• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES ABERTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES ABERTAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

2016

3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS – QUESTÕES ABERTAS

Aluno(a): Nº

Ano: 6º Turma: Data: 29/10/2016 Nota:

Professor(a): Paula Querino Valor da Prova: 20 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 05

2) Valor das questões: 4,0 pontos cada.

3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Texto, interpretação, redação - Livro: Mitos Gregos

- Artigos, Numerais, Pronomes, Interjeições

- Discurso direto e discurso indireto

Mitos, lendas e fábulas foram a base da educação de muitas gerações, dos mais diversos povos. E não sem propósito.

Os mitos e as lendas trazem para o presente a história, a religião e os costumes de antigas civilizações que constituíram as bases de nossa cultura. Refletem a visão de mundo dos diversos povos e, assim sendo, sua leitura crítica pode estimular a curiosidade pelo estudo da história, fornecendo-lhe um significado que vai além da obrigação escolar.

Os indígenas brasileiros criaram inúmeras lendas. Para esses povos, a natureza é uma entidade sagrada, e os elementos como o fogo, a água, entre outros, possuem alma, como os seres humanos.

1ª Questão:

I- “Quando Narciso nasceu, sua mãe, uma ninfa belíssima, consultou o adivinho Tirésias para saber se aquele filho de extraordinária beleza viveria até o fim de uma longa velhice. Pareceram sem sentido as suas palavras:

- Sim, se ele não chegar a se conhecer.”

(Narciso)

a) No mundo dos mitos, tudo o que existe tem uma origem fantástica, sobrenatural, que podemos conhecer através de uma narrativa transmitida de geração a geração. Lendo a história de Narciso, conhecemos a ninfa Eco, que se apaixonou pelo belo rapaz.

Segundo o texto lido, como se explica misticamente o fenômeno do eco? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

II- “Na ilha de Creta reinava Minos. Um dia, Possêidon enviou-lhe, surgido do mar, um touro, que o rei lhe deveria sacrificar. Minos, porém, guardou para si o animal. A esposa de Minos, Pasífase, apaixonou-se pelo animal e se uniu a ele. Da união nasceria um monstruoso homem com cabeça de touro – o Minotauro.

(Teseu e o Minotauro, Dédalo e Ícaro)

b) Relacione as colunas de acordo com as informações do texto lido. (0,5) (1) Teseu ( ) Apaixonou-se por um touro.

(2) Dédalo ( ) Filho de Dédalo, precipitou-se nas águas do mar. (3) Ariadne ( ) Aprisionou Dédalo no labirinto.

(4) Minos ( ) Matou o minotauro.

(5) Pasífase ( ) Ajudou Teseu a encontrar a saída do labirinto. (6) Ícaro ( ) Construiu o labirinto.

III- “O mais bravo dos guerreiros gregos era Aquiles, o herói de pés ligeiros. Sendo filho de um mortal com uma ninfa, estava destinado à morte. Mas sua mãe, Tétis, tentou desesperadamente torná-lo imortal. Segurando o filho pelo calcanhar, ela o mergulhava nas águas do Estige, o rio dos Infernos, que tornava invulnerável o que nele mergulhasse.”

(O calcanhar de Aquiles)

c) A expressão “calcanhar de Aquiles” é empregada para referirmo-nos ao ponto fraco de algumas pessoas. O que essa expressão tem a ver com a história? (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ IV- “Dentre os heróis gregos que lutaram em Troia, Odisseu se destacava por sua astúcia e inteligência. Ninguém sabia, como ele, sair de uma situação difícil empregando os recursos de um espírito sagaz.”

(Odisseu e o ciclope)

d) Como eram os ciclopes? E como Odisseu conseguiu escapar da caverna de Polifemo? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ V- “Com nome de Juno, em Roma a deusa Hera era a protetora das mulheres, que a invocavam durante o parto. Assim como todo homem tinha uma espécie de anjo da guarda chamado “gênio”, toda mulher tinha sua Juno para protegê-la. No dia de seu aniversário, os romanos celebravam essas criaturas divinas.”

(A soberania de Zeus e sua esposa Hera)

e) Através da história “A soberania de Zeus e sua esposa Hera”, tomamos conhecimento da origem do nome do mês de “junho”. Qual é a origem? Comente. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

2ª Questão:

A- Observe as cenas abaixo e depois responda:

a) Na cena A, uma das amigas está convidando a outra para que leiam um livro de fábulas qualquer ou um livro de fábulas determinado, conhecido? (0,5)

________________________________________________________________________________ b) Que palavra aparece no balão da cena B e nos permite entender que as duas amigas sabiam exatamente de que livro se tratava? Justifique sua resposta. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ B- Leia as frases a seguir:

I- Esta equipe de corredores é composta por um velocista e três maratonistas. II- Não é todo dia que surge um craque de futebol.

Agora, complete as conclusões: (0,5)

Na frase _____, a palavra um refere-se ao substantivo de modo vago. Essa palavra é um artigo indefinido.

Na frase _____, a palavra um indica a quantidade do substantivo. Por isso, é chamada numeral.

C- Complete as frases com pronomes pessoais adequados: (1,0)

a) Ayrton Senna morreu no dia 1º de Maio de 1994, durante uma corrida de Fórmula 1. __________ foi um grande piloto.

b) A primeira Olimpíada da Era Moderna foi realizada em 1896. ___________ aconteceu na Grécia. c) O vôlei foi iniciado nos Estados Unidos pelo professor William George Morgan. Quem gosta de praticar esse esporte deve- ____________ agradecimentos.

d) Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou 1282 gols como jogador profissional de futebol. O mundo inteiro ___________ admira muito.

e) Gustavo Borges trouxe medalhas de ouro, prata e bronze para o Brasil em 2003. Ele __________ conquistou nas provas de natação dos Jogos Pan-Americanos da República Dominicana.

D- Reescreva as frases abaixo, substituindo o trecho destacado pela interjeição mais adequada. Observe o exemplo: (1,0)

Ajudem-me! Eu quero sair deste lugar terrível! Socorro! Eu quero sair deste lugar terrível

(4)

a) Estou muito feliz! Recebi uma carta!

________________________________________________________________________________ b) Que coisa horrível! Não suporto cheiro de alho!

________________________________________________________________________________ c) Receba meus cumprimentos! Você conseguiu solucionar o problema!

________________________________________________________________________________ d) Até que enfim! Conseguimos desvendar o mistério!

________________________________________________________________________________

3ª Questão:

Zeus e a cabra

Zeus é o filho caçula de Crono, o deus do tempo, e de Reia. Mas nenhum de seus irmãos estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do Sol por muito tempo. Crono soube por um oráculo que um de seus filhos tomaria seu lugar no trono. O oráculo é uma previsão do futuro que nunca falha, porque é feita por um deus. Mesmo assim, o pai tentou evitar que a profecia se cumprisse. Para isso devorava cada criança que nascia, uma a uma. Reia não podia mais suportar ver seus filhos tratados desse jeito. Então, quando Zeus nasceu, deu ao marido uma pedra, enrolada em um pano, para que ele a engolisse, e escondeu o bebê no fundo de uma caverna, na ilha de Creta, longe dos olhos de todos. Lá, a criança cresceu sob os cuidados das Ninfas, divindades que protegem e representam a natureza. Como todo menino, Zeus adorava brincar. Adrasteia, uma de suas mães de criação, fez para ele uma bola especial: quando projetada no ar, ela deixava atrás de si um rastro azulado. Era esse o seu brinquedo favorito. Mais tarde, quando adulto, sua diversão era atirar raios em direção à Terra durante as tempestades. Também eles riscavam o céu de azul. A criança Zeus era alimentada por abelhas, que produziam mel só para ele, e por uma cabra, Almateia, que lhe dava de mamar. O menino apegou-se ao animal e eles se tornaram inseparáveis. Quando ela morreu, Zeus fez de seu couro um escudo, com o qual enfrentou seu pai e libertou seus irmãos. Foi assim: Zeus fez com que Crono tomasse uma poção e cuspisse os filhos, um por um. Eles estavam todo o tempo vivos, dentro do estômago do pai. Já do lado de fora, ajudaram o irmão caçula a tomar o poder e a vigiar Crono, para que não voltasse a ameaçá-los.

Como se vê, Crono era esperto, mas Zeus era mais. Bem que se diz que filho de peixe peixinho é!

Adriane Duarte. O nascimento de Zeus e outros mitos

a) Qual a profecia que o oráculo fez sobre Crono? (0,5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) Como Crono fez para evitar que a profecia se cumprisse? (0,5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c) Pensando nas questões anteriores, explique o que provavelmente aconteceu com os irmãos a partir da leitura do trecho abaixo.(0,5)

“Mas nenhum de seus irmãos estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do Sol por muito tempo.”

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(5)

d) Como Reia conseguiu fazer com que um de seus filhos sobrevivesse? (0,5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ e) Quem cuidou do menino Zeus? Com quem ele mais se apegou? Por quê? (0,5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ f) Qual a importância da cabra durante a batalha entre Crono e Zeus? (0,5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ g) Como Zeus libertou seus irmãos? (0,5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ h) Releia o final desse mito e explique o sentido da expressão abaixo. (0,5)

“Bem que se diz que filho de peixe, peixinho é!”

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

4ª Questão:

Leia o texto a seguir.

O sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do jornal: ─ Vinte e dois adultos enganados por um menino! Uma criança engana vinte e dois adultos! Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o sinal abriu. O sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando: ─ Vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três adultos! Neste texto, notamos a presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do motorista.

Quando se trata da voz do menino, suas falas são reproduzidas integralmente.

A) Identifique grifando no texto: (1,0)

- na cor vermelha, a voz do narrador;

- na cor azul, o discurso do menino jornaleiro; - na cor verde, o discurso do motorista.

(6)

B) Indique o tipo de discurso (direto ou indireto) empregado nos textos abaixo: (1,0)

a) Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho. ____________________

b) Ele prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava. ____________________ c) ─ Alô, é do manicômio? ─ Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana. . ____________________

d) Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem”. ____________________

C) Passe as frases abaixo do discurso indireto para o discurso DIRETO: (1,0)

a) O delegado afirmou que suspeitava de todos.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) A esposa confirmou que seu marido tinha estado em casa na noite anterior.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) O rapaz garantiu que levaria as compras para a mãe daqui a pouco.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) O vizinho disse-lhe que não queria que ele viesse mais ali, em sua casa.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

D) Passe as frases abaixo do discurso direto para o discurso INDIRETO: (1,0)

a) O pai gritou:

─ Quero saber quem fez essa bagunça aqui na sala?

________________________________________________________________________________ b) A vendedora perguntou:

─ Precisa de ajuda, senhora?

________________________________________________________________________________ c) A cliente respondeu:

─ Não preciso de ajuda, estou só de passagem.

________________________________________________________________________________ d) A mãe ordenou:

─ Pare de questionar, menino, e faça rápido o que eu lhe pedi.

(7)

5ª Questão:

Leia a tirinha e escreva o diálogo ocorrido. Imagine que o seu leitor não terá acesso à imagem, por isso faça um parágrafo introdutório situando o espaço e os personagens e, em seguida, apresente as falas empregando o discurso direto.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

(Aziz Nacib Ab’ Sáber Scientific American Brasil – mai.. b) Áreas mais altas, como os “pães de açúcar”, apresentam climas mais frios e secos; por isso, as cactáceas são o

Por estar localizado no centro de uma placa tectônica, os abalos sísmicos são pouco frequentes e de intensidade baixa a moderada.(

recém chegados àquele país. Baseando-se na charge abaixo, assinale a alternativa que mais se aproxima da realidade vivida por esses turistas. a) A ilustração mostra a

portugueses no início do século XVI. Assinale a alternativa que estabelece um eixo de comparação plausível entre a canção de Noel Rosa e a peça de Gil Vicente. a) Os dois textos

a) era atividade obrigatória e frequente, na qual os cidadãos são colocados diante de telas com imagens de Goldstein e impelidos a revoltarem-se. b) era atividade

- Por causa do medo, Pedrinho. Pedrinho sabia que o9 medo existe porque diversas vezes o seu coração pulara de medo. Enquanto houver escuro no mundo, haverá medo. E enquanto

Hi! My name is Joel and I’m twelve years old. My mom is a nurse and my dad is an engineer. I’ve got one little brother, one older brother and two big.. big sisters are Mary Sue

(fonte: Folha de S.Paulo). Assinale a questão correta sobre como a malária dos garimpeiros pode ter passado para os índios. a) Os garimpeiros passaram malária para os índios porque