• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa Sidney Martins. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Transitividade Verbal. Prof. Sidney Martins.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Língua Portuguesa Sidney Martins. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Transitividade Verbal. Prof. Sidney Martins."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Apresentação

LÍNGUA PORTUGUESA

Transitividade Verbal Prof. Sidney Martins

(2)

Este documento possui recursos de interatividade através da navegação por marcadores, portanto, acesse a barra de marcadores do seu leitor de PDF e navegue de maneira RÁPIDA e DESCOMPLICADA pelo conteúdo.

Veja o exemplo abaixo:

APRESENTAÇÃO

Fala galera!!

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada!!

Sou o professor Sidney Martins, falando diretamente dos estúdios do Focus Concursos, uma potência na preparação para concursos públicos em todo Brasil.

Falando um pouco da minha trajetória, sou graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário português. Trabalho há mais de 14 anos na preparação de alunos para concursos públicos.

Sou servidor da Prefeitura do Rio de janeiro - RJ

(3)

Transitividade verbal

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Apresentação ...2 Transitividade verbal...3

TRANSITIVIDADE VERBAL

A Transitividade verbal é uma introdução à regência e a todo o processo de análise sintática, você vai ter que entender alguns termos que agora vão servir para o período simples, mas futuramente vão servir para o período composto. Quando lhe pedirem para procurar a função sintática de um termo a primeira coisa é procurar o verbo, poris só existe análise sintática a partir do verbo, sendo ele responsável por todo o processo da análise sintática, este processo SVC é o principal sistema linguístico na língua portuguesa significando sujeito, verbo e complemento. A primeira coisa a se fazer é encontrar o verbo, o verbo é a palavra de pode ser conjugada a partir disso, a segunda coisa a se fazer é descobrir quem é o sujeito se fazendo a pergunta quem Ou o quê, pois o sujeito pode ser uma pessoa e também ser um objeto. O terceiro é o complemento, na língua portuguesa existem aproximadamente 11 mil verbos.

Em provas de concursos públicos são usados no máximo 20 verbos, sendo os principais que se estudam na regência verbal, mas em relação à classificação existem três. São elas, verbo transitivo, intransitivo e o de ligação da mesma forma só podem existir 3 COMPLEMENTOS, sendo eles, objeto direto ou indireto, adjunto adverbial (localidade) e uma característica que é o predicativo. Será um adjunto adverbial em qualquer circunstância sendo de tempo, modo, causa e por aí vai. Entretanto quando é indicado a localidade poderá te confundir, pois exigira uma preposição lhe induzindo a acreditar que é um objeto indireto, quando na verdade é um adjunto adverbial de lugar.

Quando se pensa em verbo, existem 3 tipos de verbos classificatórios sendo eles, verbo transitivo, intransitivo e o de ligação, o transitivo e intransitivo pode ser chamado de verbos nocionais (ação), é um verbo que vai dar uma noção, por este fator engloba o predicado verbal. Entretanto esses verbos podem ser chamados de verbos significativos sendo a mesma coisa. O verbo de ligação você sabe que ele não

(4)

indica ação e sim Estado, qualidade, atributo e característica, então não pode ser chamado de verbo nocional. Na sua prova, podem chamar o verbo de ligação de verbo relacional, pois é um verbo que serve para relacionar, na escola ensinam que o verbo transitivo tem sentido incompleto e que o verbo intransitivo tem sentido completo ambas em relação ao sentido de ação.

O verbo transitivo é o verbo da pergunta que vai exigir um complemento e um objeto, já o verbo intransitivo haverá situações em que ele vai exigir um complemento, porém, não é um complemento verbal e nem objeto e sim um complemento circunstancial ou um complemento adverbial, isso ocorre quando é indicado a localidade. O verbo de ligação a professora da escola ensina e o faz gravar sendo, ser, estar, parecer, tornar-se, permanecer, ficar e continuar, esses eram os principais verbos de ligação, mas eles só são verbos de ligação quando o complemento indica uma característica, pois se o complemento indica circunstância, eles mudam e passam a ser verbos intransitivos.

1-Verbo transitivo direto- É aquele que exige complemento SEM preposição.

Ex: Sidney comprou um relógio

Se nesta frase chegasse apenas com o sujeito e o verbo dizendo.

“Sidney comprou.”

O indivíduo perguntaria “o que?”, o que demonstra que o verbo pede um objeto.

Se não há preposição na frase significa que o verbo está pedindo um complemento sem preposição, portanto, aquilo que chamamos de objeto direto sendo um verbo transitivo direto. O verbo chegar é extremamente perigoso, pois no dia a dia ele é utilizado com a proposição, cheguei “em” casa, mas o correto é utilizar com a preposição “a” cheguei à casa. Quando se tem dúvida recorra ao SVC achando o verbo, perguntando quem ao sujeito e o resto do complemento podendo ser três possibilidades para o complemento objeto, pode ser uma circunstância do adjunto adverbial (localidade) e o predicativo. Vai ser adjunto adverbial quando indica qualquer tipo de circunstância, mas quando indicar localidade fique atento, pois pode

(5)

Transitividade verbal te confundir porque exigira uma preposição, o induzindo a achar que é um objeto indireto e quando na verdade é um adjunto adverbial de lugar. Sidney é o sujeito, comprou é o verbo e um relógio é o complemento restante, relógio é um objeto, mas o tipo de objeto que se tem é o verbo que respondera, todavia não é o verbo que dá o contexto sozinho dependendo da estrutura.

É o complemento que muda o contexto, se o complemento é um objeto significa que o verbo vai ser transitivo, se o complemento é uma adjunto adverbial é uma circunstância significativa a qual o verbo vai ser transitivo e se o complemento é uma característica o verbo será de ligação. Então, se na frase o complemento é um objeto significa que o verbo é transitivo, mas o tipo de objeto é o verbo quem responde e neste contexto quem compra, compra algo.

2- Verbo transitivo indireto- Aquele que exige complemento COM preposição.

Ex: Sidney precisa de dinheiro.

O complemento não é característica, não gera circunstância, sendo um objeto analisando “precisa” é um verbo transitivo, mas é preciso saber o tipo de objeto sendo o verbo que respondera. Quem precisa, precisa de algo, então o verbo transitivo indireto vai exigir um objeto indireto, pois está indiretamente ligada ao verbo através da preposição.

3- Verbo transitivo direto e indireto- Aquele que exige dois complementos: um com e um sem preposição.

Sidney deu flores para Clara.

O verbo transitivo direto só pede um complemento sem preposição portanto um objeto direto, o verbo transitivo indireto só pede um complemento com preposição, objeto indireto. Nesta frase mostra que o verbo “dar” é um verbo bitransitivo chamado de verbo transitivo direto e indireto. Obrigatoriamente vai exigir dois complementos,

(6)

sendo um sem preposição o objeto direto e outro com proposição, objeto indireto.

Não há importância em quem aparece primeiro se é o direto ou indireto, o que nunca pode ter é dois objetos diretos ou dois objetos indiretos, pois o nome do verbo é transitivo direto e indireto. Se fosse colocado “Sidney comeu do bolo “e perguntasse qual é a função sintática como funcionaria? Primeiramente é preciso achar o verbo que é “comeu”, em seguida perguntar quem ao sujeito e automaticamente o restante será o complemento. Sendo bolo um objeto, entretanto muito candidato erra esta questão, pois percebe que tem há uma preposição e marca como objeto indireto, mas lembre-se que não é o fato de ter preposição que qualifica como objeto indireto, pois a análise é morfossintática, é preciso observar a quem o verbo está ligado morfologicamente para classificar sintaticamente. Há preposição na frase, mas está ligada ao verbo comer e neste contexto quem come, come algo então o verbo transitivo direto obrigatoriamente vai pedir um objeto direto preposicionado, pois existe preposição.

Essa preposição tem a ver com a regência do verbo comparando com a frase “Sidney precisa de dinheiro” neste contexto quem precisa, precisa de algo e não há como tirar a preposição, pois precisa do que? Sendo assim exigida a preposição obrigatoriamente. Como é uma preposição exigida pelo verbo é uma preposição obrigatória o “de” da frase. Já que é exigida pelo verbo a proposição do objeto indireto se pode concluir que a proposição do objeto indireto sempre será exigida. Na frase Sidney comeu do bolo há como tirar a proposição e falar “Sidney comeu o bolo” isso significa que essa preposição não foi exigida pelo verbo, não sendo obrigatória é facultativa.

Esta preposição facultativa foi colocada para evitar uma ambiguidade, pois “Sidney comeu o bolo” significa que comeu o bolo inteiro, “Sidney comeu do bolo” quer dizer que comeu um pedaço, na proposição do objeto indireto há a preposição relacional, relacionando e esvaziada de sentido. No objeto direto preposicionado há a preposição nocional, pois está ali para indicar que foi parte do bolo há um valor semântico, partitivo. Entretanto se a pergunta é quantas classes gramaticais há no “do bolo” a resposta será três, sendo Bolo o núcleo deste objeto direto e morfologicamente é um substantivo e o “do” é a contração da preposição “de” + “o” artigo, por isso temos

(7)

Transitividade verbal três classes gramaticais.

Cara(o) aluna(o) iremos compreender mais sobre os verbos intransitivo estes que possuem sentido completo, mas podem pedir um complemento adverbial, entretanto na próxima aula, bons estudos.

Até mais!

Referências

Documentos relacionados

A resposta “Pedro e Bino”, sendo dois núcleos o verbo obrigatoriamente concorda com os dois, por isso fica no plural sendo sujeito composto. Na frase “Os meninos fizeram

“Em Rocha Miranda” é uma circunstância de localidade, portanto, se tem preposição que indica localidade, sempre vai ser uma adjunto adverbial de lugar e, se esse

Pode cair na prova pedindo a classificação da oração, toda a classificação como acabamos de ver; pode pedir só a função morfológica do “que” que é uma conjunção

= no caso do verbo LEMBRAR, também é possível empregá-lo como TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO, com OBJETO INDIRETO INTRODUZIDO PELA PREPOSIÇÃO A OU

Há um núcleo verbal e outro nominal. Por isso predicado é verbal, porque não tem verbo de ligação e não tem predicativo. ❖ Os alunos estavam tranquilos.. “Os alunos” é

Transitivo Indireto: O verbo precisa de um complemento e se liga ao núcleo desse objeto por meio de uma preposição. Verbos transitivos indiretos têm

Existem três formas de indeterminar o sujeito: verbo na terceira pessoa do plural sem referente, verbo na terceira pessoa do singular seguido do pronome “se”

Na frase da combinação se percebe isoladamente, quatro estruturas, um verbo, uma preposição, um artigo e um substantivo já na frase de contração se observa de forma explícita