• Nenhum resultado encontrado

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

depto. mkt. IBE FGV

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M

2015

* Programa sujeito a alterações

G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S

(2)

Ascensão Acadêmica na FGV

A FGV, ciente de que a educação continuada é uma necessidade primordial dos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma Ascensão Acadêmica, de concepção inédita: os créditos de algumas etapas podem ser eliminados na etapa seguinte.

Pós-Graduação Internacional 2 3 4 6 7 8 9 9 Assessor Supervisor Coordenador Empreendedor Pós-Graduação Internacional 2

MBA Executivo Internacional

3

em Miami

MBA Executivo Global

Pré-Requisito: ter cursado o MBA Pós-Graduação Especialização, mestrado ou doutorado.

Pré-Requisito: ser graduado e ter no mínimo 5 anos de experiência profissional relevante. Pré-Requisito: ser graduado

MBA Pleno Ohio University EUA Fase Nacional MBA Pleno MBA Executivo Global Brasil / Europa 10 Gerente Assessor Gerente Sênior Diretores Gerentes Conselheiro

ou MBA On-line PDE - Programa de

Desenvolvimento Executivo (dupla certificação) 5 1 2 3 4 7 6

(3)

Apresentação e Diferenciais da IBE e da FGV

Fundada em 1944, a FGV reúne escolas de excelência e importantes centros de pesquisa e documentação focados na economia, na administração e no direito, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do país. São mais de 60 anos dedicados à geração e transmissão de conhecimentos,

impactando positivamente para um Brasil sustentável e competitivo no cenário internacional.

A IBE Business Education é uma das grandes parceiras da FGV para o desenvolvimento de programas de MBA e Pós-Graduação.

Esta parceria entre a IBE e a FGV vai muito além da prestação de serviços. Através da iniciativa da IBE, a Fundação Getulio Vargas passou a oferecer os programas internacionais MBA Pleno e FGV CEO Internacional, que têm convênios com as mais prestigiadas escolas de negócios do mundo, como Ohio University (EUA), Columbia Business School (EUA) e IMD (Suíça).

A IBE tem unidades em Araras, Americana, Campinas, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Vinhedo e Rio Claro. Trabalhando sempre pela Inovação, Conhecimento e Empreendedorismo.

Líder na formação de Líderes, não por acaso

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S

 A FGV foi eleita a melhor business school brasileira, segundo ranking 2009 da América Economia Intelligence – instituto de pesquisa da revista América Economia.

 A consultoria inglesa QS, que anualmente classifica as melhores escolas de negócios do mundo, apontou a FGV como a melhor business school brasileira na opinião das grandes empresas (2009).

 A FGV é a instituição preferida dos presidentes de empresas, quando o assunto é Pós-Graduação e MBAs (Pesquisas da Revista Você S/A, 2008).  Segundo o MEC, das quatro melhores instituições de ensino do Brasil, três são da FGV (MEC, 2007).

 A FGV conquistou o conceito máximo em todos os cursos avaliados no Enade (MEC, 2006).

 A FGV tem ampla produção editorial, com mais de 200 títulos de autores brasileiros e estrangeiros que debatem economia, administração, história, direito e negócios (Editora FGV).

 Os ex-alunos FGV têm alta empregabilidade nas melhores empresas do país e do exterior.  Professores com sólida formação acadêmica e relevante experiência profissional.

(4)

Informações sobre o Curso

Objetivos

A Quem se Destina

Estrutura do Curso

 Desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos e implementando-os com sucesso.

*Incluindo o Módulo Internacional.

 Profissionais, líderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.

 Profissionais, líderes, gerentes e executivos cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.

 Profissionais, líderes e gerentes que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de projetos.

17 Gestão Econômico-Financeira 18 Matemática Financeira 19 Metodologia Científica

20 Preparação para o PMP (online) 21 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 22 Módulo Internacional 40h/aula (opcional)

Carga Horária Total: 472 h/aula*

1 Fundamentos de Gerenciamento de Projetos 2 Gerenciamento do Escopo em Projetos 3 Gerenciamento da Qualidade em Projetos 4 Gerenciamento do Tempo em Projetos 5 Gerenciamento de Custos em Projetos 6 Gerenciamento de Pessoas em Projetos 7 Gerenciamento da Comunicação em Projetos 8 Gerenciamento de Stakeholders em Projetos 9 Gerenciamento de Aquisições em Projetos 10 Gerenciamento de Riscos em Projetos 11 Negociação e Gerenciamento de Conflitos 12 Análise de Viabilidade de Projetos 13 Ética e Responsabilidade Profissional 14 Gerenciamento da Integração em Projetos

15 Gerenciamento de Portfólio e PMO 16 Gerenciamento de Programas

(5)

Conteúdo Programático

1 Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Histórico e conceituação de projeto. Gerenciamento de programa, portfólio e projetos. Relação entre estratégia e projetos. Caracterização do ciclo de vida e dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. Áreas de conhecimento segundo o PMBOK® - PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Diferença entre fase de um projeto e grupo de processos de gerenciamento. Plano de gerenciamento do projeto. Lições aprendidas. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. O papel do gerente de projeto e suas

3 Gerenciamento da Qualidade em Projetos

Gerenciamento da qualidade – abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK®. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.

7 Gerenciamento de Comunicação em Projetos

Dimensões e modelos de comunicação. Habilidades de comunicação para o gerenciamento de projetos. Processos de gerenciamento das comunicações em projetos segundo o PMBOK®. Definição e importância da identificação das partes interessadas (stakeholders) no projeto. 5 Gerenciamento de Custos em Projetos

Tipologia de custos em projetos. Processos de gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK®. Gerenciamento do valor agregado (EVA). 2 Gerenciamento do Escopo em Projetos

Definição de escopo: do produto e do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK®. Modelos de documentos: Declaração de Escopo, EAP, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.

6 Gerenciamento de Pessoas em Projetos

Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK®.

8 Gerenciamento de Stakeholders em Projetos

Definição e importância da identificação das partes interessadas no projeto. Aspectos comportamentais. Identificação, classificação e análise das partes interessadas do projeto. Processos de gerenciamento das partes interessadas.

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S

2015

4 Gerenciamento de Tempo em Projetos

Contexto e importância do gerenciamento do tempo em projetos. Processos do gerenciamento do tempo segundo o PMBOK®. Caminho crítico. Desempenho do projeto. Relatório de status e ações corretivas.

9 Gerenciamento de Aquisições em Projetos

Conceituação de aquisições/ contratação. Processos de gerenciamento das aquisições em projetos segundo o PMBOK®. Tipos de contratos e Licitações.

10 Gerenciamento de Riscos em Projetos

Riscos – definição, conceitos e histórico. Processos do gerenciamento de riscos segundo o PMBOK®.

(6)

táticas de negociação em projetos. Habilidades comportamentais úteis para negociação em projetos.

15 Gerenciamento de portfolio e PMO 13 Ética e Responsabilidade Profissional

A ética integrada à gestão de negócios nas organizações. A dimensão ética e moral do gerente de projetos. Código de ética. A contribuição do código

14 Gerenciamento da Integração em Projetos

Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanças. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integração.

16 Gerenciamento de Programas

18 Matemática Financeira

Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade).

19 Metodologia Científica

12 Análise de Viabilidade de Projetos

Fundamentos de finanças para projetos. Métodos e regras para decisão de aceitação (investir) ou rejeição (não investir) de projetos em orçamento de capital. Custo de capital próprio e custo médio ponderado de capital. Análise do risco econômico-financeiro em projetos.

Definições sobre gerência de portfolio, ligação do portfolio com a estratégia e com a operação da empresa, definição de métricas, identificação, alinhamento, avaliação, priorização, categorização e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfolio de projetos.

Stakeholders ligados ao gerenciamento de portfolio. Implementando gerência de portfolio através do Escritório de Projetos. Conceito de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de modelos de PMO. Estratégias de implantação. Funções e papeis do Escritório de Projetos. Vendendo a solução de PMO. Métricas e pontos críticos de sucesso.

Conceito de gerenciamento de programas. Relacionamento entre gerenciamento de programas, gerenciamento de portfolio e gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de programas e gerenciamento de benefícios. Os processos do gerenciamento de programas. As áreas de conhecimento de gerenciamento de programas.

17 Gestão Econômico-Financeira

Conceitos básicos de gestão econômico-financeira. Princípios básicos de contabilidade. Custeio e investimento. Remuneração do investimento. Análise de Balanços.

de conduta ética para a sustentabilidade. Consciência Moral e Raciocínio Ético. O papel do gerente de projeto na prática efetiva do código de conduta ética.

(7)

21 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O trabalho de conclusão de curso é individual, e deverá ter caráter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado à realidade profissional dos alunos participantes, e ter aderência aos conceitos aprendidos no curso.

O trabalho terá acompanhamento e orientação à distância, via Internet, da coordenação acadêmica do curso e professores, e pessoalmente nas datas agendadas das disciplinas técnicas de gerência de projetos, pelo próprio professor e na disciplina de Metodologia Científica para TCC.

22 Módulo Internacional 40h/aula (opcional)

Este módulo, opcional, será desenvolvido com tradução simultânea e com o acompanhamento de um coordenador brasileiro. Vide condições para Certificação nas “Informações Adicionais”.

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S

(8)

Informações Adicionais

Certificação

Aos alunos que concluírem o curso (inclui o Trabalho de Conclusão de Curso) será emitido um certificado de MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas.

Aos alunos que optarem pelo módulo internacional, será emitido o certificado pertinente de conclusão pela instituição onde o curso for realizado.

Corpo Docente

O corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.

Realização

Aulas aos sábados quinzenais. Sujeito a alterações. As provas serão ministradas em dias diferentes das aulas.

Seleção e Matrícula

A seleção será realizada por análise de Ficha de Inscrição e Curriculum Vitae. Haverá uma entrevista final que apontará a classificação para a turma. Taxa de inscrição de R$190,00 (não será devolvida em caso de desistência).

Regulamento

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas têm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos.

Resolução do MEC

Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Documentos e Condições

Ficha de Inscrição Padronizada;

Cópia autenticada do Diploma de Nível Superior; Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

Duas fotos 3x4 recentes;

Curriculum Vitae.

Comprovante de Endereço;

Referências

Documentos relacionados

2- Cartão de Crédito via PAG SEGURO (para pagamento parcelado taxas do PAG SEGURO serão acrescidas) Assim que recebermos sua ficha de inscrição e verificarmos que o

Isso porque a natureza do motivo torpe é subjetiva, porquanto de caráter pessoal, enquanto o feminicídio pos- sui natureza objetiva, pois incide nos crimes praticados contra a

Nas FPFP, a disponibilidade total referida foi maior na região Sul comparada à Nordeste; para indivíduos que referiram uma DCNT em relação aos que possuíam três ou mais;

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

Sumita, que também é diretor-científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e um dos organizadores de uma recente publicação sobre o

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

Informa¸c˜oes relevantes `a modelagem ser˜ao obtidas no Sistema de Informa¸c˜oes em Dengue (SIGDengue) bem como viabilizar´a a visualiza¸c˜ao dos resultados dos processos

O CONTROLE DOS MICRORGANISMOS / OS DESODORANTES Figura 1: A ação inibitória de vários desodorante sobre Micrococcus luteus e outras bactérias. Os desodorantes A = Naturelle (Phebo)