• Nenhum resultado encontrado

Relatório Estágio Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Estágio Profissional"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Mestrado Integrado de Medicina

Ano letivo 2015/2016

Discente: Ana Gabriel Pinto Torres

2010130

NOVA MEDICAL SCHOOL | Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa

(2)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 2

Índice I. Introdução e objetivos………3

II. Atividades desenvolvidas……….4

a) Ginecologia e obstetrícia ………...…….4

b) Saúde Mental ………4

c) Medicina e Geral e Familiar…….………5

d) Pediatria……….…….………6

e) Cirurgia……….….………..………7

f) Medicina……….….……….………8

g) Estágio Opcional….……….….………...….…9

III. Elementos valorativos………..9

IV. Posicionamento crítico……..………..9

V. Anexos………..……….…11

1. Coordenação do Projeto MOVE ……….12

2. Congresso “Imed Conference 7.0”E da AEFCM…,,………..………..13

3. Workshop “Thinking outside the box”……….14

4. Jornadas do Internato médico do Centro Hospitalar Lisboa Norte………15

5. Workshop “Atualidades na depressão”………..16

6. Workshop de Sutura……….17

7. Curso: Controlo Sintomático e Medicina da Dor………...18

8. 10as.Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral-CHLC….19 9. Curso de Formação Profissional: Simpósio PET-CT na Infeção e Inflamação-………..20

Hospital da Luz 10. 1as Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do entro Hospital de Lisboa………....21 Central

(3)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 3 I. Introdução e objetivos

O presente relatório destina-se a apresentar as atividades desenvolvidas ao longo do 6ºano. Este último ano de curso tem como objetivo ser profissionalizante, ou seja, colocar os alunos em ambiente hospitalar ou de centro de saúde de modo a integrar os conhecimentos adquiridos ao longo de cinco anos de curso.

Procura-se também, que o aluno seja capaz de reconhecer as doenças de maior prevalência a nível clínico, patológico ou laboratorial, em Portugal e que virá a ter contacto no seu futuro.

Além de integrar estes conhecimentos teóricos, este ano pretende capacitar os alunos de outras aptidões: valores éticos, atitudes para com o outro, trabalho em equipa, entre outros. Permitindo-se assim, uma abordagem em três dimensões, biológica, psicológica e social de cada doente, tornando-se assim um médico mais completo.

No plano de estudos do 6º ano, do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), da Nova Medical School| Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS-UNL), estão incluídos seis estágios parcelares: Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Cirurgia, Medicina Interna e um estágio opcional. Estes decorreram em ambiente hospitalar ou em centro de saúde de forma, a que cada um participasse nas diversas atividades de cada serviço, com especial foco na abordagem ao doente: recolha de anamnese, interpretação de exames complementares diagnóstico, colocação de hipóteses diagnósticos e plano terapêutico. Com esta abordagem foi possível estimular o raciocínio clínico.

O presente relatório tem por objetivo, elucidar de forma sucinta e objetiva as distintas atividades e competências desenvolvidas durante os vários estágios, já citados.

O relatório está dividido em “Introdução” onde se expõe os grandes objetivos de um estágio profissionalizante, “Atividades desenvolvidas” onde são descritos os vários estágios parcelares, por ordem cronológica, e de que forma influenciaram o crescimento de cada um, “Elementos valorativos”, onde são descritas atividades suplementares relevantes, e por fim “Posicionamento crítico” com uma apreciação global, deste ano letivo.

(4)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 4 II. Atividades desenvolvidas

a) Ginecologia e Obstetrícia

Período de estágio: 14 de setembro de 2015 – 8 de outubro de 2015

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia é regido pela Prof. Dr.ª Teresa Ventura e foi orientado pela Dr.ª Andreia Relva e Dr. º Jorge Costa no Hospital de Vila Franca de Xira. O estágio teve a duração de quatro semanas, subdividido entre os serviços de Ginecologia e Obstetrícia.

Em Ginecologia, participei em consulta de ginecologia geral, de patologia do colo, uroginecologia ou consulta de infertilidade. Tive oportunidade de participar em quatro cirurgias, como segunda assistente. Estes procedimentos foram: histerectomia e anexectomia bilateral por laparotomia (duas vezes), miomectomia por laparotomia e laqueação tubárica bilateral. Estive presente na realização de exames complementares de diagnóstico como ecografia vaginal ou histeroscopias e pude acompanhar os meus tutores nas atividades de enfermaria.

Em obstetrícia pude acompanhar consulta de obstetrícia geral, consulta de alto risco, consulta de interrupção voluntária da gravidez e diagnóstico pré-natal. Semanalmente, acompanhei a Dr.ª Andreia Relva no serviço de urgência onde pude assistir a três partos eutócicos, dois dos quais com episiotomia e posterior episiorrafia e dois partos distócicos (cesarianas).

Do estágio fez parte ainda, a realização de um seminário sobre o tema – Patologia Benigna do corpo do útero.

Como avaliação global, destaco, como pontos positivos, a participação em cirurgias em que pude familiarizar-me com os instrumentos cirúrgicos, adquirindo uma maior autonomia neste ambiente. Foi ainda importante, a oportunidade de melhorar as manobras de exame objetivo e participar em procedimentos técnicos, exclusivos desta especialidade.

b) Saúde Mental

Período de estágio: 12 de outubro de 2015 – 6 de outubro de 2015

O estágio de Saúde Mental sob a regência do Prof.º Dr. º Miguel Xavier, teve a duração de 4 semanas subdividido, este período, entre a Consulta de Psiquiatria de Ligação e o Hospital de Dia, no Hospital

(5)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 5

Egas Moniz. Para além do estágio em meio hospitalar, fez parte a participação de cada aluno num trabalho de investigação.

Na consulta de Psiquiatria de Ligação estive sobre a orientação do Dr. º António Neves. Esta consulta é solicitada por outras especialidades que consideram ser útil, a avaliação do doente pela psiquiatria, em contexto de outras patologias, como por exemplo neoplasias.

No hospital de dia, sobre a orientação da Dr.ª Paula Duarte, tive a oportunidade de acompanhar o grupo fixo de doentes, que frequenta esta valência, nomeadamente na psicoterapia de grupo e na psicomotricidade.

Pude ainda acompanhar a Dr.ª Paula Duarte, no serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier. O trabalho de investigação proposto pelo Prof.º Dr.º Miguel Xavier e o Dr.º Pedro Mateus consistiu na análise de vários artigos selecionados por outros alunos subordinados ao tema: Guidelines. Estes pretendiam analisar de que forma as Guidelines se implementam na prática da psiquiatria ou que parâmetros futuras Guidelines devem ter em determinada patologia.

Em suma, deste estágio destaco a importância da construção de uma relação médico/doente, baseada na confiança, e a relevância da integração do doente no seu próprio tratamento, para o sucesso terapêutico. O trabalho de investigação revelou-se útil, dado que tentou colmatar uma lacuna na nossa formação em trabalho de pesquisa e no processo de realização de um artigo de revisão científica.

c) Medicina Geral e Familiar

Período de estágio: 9 de novembro de 2015 – 4 de dezembro de 2015

O estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF) teve lugar na Unidade de Saúde Familiar das Descobertas, sob a tutela da Dr.ª Isabel Andrade, com a duração de quatro semanas.

Ao longo deste período, tive oportunidade de assistir a diversos tipos de consultas: saúde de adultos; saúde infantil; saúde materna; consulta de agudos; planeamento familiar e ainda tive a oportunidade de participar em domicílios. Tive a oportunidade de realizar algumas consultas sob a supervisão da minha tutora e, nas restantes, foi discutido frequentemente o exame objetivo, meios complementares

(6)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 6

de diagnóstico e prescrição adequada de medicamentos, contribuindo para o aumento da minha autonomia, essencial, num ano que pretende ser profissionalizante.

Considero que este estágio foi dos mais importantes, deste ano profissionalizante, já que me permitiu reconhecer o papel do especialista de MGF e a relação privilegiada que tem com os doentes, observando cada um, no verdadeiro modelo bio-psico-social, graças há excelente relação médico-doente que se vai desenvolvendo, ao longo de anos de seguimento. Destaco ainda a função de educar para a saúde, essencial na prática da medicina geral e familiar.

d) Pediatria

Período de estágio: 7 de dezembro de 2015 – 15 de janeiro de 2015

O estágio de Pediatria teve lugar no Hospital Dona Estefânia, sob a tutela do Dr.º João Neves, com a duração de quatro semanas.

Neste período, estive inserida na Unidade de Infeciologia onde pude acompanhar e participar na atividade de enfermaria com a recolha, diária, de história clínica, observação e onde pude propor opções de diagnóstico e terapêutica, através da realização de notas de entrada e notas de alta. Tive a oportunidade de frequentar o serviço de urgência, bem como a consulta de imunodeficiências, consulta de imunoalergologia, consulta de gastroenterologia e assistir às diversas sessões clínicas organizadas pelos vários serviços deste hospital.

No âmbito da avaliação final do estágio, apresentei um seminário sobre o vírus Zika.

Como grande ponto positivo do estágio, devo destacar, as consultas de imunodeficiências, já que tive a oportunidade de contatar com patologia rara, por exemplo, Síndrome de Hiper IgE, défice do eixo de IL-12, foram algumas destas patologias.

Ao longo deste estágio, pude melhorar as técnicas de exame físico, adequando as manobras às diversas faixas etárias, bem como a minha capacidade de comunicação e relação com os pais e as crianças. Foi possível, distinguir os quadros clínicos mais frequentes e classificá-los consoante a sua gravidade, melhorando assim a minha compreensão dos esquemas terapêuticos de acordo com o peso e a idade.

(7)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 7

e) Cirurgia

Período de estágio: 25 de janeiro de 2016 – 18 de março de 2016

O estágio de Cirurgia decorreu no Departamento de Cirurgia do Hospital da Luz, sob regência do Prof.º Dr. º Rui Maio e orientação do Dr. º Damião Ferreira.

Com a duração de oito semanas no total, este estágio foi dividido em uma semana de sessões teórico-práticas, quatro semanas de cirurgia geral, uma semana de serviço de urgência e duas semanas de estágio opcional, no meu caso na Unidade de Cuidados Intensivos. O estágio incluiu também um minicongresso, sessões clínicas e participação em reuniões multidisciplinares.

Durante o estágio de cirurgia geral propriamente dita, assisti a 43 cirurgias e tive a oportunidade de participar em 20 procedimentos, como segunda assistente e primeira assistente, em procedimentos mais simples. Além disto, pude acompanhar, o meu tutor, na consulta externa, na pequena cirurgia e na enfermaria. Familiarizei-me com os principais materiais e seu manuseamento, técnicas e procedimentos cirúrgicos utilizados e métodos de assepsia, aumentado a minha destreza pessoal em ambiente de bloco operatório.

O estágio no serviço de urgência, permitiu-me conhecer o serviço de urgência de um hospital privado, em que destaco a facilidade em encaminhar os doentes, para as diversas especialidades.

O estágio opcional na Unidade de Cuidados Intensivos, orientado pelo Dr.º Andrade Gomes, permitiu-me conhecer as especificidades intrínsecas a esta unidade, bem como permitiu-permitiu-me rever conceitos base como equilíbrio ácido-base, ventilação, entre outros.

Para a avaliação final, os alunos foram desafiados a preparem um minicongresso com casos clínicos relevantes observados no estágio. Apresentei um caso clínico com o título: “David e Golias – quando as aparências iludem”, sobre um hemangioma gigante, num doente jovem e saudável, que em exames de rotina, se encontrou, este tumor benigno bem como uma massa renal de muito menores dimensões, que revelou ser um carcinoma das células renais, apresentado uma ameaça à saúde do doente.

(8)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 8

f) Medicina interna

Período de estágio: 28 de março de 2016 – 20 de maio de 2016

O estágio de Medicina Interna, sob regência do Prof.º Dr.º Fernando Nolasco, teve lugar no serviço IB do Hospital Egas Moniz, tutorado pela Dr.ª Isabel Madruga, com a duração de oito semanas.

Este estágio, a grande maioria das suas atividades, decorreram na enfermaria, mas também pude acompanhar a consulta bem como, semanalmente, frequentei o serviço de urgência e pude participar nos momentos de formação do serviço (journal club e sessões clínicas). Além disto, fez parte do estágio, um conjunto de sessões clínicas semanais, sob coordenação do Prof.º Dr.º Pedro Póvoa, sobre temas relacionados com a prática clínica, na unidade de cuidados intensivos.

Este estágio, foi o que me permitiu ter mais autonomia, já que diariamente, a meu cargo, tive a responsabilidade de observação, orientação, elaboração de diários clínicos de doentes, bem como a sugestão da terapêutica, sendo posteriormente discutidos com a equipa. Para além disto, pude elaborar notas de entrada e notas de alta.

Este estágio teve um papel essencial, sendo verdadeiramente profissionalizante, já que me forneceu ferramentas essenciais, por exemplo a criação de uma rotina, para que, no próximo ano, consiga desempenhar a minha atividade de forma mais autónoma. Sinto-me hoje mais capaz de acompanhar um doente desde o seu momento de admissão até à alta, através de estabelecimento de hipóteses diagnósticas bem como da sua terapêutica.

Destaco que a enfermaria, é composta por uma população predominantemente envelhecida, reflexo da já conhecida situação demográfica nacional, além disso, trata-se de uma população com múltiplas patologias e comorbilidades, por exemplo hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo II, dislipidémia, fibrilhação auricular ou doença renal crónica, que prolongam muitas vezes o seu internamento, O contacto com o serviço de urgência foi muito importante, não só pela integração no serviço, equipa e dinâmica da urgência, como pela vasta aprendizagem na abordagem prática do doente urgente. Completei o meu estágio, com a apresentação de uma revisão teórica subordinada ao tema: “Tromboembolismo pulmonar”.

(9)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 9

g) Estágio opcional – Pedopsiquiatria

Período de estágio: 23 de maio de 2016 – 3 de junho de 2016

No 6ºano é dada a oportunidade ao aluno de realizar um estágio opcional numa área que lhe seja do seu interesse. No meu caso, escolhi o serviço de Psiquiatria da Infância e da adolescência do Hospital São Francisco Xavier, com a orientação da Dr.ª Georgina Maia e do Dr.º Volker Dieudonné.

Nestas duas semanas, participei na consulta externa de pedopsiquiatria e nas reuniões de serviço. Como grande competência adquirida no estágio destaco, a comunicação com os doentes em idade pediátrica e a máxima importância da comunicação não-verbal. Nas reuniões semanais do serviço, eram discutidos os diversos casos, com os vários elementos da equipa deste serviço (psicólogos, técnicos de psicomotricidade ou enfermeiros), realçando a importância do trabalho em equipa para o sucesso terapêutico.

III. Elementos valorativos

No último ano de curso, procurei completar a minha formação, participando em diversos vários congressos e atividades formativas, relacionado com os estágios que estava ou iria frequentar bem como em áreas mais do meu interesse pessoal.

Além disto, durante o primeiro semestre, fiz parte da associação de estudantes da NMS-UNL, na coordenação do projeto MOVE! que visa a integração dos estudantes de ERASMUS, nesta faculdade. Aqui, pude melhorar outras aptidões, nomeadamente em componentes do foro organizacional ou de trabalho em grupo, que poderei colocar a uso, no meu futuro como médica.

Estas diversas atividades encontram-se em anexo.

IV. Posicionamento crítico

O Estágio Profissionalizante representa um marco de extrema importância na formação dos futuros médicos. Neste âmbito, é fundamental para a consolidação de várias competências médicas, já que a maioria dos estágios, procuram fomentar a autonomia, a execução de procedimentos práticos, através da delegação de tarefas, incutindo responsabilidade, com vista ao desenvolvimento do raciocínio e tomada de decisão, que representa o pilar do ensino médico.

(10)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 10

Ao longo do ano, foi-me possível desenvolver técnicas de comunicação e adaptação do discurso, tendo em conta as diversas faixas etárias dos doentes, que fui encontrando, com diferentes graus de diferenciação cognitiva, bem como em diferentes contextos clínicos, que requerem determinado tipo de discurso e abordagem.

Considero, que atingi os meus objetivos com sucesso, verificando uma evolução profissional e pessoal notórias, principalmente na autonomia, autoconfiança, relação médico-doente e relação interpares. Procurei sempre ter uma atitude pró-ativa, com a finalidade de obter o máximo de conhecimento e experiência.

Destaco, como grande qualidade deste ano letivo, o facto de nos vários estágios ter tido um ensino tutorado 1:1, já que permitiu uma abordagem mais direcionada, possibilitando aos tutores, apontarem falhas à minha abordagem aos doentes e permitindo-me corrigir as mesmas.

A qualidade formativa da FCM-NOVA, bem como o seu modelo de organização, garante assim, as competências necessárias e de excelência ao exercício da Medicina, conferindo as mais variadas oportunidades necessárias a uma formação de qualidade aos seus estudantes.

Os vários estágios foram, na minha opinião, bem escolhidos, já que são essenciais para a formação de um futuro médico interno, que se deseja com uma visão global do doente. Para além disto, a existência de um estágio opcional, permite ao aluno direcionar a sua própria aprendizagem, para áreas do seu interesse.

Em suma, posso concluir que as aprendizagens efetuadas durante este ano, permitiram que iniciasse a edificação de uma estrutura sólida na minha formação profissional, terminando mais apta e confiante no exercício da prática clínica, com muito espaço para aprender cada vez mais, tanto na perspetiva da abordagem ao doente, como na seleção dos recursos, delineando uma estratégia cada vez mais eficiente respondendo às necessidades do doente, de um modo abrangente.

Por fim, não posso deixar de agradecer aos diversos tutores com que tive o prazer de trabalhar, já que me permitiram tirar o máximo de proveito, deste ano, que se deseja ser o mais profissionalizante possível.

(11)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 11

Anexos

ATIVIDADES FORMATIVAS E CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

1.Coordenação do Projeto MOVE

2. Congresso “Imed Conference 7.0”E da AEFCM 3. Workshop “Thinking outside the box”

4. Jornadas do Internato médico do Centro Hospitalar Lisboa Norte 5. Workshop “Atualidades na depressão”

6. Workshop de Suturas

7. Curso: Controlo Sintomático e Medicina da Dor

8. 10as.Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral-CHLC

9. Curso de Formação Profissional: Simpósio PET-CT na Infeção e Inflamação- Hospital da Luz 10. 1as Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do entro Hospital de Lisboa Central

(12)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 12

(13)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 13

(14)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 14

(15)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 15

(16)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 16

(17)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 17

(18)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 18

(19)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 19

8. 10as.Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral-CHLC

(20)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 20

9. Curso de Formação Profissional: Simpósio PET-CT na Infeção e Inflamação- Hospital da Luz

(21)

Relatório Final Mestrado Integrado em Medicina 21

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos mostraram que os fungicidas prochloraz, carbendazim, benomyl e azoxystrobin foram os mais eficientes no controle da antracnose foliar, tendo-se como parâmetro

In terms of signi"cant correlations ( p(0.05), it be- came apparent that lactococci numbers were correlated with valeric acid and 2,3-butanediol concentrations; lactobacilli

This work presents evidence that trade barriers such as nominal tariffs on imports result on a negative impact on the productivity – either labor productivity or total

No anexo E pode encontrar-se a folha de cálculo da pressão sonora recebida por cada ouvinte através do som produzido pelo orador e pelo reforço sonoro. Recorrendo novamente ao

O presente documento, designado de relatório de estágio, integra um trabalho de rigor científico, aprofundado e desenvolvido no decorrer da intervenção pedagógica ligada às

Como oportunidade de reestruturação do departamento e inclusão de um processo mais robusto e que atingisse os níveis desejáveis de tempo de preenchimento de vaga de um novo

O estágio teve uma duração de 4 semanas e decorreu no Departamento de Pediatria Médica do Hospital Dona Estefânia (HDE), onde tive a oportunidade de acompanhar

O estágio parcelar de Cirurgia Geral decorreu durante oito semanas, sendo constituído por.. uma semana de componente teórico-prática (lecionada no HBA), quatro semanas de