTRACT

This research aimed to analyze the festive triad in the city of Santa Cruz dos Milagres (PI) and the strategies of the political and ecclesial actions existing in the proposal to create a religious tourist destination. Santa Cruz dos Milagres is located in the state of Piauí, northeast region of Brazil and represents a religious center of popular Catholicism. To achieve this objective, the festivities were researched: invention of the Holy Cross, exaltation of the Holy Cross and meeting of the Saints, three important religious celebrations held in different periods. whose socio-religious dimensions constitute cultural, historical and economic foundations, potential to promote the city of Santa Cruz dos Milagres as a religious tourist destination. The qualitative approach was used to conduct the research, which involved bibliographic, documental and empirical research. The comprehensive method was used, using participant observation techniques, semi-structured interviews with representatives of the Church, public authorities and local community, in addition to applying a questionnaire with devotees and recording in a diary of Field. The analyses of the subjects ' statements were performed by means of descriptive and content analysis. These are three events, mainly by devotees that together with local residents and the endorsement of the Catholic Church, reupdate their sacred beliefs and rites that give legitimacy to the religious phenomenon. The results of the research point to the existence of political and ecclesial strategies aimed at the promotion of Santa Cruz dos Milagres, although these strategies are disjointed, act in different dimensions. The actions of the state are centered on the discourse of economic development, associated with tourism promotion. Above all, from the policy of regionalization of tourism undertaken from 2004, which disseminates the city as a religious tourist hub in Piauí. Meanwhile, the Catholic Church, also uses the discourse of religious tourism, to advance in its project of evangelization and legitimation in the sacred space of Santa Cruz dos Milagres, through the creation of symbols. As the construction of the new temple, which seeks to insert itself in this logic of modernization of the Catholic sanctuaries. The local community recognizes dependence on religious activity, since it stimulates local trade. Regarding the practices of devotees, permanences and changes were identified, through actions that incorporate new elements as sacred as tourism, capable of boosting tourism activity.

(9)

LISTA DE FIGURAS

Figura 01. Mapa de Localização do Município de Santa Cruz dos Milagres/ PI.. 18

Figura 02. Mapa de Localização da Microrregião de Valença/ PI ... 33

Figura 03. Casa dos romeiros administrada pela Igreja ... 36

Figura 04. Símbolos sagrados do Mito de Santa Cruz dos Milagres ... 44

Figura 05. Construção histórica de Santa Cruz dos Milagres ... 45

Figura 06. Imagem da Igreja Matriz de Santa Cruz dos Milagres ... 46

Figura 07. Imagem do Mosaico “diálogo do beato e o vaqueiro” ... 48

Figura 08. Imagem da Exposição do Santo Sudário ... 49

Figura 09. Imagem do Olho d’Água após a reforma ... 50

Figura 10. Rota dos Romeiros em Santa Cruz dos Milagres -PI ... 51

Figura 11. Tríade Festiva em Santa Cruz dos Milagres (PI) ... 68

Figura 12. Imagem da Procissão dos trabalhadores em Santa Cruz dos Milagres 71 Figura 13. Imagem dos Artigos religiosos comercializados na loja paroquial .... 72

Figura 14. Imagem da exposição mariana ... 73

Figura 15. Imagem da logomarca da campanha dos romeiros ... 74

Figura 16. Imagem da preparação para a Invenção com a recitação das 100 ave-marias ... 75

Figura 17. Imagem da logomarca dos Aventureiros da Fé ... 76

Figura 18. Imagem da benção solene do campanário durante a Festa da Invenção ... 77

Figura 19. Imagem do campanário e cruzeiro de Santa Cruz dos Milagres ... 78

Figura 20. Exercício da Invenção da Santa Cruz ... 79

Figura 21. Tour pelo Santuário coordenado pelo Reitor ... 81

Figura 22. Ritos de pagamento de promessa ... 83

Figura 23. Procissão do Encontro dos Santos (2018) ... 84

Figura 24. As comunidades e os santos ... 85

Figura 25. Mapa das Regiões turísticas ... 93

Figura 26. Entrada da cidade de Santa Cruz dos Milagres ... 98

Figura 27. Placa informativa sobre a realização de obras de pavimentação ... 99

(10)

Figura 29. Página inicial do site do Santuário ... 110 Figura 30. Principais ações de marketing religioso desenvolvidas pela Igreja

Católica... 111

Figura 31. Síntese das ações eclesiais ... 112 Figura 32. Síntese dos benefícios para a comunidade local ... 127

(11)

LISTA DE QUADROS

Quadro 01. Estudos relacionados à Santa Cruz dos Milagres (PI) ... 24

Quadro 02. Quadro de Alinhamento da pesquisa ... 32

Quadro 03. Dirigentes do Santuário ... 113

(12)

LISTA DE TABELAS

Tabela 01. Distribuição da população de Santa Cruz dos Milagres (PI) ... 34

Tabela 02. Quantidade de munícipios integrantes das regiões turísticas ... 92

Tabela 03. Contrato de repasses do Ministério do Turismo ... 97

Tabela 04. Perfil dos devotos ... 116

Tabela 05. Transporte utilizado ... 119

Tabela 06. Companhias de viagem ... 120

(13)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 01. Procedência dos devotos de Santa Cruz dos Milagres (PI) ... 118

Gráfico 02. Frequência de visitação ... 119

Gráfico 03. Fatores que influenciaram a visita ... 121

Gráfico 04. Tempo de permanência ... 123

Gráfico 05 Serviço de hospedagem ... 124

(14)

LISTA DE SIGLAS

BDTD Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

BID Banco Interamericano de Desenvolvimento

BNB Banco do Nordeste

CEPRO Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí

CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CNT Conselho Nacional de Turismo

DS Dirigentes do Santuário

EMBRATUR Instituto Brasileiro de Turismo

FUNDAC Fundação Cultural do Piauí

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IFPI Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí

MTUR Ministério do Turismo

NEPEC Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura

OMT Organização Mundial do Turismo

PDITS Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável

PI Piauí

PNMT Programa Nacional de Municipalização do Turismo

PNT Plano Nacional de Turismo

PPGTUR Programa de Pós-graduação em Turismo

PRODETUR/NE Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste Brasileiro

PRT Programa de Regionalização do Turismo

SENAC Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

SETUR Secretaria de Turismo do Estado do Piauí

TCLE Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

UERJ Universidade Estadual do Rio de Janeiro

UESPI Universidade Estadual do Piauí

(15)

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO ... 17

1.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ... 26

1.2 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO EM ESTUDO ... 33

1.2.1 Sistema Turístico em Santa Cruz dos Milagres/ PI ... 35

2 O SAGRADO E O TURÍSTICO EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES .. 38

2.1 O MITO E A ORIGEM DE SANTA CRUZ ... 38

2.2 DA CAPELA AO SANTUÁRIO: SÍMBOLOS E ATRATIVOS ... 45

2.3 RELIGIÃO ENQUANTO INTINERÁRIO TURÍSTICO ... 52

2.3.1 Os estudos sobre as peregrinações e romarias ... 54

2.3.2 Ensaios sobre Turismo religioso ... 59

2.3.3 Catolicismo popular: festas e devoções ... 61

3 A TRÍADE FESTIVA: O CENÁRIO DAS PERFORMANCES ... 66

3.1 INVENÇÃO DA SANTA CRUZ ... 69

3.2 EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ ... 80

3.3 ENCONTRO DOS SANTOS ... 82

4 POLÍTICAS PÚBLICAS COMO ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS DO TURISMO RELIGIOSO EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES ... 86

4.1 BREVES DISCUSSÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NO BRASIL ... 87

4.2 CAMINHOS DA POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NO PIAUÍ ... 90

4.3 ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES ... 96

4.4 ARTICULAÇÕES COM O PODER LOCAL ... 101

5 AS AÇÕES ECLESIAIS: O OLHAR DA IGREJA CATÓLICA E DOS ATORES LOCAIS ... 104

5.1 A IGREJA CATÓLICA E A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA 104 5.2 AS AÇÕES ECLESIAIS E PROMOÇÃO DO TURISMO RELIGIOSO EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES ... 107

5.2.1 Olhar dos representantes eclesiais responsáveis pelo Santuário ... 112

5.2.2 O devoto da Santa Cruz ... 116

(16)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 130

REFERÊNCIAS ... 134

APÊNDICES ... 138

Apêndice A - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE ... 139

Apêndice B - Roteiro de entrevista para os representantes da igreja ... 140

Apêndice C - Roteiro de entrevista para os representantes do poder público ... 141

(17)

1 INTRODUÇÃO

O turismo religioso se apresenta como segmento multifacetado, de aspectos socioculturais, econômicos e políticos. O objetivo, nesta pesquisa, é analisar a tríade festiva na cidade de Santa Cruz dos Milagres (PI) e as estratégias das ações políticas e eclesiais existentes na proposta de criação de um destino turístico religioso. A proposta é entender como estas ações acontecem e de que forma contribuem para o fomento do turismo religioso na Cidade. Partimos do pressuposto que “[...] as relações entre a atividade turística e o sagrado cobram interesse, tanto na dimensão econômico-negocial quanto nos aspectos sociocultural e simbólico” (Almeida & Pinto, 2017, p. 617).

O debate sobre o turismo religioso ampliou-se nas últimas décadas, seja por uma discussão conceitual, referente às terminologias empregadas (Silveira, 2004; Steil, 2003; Silveira 2007), ou enquanto segmento turístico que cresce em dados estatísticos1. Além disso, se observa que a discussão sobre a temática no país tem sido foco de interesses de diversos pesquisadores, políticos e eclesiásticos que visam à divulgação da religiosidade que lhe está relacionada, associado a um potencial socioeconômico local, numa perspectiva de promoção do turismo religioso.

Embora a motivação primordial do turismo religioso esteja centralizada nas questões religiosas, a utilização de diversos produtos, serviços e equipamentos movimentam as práticas de mercado e estimula um ideário de desenvolvimento socioeconômico, associado a investimentos públicos e privados na promoção deste segmento turístico. As práticas religiosas e os bens simbólicos ao serem inseridos nessa lógica de mercado, torna-se foco de políticas públicas e ações legitimadoras por parte da Igreja Católica.

A pesquisa tratará, nesse contexto, do turismo religioso direcionado às práticas religiosas centralizadas no catolicismo popular2, presentes na religiosidade brasileira,

1 Segundo o Ministério do Turismo, as viagens motivadas pela fé mobilizaram 17,7 milhões de pessoas só em

2014. A religião é o motivo de 3,6% de todas as viagens feitas no Brasil, de acordo com a pasta, que identificou mais de 340 cidades que são destino obrigatório no calendário anual dos eventos que envolvem a fé. As estimativas oficiais do Ministério são de que o segmento movimente cerca de R$ 15 bilhões por ano no país. Em 2013, os cinco destinos religiosos que estão entre os mais procurados do país receberam cerca de R$ 600 milhões do governo Federal para fortalecer o turismo. Além de Aparecida, em São Paulo, os municípios contemplados foram Bragança, no estado do Pará, onde anualmente acontece a tradicional Marujada entre as festividades em honra a São Benedito. A festa ocorre desde o fim do Século XVIII; Nova Trento, em Santa Catarina, onde fica o morro da cruz e o santuário de Madre Paulina, canonizada pelo papa João Paulo II, em 2002; Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, onde se encontra a maior estátua de Santa Rita de Cássia da América Latina; e Trindade, em Goiás. Disponível em: https://www.oeconomista.com.br/turismo-religioso-movimenta-mais-de-r-15-bilhoes-por-ano-na-economia-brasileira/. Resgatado em: novembro de 2017.

2 O conceito de catolicismo popular é tratado no tópico 2.3.3 deste trabalho, adiantamos que não é foco desta

(18)

resultado do processo histórico e social que se popularizou em meio às festas de padroeiros, romarias, oferendas de ex-votos, pagamento de promessas, novenas, etc. O cenário deste estudo, a cidade de Santa Cruz dos Milagres, se configura como lócus do sagrado com poder atrativo em torno de manifestações e práticas religiosas. Ela possui o maior santuário religioso católico do Piauí e tem sido promovida pelo poder público como importante polo religioso do Estado, aliado juntamente, com ações eclesiais desempenhadas em torno das festas religiosas e do Santuário.

Figura 01. Mapa de Localização do município de Santa Cruz dos Milagres/ PI

Fonte: Adaptado de IBGE (2016).

consideramos que o catolicismo popular pode envolver uma continuidade de formas tradicionais do catolicismo, mas com significados diferentes, sendo incorporados as práticas já consagradas as quais estariam assumindo novos papéis na vida contemporânea (Menezes, 2004).

(19)

A religiosidade presente em Santa Cruz dos Milagres se fortalece ao longo dos anos, principalmente durante a “tríade festiva”, este conceito adotado pela pesquisadora refere-se as três importantes e distintas celebrações religiosas que se destacam no calendário religioso da Cidade, as Festas - Invenção da Santa Cruz, Exaltação da Santa Cruz e Encontro dos

Santos - são os momentos de efervescência religiosa, de maior concentração de devotos,

envolvidos pelas celebrações e pelo próprio sentido da romaria, mas que também evidenciam as trocas, disputas e negociações entre os atores envolvidos na organização e execução das celebrações.

A primeira festividade religiosa, denominada a Invenção da Santa Cruz, ocorre entre os dias 01 e 03 de maio, representa um ritual de penitência3 em torno da cruz sagrada, durante o ritual da Invenção, o momento de maior efervescência religiosa que ocorre no dia 03, data em que os devotos repetem os ritos de ajoelhar, beijar o chão, se persignar e rezar ave-maria, todos os gestos repetidos 100 vezes, acompanhados de uma oração penitencial, onde os devotos reconhecem sua condição de pecadores e renunciam a satanás.

Em setembro de 05 a 14 é realizada a segunda Festa, a Exaltação da Santa Cruz, considerada como ponto alto do ritual de celebração, durante 10 dias é celebrada a padroeira Santa Cruz, os “festejos de setembro”, assim como é conhecido, reúnem grande número de devotos em romaria. Além disso, o comércio também é intenso movimentando ambulantes e feirantes, onde as fronteiras entre o sagrado e profano se cruzam durante todos os dias da festa. Enquanto que os leigos engajados nas pastorais da Igreja assumem a responsabilidade das atividades realizadas durante todo o festejo, o poder público municipal organiza as demais festas profanas.

Em novembro ocorre o Encontro dos Santos, festividade mais recente criada na década de 1990. Esta é realizada no 2º domingo do mês e representa uma romaria coletiva das paróquias vizinhas direcionadas a Santa Cruz dos Milagres. As referidas paróquias levam em romaria os seus santos padroeiros, com o objetivo de promover uma maior aproximação através do encontro entre fiéis e seus santos, tendo Santa Cruz como a anfitriã da festa que acolhe e abençoa a todos, encerrando o ciclo festivo em um ritual de confraternização.

As festas são as grandes impulsionadoras do fluxo de devotos e promovem as romarias direcionadas para Santa Cruz dos Milagres, no entanto, observa-se que com a construção do novo Santuário em 2016, veio colaborar para promover o segmento do turismo religioso na Cidade, pois ao ser inserido na lógica de mercado dos espaços sagrados, contribuem para

3 Os termos rituais de penitência, celebração e confraternização foram adotados pela pesquisadora, levando em

(20)

sanar o problema da sazonalidade dos eventos. Além de proporcionar uma melhor infraestrutura de acolhida no Santuário, o mesmo busca atrair mais devotos durante todo ano, estimulando o fluxo turístico capaz de subsidiar o desenvolvimento socioeconômico da Cidade.

O segmento do turismo religioso tem sido nas últimas décadas, amplamente difundido, levando em consideração que o Brasil possui um enorme potencial religioso, sobretudo no que se refere aos aspectos centrados no catolicismo. Com isso, observamos que o poder público tem procurado inserir essas práticas religiosas em roteiros turísticos com o objetivo de melhor promover destinos turísticos, com vista à promoção dos espaços sagrados4, atrelado à ideia de desenvolvimento socioeconômico. Também se observa um crescimento de santuários, e santos beatificados5, o que representa uma valorização das devoções locais por parte da Igreja Católica. Essa realidade vem sendo discutida e observada na região Nordeste.

As festas de santos e padroeiras, tem se tornado cenário de investimentos públicos, privados e eclesiais. Alves (2013), que acompanha essa dinâmica no Estado Rio Grande Norte, destaca que importantes festas, estão sendo inseridas cada vez mais nessa lógica do turismo religioso. Para a autora, trata-se de um processo dialético, a promoção das festas religiosas do catolicismo popular como atrativos turísticos, pois se configura a partir de determinado contexto cultural e socioeconômico no qual, religião e turismo assumem sentidos contraditórios. “Ao serem incorporadas em roteiros turísticos as tradicionais festas religiosas abandonam ou redefinem seus antigos rituais; por outro, o setor turístico ao privilegiar determinados aspectos da cultura religiosa, provocam mudanças no modo de celebrar os acontecimentos” (Alves, 2013, p. 26).

O crescimento pela busca por locais sagrados na tentativa de vivenciar as mais diversas experiências espirituais, tais quais: momentos de celebração, fé, devoção, e sobretudo momentos de efervescência religiosa, presentes nas romarias e festividades religiosas, são práticas que têm atraído a cada ano um maior número de devotos, recebendo maiores investimentos públicos acompanhado de ações da Igreja Católica. Essa realidade também é observada em Santa Cruz dos Milagres, ao ponto que, enquanto o Estado busca promover a cidade como destino turístico religioso, a Igreja centraliza as ações e busca legitimar suas práticas de evangelização acompanhadas de projetos monumentais. Outrossim, além de Santa

4 “O espaço sagrado é um campo de forças e valores que eleva o homem religioso acima de si mesmo, que o

transporta para um meio distinto daquele no qual transcorre sua existência. É por meio dos símbolos, dos mitos e dos ritos que o sagrado exerce sua função de mediação entre o homem e a divindade” (Rosendahl, 1996, p. 30)

5 Em 2017 o Brasil passou a ter 28 novos santos, canonizados pelo Papa Francisco, os mártires de Cunhaú e

Uruaçu, no estado do Rio Grande do Norte, considerados vítimas dos massacres comandados pelos holandeses há mais de três séculos. De modo que atualmente o Brasil possui um total de 88 entre santos e beatos.

(21)

Cruz dos Milagres, diversas cidades piauienses se destacam pelo seu potencial religioso, sobretudo, durante o período da semana santa, com eventos culturais e religiosos, como os que ocorrem nas cidades de Floriano6 e Oeiras7.

As políticas públicas de turismo tornaram-se mais eficazes a partir da criação do Ministério do Turismo (MTUR) em 2003, que possibilitou um maior planejamento da atividade e direcionamento de recursos público, com o desafio de conceber um novo modelo de gestão pública descentralizada e participativa, atingindo todas as instâncias.

A política de turismo desenvolvida no Piauí, acompanha a dinâmica nacional de estruturação das regiões turísticas com a criação do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que desde 2004, visa desenvolver a atividade turística por meio da descentralização da gestão turística, e a implementação de atividades socioeconômicas e culturais, com base na criação das regiões turísticas. Com a implantação das regiões turísticas em 2005 o Piauí, passou a se organizar em 7 polos turísticos: Região Turística Polo Costa do Delta, Polo Aventura e Mistério, Polo Teresina, Polo Histórico Cultural, Polo das Origens, Polo das Nascentes e Polo das Águas, cada região possui suas potencialidades e envolve diversos segmentos da atividade turística. Santa Cruz dos Milagres, embora esteja localizada a mais de 180 km da capital, integra desde 2009 o Polo Teresina, após um reordenamento nas regiões turísticas no Estado.

Na cidade de Santa Cruz dos Milagres, as práticas religiosas constituem um sistema de devoções populares que tiveram um crescimento substancial principalmente, no período da tríade festiva. É preciso entender não somente como esses espaços sagrados foram criados, mas também em que condições e influências sociais são recriados, sobretudo, em torno das políticas públicas e ações eclesiais que buscam promover desenvolvimento associado à prática do turismo religioso. A questão central que busca nortear essa pesquisa é: Quais as estratégias políticas e eclesiais desenvolvidas na tríade festiva para a promoção local de Santa Cruz dos Milagres como um destino turístico religioso?

Diante desta problemática, a pesquisa propõe, como objetivo geral analisar a tríade festiva na cidade de Santa Cruz dos Milagres (PI) e as estratégias das ações políticas e eclesiais existentes na proposta de criação de um destino turístico religioso. Especificamente, este trabalho objetiva: a) descrever o cenário da tríade festiva e caracterizar o perfil dos

6 O espetáculo da Paixão de Cristo é realizado na cidade cenográfica, pelo grupo de teatro da Cidade e já conta

com a participação de artistas nacionais, além disso, o espetáculo é incentivado pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, Rouanet 8.313.

7 Primeira capital do Piauí se destaca pelo seu patrimônio arquitetônico e histórico com casarios coloniais

tombados do século XVIII e XIX, das manifestações religiosas mais expressivas destacam-se a: Procissão do Bom Jesus dos Passos, Procissão do Fogaréu e Festa do Divino Espírito Santo.

(22)

visitantes; b) verificar quais as estratégias políticas estão sendo implementadas e suas articulações com o poder público local; c) identificar as estratégias adotadas pelos agentes eclesiais no processo de promoção do turismo religioso em Santa Cruz dos Milagres.

A escolha para pesquisar sobre as festas e romarias, presentes no catolicismo popular que ocorre na cidade de Santa Cruz dos Milagres, vai além de uma perspectiva funcionalista, de identificar os usos dos símbolos e ritos sagrados. A referida pesquisa busca também por meio das (re) interpretações das práticas e discursos que permeiam o sagrado, nos cotidianos e na efervescência festiva, perceber novos sentidos e significados a situações que se apresentam na sociedade contemporânea em uma perspectiva mais pluralista.

Compartilha-se da justificativa destacada por Montero (1999, p. 329) para fundamentar o interesse pelo estudo dos fenômenos religiosos: “os fenômenos religiosos interessam-me, não como um campo em si mesmo de investigação, mas como via de acesso à compreensão da sociedade brasileira”, a religião é parte da formação social e proporciona compreender como as práticas religiosas firmam a experiência coletiva da população.

Como justificativa pessoal, destaca-se o interesse em acompanhar as mudanças que ocorreram no campo religioso de Santa Cruz dos Milagres, a partir da crescente visibilidade das celebrações religiosas e a promoção do turismo religioso, enquanto segmento turístico. No qual, este segmento possui um elevado potencial para o desenvolvimento socioeconômico no Estado, acompanhado do interesse e legitimação por parte da Igreja Católica. Para compreender sobre a escolha do aporte teórico e metodológico utilizado na pesquisa apresento um breve relato da trajetória acadêmica da pesquisadora.

Meu interesse pelo fenômeno religioso surgiu dentro de uma perspectiva geográfica, no primeiro ano de curso de graduação em Geografia na Universidade Federal do Piauí – UFPI em 2006. Durante eventos e discussões conheci as possibilidades de estudos sobre a geografia e a religião, diante da grande diversidade religiosa nos espaços, que me possibilitaram refletir como a religião sempre influenciou a vida do homem, e como esta recria o espaço em meio às manifestações do sagrado. Buscou-se por meio da religião pensar geograficamente, e compreender como o sagrado atribui formas e significados aos lugares.

Ao ingressar no Curso de Bacharelado em Turismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em 2007 continuei com o interesse pelas manifestações do sagrado, agora associados ao turismo religioso. Pelos caminhos da Geografia, da Religião e do Turismo conheci Santa Cruz dos Milagres, por se tratar de um lugar próximo a Teresina, muito se ouvia falar sobre o mito de Santa Cruz, e das inúmeras potencialidades e possibilidades de estudos.

(23)

Comecei a pesquisar e reunir materiais sobre Santa Cruz dos Milagres, a primeira visita a Cidade foi em 2011, para a realização da pesquisa no Curso de Especialização em Geografia. O estudo tinha por objetivo compreender a dimensão sócio espacial constituída a partir da “religiosidade turística” presente na cidade de Santa Cruz dos Milagres. Logo, busquei ampliar o diálogo sobre a geografia cultural no Piauí, sobretudo no que se refere à religião como uma prática social que possibilita o desenvolvimento de uma atividade turística capaz de promover melhorias para os agentes sociais envolvidos.

No entanto, sentia necessidade de ampliar as discussões voltadas para o Turismo, pois durante esse período acompanhei as transformações que foram possibilitando melhorias nas condições de acesso à Cidade. Bem como ações de promoção e divulgação pelo poder público como forma de promover o turismo religioso no Piauí, ou pela Igreja com o intuito de promover o Santuário e evangelizar. Entre as iniciativas do Estado e da Igreja, em maior ou menor grau, observamos o crescimento do fluxo de devotos, e com isso surgiu meu interesse em analisar o potencial turístico dessas festas religiosas que ocorrem em Santa Cruz dos Milagres, através do discurso de promoção do turismo religioso.

O campo religioso de Santa Cruz dos Milagres é foco de pesquisas nas diversas áreas de conhecimento como: história, antropologia e a geografia. Desde o início dos anos 1990 que a geografia da religião se interessa em compreender como o fenômeno religioso recria o espaço sagrado de Santa Cruz dos Milagres em função da peregrinação, com destaque para os estudos desenvolvidos pela Prof.ª Zeny Rosendahl, principal expoente e fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Um dos primeiros estudos no campo da geografia da religião desenvolvido por Rosendahl, sobre Santa Cruz dos Milagres foi publicado em 1994 na revista francesa Geographie et Cultures, trabalho intitulado: Le pouvoir du sacre sur l'espace. De deux petits centres bresiliens de pelerinage: Muquem et Santa Cruz dos Milagres. Neste trabalho, a

autora discute sobre a dinâmica de dois santuários brasileiros presentes em núcleos e cidades em áreas rurais, analisando como ocorre a organização espacial entre espaços sagrados e profanos. Após essa publicação diversas reedições e novas pesquisas desenvolvidas pela pesquisadora trazem Santa Cruz dos Milagres como um importante centro de peregrinação religiosa.

Com base em pesquisas realizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Repositório Institucional da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foram identificados além de pesquisas geográficas, estudos históricos e antropológicos,

(24)

desenvolvidos em nível stricto sensu sobre Santa Cruz dos Milagres, que buscaram retratar essa relação dicotômica entre sagrado e profano, as festas religiosas e seus rituais, conforme exposto no Quadro 01.

Quadro 01. Estudos relacionados à Santa Cruz dos Milagres/ PI

Ano Autor Título Tipo T/D Instituição Área

2007 Brandim, S. R. Romeiro e fé: Um estudo sobre o

santuário de Santa Cruz dos Milagres

D UFPI História

2011 Oliveira, S. B. A Hierópolis de Santa Cruz dos Milagres-PI: produção de um lugar através do sagrado

(1992 - 2008)

D UECE Geografia

2013 Dias, E. G. N. O Espaço sagrado de Santa Cruz dos Milagres

D UFRN História

2013 Carvalho, J. M. Exaltação do profano na festa do sagrado em Santa Cruz dos Milagres

– PI

D UFPI Antropologia

2013 Santos, P. S. “Bendita e louvada seja”: experiências sociais de fé - mercado e

Festa na devoção a Santa Cruz dos Milagres, no Piauí (1958

- 2012).

D UFPI História

Fonte: Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Repositório Institucional da UFPI, 2018.

Os estudos históricos bem próximos da antropologia buscaram realizar um percurso temporal com o objetivo de compreender as transformações socioespaciais que configurou o Estado do Piauí e originou o movimento religioso destinado a Santa Cruz dos Milagres, os mitos retratam a história do movimento de colonização piauiense e o papel desempenhado pela Igreja Católica.

De modo geral, os estudos revelam a importância que o campo religioso de Santa Cruz dos Milagres representa para compreender os mais diversos contextos históricos, políticos e sociais, todos ligados ao religioso, e de que forma essa religiosidade se manifesta e se mantém na atualidade. Reconhecendo a necessidade de novos estudos para acompanhar as transformações ocorridas em Santa Cruz dos Milagres, por meio de ações eclesiais e políticas públicas, que busquem promover a Cidade enquanto destino de turismo religioso no Piauí.

Assim, no propósito de apresentar o que foi traçado como plano de estudo, esta dissertação dividiu-se em 06 (seis) capítulos nos quais são apresentadas as relações entre o

(25)

campo e a teoria. A contar da introdução, onde são abordados a contextualização do estudo, seguido da problemática da pesquisa, justificativa, objetivos e a estrutura da dissertação. O primeiro capítulo está estruturado em 02 (dois) subtópicos, no primeiro é descrito sobre os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa: característica da pesquisa, plano de coleta e análise dos dados. Em seguida é feita uma descrição do município em estudo, os aspectos históricos e geográficos, e por fim os dados turísticos locais, com base nas pesquisas coletadas no campo, estabelecendo um comparativo com o inventário desenvolvido pelos órgãos estaduais de turismo.

No segundo capítulo “O sagrado e o turístico em Santa Cruz dos Milagres” estruturado em 03 (três) subtópicos que contextualiza a formação do território brasileiro e piauiense e a origem da religiosidade, bem como os aspectos do sagrado em Santa Cruz dos Milagres: mito de origem (Mendes [n.d]; Brandim, 2007) e os símbolos religiosos (Geertz, 2008) que compõem os atrativos turísticos de Santa Cruz dos Milagres. Em seguida são contextualizadas as categorias de análise tratadas na pesquisa: peregrinações e romarias (Calvelli, 2006; Steil, 1996 e 2003; Turner, 2013; Eade e Sallnow, 1991), catolicismo popular (Hoornaert, 1984; Oliveira, 1985) e turismo religioso (Abumanssur, 2003; Steil, 2003; Brasil, 2010). Com base nos principais teóricos e suas teorias que contribuem para entender onde se posiciona o objeto estudado. A perspectiva que exponho é que a cidade de Santa Cruz dos Milagres se apresenta como um destino turístico que se aproxima das fases iniciais de exploração e desenvolvimento8, isto é, o seu potencial adquire maior visibilidade e começa a movimentar ações públicas e privadas em torno destas destinações.

O terceiro capítulo “A Tríade Festiva: O cenário das performances” apresenta uma contextualização teórica sobre festa religiosa (Durkheim, 1996; Oliveira, 2004; Brandão, 2010; Eliade, 2010; Alves, 2013), seguido de uma descrição etnográfica das três importantes festas religiosas de Santa Cruz dos Milagres, destacando a origem e sua relação com a devoção local, as características de cada festividade, bem como suas relações e aspectos socioculturais, cenário, os sujeitos envolvidos, performance e o grau de dependência das festas. Partimos do princípio que as festas religiosas de Santa Cruz dos Milagres, embora atualmente integrem de forma efetiva as ações desenvolvidas pela Igreja Católica, estas estão relacionadas à origem do movimento religioso e da romaria, e que o olhar turístico revela

8 Não é foco deste estudo aprofundar sobre os ciclos de vida das destinações turísticas, no entanto destacamos a

importância dos estudos de Butler (1980) que apresenta o modelo de ciclo de vida mais difundido no âmbito turístico que apresenta as seguintes fases: exploração, envolvimento, desenvolvimento, consolidação, estagnação e, a partir dessa última, rejuvenescimento ou declínio. Butler, R.W. (1980). The concept of a tourism area cycle of evolution: implications for management resources. Canadian Geographer, 24, pp. 5-12.

(26)

como um fenômeno que é “reinventado” em diversos momentos por seus agentes adquirem este poder performático. (Steil, 1996).

No quarto capítulo “Políticas públicas como estratégias promocionais do Turismo

Religioso em Santa Cruz dos Milagres” são apresentadas um panorama das políticas

públicas de turismo empreendidas a partir de 2003, no Brasil e Piauí. A fim de compreender de que maneira o poder público começa a promover Santa Cruz dos Milagres como um potencial destino turístico religioso no Estado. São apresentadas as estratégias promovidas na Cidade com o objetivo de verificar se estas políticas empreendidas têm legitimado a prática do turismo religioso, destacando os recursos financeiros direcionados e sua articulação com o poder local.

No quinto capítulo “As ações eclesiais: o olhar da Igreja Católica e dos atores

locais” destaca o papel que a Igreja Católica tem desempenhado diante da atividade turística,

evidenciando as principais ações em nível internacional e nacional que foram cruciais para ampliar este diálogo. Em seguida são apresentadas as principais ações eclesiais identificadas em Santa Cruz dos Milagres e seu papel na promoção do turismo religioso na Cidade. Além dos olhares dos dirigentes do Santuário, o perfil dos devotos que frequentam a Cidade e a percepção da comunidade local. Por fim, no sexto capítulo são apresentadas as considerações finais, apresentando se os objetivos foram alcançados, expondo as limitações do estudo, e possíveis questões que surgiram no âmbito desta pesquisa, nas quais serão norteadoras para o desenvolvimento de novos estudos e perspectivas no campo do turismo religioso.

1.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para atender aos objetivos propostos e pensando na problemática da pesquisa o método é pensado conforme as condições sociais, a realidade vivida e suas peculiaridades, de forma que o presente trabalho se configura de caráter qualitativo. Conforme Flick (2009, p. 20): “A pesquisa qualitativa é de particular relevância ao estudo das relações sociais devido à pluralização das esferas de vida”, de maneira que abordagem qualitativa adotada no estudo vai de encontro ao objetivo principal que analisa a tríade festiva na cidade de Santa Cruz dos Milagres (PI) e as estratégias das ações políticas e eclesiais existentes na construção de um destino turístico religioso.

Considera-se também, que as pesquisas qualitativas “[...] não têm um padrão único porque admitem que a realidade é fluente e contraditória e os processos de investigação

(27)

dependem também do pesquisador – sua concepção, seus valores, seus objetivos” (Chizzotti, 2014, p. 26). A abordagem qualitativa possibilita uma variedade de métodos diante da pluralidade e complexidade do campo, ao envolver diversas abordagens teóricas e metodológicas que caracterizem as discussões e práticas do trabalho. A pesquisa qualitativa leva em consideração que os pontos de vista e as práticas no campo são diferentes devido às perspectivas e contextos sociais a eles relacionados (Flick, 2009).

A pesquisa se utiliza do método compreensivo desenvolvido por Max Weber (1864 – 1920), de acordo com Gil (2008, p. 21): “Este procedimento a que ele chama de compreensão envolve uma reconstrução no sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade do observador.”. O pesquisador deve reconhecer que as ações dos sujeitos envolvidos são refletidas no contexto (social, econômico, religioso) em que estão inseridos e dos posicionamentos adotados.

De acordo com Weber (2002, p. 11): “Por “ação” se designará toda conduta humana, cujos sujeitos vinculem a esta ação um sentido subjetivo” De modo que, para a análise dos múltiplos discursos dos atores envolvidos nas manifestações religiosas de Santa Cruz dos Milagres é necessário compreender como estes atribuem significados a prática religiosa, a partir de sua ação social. A importância do método compreensivo consiste em interpretar os diversos sentidos e significados das ações, como destaca Alves (2011, p. 603): o método compreensivo, concebe a realidade “empírica como infinita, sendo necessário efetuar os estudos por uma interpretação, baseada em comparações, análises avaliativas e referência a valores. Privilegia o sentido e a atividade dos sujeitos que interagem em função dos significados atribuídos às ações sociais”

Podemos pensar a religiosidade, a partir da concepção compreensiva, que busca reconhecer que os sujeitos desempenham diversas ações, e o sagrado se manifesta por meio do simbolismo e representatividade, seja relacionada aos rituais religiosos ou não, e que estas ações são associadas ao seu modo de perceber e atribuir significados as suas práticas de acordo com sua realidade.

Conforme a classificação das pesquisas, segundo os objetivos mais gerais, esta pesquisa é de caráter exploratório, pois “[...] são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato” (Gil, 2008, p. 27). Além da abordagem qualitativa, serão associados os instrumentos quantitativos, por meio de gráficos e tabelas para uma melhor visualização e entendimento das falas dos sujeitos.

O recorte espacial da pesquisa é a cidade de Santa Cruz dos Milagres, pois embora esta apresente outros atrativos com potencial turístico, o foco do estudo são os símbolos

(28)

religiosos presentes na Cidade e os equipamentos construídos no entorno dos espaços sagrados. O recorte temporal da pesquisa é a contemporaneidade, pois a promoção de Santa Cruz dos Milagres como um destino religioso no Estado trata-se de um projeto em desenvolvimento e mutação.

Para a realização da pesquisa foram coletados dados primários e secundários. Os dados primários foram levantados in lócus a partir da pesquisa de campo, por meio da observação participante e as anotações no caderno de campo sobre os aspectos observados durante toda a pesquisa. Assim, o caderno de campo foi utilizado em todos os momentos da pesquisa, juntamente com a fotografia, utilizada como suporte metodológico para a reflexão sobre o contexto em estudo.

Durante os períodos festivos (maio/ setembro/ novembro) foi realizada a descrição etnográfica que possibilitou a convivência direta com os sujeitos da pesquisa, registrando como o fenômeno religioso recria as práticas, e interpretando os significados e discursos dos membros do grupo durante a socialização nos momentos de efervescência religiosa. Partimos do conceito que a pesquisa etnográfica busca “[...] uma compreensão dos processos sociais de produção desses eventos a partir de uma perspectiva interna ao processo, por meio da participação durante seu desenvolvimento” (Flick, 2009, p. 31).

Para acompanhar e perceber o campo religioso em Santa Cruz dos Milagres, sobretudo, ao acompanhar os rituais que envolvem as práticas religiosas, durante as festividades e romarias, foi utilizada a observação participante que possibilitou um mergulho no campo, a partir de uma perspectiva de membro e desenvolvida sob dois aspectos, conforme proposto por Flick (2009): em um primeiro momento o pesquisador deve tornar-se participante e obter acesso ao campo e as pessoas, em seguida a observação passa por um processo mais concreto, onde são direcionados os aspectos essenciais às questões da pesquisa. Deste modo, os primeiros contatos no campo para o desenvolvimento da pesquisa foram estabelecidos nos meses de janeiro e abril (domingo de páscoa), escolhendo dois momentos diferenciados, o primeiro considerado um dia comum e outro um dia festivo, para observar aspectos ligados à vida cotidiana e festiva da Cidade e como em momentos distintos a comunidade e os devotos se relacionam com as manifestações do sagrado. Com isso, neste momento foram estabelecidos os primeiros diálogos informais com os funcionários do sagrado, a comunidade local e os donos de estabelecimentos de pousadas e restaurantes.

Em seguida, com olhar mais direcionado para o alcance dos objetivos da pesquisa, a coleta dos dados foi direcionada para Tríade Festiva. Os primeiros materiais foram colhidos durante a Festa da Invenção, primeira festa da Tríade que abre o calendário das celebrações de

(29)

Santa Cruz no período entre 01 e 03 de maio de 2018. Assim, durante os três dias, buscou-se acompanhar todos os eventos e rituais que compuseram a programação da Festa, desde a chegada dos primeiros devotos até o momento mais esperado, o ápice da festa com o Exercício da Invenção.

Na oportunidade, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os representantes da Igreja, a comunidade local e representantes do poder público. (encontram-se nos apêndices da pesquisa). Os membros da comunidade local foram selecionados a partir da sua relação com o sagrado de Santa Cruz dos Milagres, e que acompanham as transformações que ocorrem na Cidade. Por se tratar de um período festivo, não foi possível o acesso a muitos representantes do poder público, pois se tratava de um feriado municipal.

Na segunda Festa, a Exaltação da Santa Cruz, a pesquisa foi realizada entre os dias 07 e 09 de setembro, como já ressaltado, este se trata do festejo mais longo são 10 dias de festas com vasta programação. Além da descrição etnográfica da festa, pelo viés da observação participante e diário de campo, foram aplicados 30 questionários, para caracterizar o perfil dos visitantes no período festivo, cujos sujeitos foram selecionados aleatoriamente, procurando-se, no entanto, destacar alguns critérios, como: não aplicar o questionário com devotos envolvidos em ritos religiosos ou fazendo refeições, de modo a que não se sentissem importunados pelo pesquisador, e distribuir a realização das entrevistas em diferentes horários e espaços de maior fluxo como nas proximidades do Santuário, Igreja Matriz, nas escadarias da Igreja e no Olho D’ Água.

Assim, o questionário foi aplicado com devotos que não se encontravam em atividades espirituais, no qual foi possível identificar grupos em que as motivações centrais eram a própria romaria, o ato de viajar em grupo, e desfrutar do comércio local.

Fechando o ciclo festivo, em novembro, a pesquisa acompanhou o Encontro dos Santos, realizando a descrição etnográfica nos dias 10 e 11 de novembro, e no período de pós-festa entre os meses de novembro e dezembro, foram aplicados mais 30 questionários com o objetivo de identificar o perfil dos devotos que visitam a Cidade no período de menor fluxo, fora do ciclo da tríade festiva. Para a análise dos 60 questionários aplicados nestes dois momentos com os devotos, não foi feito o uso de software, assim, os gráficos foram produzidos com o auxílio do programa Excel.

Já os dados secundários foram coletados por meio de levantamentos: bibliográfico, documental e de estatísticas que envolvem a pesquisa em documentos oficiais, publicações, materiais produzidos pelos órgãos de turismo e da Igreja responsáveis pela organização das

(30)

festividades. A etapa do levantamento bibliográfico ocorreu durante todo o processo de desenvolvimento da pesquisa.

Em sua natureza documental, os aspectos religiosos sobre a cidade de Santa Cruz dos Milagres e o Santuário, foram coletados na Cúria Arquidiocesana de Teresina e na Casa Paroquial em Santa Cruz dos Milagres, através de documentos como: o Decreto de Fundação do Santuário de Santa Cruz dos Milagres (1988); Estatuto do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres (2016), atas de reuniões de comissão do novo Santuário, além de informativos produzidos e divulgados na página do Santuário na internet.

Sobre os aspectos históricos, estes foram coletados em textos organizados pelo Padre David Mendes, que esteve à frente do Santuário por um período de quase 20 anos, que buscou registrar sobre os aspectos ligados a origem do mito, a imagem da cruz, o Santuário, as romarias e a devoção e exercício da invenção.

Utilizou-se também pesquisas na área da história das religiões piauienses (Cunha, 2015) e Brandim (2007) que apresenta fatos historiográficos relevantes sobre a origem da devoção e formação da Cidade.

Os aspectos ligados à atividade turística foram coletados na Secretaria de Turismo do Estado do Piauí (SETUR), e no site do Ministério do Turismo como: o Relatório Final do Inventário da Oferta Turística do município de Santa Cruz dos Milagres (2011), Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Polo Teresina (2011), Regiões Turísticas do mapa do Turismo Brasileiro (Nordeste/ Piauí), que apresenta uma versão atualizada dos municípios participantes das regiões turísticas e suas respectivas categorias; e Orientações para a Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2017 que busca orientar e recomendar ações que redefinam as regiões turísticas.

Ao propor atribuir voz aos sujeitos da pesquisa e identificar as estratégias desenvolvidas por esses agentes, o processo buscou compreender as ações (método compreensivo) e apoia-se em procedimentos de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Conforme o autor destaca, a técnica de análise representa um conjunto capaz de obter procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) dessas mensagens.

Dessa forma, buscou-se realizar inferências sobre a importância do desenvolvimento turístico em Santa Cruz dos Milagres, a partir das ações empreendidas pelos principais agentes modeladores do sagrado (devotos, Igreja Católica, poder público e comunidade local).

(31)

Ao aplicar uma análise de conteúdo sobre as entrevistas e documentos, foi possível sinalizar os seguintes pontos: as ações e discursos dos representantes políticos e eclesiais, o papel da comunidade local e sua relação com os devotos, e identificar o surgimento de focos de conflitos que incidem sobre os espaços sagrados e profanos.

No caso do presente estudo, conforme os objetivos propostos e o referencial teórico, a organização da análise de conteúdo foi estruturada em torno dos três polos cronológicos proposto por Bardin (2011). Na primeira fase as análises são pautadas pela “leitura flutuante”, em que consiste criar o contato com o material a ser analisado obtendo os primeiros registros de impressões, seguido da escolha dos materiais e elaboração dos indicadores que fundamentam a interpretação. A segunda fase consiste na exploração do material, utilizando a codificação, decomposição ou enumeração, e a última fase baseia-se no tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.

Com base nessas fases, no primeiro momento é realizada a seleção do material e a construção do corpus da pesquisa (transcrição das entrevistas e anotações do caderno de campo). Em seguida, se realiza a análise, a partir da definição das categorias de análise para que possam ser extraídas as informações que possibilitem alcançar os objetivos propostos.

A última etapa corresponde à inferência e interpretação dos dados obtidos estabelecendo a relação com a fundamentação teórica. Assim, para facilitar a compreensão dos procedimentos metodológicos adotados, na realização da pesquisa e alcance dos objetivos propostos, elaborou-se um quadro de alinhamento da pesquisa (Quadro. 02), no qual é apresentado os objetivos, geral e específicos, as categorias de análise, as técnicas de coleta e de análise.

(32)

Quadro 02. Quadro de alinhamento da pesquisa

PROBLEMA DE PESQUISA

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS CATEGORIAS DE ANÁLISE TÉCNICAS DE COLETA TÉCNICAS DE ANÁLISE Quais as estratégias políticas e eclesiais desenvolvidas na tríade

festiva de Santa Cruz para a promoção local de Santa Cruz dos Milagres como um destino turístico

religioso?

Analisar a tríade festiva na cidade de Santa Cruz dos Milagres (PI) e as

estratégias das ações políticas e eclesiais existentes na proposta de criação de um destino turístico religioso. Descrever o cenário da tríade festiva e caracterizar o perfil dos visitantes; Tríade Festiva Práticas religiosas Devotos de Santa Cruz Observação participante Descrição etnográfica Aplicação de questionários Análise de conteúdo (Bardin) Tabulação dos dados

coletados através do Excel Verificar as estratégias políticas implementadas e suas articulações com o poder público local de Santa Cruz dos

Milagres (PI);

Políticas públicas Programa de Regionalização do

Turismo Poder público local

Levantamento bibliográfico e documental Entrevistas semiestruturadas Análise documental Análise de conteúdo (Bardin) Identificar as estratégias adotadas pelos agentes eclesiais no processo de promoção do turismo religioso em

Santa Cruz dos Milagres. Festas Santuário Marketing religioso Monumentos religiosos Entrevistas semiestruturadas Observação participante Levantamento documental Análise de conteúdo (Bardin)

(33)

1.2 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO EM ESTUDO

O campo de estudo refere-se à cidade de Santa Cruz dos Milagres situada na Mesorregião Centro-Norte Piauiense9 e Microrregião de Valença10 conforme a Figura 02, a Cidade está localizada a aproximadamente 180 km de Teresina, capital do Piauí, no sentido Sul do Estado, com acesso pelas BR 316 e PI 221. Embora a devoção popular que deu origem a Cidade, surgiu ainda no Século XIX, a mesma não cresceu muito em termos demográficos e econômicos, permanecendo com um desenvolvimento econômico pouco expressivo.

Figura 02. Mapa de Localização da Microrregião de Valença/ PI

Fonte: Adaptado do IBGE (2017).

A emancipação de Santa Cruz dos Milagres é considerada recente, apenas com a Lei Estadual Nº 4.477 de 29 de abril de 1992 é elevada à categoria de município e desmembrada do município de Aroazes. A cidade que abriga o maior santuário católico do Piauí possuía, de

9 De acordo com o IBGE, o Piauí está dividido em 4 (quatro) mesorregiões: Norte Piauiense; Centro Norte

Piauiense, Sudeste Piauiense e Sudoeste Piauiense. Essas mesorregiões estão subdividas em 15 microrregiões contemplando os 224 municípios piauienses.

10 A Microrregião de Valença é composta pelos municípios de: Aroazes, Francinópolis, Lagoa do Sítio, Várzea

Grande, Barra D’ Alcântara, Santa Cruz dos Milagres, Prata do Piauí, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Elesbão Veloso, Inhuma, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras e Valença do Piauí.

(34)

acordo com o último Censo (2010), 3.794 habitantes, equilibrada com relação a gênero e concentrada na área urbana da cidade, conforme Tabela 01.

Tabela 01. Distribuição da população de Santa Cruz dos Milagres/ PI

Gênero % Domicílio % Total

Feminino 1.910 50,35 Urbana 2.127 56,06

3.794

Masculino 1.884 49,65 Rural 1.667 43,94

Fonte: Adaptado, IBGE, 2010.

Embora nos aspectos religiosos exista o predomínio da religião católica apostólica romana, sendo 3.622 da população, é possível perceber o crescimento das igrejas evangélicas11 presentes na Cidade. Ainda de acordo com o último censo foram identificados: 153 evangélicos (entre missionária e pentecostal), 05 sem religião (entre ateus e sem religião) e 13 testemunhos de Jeová.

Santa Cruz dos Milagres compreende uma área irregular de 979,657 km², e uma densidade demográfica de 3,87 hab./km², se limita ao norte com os municípios de São Miguel do Tapuio e Prata do Piauí, ao sul com Aroazes, Valença do Piauí e Elesbão Veloso, a leste com Aroazes e São Miguel do Tapuio e oeste com São Félix do Piauí. Os rios que drenam o município são os rios São Nicolau e Sambito, este segundo rio nomeia o Território de

Desenvolvimento Vale do Sambito12 no qual Santa Cruz dos Milagres juntamente com 14 municípios da região valenciana estão inseridos.

Com relação aos aspectos morfoclimáticos, Santa Cruz dos Milagres apresenta temperaturas mínimas de 23ºC e máximas de 36ºC, com clima tropical semiárido quente, com duração de 06 (seis) meses o período seco. A vegetação é do tipo campo cerrado e manchas de caatinga arbustiva, os solos rasos e pedregosos dificultam a agricultura. (CEPRO, 2011).

As formas de relevo compreendem, principalmente, superfícies tabulares reelaboradas (chapadas baixas), relevo plano com partes suavemente onduladas e altitudes variando de 150 a 300 metros. A agricultura praticada no município é baseada na lavoura permanente de

11 Durante a realização da pesquisa de campo identifiquei três igrejas evangélicas: Assembleia de Deus,

Madureira e Batista.

12 Com o objetivo de estabelecer um planejamento governamental, o Estado do Piauí está dividido em 4

Macrorregiões (Litoral, Meio-Norte, Semiárido e Cerrado), que são subdivididas em 12 Territórios de Desenvolvimento (TD) e 28 Aglomerados, pensados a partir das características socioambientais, das vocações produtivas e dinamismo das regiões, das relações socioeconômicas e culturais estabelecidas entre as cidades, da regionalização político-administrativa e da malha viária existente, conforme Lei Complementar nº 87, de 22 de agosto de 2007, e atualizada pela Lei nº 6.967/2017 (CEPRO, 2018).

(35)

castanha de caju e banana, e na lavoura temporária de feijão, arroz, mandioca e milho (IBGE, 2016). A economia do município de Santa Cruz dos Milagres é considerada frágil, baseada em atividades rurais praticadas por pessoas que vivem no campo, e na Cidade predomina o funcionalismo público e comércio local, sobretudo, nos períodos de festas.

1.2.1 Sistema turístico em Santa Cruz dos Milagres/PI

Santa Cruz dos Milagres passou a integrar o Polo Teresina logo após um reordenamento das regiões turísticas piauienses, em 2009 sendo promovida como polo religioso no Estado. No PDTIS (2011), Santa Cruz dos Milagres é destaque como importante polo religioso com o seu poder atrativo em torno das festas e da romaria. Os dados sobre as informações turísticas da Cidade, foram coletados pela Secretaria do Turismo do Estado (SETUR-PI) e resultaram, em 2011, no relatório final do inventário da oferta turística, este buscou diagnosticar as potencialidades dos atrativos (naturais, culturais e eventos programados), apresentar os serviços e equipamentos turísticos, e a infraestrutura de apoio ao turista. O documento apresenta diversas lacunas, e já se apresenta desatualizado em diversos aspectos.

Os atrativos naturais compreendem áreas rurais com vestígios paleontológicos e arqueológicos, com potencial para o turismo de aventura, rapel e trilhas ecológicas. As áreas próximas ao Rio Nicolau, a exemplo da Lagoa dos Fragotes, são utilizadas como locais de lazer, além da irrigação de hortas no entorno que servem de sustento para várias famílias.

Dos atrativos culturais, os mesmos estão relacionados diretamente aos aspectos religiosos: a Igreja Matriz e o seu entorno, o Cruzeiro, Olho D’ Água, e mais recentemente o novo Santuário, além de construções recentes realizadas pela Igreja Católica. Na região encontra-se também a Fazenda Serra Negra, construída no século XVII, foi uma das mais antigas fazendas de gado do Piauí, e teve sua importância no desenvolvimento econômico do Estado, além de representar com originalidade a arquitetura rural piauiense da época.

Com relação aos serviços e equipamentos turísticos a Cidade pouco avançou, e apresenta uma relação inversa comparada ao número de devotos que visitam Santa Cruz dos Milagres a cada ano. Conforme o PDTIS, até 2009, Santa Cruz dos Milagres não possuía registro de nenhum estabelecimento nas atividades características do Turismo segundo o Ministério do Trabalho e Empregos (2009), permanecendo com o predomínio da informalidade em suas atividades ligadas ao turismo, e comprometendo o desenvolvimento da economia local.

Referências

Documentos relacionados

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

A vari´ avel resposta do experimento ´ e o n´ umero de vagens em cada parcela, ent˜ ao usar a distribui¸c˜ ao Poisson para o componente aleat´ orio (CA) de um modelo

hipoglicémia hipocetótica, hepatomegália, disfunção hepática, cardiomiopatia com arritmia ou falência multiorgânica.. Descritos casos de pancreatite recorrente e miopatia

- Verificar as condições de segurança para o mantenedor e usuários da edificação, durante a execução da manutenção. c)Em caso de inexistência de plano de

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

–  gerência do grupo –  restrições de ordenação •  outros –  espaços de tuplas –  sistemas pub/sub –  ..... Grupos

· 4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. SECÇÃO 5: Medidas de combate