• Nenhum resultado encontrado

Filipenses 3.10 (versão amplificada)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Filipenses 3.10 (versão amplificada)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A

A

B

B

E

E

N

N

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

E

E

A

A

D

D

O

O

E

E

C

C

E

E

R

R

(

(

2

2

)

)

3. Quando adoecemos, descobrimos que todos somos iguais: pobres e ricos, grandes e pequenos, homens e mulheres, doutores ou analfabetos, palacianos ou gente de rua, santos e pecadores. Todos adoecemos ou podemos adoecer. No leito da enfermidade, descobrimos a tolice do orgulho, da vaidade, da pretensão humana, da mania de grandeza. E do leito, saímos mais humanos e humildes. E não isso uma bênção?

4. Quando adoecemos, aprendemos “experiencialmente” a natureza relacional e interdependente do ser humano, e o valor da gentileza, da simpatia, do bom humor, da paciência. Pensávamos, quando saudáveis, não precisar de ninguém, não depender de ninguém, que dinheiro era capaz de adquirir todo bem estar, todo prazer, toda felicidade. Doentes, em leito hospitalar luxuoso ou singelo, rodeados de gente altamente capacitada e profissionalmente competente, ou de gente simples, nós nos damos conta de que precisamos dessas pessoas, dependemos delas, temos de tratá-las bem. Em troca, recebemos o carinho e o cuidado delas. E como é bom ver médicos, enfermeiros e enfermeiras e todo pessoal hospitalar, a trabalhar feliz e com diligência para nos prover bem estar, alívio de nossas dores ou desconforto e recuperar nossa saúde ou nossa esperança!

5. Quando adoecemos, verificamos a importância da família e do amor e cuidado que nos devota. Às vezes, parentes que não víamos fazia anos, comparecem em nosso quarto de hospital ou em casa, trazendo novo alento e razão para viver. Até reconciliação entre parentes desavindos ocorre durante nossa enfermidade, e só vamos saber depois. Como é bom ter família e ser família. Mas também, enfermos, descobrimos o valor de nossos amigos, de perto ou de longe, que nos levam carinho e solidariedade.

6. Quando adoecemos, recebemos consolações novas e novos insights da Palavra e Deus, se somos crentes em Jesus Cristo, tementes a Deus e acostumados a manejar a Bíblia, o Santo Livro. O leito de enfermidade

constitui privilegiado lugar de meditação nas grandes verdades da fé, antes apenas parte de nosso discurso religioso. Ali somos consolados por Deus e nos tornamos fontes de consolação. É verdade.

A doença acaba abrindo espaços e cavando abismos em nossa vida que a graça divina vem preencher. No leito, ouvimos a promessa divina, como Paulo outrora: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Consolados e fortalecidos, mesmo com o corpo abatido e marcado pela dor, passamos a ser agentes de consolação, de paz e esperança no hospital. Chego à conclusão de que um verdadeiro cristão, doente e internado num hospital, acaba se tornando ali uma bênção para profissionais da saúde e companheiros de sofrimento ou tratamento.

Pr Irland Pereira de Azevedo Reeditado

P

P

o

o

r

r

q

q

u

u

e

e

o

o

m

m

e

e

u

u

p

p

r

r

o

o

p

p

ó

ó

s

s

i

i

t

t

o

o

d

d

e

e

t

t

e

e

r

r

m

m

i

i

n

n

a

a

d

d

o

o

é

é

q

q

u

u

e

e

e

e

u

u

p

p

o

o

s

s

s

s

a

a

c

c

o

o

n

n

h

h

e

e

c

c

ê

ê

-

-

l

l

o

o

(

(

J

J

e

e

s

s

u

u

s

s

C

C

r

r

i

i

s

s

t

t

o

o

)

)

q

q

u

u

e

e

e

e

u

u

p

p

o

o

s

s

s

s

a

a

p

p

r

r

o

o

g

g

r

r

e

e

s

s

s

s

i

i

v

v

a

a

m

m

e

e

n

n

t

t

e

e

c

c

o

o

n

n

h

h

e

e

c

c

ê

ê

-

-

l

l

o

o

m

m

a

a

i

i

s

s

p

p

r

r

o

o

f

f

u

u

n

n

d

d

a

a

e

e

i

i

n

n

t

t

i

i

m

m

a

a

m

m

e

e

n

n

t

t

e

e

,

,

p

p

e

e

r

r

c

c

e

e

b

b

e

e

n

n

d

d

o

o

,

,

r

r

e

e

c

c

o

o

n

n

h

h

e

e

c

c

e

e

n

n

d

d

o

o

e

e

c

c

o

o

m

m

p

p

r

r

e

e

e

e

n

n

d

d

e

e

n

n

d

d

o

o

a

a

s

s

m

m

a

a

r

r

a

a

v

v

i

i

l

l

h

h

a

a

s

s

d

d

a

a

S

S

u

u

a

a

p

p

e

e

s

s

s

s

o

o

a

a

m

m

a

a

i

i

s

s

f

f

o

o

r

r

t

t

e

e

m

m

e

e

n

n

t

t

e

e

e

e

m

m

a

a

i

i

s

s

c

c

l

l

a

a

r

r

a

a

m

m

e

e

n

n

t

t

e

e

.

.

Filipenses 3.10 (versão amplificada)

Ano 43 Nº 107 12/out/2014

(2)
(3)

P

P

R

R

E

E

S

S

E

E

N

N

T

T

E

E

I

I

E

E

A

A

L

L

G

G

U

U

É

É

M

M

N

N

O

O

S

S

E

E

U

U

A

A

N

N

I

I

V

V

E

E

R

R

S

S

A

A

R

R

I

I

O

O

Se você está fazendo aniversário, ao invés de esperar que alguém lhe presenteie dê você um presente (roupa, brinquedo, calçado, etc.) novo para ser doado ao recanto dos avós ou ao Lar

Batista de Crianças. Traga e entregue na igreja informando a quem se destina (adulto ou criança, homem ou mulher). Maiores informações com o Pr Getulio.

Desde o dia 8 de outubro, o pastor Getulio Gonçalves saiu de licença médica para realização de cirurgia na coluna cervical. A cirurgia aconteceu dia 10 deste mês. Graças ao Pai, ele está bem. Serão

aproximadamente 30 dias de afastamento. Neste período a igreja contará com a ajuda do Pr José Luis e do Pr João Neto, além de outros pastores que virão pregar nas celebrações da família Betel. Também contaremos com a presença de algumas bandas que estarão conosco celebrando louvor e adoração ao Senhor, além do MBA. A estes, antecipadamente, nossa gratidão. Ore pela recuperação do pastor Getulio e seu breve retorno.

Antes do aniversário da igreja vamos pintar a quadra. E vem mais melhorias e manutenções. Temos muito por fazer e o Senhor em sido fiel para conosco na multiplicação de recursos. Você pode ajudar?

(4)

Todos os membros da igreja estão recebendo os extratos de contribuição do primeiro semestre de 2014. Com isso a liderança presta contas de todos os valores entregues no tempo de dedicação de dízimos e ofertas nominalmente. Conforme carta que acompanha os estratos, se houver alguma divergência nos lançamentos, contate os tesoureiros ou a secretaria da igreja para proceder aos ajustes necessários. Louvado seja o Senhor pelo cuidado com Sua igreja.

Continuamos atendendo na secretaria da igreja até final do mês de outubro, das 8 às 14 horas ininterruptamente, exceto as segundas feiras quando o expediente terminará às 12 horas em função de serviços externos. Se você necessitar de atendimento basta ligar neste período.

Se você tem dívidas com a nossa cantina, pedimos que acerte o mais rápido possível. Lembre-se que, além de missionária, nossa cantina tem investido em melhorias para atender com mais qualidade os que a ela chegam. Esta é uma forma de abençoar sendo abençoado.

Está chegando mais um aniversário da Betel. 44 anos servindo ao Senhor com fidelidade e alegria. comemoraremos o mês inteiro com muitas atividades e celebrações. Marque em sua agenda, convide irmãos e amigos e ore por isso.

O pastor Getulio atende regularmente no gabinete pastoral. Se você necessitar falar com ele ligue para (11) 4425-0242 e 2324-1138. Em caso de urgência ligue para (11) 98933-6198.

Você já faz parte do grupo de intercessão Betel no pelo Whatsapp? Não!?! Então precisa fazer. Ele foi criado com o objetivo de, em tempo real, apresentar pedidos de oração e compartilhar respostas do Senhor a estes pedidos. Faça parte você também e então receba e compartilhe seus pedidos e de outros irmãos. “A oração de um justo

pode muito em seus efeitos” diz a Palavra. Para ingressar no grupo ligue para os telefones da igreja (4425-0242 e 2324-1138) e informe o número de seu celular com o Whatsapp.

Em novembro vamos levar nossos presentes ao Recanto dos Avós e a uma das unidades do Lar Batista de Crianças. Se você ainda não entregou o seu presente, faça-o logo para podermos separar, classificar e designar cada lembrança. Ninguém, nas duas casas, de acolhimento vai ficar sem um presente. Chegue cedo para achar vaga onde possa estacionar seu carro com segurança,

comodidade e dentro das regras de transito. Ao estacionar seu veículo, não o pare enfrente a garagens, mesmo de casas a venda ou locação, não estacione sobre faixas de pedestres e ainda mantenha os três metros de distância da esquina. Evite multas e problemas com nossos vizinhos.

Todas as quartas feiras estamos estudando a primeira carta de Pedro. Tem sido momentos de reflexão, crescimento e benção para todos os que participam; isso sem falar da oportunidade de orarmos pessoalmente pelas necessidades uns dos outros e de um tempo gostoso de louvor e adoração. Todas as quartas feiras às 20 horas. Venha e participe.

(5)

Pedimos aos membros da igreja que mantenham seus dados cadastrais atualizados (telefone, data de nascimento, casamento, endereço, etc.) com a secretária de expediente da igreja. Para isso basta ligar para (11) 4425-0242 ou 2324-1138 e fornecer os novos dados. Ao entrar no templo ligue-se ao Senhor através da comunhão, dedicação, contrição, contribuição, adoração e Palavra. Deixe seu celular desligado ou no vibracall.

Continuamos orando e intercedendo por diversos irmãos de nossa igreja e de outras, enfermos e necessitados de nosso carinho. Alguns deles são: Jair e Edenir, Albina, Jerônima, Nena, pelos idosos da Betel; pelo irmão Lau e família na Alemanha. Estão enfermos o Pr José Maria e sua esposa Tânia, a irmã Isabel seriamente enferma. Ainda pela saúde das irmãs Marilene (e sua irmã Isabel de Sorocaba) e Fernanda (esposa e filha do Pr João Neto), pela saúde das irmãs Marilha Porto, Marta (esposa do Pr José Luis), Neuza e Elissandra, pelo irmão Deli, pela irmã Lucinete em tratamento de câncer e pelo seu filho de 7 anos na mesma luta, pelo bebe Henrique recém nascido ainda na UTI neonatal, pelo Pr Getulio que operou a coluna cervical no último dia 10, entre muitos outros.

L

L

E

E

M

M

B

B

R

R

E

E

-

-

S

S

E

E

A

A

M

M

A

A

N

N

H

H

Ã

Ã

P

P

O

O

D

D

E

E

S

S

E

E

R

R

V

V

O

O

C

C

Ê

Ê

A

A

N

N

E

E

C

C

E

E

S

S

S

S

I

I

T

T

A

A

R

R

D

D

E

E

O

O

R

R

A

A

Ç

Ç

Õ

Õ

E

E

S

S

.

.

Se você deseja que a igreja ore por alguma necessidade sua, logo a entrada - na recepção - e nos bancos do templo você poderá retirar o seu cupom para pedidos; também poderá usar o espaço apropriado no envelope de dízimos e entregar junto com sua contribuição financeira ou ainda enviar-nos um e-mail. Sua necessidade será encaminhada aos irmãos que se dedicam por interceder pela sua vida.

C

C

O

O

M

M

O

O

T

T

O

O

R

R

N

N

A

A

R

R

-

-

S

S

E

E

M

M

E

E

M

M

B

B

R

R

O

O

D

D

A

A

B

B

E

E

T

T

E

E

L

L

Se você deseja tornar-se membro da igreja e vem de

outra igreja, procure o pastor Getulio o mais breve

possível para marcar uma entrevista.

O

O

F

F

E

E

R

R

T

T

A

A

M

M

I

I

S

S

S

S

I

I

O

O

N

N

Á

Á

R

R

I

I

A

A

D

D

E

E

F

F

É

É

Lembre-se:

E

E

x

x

i

i

s

s

t

t

e

e

m

m

m

m

i

i

s

s

s

s

i

i

o

o

n

n

á

á

r

r

i

i

o

o

s

s

e

e

s

s

u

u

a

a

s

s

f

f

a

a

m

m

í

í

l

l

i

i

a

a

s

s

n

n

o

o

c

c

a

a

m

m

p

p

o

o

e

e

s

s

p

p

e

e

r

r

a

a

n

n

d

d

o

o

p

p

o

o

r

r

e

e

l

l

a

a

.

.

D

D

e

e

v

v

e

e

m

m

o

o

s

s

m

m

a

a

n

n

t

t

e

e

r

r

e

e

s

s

s

s

a

a

s

s

c

c

o

o

i

i

s

s

a

a

s

s

s

s

e

e

p

p

a

a

r

r

a

a

d

d

a

a

s

s

:

:

D

D

e

e

u

u

s

s

t

t

e

e

r

r

m

m

i

i

n

n

o

o

u

u

a

a

o

o

b

b

r

r

a

a

d

d

a

a

r

r

e

e

c

c

o

o

n

n

c

c

i

i

l

l

i

i

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

n

n

a

a

c

c

r

r

u

u

z

z

;

;

c

c

o

o

n

n

t

t

u

u

d

d

o

o

a

a

i

i

n

n

d

d

a

a

é

é

n

n

e

e

c

c

e

e

s

s

s

s

á

á

r

r

i

i

o

o

q

q

u

u

e

e

o

o

s

s

p

p

e

e

c

c

a

a

d

d

o

o

r

r

e

e

s

s

s

s

e

e

a

a

r

r

r

r

e

e

p

p

e

e

n

n

d

d

a

a

m

m

e

e

c

c

r

r

e

e

i

i

a

a

m

m

e

e

a

a

s

s

s

s

i

i

m

m

s

s

e

e

j

j

a

a

m

m

r

r

e

e

c

c

o

o

n

n

c

c

i

i

l

l

i

i

a

a

d

d

o

o

s

s

c

c

o

o

m

m

D

D

e

e

u

u

s

s

.

.

John Stott

(6)

Nascimento:

02/10 Daniely Cristina Poleti José 05/10 Gustavo Henrique Fernandes 09/10 Getulio Gonçalves Ferreira Júnior

13/10 Maria de Moraes

15/10 Regiane Santos Batista 18/10 Maria de Lourdes de Oliveira 18/10 Dione Carnielli da Silva 19/10 Ellen Lopes Jacobina 21/10 Mauro Pinto de Moraes

24/10 Fúlvio Rodrigues

28/10 Fabio Rogério Pinto José Casamento:

11/10 Fernando José Maciel Cavalcante e Rozineide Maria da Silva Cavalcante

28/10 Rosemeire Duarte Silveira Fernandes e Silvio Luiz Fernandes

Q

Q

u

u

e

e

a

a

g

g

r

r

a

a

ç

ç

a

a

d

d

e

e

C

C

r

r

i

i

s

s

t

t

o

o

c

c

o

o

n

n

t

t

i

i

n

n

u

u

e

e

s

s

e

e

d

d

e

e

r

r

r

r

a

a

m

m

a

a

n

n

d

d

o

o

s

s

o

o

b

b

r

r

e

e

v

v

o

o

c

c

ê

ê

s

s

!

!

S

E

R

C

R

I

AN

C

A

Um mundo com bonecas, patins, bola de gude, brigadeiro, bicicleta, desenho animado. O universo da criança é um lugar único, com regrinhas bem especiais:

* ficar alegre, dia sim e dia sim, com coisas simples; * não guardar nada, porque perdoar é facinho, facinho; * fazer amigos do peito sem nem saber o nome deles; * acreditar que tudo vai dar certo, sempre.

Pequenos seres sorridentes, que amam correr atrás de uma bola, comer doce, sorrir, eles mudam qualquer ambiente do planeta, pelo mero fato de estarem ali.

Mas é exatamente a condição fugidia desses “pitocos” -

tão puros e confiantes - que justifica a consagração de uma data: 12 de outubro.

Afinal, os anos passarão, e todos mudarão, de um jeito ou de outro. Uns mais fortes, outros mais firmes, outros mais machucados. Alguns perderão a maciez da pétala de rosa e passarão a ser galhos fortes de uma roseira.

Quantas vezes paramos e pensamos: "Como seria bom poder voltar, e viver os dias de meninice..." E sendo isso impossível, nos consolamos com a presença de filhos, netos ou sobrinhos.

Porém, nada impede que um adulto, calejado pelo lado de fora, moldado pelos ventos da praia da vida, tente ainda ser uma

criança em seu coração. De fato, Jesus - o Mestre - declarou que isso não deveria ser meramente uma aspiração, mas uma meta, pois dela dependeria a vida eterna:

Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele. (Lc 18:17).

Ame sempre as crianças, deixe que sua realidade seja envolvida pela delas, e poderá festejar este fato todos os dias da sua vida. Feliz Dia das Crianças a todos vocês!

(7)

V

Ve

e

m

m

a

ai

i

m

m

a

a

i

i

s

s

u

um

m

C

Ch

á

d

d

e

e

P

Pr

ri

im

ma

av

ve

er

ra

a

p

pa

ar

ra

a

m

m

ul

u

lh

he

er

re

es

s.

.

N

No

os

s

p

pr

r

ó

ó

xi

x

im

mo

o

s

s

d

d

ia

i

as

s

t

tr

ra

a

r

r

e

e

mo

m

os

s

m

m

a

a

i

i

s

s

i

i

n

n

f

f

o

o

r

r

m

m

a

a

ç

ç

õ

õ

e

e

s

s

.

.

A

A

g

g

u

u

a

a

r

r

d

d

e

e

e

e

o

o

r

r

e

e

.

.

E

E

S

S

C

C

O

O

L

L

A

A

D

D

E

E

M

M

Ú

Ú

S

S

I

I

C

C

A

A

B

B

E

E

T

T

E

E

L

L

Se você tem interesse em aprender canto, teoria musical, piano,

violão, bateria, teclado e outros instrumentos procure a irmã Sonia

Boscarioli, nossa pianista. Dentro em breve vamos iniciar as aulas e

você pode aprender aqui na igreja mesmo.

A

A

m

m

e

e

l

l

h

h

o

o

r

r

o

o

r

r

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

é

é

a

a

m

m

a

a

r

r

,

,

s

(8)

E

E

S

S

C

C

A

A

L

L

A

A

D

D

O

O

D

D

E

E

P

P

A

A

R

R

T

T

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

I

I

N

N

F

F

A

A

N

N

T

T

I

I

L

L

(

(

3

3

A

A

7

7

A

A

N

N

O

O

S

S

)

)

Data Horário Professor Auxiliar

05/10/2014 Manhã Rozineide Cavalcante Esther

05/10/2014 Noite Niviane Giovanna Domene

12/10/2014 Manhã Andreia Zanuto Giovanna Domene

12/10/2014 Noite Arthur

19/10/2014 Manhã Rozineide Cavalcante Esther

19/10/2014 Noite Priscila

26/10/2014 Manhã Elisabete Jabelufa Giovanna Domene

26/10/2014 Noite Elisabete Jabelufa Rafaela Duarte

02/11/2014 Manhã Rozineide Cavalcante Esther

02/11/2014 Noite Giovanna Domene

09/11/2014 Manhã Andreia Zanuto Giovanna Domene

09/11/2014 Noite Arthur

V

V

o

o

c

c

ê

ê

,

,

p

p

o

o

r

r

é

é

m

m

,

,

s

s

e

e

j

j

a

a

m

m

o

o

d

d

e

e

r

r

a

a

d

d

o

o

e

e

m

m

t

t

u

u

d

d

o

o

,

,

s

s

u

u

p

p

o

o

r

r

t

t

e

e

o

o

s

s

s

s

o

o

f

f

r

r

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

,

,

f

f

a

a

ç

ç

a

a

a

a

o

o

b

b

r

r

a

a

d

d

e

e

u

u

m

m

e

e

v

v

a

a

n

n

g

g

e

e

l

l

i

i

s

s

t

t

a

a

,

,

c

c

u

u

m

m

p

p

r

r

a

a

p

p

l

l

e

e

n

n

a

a

m

m

e

e

n

n

t

t

e

e

o

o

s

s

e

e

u

u

m

m

i

i

n

n

i

i

s

s

t

t

é

é

r

r

i

i

o

o

.

.

2 Timóteo 4:5

O

O

T

T

O

O

P

P

O

O

D

D

A

A

M

M

O

O

N

N

T

T

A

A

N

N

H

H

A

A

S SyyllvviiooMMaaccrrii

Há alguns anos atrás foi criado o Dia do Idoso. Isso não deveria ser

necessário, porque todo dia deveria ser do ancião. Respeito, admiração, homenagens, apoio e tratamento justo deveriam ser atitudes rotineiras na vida dos idosos. Como se sabe, entretanto, a

realidade não é esta; mas poderia ser mudada, se cada um de nós mudasse. O problema é que ficamos discutindo de quem é responsabilidade (e geralmente concluímos que é do poder público), e nos transformamos em simples espectadores, quando na verdade somos atores desse drama.

Creio que uma das maneiras mais úteis de transformar essa cena seria mudar nossa maneira de avaliar a velhice. E a primeira coisa a fazer é

acabar com essa mania de fazer diferença entre palavras. Ancião, idoso, velho, terceira idade, etc., são palavras que significam exatamente a mesma coisa: uma pessoa que viveu muito. Não há nelas nenhuma conotação preconceituosa. Nós é que criamos o preconceito, com discursos tolos.

Outra coisa a fazer, é considerar os velhos como elementos essenciais ao equilíbrio da espécie humana. Os anciãos não são descartáveis, não têm “prazo de validade”. São seres humanos tão valiosos como, por exemplo, as crianças. Sem eles, não seria possível preservar a humanidade, por várias razões, sendo a maior delas o fato de que os idosos são os detentores da maior parte do

conhecimento e da

sabedoria essenciais à existência humana.

Uma das principais facetas do conhecimento e da sabedoria é que eles só podem ser adquiridos por acumulação. Mais tempo de vida, mais conhecimento e sabedoria. A própria organização da educação ou treinamento, formal ou informal, em qualquer sociedade, primitiva ou avançada, demonstra claramente isto. Vamos galgando lentamente os degraus do conhecimento.

Envelhecer é uma lenta substituição da força física pela força da mente; o poder passa dos músculos para os neurônios. Sem o conhecimento e a

sabedoria dos velhos, a humanidade já teria sido destruída. A Bíblia diz: “Ser sábio é melhor do que

(9)

ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força” (Pv.24:5). Aí está o equilíbrio: jovens são fortes, velhos são sábios. Esta pode ser considerada uma visão simplista, mas basicamente é isto mesmo.

Envelhecer pode ser um processo doloroso ou prazeroso. Há pessoas que encaram a velhice como uma série sempre

crescente de limitações, tanto físicas como

intelectuais e sociais. Esta é a maneira negativa. Entretanto há pessoas que envelhecem como o

alpinista: fazendo uma escalada. Esta é a maneira positiva. A ciência diz que o ser humano já começa a envelhecer no dia que nasce. A maneira como contamos os dias depende muito de onde queremos chegar; o único limite aceito pelo alpinista é o topo da montanha.

O salmo 90, que é uma das obras primas da Bíblia, foi escrito por Moisés, um homem que viveu 120 anos e começou a realizar a grande obra da sua vida quando já estava com 80 anos. Trata-se de uma oração composta de expressões de adoração, contrição e súplica, todas voltadas para um só assunto: a velhice.

O salmo começa com uma afirmação sobre a

eternidade de Deus e a limitação do homem. Compara o Criador, para quem mil anos são como

um dia, com a criatura, que é como a erva, a qual nasce, cresce, floresce e morre em um só dia. A seguir há um lamento acerca da velhice, caracterizada como a idade da canseira e do enfado. Note-se que Moisés não está se

referindo a todos. Alguns alcançam vida mais longa. Mesmo porque ele próprio não experimentou este cansaço e este tédio; pelo contrário, a sua vida tornou-se uma grande aventura justamente depois dos 80 anos.

Por último temos uma longa e abrangente súplica, por três coisas: sabedoria para viver, compensações em troca dos sofrimentos e

aprovação de Deus para as realizações da vida.

Entretanto, o eixo de todo o salmo é o versículo 12: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Ele é a chave para o entendimento de todo o texto. Já que a nossa vida é tão limitada e dela temos que prestar contas a Deus, precisamos vivê-la da maneira mais

inteligente possível.

Em primeiro lugar, é preciso viver cada dia. E vivê-lo na presença do Deus da graça e da

benignidade e não do Deus da indignação e da ira.

Em segundo lugar, é preciso saber que a vida

não termina em um dia, e que um dia aparentemente ruim será seguido de

muitos dias bons.

Em terceiro lugar é preciso entender que a vida só tem significado, só atingiu o seu verdadeiro objetivo, se aquilo que realizamos é aprovado por Deus.

Para encerrar, transcrevemos um pequeno trecho do livro Psicologia da idade adulta, de Merval Rosa

(Petropólis, Vozes, 1994, p.130), em que ele cita Jacques Leclerq:

“’Quando se escala uma montanha, quando se chega ao topo, não se encontra mais que pedras e neve; mas dali a vista é magnífica. Já não se pode subir mais, senão ir ao céu.’

O mesmo acontece com a velhice. Ao longo da vida subimos por centenas de caminhos, às vezes

sinuosos, e pouco a pouco a paisagem nos é revelada; os que mandavam,

dirigiam e protegiam nossa juventude desapareceram um após outro; depois os companheiros de jornada também desapareceram. O indivíduo segue em sua caminhada e cada vez mais está só. O que chega à velhice termina como o alpinista no topo da

montanha, e quando volve seu olhar contempla a vida estendida diante de si como uma paisagem. Este é o ponto culminante, mas é também o fim do homem

(10)

sobre a terra. Não há outra maneira de avançar, senão ir para o céu.

Podemos tirar semelhante lição da narrativa bíblica da subida de Moisés ao monte, antes de subir ao

céu. É como se lhe fosse dada a oportunidade de contemplar daquelas alturas o verdadeiro significado de sua própria existência. A velhice, portanto, pode ser o topo da montanha de onde

contemplamos todo o desenrolar de nossa história pessoal. E, mais do que isso, desse topo da montanha subimos ao céu, nossa eterna morada.”

C Coonnttiinnuuaammoossccoonnvvooccaannddooiirrmmããoossqquueeppoossssaammaajjuuddaarrnnaaáárreeaa ddeeRReecceeppççããooee I Innttrroodduuççããooddootteemmpplloonnoohhoorráárriiooddeennoossssaacceelleebbrraaççããoo,,ppaarrttiicciippaannddooddaaeessccaallaauummaa v veezzaaccaaddaauummoouuddooiissmmeesseess..SSeevvooccêêqquueerraajjuuddaarrpprrooccuurreeaaiirrmmããRRuubbeenniittaaoommaaiiss r rááppiiddooppoossssíívveell..

N

N

O

O

S

S

S

S

A

A

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

M

M

I

I

S

S

S

S

I

I

O

O

N

N

Á

Á

R

R

I

I

A

A

** Ásia - Roberto, Marina e filhos

* PIB Missionária no Jd. Nova Conquista - Pr Josué Franco da Silva - Diadema ** Tribo Sateré Mawé - Pr John, Sônia Wilkinson e filhos – Amazonas

* Cuba - Pr Pedro Luiz Valdez e Raida Padron * Itália – Pr Fabiano Nicodemo e Família

* Europa – Deb Gonçalves

* SUSTENTO EM ORAÇÃO ** SUSTENTO FINANCEIRO

MISSÕES... PLANO DE DEUS, PROPÓSITO DA IGREJA!

D

D

e

e

u

u

s

s

p

p

r

r

o

o

m

m

e

e

t

t

e

e

g

g

u

u

i

i

a

a

r

r

-

-

n

n

o

o

s

s

n

n

ã

ã

o

o

p

p

a

a

r

r

a

a

l

l

i

i

v

v

r

r

a

a

r

r

-

-

n

n

o

o

s

s

d

d

a

a

r

r

e

e

s

s

p

p

o

o

n

n

s

s

a

a

b

b

i

i

l

l

i

i

d

d

a

a

d

d

e

e

d

d

e

e

p

p

e

e

n

n

s

s

a

a

r

r

.

.

(11)

C

C

L

L

A

A

S

S

S

S

I

I

F

F

I

I

C

C

A

A

D

D

O

O

S

S

B

B

E

E

T

T

E

E

L

L

MANICURE E PEDICURE

Adriana Homecare

11 - 97648-8969

PARA PROFESSORES E ALUNOS

www.professoresnobrasil.com.br

ASPEN SEGUROS EM GERAL

Humberto Carnielli 11 - 3488-5309 DDOMENE CRIAÇÃO Danilo Domene facebook.com/domenecriacao 11 – 96754-9400 e 5061-9510 SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Claudio Furtado 11 – 4235-1443 e 4235-1444

PATTY ARTE E MIMOS

Patrícia Domingues

facebook.com/artedapatty

11 – 98328-6023

PSICÓLOGA

Elisandra Lopes Jacobina

11 - 96355-6707

MÓVE IS PLANEJAD OS

Arthur Moreira

Móveis Planejados Para Ambientes Residenciais e Comerciais 11 – 7897-9120 / 99554-2479

ESSENCIAL HIGIE NE

Higiene Bucal é Essencial

Antonio e Elisabeth Jabelufa

www.essencialhigiene.com.br

11 - 4901-6016 e 95639-1182

BU FFE T PÉ ROLA

Locação de Salão Para Festas e Decoração de Eventos

Neuza e Claudio

www.perolafesta.xpg.com.br 11 – 4235-1443 e 4235-1444

LOJA VIRTUAL BEM BRASILEIRA VENDA DE BOLSAS E ACESSORIOS

www.bembrasileira.com.br

11 - 2801.2201

QGE

Banners - Faixas - Balcões Adesivos e Estruturas Waldo Albuquerque www.qge.com.br 11 - 4437-1188 MAQUIADORA E VE ND A DE MAQU IAGE NS Patrícia Verderame 11 - 2374-7094 e 98960-1017 SERVIÇOS DE MARCENARIA MONTAGEM DE MÓVEIS COLOCAÇÃO DE PORTAS E CARRETO

Deli

11 - 4426-7605

ARQU ITE TA DE INTE RIORES

Queila Augusto

Projetos Arquitetônicos Interno e Externo, Fachadas, Reformas,

Móveis, Gesso, Iluminação e Decoração – 11 – 99481-1806

GARFFAD OS

O Melhor Sabor Vai Até Você Doces e Salgados Para Festas

Fúlvio Rodrigues

garffados@gmail.com

11 - 99817-1273

CU RSOS DE ARTEZ ANATO

Maria da Penha

pintura country, com estencil e carimbos, pátna cera, craquelê

marmorização e decoupage 11 – 96083-4201

RODRIGUES PRODU TORA

Produção Artística - Eventos Festas - Feiras - Formaturas Congressos

Cristiano Rodrigues

www.rodriguesprodutora.com.br 11 - 99956-9395

BALAIO MU SIC AL

Cur sos M usic ais

Fáb io R ogé r i o J osé 11 – 4426-4063 e 4975-6867

E

E

S

S

T

T

E

E

E

E

S

S

P

P

A

A

Ç

Ç

O

O

É

É

R

R

E

E

S

S

E

E

R

R

V

V

A

A

D

D

O

O

P

P

A

A

R

R

A

A

O

O

S

S

E

E

U

U

A

A

N

N

Ú

Ú

N

N

C

C

I

I

O

O

2

2

0

0

1

1

4

4

,

,

T

T

E

E

M

M

P

P

O

O

D

D

E

E

A

A

J

J

U

U

N

N

T

T

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

!

!

(12)

D

D

E

E

C

C

L

L

A

A

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

E

E

V

V

I

I

S

S

Ã

Ã

O

O

,

,

M

M

I

I

S

S

S

S

Ã

Ã

O

O

E

E

P

P

R

R

O

O

P

P

Ó

Ó

S

S

I

I

T

T

O

O

S

S

NOSSA MISSÃO

A Igreja Batista Betel é uma família que existe para glorificar a Deus e priorizar pessoas, integrando, edificando e enviando para servirem a Deus e ao próximo.

NOSSA VISÃO

A Igreja Batista Betel é uma família que existe para transformar pessoas sem Cristo em verdadeiros discípulos e levar a maturidade os discípulos já alcançados.

NOSSA DECLARAÇÃO DE PROPÓSITOS

Fundamentada nas Escrituras Sagradas, particularmente em o Novo Testamento, a IGREJA BATISTA BETEL tem como base os cinco propósitos: Adoração, Serviço, Comunhão, Missões e

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

• Os projetistas precisam criar para Android e suas aplicações estão prontas para ser portadas a diferentes dispositivos que são suportados pela

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela

O descolamento seroso ou exsudativo da retina ocorre devido a calor, lesões ou anormalidades vasculares que resultam na acumulação de fluido sob a retina, sem a presença de um buraco

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos

Foto premiada em um dos maiores concursos mundiais de fotografia de casamento - FearLess Foto escolhida como uma das TOP 40 fotos de casamento...