• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PÓS-GRADUAÇÃO EAD

Proposta da disciplina

METODOLOGIA DA PESQUISA

CIENTÍFICA

(2)

2

PROPOSTA DA DISCIPLINA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica prepara o aluno para a elaboração de um Projeto de Pesquisa, que poderá ser utilizado posteriormente para iniciar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Nesta disciplina será estudada uma abordagem histórica acerca do nascimento das ciências, bem como do pensamento científico. Será estudado também que projetos, artigos, dissertações e teses são a materialização desse processo, os produtos desse pensamento, formas de disseminar o conhecimento produzido.

E, como forma de concatenar esse conhecimento teórico adquirido, você aprenderá a elaborar um Projeto de Pesquisa e deverá desenvolvê-lo até o final da disciplina.

Em linhas gerais, portanto, os principais objetivos desta disciplina são: 1. Aprender a produzir trabalhos científicos.

2. Produzir um Projeto de Pesquisa que poderá ser reaproveitado como base quando iniciar a orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

1. Oferta da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica iniciará de acordo com data prevista em calendário acadêmico. Nesta disciplina você contará com todos os recursos necessários para a elaboração do Projeto Pesquisa. Por isso, é fundamental acompanhar os prazos e informações disponíveis no Roteiro de Estudos e nesta proposta.

Finalizada a disciplina, você iniciará o processo de orientação de TCC.

2. Como elaborar seu Projeto de Pesquisa

Um Projeto de Pesquisa é a materialização de um planejamento que, em última instância, visa produzir e disseminar algum conhecimento. Para facilitar a estruturação e o desenvolvimento do seu projeto, no decorrer da disciplina estão previstas duas etapas de entrega (conforme sistematizado em seu Roteiro de Estudos):

 Etapa 1 – Pré-Projeto.

 Etapa 2 – Projeto.

(3)

3

2.1. Etapa 1 – Elaboração do Pré-Projeto

a. Proposição da Tarefa.

Considerando que o projeto de pesquisa é a materialização de um planejamento, o guia do pesquisador em relação aos passos a seguir (como um roteiro de viagem), nesse primeiro momento vamos delinear esses passos, num primeiro exercício de organização das ideias.

Nesta etapa, de desenvolvimento e entrega do Pré-Projeto, há itens obrigatórios e outros opcionais (os itens opcionais desta etapa deverão, obrigatoriamente, ser desenvolvidos na Etapa 2 - Projeto).

Tema (obrigatório)

Assunto que será tratado em seu artigo – descreva com detalhes qual será seu objeto de estudo.

Problematização (obrigatório)

Apresente o contexto ao qual pertence seu tema (área de pesquisa) apontando a problemática que o cerca (mudança de paradigma, outros métodos, novas teorias, etc.).

Neste texto você deverá expor a questão de sua pesquisa. Utilize argumentos encontrados no seu levantamento bibliográfico para fundamentar essa parte de seu projeto.

O problema de pesquisa, ou questão da pesquisa, representa a “pergunta” que será respondida pelo seu artigo.

Hipótese (obrigatório)

Expressão verbal suscetível de ser verdadeira ou falsa. Caracteriza-se como uma “pré-solução”, ou seja, uma premissa de trabalho que, sendo uma proposição testável, pode vir a ser a solução do problema.

Objetivos (opcional)

Metas e intenções de pesquisa. Devem ser apresentadas em termos gerais e específicos. Pergunte-se: o que quero?

Objetivo geral: indica o que se pretende alcançar de forma ampla e está relacionado à questão principal da pesquisa.

Objetivos específicos: contribuem para alcançar o objetivo geral, apontando as etapas que levam à consecução do objetivo maior. Observe a melhor sequência lógica, estabelecendo quais assuntos precedem a outros.

Atenção!

O fichamento é um importante recurso de autoestudo que possibilitará sistematizar o conhecimento apreendido em sua pesquisa bibliográfica e organizar as ideias, conceitos e teorias. Utilize sempre este recurso!

(4)

4

Justificativa (obrigatório)

Coloque a importância de seu estudo, a necessidade de se abordar esse assunto, as razões que o levam a escolher esse tema.

Neste tópico, o aluno deve procurar responder o porquê da pesquisa e para quem os seus resultados serão úteis.

Metodologia (opcional)

Descrição detalhada dos tipos de pesquisa envolvidos, etapas, instrumentos e procedimentos que serão utilizados para satisfazer os objetivos. Neste texto, procure justificar o caminho metodológico escolhido, relacionando-o aos objetivos e à questão de pesquisa.

Devem ser definidos:

a. Tipo de pesquisa. Informar um dos tipos: • Pesquisa bibliográfica/documental. • Pesquisa exploratória.

• Pesquisa descritiva. • Pesquisa experimental.

b. Técnicas e procedimentos (fontes). Informar qual técnica será utilizada: • Pesquisa bibliográfica/documental.

• Pesquisa de campo. • Estudo de caso.

Cronograma (opcional)

Esquema que apresenta a descrição das etapas e a previsão do tempo necessário para sua realização (sempre respeitando o prazo máximo de entrega do artigo). Considere o exemplo de cronograma a seguir:

(5)

5  Bibliografia (obrigatório)

Faça uma lista das possíveis fontes de pesquisa que poderão auxiliá-lo no

desenvolvimento de seu estudo. Procure seguir as normas da ABNT. Além disso, aproveite todas as orientações disponíveis na disciplina para pesquisar fontes que

tenham credibilidade e fundamentação científica para respaldar o seu projeto. b. Formatação do Pré-Projeto.

A Etapa 1 deve ser entregue no formato disponibilizado como Anexo 1, em arquivo Word, e não deve ultrapassar o limite de 2 (duas) páginas.

c. Entrega da Etapa 1.

Para que seu trabalho seja considerado concluído nesta etapa, você deverá entregar o Formulário do Pré-Projeto (Anexo 1) – devidamente preenchido – no link disponível no AVA até data limite prevista no roteiro desta disciplina.

d. Feedback do Tutor

O aluno poderá visualizar o feedback do orientador no mesmo recurso em que enviou o trabalho, na seção “Comentários do Tutor”.

e. Critério Avaliativo

A avaliação da Etapa 1 corresponde à correção do tutor e às indicações de alteração. Nesta primeira Etapa, nenhuma nota será computada.

Importante!

Organize-se e, se possível, já produza todos os itens na Etapa 1, para que possa aprimorá-los na Etapa 2.

Atenção!

O Arquivo deve estar nomeado de acordo com a etapa que está sendo entregue. Exemplo: “Pre_Projeto_NomeAluno”; “Projeto_NomeAluno”.

(6)

6

2.2. Etapa 2 – Elaboração do Projeto de Pesquisa

a. Proposição da Tarefa.

Sabemos que o caminho da pesquisa é dinâmico e que o projeto de pesquisa é uma espécie de guia para o pesquisador, pois é um documento norteador dos passos e procedimentos a serem adotados para a consecução desse caminho. Já sabemos também que apesar de pré-estabelecido, esse documento é mutável, pois se ajusta ao desenvolvimento da pesquisa. Para esta segunda e última etapa, chega o momento de sistematizar suas escolhas e decisões, de materializar seu planejamento de pesquisa.

Vimos os itens básicos que compõem nosso modelo de projeto, bem como as orientações para elaborar os textos, traçar os objetivos e definir a maneira como será realizada a pesquisa. Na Etapa 2, vamos sistematizar nossas ideias de acordo com o modelo proposto.

Vale lembrar que agora todos os itens são obrigatórios:

 Tema.  Problematização.  Hipótese.  Objetivos.  Justificativa.  Metodologia.  Cronograma.  Bibliografia. b. Formatação do Projeto.

A Etapa 2 deve ser entregue no formato disponibilizado como Anexo 2, em arquivo Word, e não deve ultrapassar o limite de 5 (cinco) páginas.

c. Entrega da Etapa 2

Para que seu trabalho seja considerado concluído, você deverá entregar o Formulário do Projeto com a capa (Anexo 2) - devidamente preenchido - no link, disponível no AVA até data limite prevista no roteiro desta disciplina.

Atenção!

O Arquivo deve estar nomeado de acordo com a etapa que está sendo entregue. Exemplo: “Pre_Projeto_NomeAluno”; “Projeto_NomeAluno”.

(7)

7 d. Feedback do Tutor

O aluno poderá visualizar o feedback do orientador no mesmo recurso em que enviou o trabalho, na seção “Comentários do Tutor”.

A nota final do Projeto (atribuída de acordo com o item “e. Critério Avaliativo”) estará disponível no recurso “Consulte suas notas”.

e. Critério Avaliativo

A avaliação da Etapa 2 corresponde à correção do tutor e à atribuição de uma única nota para as duas etapas previstas.

Observe na tabela abaixo os critérios:

Componente Critério Genérico Critério Específico Peso

1 Utilização dos referenciais da Leitura Fundamental Os pressupostos teóricos da Leitura Fundamental foram realmente utilizados a fim do cumprimento das propostas?

Os pressupostos teóricos que devem ter sido apreendidos pelo aluno da Leitura Fundamental são: a pesquisa é um processo de construção; etapas e procedimentos para essa construção. 20 2 Método de abordagem do caso ou do problema colocado (Marcas de autoria)

O modo de abordagem do caso ou do problema revela criatividade do aluno na resolução?

Tema da pesquisa está bem especificado? Foi bem justificado? O contexto do problema foi colocado com clareza?

20 Há sinais de autoria no modo de

intervenção do aluno no caso em questão?

3 Execução da tarefa

A execução da tarefa se deu de modo eficiente? Há momentos de perturbação na execução da tarefa? Há desvios de objetivos?

A proposta de pesquisa é coerente e

exequível? 20 4 O produto final do Projeto de Pesquisa (formato de apresentação)

O formato de apresentação dos resultados da tarefa corresponde ao exigido no enunciado? Os produtos finais (Etapas 1 e 2) da tarefa são adequados como forma de apresentação do resultado final?

Manteve o formato e os tópicos

(8)

8 5 Desafio

O desafio foi vencido? A tarefa foi completada? Os objetivos foram alcançados?

Para que o desafio seja vencido, o aluno deverá completar de maneira coerente todos os itens da tarefa em suas duas Etapas.

20

Objetivos:

1. Sistematizar a pesquisa a ser realizada.

2. Organizar as informações e procedimentos referentes à execução da pesquisa.

3. Indicar fontes bibliográficas condizentes com a proposta.

TOTAL 100

3. Informações Importantes

1. A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica é, portanto, dividida em duas etapas. 2. As duas etapas são atividades individuais. Não será aceita entrega em grupo.

3. Trabalhos idênticos, resultantes de plágio, ou autoplágio receberão nota zero.

4. Serão considerados apenas os trabalhos postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de acordo com o cronograma de orientações.

5. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo.

6. O tutor usará o Fórum para dar recados, respostas técnicas e acadêmicas ao aluno.

Para fornecer um feedback individual ao aluno, o canal usado será o campo “Comentários”, ao retornar as correções dos trabalhos.

7. A ETAPA 1 da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica não terá nota computada no AVA. Somente a ETAPA 2 terá nota lançada.

4. Comitês de Ética em Pesquisa

Todos os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais precisam ser submetidos para apreciação aos seus respectivos Comitês de Ética em Pesquisa: CEP – Comitê de ética em Pesquisa envolvendo seres humanos; CEUA - Comitê de Ética no Uso de Animais. Vale destacar que um trabalho envolvendo pessoas (CEP) ou animais (CEUA) que não tenha avaliação ética não pode ter seus resultados publicados em periódicos, revistas, jornais ou eventos científicos.

(9)

9 Para obter mais informações e diretrizes sobre o processo de submissão do projeto de pesquisa, acesse o seguinte endereço: http://pgsskroton.com.br/comite.php

5. Avaliação Presencial

Ao final do terceiro e último módulo do seu curso, além das avaliações presenciais das disciplinas temáticas, você deverá realizar também uma avaliação presencial da disciplina

Metodologia da Pesquisa Científica, que comporá sua média final na disciplina1.

1 Informações sobre critérios de aprovação e/ou recuperação em disciplina podem ser consultadas no Guia

Acadêmico disponível em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Atenção!

Se o projeto prevê pesquisa que envolva seres humanos ou animais, o indicado é que se realize o procedimento de envio aos respectivos Comitês com 2 (dois) meses de antecedência ao início das orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tão logo se defina a metodologia empregada.

(10)

Referências

Documentos relacionados

o entendimento dos diferentes tipos de estudos científicos e suas respectivas classificações, assim como, a escolha do método que melhor se aplica à questão

Parágrafo Primeiro: Os intervalos da presente cláusula não serão computados na duração da jornada de trabalho. Parágrafo Segundo: Os colaboradores que estejam cumprindo jornada

30 Associação entre variáveis dos ensaios não-destrutivos – Painel de 25 lâminas. a) Regressão linear entre a velocidade de propagação da onda de tensão no painel e

[r]

Vamos estabelecer uma compreensão do significado do termo “metodologia”. Etimologicamente, metodologia origina-se de três termos: meta: ao largo de, em torno de; odos:

OBJETIVOS: • Identificar as diversas etapas de pesquisa em educação em saúde, atribuindo as interações e importância de cada etapa; • Explicar a importância

É sabido que quando consumimos na escala mais baixa da cadeia alimentar (vegetais), reduzimos o consumo dos recursos naturais em até 90%. Esses são alguns dos motivos pelos quais

Um resumo é um texto sobre outro texto, de outro autor, e isso deve ficar sempre claro, mencionando-se frequentemente o seu autor, para evitar que o leitor tome como