• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa Sidney Martins. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Transitividade Verbal. Prof. Sidney Martins.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa Sidney Martins. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Transitividade Verbal. Prof. Sidney Martins."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

LÍNGUA PORTUGUESA

Transitividade Verbal

Prof. Sidney Martins

(2)

Apresentação

Este documento possui recursos de interatividade através da navegação por marcadores, portanto, acesse a barra de marcadores do seu leitor de PDF e navegue de maneira RÁPIDA e DESCOMPLICADA pelo conteúdo.

Veja o exemplo abaixo:

APRESENTAÇÃO

Fala galera!!

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada!!

Sou o professor Sidney Martins, falando diretamente dos estúdios do Focus Concursos, uma potência na preparação para concursos públicos em todo Brasil.

Falando um pouco da minha trajetória, sou graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário português. Trabalho há mais de 14 anos na preparação de alunos para concursos públicos.

Sou servidor da Prefeitura do Rio de janeiro - RJ

(3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Apresentação ...2

Transitividade Verbal ...3

Tipos de Predicado ... 3

Exercícios ... 8

TRANSITIVIDADE VERBAL

Tipos de Predicado

Quando se estuda os termos da oração, que são na verdade, os termos classificados sintaticamente, é feito uma divisão entre termos:

❖ Essenciais: essência da oração.

❖ Integrantes: aqueles que integram a oração.

❖ Acessórios: são meros acessórios.

Exemplo: para que se entenda melhor, pense nos termos essenciais como um corpo nu, e por não poder sair pelado na rua, pense nos termos integrantes como as roupas. E os termos acessórios funcionam como acessórios mesmo, um relógio ou um anel.

Ao observar os termos essenciais, tem o sujeito predicado, só que, percebe-se que existe o sujeito indeterminado e a oração sem sujeito, porém, jamais se tem uma oração sem predicado.

Existem três tipos de predicado:

PREDICADO VERBAL: no predicado verbal, tem-se uma estrutura em que ocorre uma nucleação no verbo, isto é, o núcleo significativo se concentra no verbo.

PREDICADO NOMINAL: no predicado nominal, tem-se um núcleo significativo que vai se concentrar no nome.

PREDICADO VERBO-NOMINAL: aqui, tem-se dois núcleos significativos, de forma que um vai se concentrar no verbo e o outro vai se concentrar no nome.

(4)

Transitividade Verbal No verbo, define-se que existem três verbos, o transitivo, intransitivo e de ligação, de forma que os verbos transitivos e intransitivos podem ser chamados de verbos nocionais ou de verbos significativos, porque dão uma noção, um significado e um sentido de ação, sendo por isso que eles encabeçam o predicado verbal.

Se o verbo for de ligação, não tem ação, dessa forma, podem ser chamados de verbo não nocional e verbo não significativo, ou ainda, verbo relacional. Porque ali o verbo está para relacionar o sujeito ao predicativo, logo, é uma a estrutura de predicado nominal.

Para indicar ação, o verbo tem que ser transitivo ou intransitivo, então não predicado verbal e nominal, o verbo aqui, obrigatoriamente ou vai ser transitivo ou vai ser intransitivo, só que para ser também nominal, obrigatoriamente vai ter que aparecer um predicativo.

Há verbo de ligação? Há predicativo?

Predicado Verbal NÃO NÃO

Predicado Nominal SIM SIM

Predicado Verbo-Nominal NÃO SIM

Quando a resposta da primeira pergunta da tabela acima for “não”, já tem uma estrutura de predicado verbal, para saber se vai continuar sendo apenas só verbal ou vai ser nominal também, se observa se tem ou não o predicativo.

Exemplos Gerais:

Predicado Verbal:

❖ João comeu uma torta.

Nesta frase não existe o verbo de ligação, de forma que “comeu” é um verbo transitivo direto que pede um objeto direto e João é o sujeito. Portanto, se o sujeito é João, o restante da estrutura é o predicado. Como o verbo transitivo direto é um verbo que indica ação, se tem aquilo que é chamado de predicado verbal, portanto, o núcleo significativo dele se concentra no verbo, sendo um núcleo do predicado verbal.

Predicado Nominal

❖ João é inteligente.

(5)

Neste momento, este verbo é o verbo “ser”, portanto, “inteligente” é um atributo de João, logo, João é o sujeito, o verbo “ser” é o chamado verbo de ligação e “inteligente”

é o predicativo do sujeito, porque está qualificando/caracterizando o João que é o sujeito. Para descobrir quem é o predicado da frase, se retira o sujeito, e o que sobra é o predicado e, como o verbo já é de ligação, é o chamado predicado nominal, que tem o núcleo significativo concentrado no nome (inteligente).

Predicado Verbo Nominal

❖ Maria via o jogo empolgada.

Nesta frase não tem verbo de ligação, tem o verbo “ver”, que é um verbo transitivo direto. Então Maria é o sujeito, o verbo é transitivo direto e “o jogo” é o objeto direto.

Neste momento, empolgada, é uma característica da Maria, dessa forma, por mais que não tenha um verbo de ligação, ainda assim tem um predicativo, que nesse caso, é um predicativo do sujeito que está qualificando/caracterizando a Maria. Nesse exemplo, se fosse pensado que tem um verbo subentendido (Maria via o jogo e estava empolgada), não se pode dizer que essa oração é absoluta e que é um período simples, teria que dizer que é um período composto, porque teria dois verbos, mas não existem dois verbos na frase, existe apenas um.

Predicado é o único termo indispensável da oração, já que o sujeito pode ser indeterminado ou até mesmo não existir. De acordo com a sua estrutura, o predicado pode ser: verbal (verbos transitivos e intransitivos), nominal (verbo de ligação) ou verbo-nominal (para ser verbal tem que ter transitivo e intransitivo e para ser nominal tem que ter predicativo).

Exemplos do material:

Predicado Verbal

O núcleo é um verbo e o verbo nunca será de ligação.

❖ Os empresários fizeram uma proposta aos trabalhadores.

O verbo aqui é “fazer”, nesse contexto, quem faz, faz alguma coisa e faz a alguém, portanto, é um verbo transitivo direto e indireto, “uma proposta” é um objeto direto

(6)

Transitividade Verbal e “aos trabalhadores” é um objeto indireto. O sujeito da frase é “os empresários”, então neste momento, não tem um verbo de ligação e não tem um predicativo, então se está diante de um predicado verbal.

❖ As aves ciscavam o chão.

Na frase acima, o sujeito é “as aves”, “ciscavam” é um verbo transitivo direto e o “chão”

é um objeto direto. Nesse momento, como não tem o verbo de ligação e nem o predicativo, se está diante de um predicado verbal.

Predicado Nominal

O núcleo é um nome e o verbo será sempre de ligação.

❖ As flores são lindas.

“As flores” é o sujeito, o verbo “ser” é um verbo de ligação e “lindas” é um predicativo do sujeito.

❖ O réu permaneceu calado.

“O réu” é o sujeito, “permaneceu” é um verbo de ligação e “calado” é um predicativo do sujeito, portanto se está diante de predicado nominal.

Predicado Verbo-Nominal

Há um núcleo verbal e outro nominal. (Verbo transitivo + Predicativo do sujeito)

❖ Os alunos fizeram a prova.

Nesta frase, “os alunos” é o sujeito, “fizeram” o verbo e a “prova” é o objeto. Neste contexto, o verbo “fazer” está no sentido de execução/realização então, é o verbo transitivo direto e “a prova” é o objeto direto. Por isso predicado é verbal, porque não tem verbo de ligação e não tem predicativo.

❖ Os alunos estavam tranquilos.

(7)

“Os alunos” é o sujeito, “estavam” é um verbo de ligação e “tranquilos” é um predicativo do sujeito, logo, predicado nominal.

❖ Os alunos fizeram a prova tranquilos.

“Os alunos” é o sujeito, “fizeram” é o verbo transitivo direto e “a prova” é o objeto direto; só que eles não simplesmente não fizeram a prova, eles fizeram a prova tranquilos, então esse “tranquilos” é uma característica dos alunos, portanto se tem um predicativo do sujeito, por isso predicado verbo-nominal.

Na primeira frase, o predicado é “fizeram a prova” e como é um predicado verbal o núcleo é o verbo. Na segunda frase o predicado é “estavam tranquilos”, e como é um predicado nominal o núcleo se concentra no nome, portanto é o predicativo

“tranquilos”. Na terceira frase o sujeito é “os alunos”, todo o resto “fizeram a prova tranquilos” é o predicado, nesse caso um praticado verbal-nominal, porque não tem verbo de ligação, porém tem um predicativo, tendo dois núcleos, um que se concentra no verbo e outro que se concentra no nome. Por isso dois núcleos significativos.

❖ A despedida deixou a mãe aflita.

Nesse momento, “a despedida” é o sujeito, “deixou” é um verbo transitivo direto, “a mãe” é um objeto direto e “aflita” é uma característica relacionada à mãe. Então, se tem um predicativo do objeto direto.

❖ Pedro acha Bruna linda.

“Pedro” é o sujeito, o verbo “achar” é transitivo direto, “Bruna” é um objeto direto e

“linda” é um predicativo do objeto direto.

❖ Os alunos fizeram uma prova difícil.

❖ Os alunos consideraram uma prova difícil.

A palavra “difícil” nas duas concessões é um adjetivo, e um adjetivo pode ser um adjunto adnominal ou um predicativo. Quando é do sujeito é muito mais fácil observar e do objeto é mais difícil.

(8)

Transitividade Verbal prova difícil” é um objeto direto. Na segunda frase, o sujeito é “os alunos”, o verbo

“considerar” é transitivo direto, “uma prova” é o objeto direto e “difícil” é o predicativo do objeto direto.

“Difícil” na primeira frase é um objeto direto e na segunda é um predicativo do objeto direto.

Aprende-se na escola, que nesses casos deve-se pegar toda a estrutura substantivada, no caso todo o objeto e substituir por um pronome oblíquo, porque na hora em que se consegue fazer isso, se demonstra que tudo aquilo é objeto, mas se não conseguir colocar tudo dentro do objeto, é porque não dá para transformar tudo em um pronome oblíquo.

Dessa forma, na frase “os alunos fizeram uma prova difícil” a estrutura sublinhada da para substituir pelo pronome oblíquo A: “Os alunos a fizeram”; “os alunos fizeram-na”, isso pode ser realizado por causa da essência do verbo, porque, nesse contexto, quem faz, faz alguma coisa, realiza alguma coisa. Na outra frase “os alunos consideraram uma prova difícil” a estrutura sublinhada não pode ser substituída pelo pronome oblíquo A, sendo somente possível pegar “uma prova” e substituir pelo pronome A:

“Os alunos a consideraram difícil”; “Os alunos consideraram-na difícil”, isso porque na essência do verbo considerar existe um juízo de valor, quem considera, considera alguma coisa, portanto, se tem que atribuir um juízo de valor e para atribuir esse valor, se atribui uma característica.

O mesmo pode ocorrer na frase “A despedida deixou a mãe aflita”, podendo substituir a parte sublinhada pelo pronome oblíquo A: “A despedida a deixou aflita”; “A despedida deixou-a aflita”. Ocorre também na frase “Pedro acha Bruna linda”, podendo substituir Bruna pelo pronome oblíquo A: “Pedro a acha linda”; “Pedro acha- a linda”.

Exercícios Questão 01

Assinale uma das alternativas em que aparece um predicado verbo-nominal:

a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.

b) Demitiram o secretário da instituição.

c) Nomearam as novas ruas da cidade.

d) Compareceram todos atrasado à reunião.

(9)

e) Estava irritado com as brincadeiras.

COMENTÁRIOS: Se é verbo nominal, o verbo tem que ser transitivo ou intransitivo e ainda sim tem que ter a aparição de um predicativo.

Alternativa A) “chegar” não é verbo de ligação, para a gramática tradicional ele é verbo intransitivo; “ao destino” é um adjunto adverbial de lugar e “cedo” é um adjunto adverbial de tempo. Portanto, não tem verbo de ligação e não tem predicativo, sendo então, um predicado verbal.

Alternativa B) Nesse contexto, quem demite, demite alguém, então é verbo transitivo direto, “secretário da instituição” é um objeto direto.

Alternativa C) Nesse contexto, quem nomeia, nomeia alguma coisa, portanto o verbo é transitivo direto e “as novas ruas da cidade” é o objeto direto. Como “nova”

está dentro do objeto direto, ele é um adjunto adnominal.

Alternativa D) “Todos” é o sujeito, “compareceram” para a gramática tradicional é como se fosse um verbo intransitivo, “à reunião” é um adjunto adverbial e

“atrasados” é uma característica de “todos”, então é um predicativo do sujeito, logo, é um predicado verbo-nominal.

Alternativa E) O verbo é de ligação, “irritado” é um predicativo do sujeito, com isso, é um predicado nominal.

Gabarito: D

Questão 02

Observe as duas orações abaixo:

I. Os fiscais ficaram preocupados com o alto índice de sonegação fiscal.

II. Houve uma sensível queda na arrecadação do ICM em alguns Estados.

Quanto ao predicado, elas classificam-se, respectivamente, como:

a) Nominal e verbo-nominal b) Verbo-nominal e verbal c) Nominal e verbal

d) Verbal e verbo-nominal

(10)

Transitividade Verbal

COMENTÁRIOS: Item I) O verbo “ficar” é um verbo de ligação, “preocupados” é um predicativo do sujeito, logo, essa frase é um predicado nominal.

Item II) O verbo “haver” no sentido de existir/ocorrer/acontecer é o chamado verbo impessoal, porque não tem uma pessoa para concordar, logo, neste momento ele caracteriza uma oração sem sujeito e, quando isso acontece esse verbo “haver” é classificado como um verbo transitivo direto, e o que está relacionado a ele obviamente vai funcionar como um objeto direto. “Uma sensível queda na arrecadação do ICM” funciona como objeto direto e “em alguns Estados”

é um adjunto adverbial de lugar, portanto, não tem verbo de ligação e nem predicativo, já que “sensível” está dentro do objeto direto, logo, é uma adjunta adnominal. Com isso, se tem um predicado verbal.

Gabarito: C.

Questão 03

Assinale a alternativa em que o predicado é verbo-nominal:

a) O garoto tímido fez o discurso.

b) Não encontraram o suspeito.

c) A garota saiu chateada da escola.

d) O garoto continua internado.

COMENTÁRIOS: Alternativa A) “O garoto tímido” é o sujeito, de forma que

“tímido” é um adjetivo, mas não é um predicativo, porque está junto do nome, então é um adjunto adnominal. O verbo “fazer” no sentido de executar/realizar é um verbo transitivo direto e o “discurso” é objeto direto. Estando diante de um predicado verbal.

Alternativa B) Neste contexto, quem não encontra, não encontra alguém, sendo então, um verbo transitivo direto e “suspeito” é objeto direto”, não tendo, portanto, verbo de ligação nem predicativo, logo, é um predicado verbal.

Alternativa C) Para a gramática tradicional o verbo “sair” é um verbo intransitivo,

(11)

“da escola” é um adjunto adverbial de lugar, então não tem nenhuma ligação.

Porém, “chateada” é uma característica da garota, então vai ser predicativo do sujeito. Não tem verba de ligação, mas tem predicativo, logo é um verbo-nominal.

Alternativa D) “Continua” é um verbo de ligação e “internado” é o predicativo do sujeito, estando diante de um predicado nominal.

Gabarito: C.

Para finalizar uma mensagem bacana:

http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2012/02/se-o-plano-nao-funcionar-na-sua-vida.html

Mas não é por isso que você vai ficar esperando “a morte da bezerra”; não funcionou?

Parte para outra! Na vida, nada cai do céu, só a chuva e ainda vem ácida e/ou com granizo para te machucar, então cuidado, caí para dentro e estude.

Tranquilo galera? Espero ter contribuído significativamente para aquisição do seu conhecimento.

Ide em paz e que o Senhor sempre vos acompanhe!

Referências

Documentos relacionados

Quem precisa, precisa de algo, então o verbo transitivo indireto vai exigir um objeto indireto, pois está indiretamente ligada ao verbo através da preposição.. 3-

Nesse caso, é utilizado o “a”, preposição, ao invés do “há”, pois o “a” indica distância, enquanto o “há” é utilizado apenas para tempo transcorrido.. Acerca

A) Sujeito simples, predicado verbal, adjunto adverbial. B) Sujeito simples, predicado verbo-nominal, predicativo do sujeito. C) Sujeito composto, predicado verbal, predicativo

No primeiro exemplo, “carro e moto nova”, o adjetivo “nova” faz concordância atrativa, pois está concordando com o substantivo mais próximo, que está no feminino

a) predicado verbo-nominal, pois haveria um predicativo do sujeito. b) predicado verbal apenas, pois não haveria nem predicativo do sujeito e nem predicativo do

Existem três formas de indeterminar o sujeito: verbo na terceira pessoa do plural sem referente, verbo na terceira pessoa do singular seguido do pronome “se”

Na frase da combinação se percebe isoladamente, quatro estruturas, um verbo, uma preposição, um artigo e um substantivo já na frase de contração se observa de forma explícita

Alternativa a: “Já fazem alguns dias que não se veem”. O verbo fazer indicando tempo ou clima obrigatoriamente fica no singular, pois caracteriza uma oração sem sujeito. A