• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS| UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Orientador: Professor Doutor João Bernardo Barahona Simões Regalo Corrêa

Regente: Professor Doutor Rui Maio

Mariana Sousa Rosa Costa Figueiredo| 2012297

Lisboa 2018

(2)

1 ÍNDICE

Introdução ...2

Descrição das Actividades desenvolvidas ...2

Saúde Mental ...2

Medicina Geral e Familiar...3

Pediatria...4

Ginecologia e Obstetrícia...4

Cirurgia Geral...5

Medicina Interna ...6

Estágio Opcional- Ginecologia e Obstetrícia...7

Trabalhos realizados no ano lectivo 2017/2018...7

Actividades extra-curriculares ...7

Reflexão Crítica ...8

Anexos..………... 10

Anexo 1- Palestra: “Primeiras Jornadas de Medicina Geral e Familiar”………..10

Anexo 2- Congresso iMed……….……..10

Anexo 3- Palestra: “Cirurgia Metabólica no Tratamento da Diabetes tipo II”………..11

Anexo 4- Palestra: “Nefropatia diabética”……….11

Anexo 5- Palestra: “Saúde Mental nos CSP– Dúvidas Frequentes”………...12

(3)

2 INTRODUÇÃO

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa traduz-se sob a forma de um ano profissionalizante, afigurando-se como o elo de ligação entre a formação pré-graduada e o exercício da profissão. Baseia-se quer na fomentação da curiosidade pelo conhecimento científico, quer na prática clínica orientada em especialidades nucleares.

Conforme disposto em “O Licenciado Médico em Portugal” destaco como objectivos principais

demonstrar o conhecimento das ciências básicas e clínicas bem como as aptidões necessárias ao exercício da Medicina sob supervisão; efectuar uma história clínica abrangente e um exame físico detalhado de forma a identificar os problemas médicos presentes e ser capaz de formular uma hipótese no que respeita às causas e soluções dos problemas; implementar um plano de gestão para lidar de modo eficaz com os problemas identificados; utilizar uma abordagem biopsicossocial

na avaliação e tratamento dos doentes;comunicar e interagir eficazmente com os doentes, famílias

e profissionais de saúde; aplicar princípios éticos a todos os aspectos da prática médica.

Neste relatório consta além da presente introdução, um corpo de trabalho onde são descritas as actividades desenvolvidas e objectivos estabelecidos e por fim uma reflexão crítica deste ano lectivo, com uma autorreflexão do trabalho desenvolvido. O relatório inclui também uma secção final de anexos, onde apresento as atividades extracurriculares em que participei no ano lectivo de 2017/2018.

DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS • SAÚDE MENTAL (11/09/17 a 6/10/17)

O estágio de Saúde Mental foi realizado no Serviço de Psicogeriatria do Hospital Júlio de Matos,

sob a regência do Professor Doutor Miguel Talina e sob orientação do Dr. João Reis.

Como principal objectivo destaco o desenvolvimento de competências relativas à prática clínica na Saúde Mental, possibilitando o diagnóstico adequado das situações clínicas e patologias psiquiátricas mais frequentes, determinando prioridades de atuação e terapêuticas mais adequadas

(4)

3

às situações, numa perspetiva biopsicossocial.

Os dois primeiros dias do estágio decorreram na Faculdade de Ciências Médicas, sob a forma de seminários teórico-práticos leccionados pelo Professor Doutor Miguel Talina e pelo Professor Doutor Pedro Mateus. Nos restantes dias, o estágio teve lugar, maioritariamente, no internamento de Psicogeriatria onde observei doentes com mais de 65 anos com patologia psiquiátrica que apresentam elevados graus de dependência de cuidados, exigindo assim uma vigilância constante. Participei nas atividades do Internamento, nomeadamente nas reuniões de serviço, Journal Clubs e nas entrevistas diárias aos doentes, onde tive a oportunidade de desenvolver a arte da anamnese e desmistificar alguns estigmas. Apliquei semanalmente o questionário Mini Mental State a todos os doentes internados e posteriormente discuti com o meu tutor os resultados obtidos, avaliando a

evolução dos mesmos.Tive a oportunidade de assistir a sessões do Internato Médico, e a consultas

externas de Psicogeriatria e Neuropsiquiatria. Estive, ainda, presente no Serviço de Urgência do Hospital São José.

MEDICINA GERAL E FAMILIAR (9/10/17 a 4/11/17)

O estágio decorreu na Unidade de Saúde Familiar de São João Evangelista dos Lóios, sob a regência da Professora Doutora Maria Isabel Santos e sob a orientação da Dr.ª Ana Cavaleiro. Este estágio tinha como objectivos centrais: compreender melhor a dinâmica dos Cuidados de Saúde Primários; identificar as patologias mais frequentes apresentadas pelos utentes e geri-las tendo em conta a melhor evidência clínica e a relação custo-benefício; reflectir acerca da importância do médico de família como coordenador e articulador de cuidados de saúde; aperfeiçoar e desenvolver aptidões em Medicina Preventiva e na abordagem biopsicossocial do doente, reconhecendo a sua importância na manutenção da saúde e na prevenção e tratamento da doença.

Participei nas várias consultas disponíveis na USF nomeadamente Consulta de Diabetes, Consulta de Saúde Infantil e Juvenil, Consulta de Saúde Materna e Consulta de Planeamento

(5)

4

procedimentos de enfermagem. Saliento a importância da realização de vários domicílios. Observei essencialmente patologias do foro cardiovascular (Hipertensão arterial), metabólico (Diabetes Mellitus tipo 2) e do foro osteoarticular (Osteoartose).

• PEDIATRIA (06/11/17 a 01/12/17)

O estágio de Pediatria decorreu no serviço de Pediatria Médica 5.1 do Hospital de Dona Estefânia, sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas e sob a tutela da Dr. Rita Machado.

Delineei como principais objectivos: ser capaz de avaliar o crescimento e desenvolvimento psicomotor normal, identificando possíveis desvios; reconhecer e interpretar os sinais, sintomas e critérios de gravidade associados às patologias mais comuns em Pediatria, sabendo propor exames complementares de diagnóstico e interpretá-los, assim como recomendar a terapêutica adequada; estabelecer comunicação com a criança ou adolescente e respetivos familiares, sabendo expor a situação clínica de forma humanizada, simples e compreensível.

O estágio teve lugar maioritariamente na enfermaria onde observei crianças até aos 2 anos. Das patologias observadas, destaco a elevada prevalência de infecções respiratórias e malformações congénitas. Participei também na Consulta Externa de Pediatria Geral, Consulta do viajante, enfermaria de Cirurgia Pediátrica e Serviço de Urgência Geral. Revelou-se um estágio didático, já que foram leccionadas inúmeras sessões clínicas no hospital a que os alunos eram incentivados a assistir. No final do estágio, realizei uma história clínica sobre um caso de Pneumonia Adquirida na comunidade e apresentei um trabalho com o tema: “Transição para a Medicina do Adulto”.

• GINECOLOGIA E OBSTETRICIA (04/12/17 a 12/01/18)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia teve lugar na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, sob a regência da Professora Doutora Teresa Mateus Ventura e sob orientação da Dr.ª Filomena Sousa, na vertente de Ginecologia, e da Dr.ª Carolina Carvalho na vertente de Obstetrícia.

Como principais objectivos destaco: aprofundar conhecimentos relativos às características fisiológicas da mulher, diferenciando-as das situações patológicas ginecológicas e obstétricas mais prevalentes, reconhecendo critérios de gravidade, bem como a aspetos que se relacionam com

(6)

5

planeamento familiar, aconselhamento pré-concecional e vigilância da gravidez; ter em conta as situações em que a referenciação hospitalar não é pertinente, sendo mais indicado o acompanhamento nos Cuidados de Saúde Primários.

Pude presenciar a grande diversidade de valências desta especialidade, passando pela Consulta de Adolescentes, Consulta de Planeamento Familiar, Consulta de Ginecologia, Consulta de Gravidez Indesejada, Bloco operatório, Histeroscopia, Ecografia Ginecológica, Serviço de urgência e no âmbito de Obstetrícia passei ainda pela enfermaria de Medicina Materno-fetal, Consulta de Alto Risco e Consulta de Patologia Aditiva. Realizei regularmente exames ginecológicos, citologias, colheita de exsudados, colocação de implante contraceptivo subcutâneo, avaliação do colo uterino, medição da altura uterina e avaliação do foco fetal. No final do estágio apresentei um trabalho intitulado “Descolamento da placenta- Idade gestacional precoce”.

• CIRURGIA GERAL (22/01/18 a 16/03/18)

O estágio de Cirurgia Geral, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio e tutelado pelo Dr. José António Pereira, apresenta uma componente teórico-prática com duração de 1 semana no Hospital Beatriz Ângelo e uma componente prática com duração de 7 semanas realizada no Hospital da Luz Lisboa – 5 semanas de Cirurgia Geral e 2 semanas de Medicina Intensiva (especialidade opcional). Como principais objectivos destaco: a identificação dos quadros clínicos mais comuns que necessitam de tratamento cirúrgico urgente/electivo, a sua correcta avaliação, definindo prioridades na adopção das medidas e procedimentos necessários à sua resolução; a execução de procedimentos de pequena cirurgia, técnicas de anestesia e de assepsia mais comuns; utilização de linguagem médico-cirúrgica adequada ao contexto.

Durante este estágio participei na Consulta Externa, Enfermaria, Pequena Cirurgia, Urgência de prevenção e no Bloco operatório onde estive em contacto também com outras especialidades cirúrgicas nomeadamente Anestesia, Urologia e Cirurgia torácica. Executei inúmeros actos médico-cirúrgicos, a saber, desinfecção pré-operatória, realização de anestesia e sutura de ferida simples.

(7)

6

No seminário final apresentei, juntamente com três colegas, um trabalho intitulado “Era só uma

apendicite…”.

• MEDICINA INTERNA (19/03/18 a 18/05/18)

O estágio de Medicina decorreu no Serviço de Medicina 1 do Hospital de Santo António dos Capuchos durante 8 semanas, numa unidade médica e funcional, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob a orientação do Dr. Miguel Valente.

Delineei como objectivos principais: desenvolver técnicas de anamnese e exame objetivo,

devidamente enquadradas na semiologia dos vários órgãos de possível afecção; aperfeiçoar o

raciocínio clínico e marcha diagnóstica, através do pedido adequado de exames complementares de diagnóstico e sua correta interpretação; saber os princípios gerais da atuação nas patologias médicas mais comuns; consolidar aptidões de comunicação e empatia, respeitando as reações do doente em todas as fases de doença.

Este estágio possibilitou a integração e a participação, de forma ativa em várias atividades inerentes a um serviço de Medicina nomeadamente enfermaria, serviço de urgência e consulta externa de Diabetes Mellitus. Assisti ainda às reuniões de serviço e sessões clínicas. Na última semana apresentei um trabalho de revisão teórica sobre Insuficiência cardíaca.

Na enfermaria observei doentes e ,posteriormente, discuti os casos em reunião clínica presidida pela Dr.ª Helena Estrada. Escrevi diários clínicos, notas de entrada e notas de alta e ainda realizei alguns procedimentos tais como gasimetrias arteriais, punções venosas e ECG. Ademais, tive oportunidade de participar em várias paracenteses. Observei um total estimado de 45 doentes, sendo que 85% pertenciam ao sexo feminino, na medida em que fui marioritariamente destacada na enfermaria de mulheres. As idades eram compreendidas entre os 48 e os 95 anos, tendo uma idade média de 79 anos. No que concerne ao tempo médio de internamento, este foi de 14 dias, excluindo prolongamentos por motivos exclusivamente sociais. Os principais motivos de internamento observados distribuem-se essencialmente em doenças do sistema cardiovascular (30%), seguida por doenças do sistema respiratório (19%), gastrointestinal (15%) e genito-urinário

(8)

7

(15%). Relativamente ao sistema cardiovascular o principal motivo de internamento foi Insuficiência cardíaca descompensada.

• ESTÁGIO OPCIONAL: GINECOLOGIA E OBSTETRICIA (21/05/18 a 1/06/18)

O estágio opcional decorreu na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, no serviço de Medicina Materno-Fetal, sob tutela da Dra. Cláudia Rijo. Acompanhei a minha tutora na sua prática clínica diária, tendo oportunidade de passar pela enfermaria, consulta de alto risco, diagnóstico pré-natal e serviço de urgência. Escolhi este estágio por ser uma área pela qual nutro grande interesse pessoal e, pelo facto de ser aquela que pondero enveredar futuramente.

• TRABALHOS REALIZADOS NO ANO LECTIVO 2017/2018:

• “Transição para a Medicina do Adulto”- estágio parcelar de Pediatria;

• “Descolamento da placenta-Idade gestacional precoce”- estágio parcelar de Ginecologia

e Obstetrícia;

• “Era só uma apendicite…”- estágio parcelar de Cirurgia Geral;

• Insuficiência cardíaca- estágio parcelar de Medicina.

• ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES desenvolvidas no ano lectivo 2017/2018:

-Participação nas Primeiras Jornadas de Medicina Geral e Familiar (13/10/2017); -Participação no congresso iMed (23 a 29 de Outubro de 2017);

-Participação na palestra: “Cirurgia Metabólica no Tratamento da Diabetes tipo II” (15/02/2018); -Participação na palestra: “Nefropatia diabética” (19/04/2018);

-Participação na palestra: “Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários- Dúvidas Frequentes” (10/05/2018);

Em Agosto de 2017 realizei um estágio com duração de duas semanas no serviço de Obstetrícia no Centro Hospitalar do Porto, integrado nos Estágios Nacionais em Férias organizados pela ANEM.

(9)

8 REFLEXÃO CRÍTICA

Terminado o sexto ano, é imperativo reflectir sobre o trabalho desenvolvido, que no fundo engloba todo o percurso académico do aluno, uma vez que só foi possível cumprir este ano profissionalizante com uma base sólida de conhecimento teórico, clínico e ético desenvolvidos em anos anteriores.

Quando iniciei este ano tinha algumas reservas em relação ao mesmo uma vez que o desempenho esperado é já muito semelhante ao de um médico no início de carreira. Neste sentido, posso dizer que o acompanhamento que tive permitiu que eu desenvolvesse competências de

trabalho muitoacima do idealizado inicialmente. Senti uma grande progressão considerando assim

que os objetivos a que me propus foram atingidos. Para garantir esta evolução, procurei sempre demonstrar uma atitude pró-ativa, nunca perdendo a humildade necessária para reconhecer as minhas falhas e necessidades de aprendizagem tanto a nível teórico como prático.

A consolidação de conhecimentos teóricos e o treino de competências práticas, foram áreas transversais a todos os estágios realizados ao longo deste ano. Contudo, foi nos estágios de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar que o ganho gradual de autonomia foi mais notório. Estes estágios foram também uma mais valia no respeita ao desenvolvimento de relações interpessoais, nomeadamente através do contacto diário com os doentes e seus familiares e através do contacto com outros profissionais. Destaco a importância da realização de domicílios e do contacto com familiares que pode ser particularmente desafiante.

Relativamente ao estágio de Saúde Mental faço um balanço positivo. Visto estar integrada num serviço de Psicogeriatria contactei essencialmente com patologia psiquiátrica no idoso, nomeadamente Demência e Depressão. Tendo em conta o envelhecimento populacional considero este facto uma mais valia na minha formação pois forneceu-me ferramentas necessárias para a abordagem destas patologias. Através do serviço de urgência, consulta de neuropsiquiatria e da visita a outros serviços estive também em contacto com uma variedade considerável de outras patologias.

(10)

9

O estágio de Pediatria foi extremamente proveitoso pela oportunidade de estar num serviço de Pediatria Médica que me permitiu contactar com patologias muito prevalentes na idade pediátrica como infecções respiratórias mas também com vários síndromes malformativos ainda em estudo, atrésia das vias biliares e atrésia esofágica. Paralelamente, pude compreender quais as necessidades reais da criança e qual a importância da presença da família/prestadores de cuidados. A oportunidade de frequentar o serviço de urgência, o serviço de cirurgia pediátrica, as consultas do viajante, as consultas externas de pediatria médica e as consultas de Imunoalergologia foi também um grande acréscimo no que diz respeito à compreensão da vivência hospitalar e à aquisição de conhecimentos, permitindo o contacto com outro tipo de patologias. Relativamente a Ginecologia e Obstetrícia, tanto no estágio parcelar como no estágio opcional pude ter contacto com um grande número de serviços e consultas. Tive a oportunidade de compreender o impacto que esta área da Medicina tem no bem-estar da mulher nas diversas fases da sua vida. O facto de ter sentido que fazia parte da equipa médica, na minha óptica, contribuiu para a aquisição gradual de autonomia, no que respeita a colheita da anamnese e a realização do exame objectivo.

Em relação ao estágio de Cirurgia, gostava sobretudo de sublinhar a possibilidade de treinar técnicas básicas cirúrgicas, nomeadamente ao nível da Pequena Cirurgia, aumentando o meu nível de confiança na execução de pequenos gestos cirúrgicos que será extremamente útil aquando do início da atividade profissional. O estágio opcional foi também um ponto positivo, permitindo a aquisição de conhecimentos acerca do doente crítico.

Termino este percurso com um sentimento de orgulho, querendo deixar um agradecimento especial a todos os tutores com quem tive o privilégio de contactar e aos meus pais e família pelo apoio incondicional durante este percurso. A tarefa será certamente maior que o Homem mas a todos os meus futuros doentes estou certa de que trabalharei todos os dias para minimizar o sofrimento Humano, assim como para merecer o privilégio de me confiarem o que temos de mais importante- a vida.

(11)

10 ANEXOS

Anexo 1: Certificado de participação nas Primeiras Jornadas de Medicina Geral e Familiar.

(12)

11

Anexo 3: Certificado de participação na palestra: “Cirurgia Metabólica no Tratamento da Diabetes

tipo II”.

(13)

12

Anexo 5: Certificado de participação na palestra: “Saúde Mental nos Cuidados de Saúde

Primários – Dúvidas Frequentes”.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de avaliar a tolerância da cultura do sorgo forrageiro e o controle de plantas daninhas em relação a diferentes doses de Primestra SC (mistura pronta contendo: 200 g L

Contudo, um deles se tornou uma explicação plausível e motivadora para chegarmos ao entendimento de que deveríamos propor um software livre: os modos como se organiza

Como operador, nestes 7 atos, foram realizados vários tipos de procedimentos cirúrgicos, desde exodontias simples até cirurgias mais diferenciadas, com

Pkd1 and Pkd2 are unequivocally present in kidney cells primary cilia, but although many authors have also described the presence of Pkd2 in cilia of the mouse

The dependent variable PCONV includes all sites that re- spect both conditions: (1) they were classified by the COS-90 database as open land (e.g., agricultural, forest,

Também esta forma dupla de discurso (concebido como uma voz por trás de outra) tende a associar a noção de inspiração à de revelação; esta concepção de revelação,

enfermaria, consulta externa, bloco operatório (onde participei como ajudante em uma. hernioplastia) e serviço de

No estágio de Cirurgia Geral, frequentei: o Bloco Operatório, onde observei diversas cirurgias; a Enfermaria, onde acompanhei a evolução pós-operatória destes