• Nenhum resultado encontrado

Bol. da PM n.º 127 17JUL Prova e Gabarito CAO QOPM II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da PM n.º 127 17JUL Prova e Gabarito CAO QOPM II"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aj G

Bol da PM n.º 127 - 17 Jul 14

7

3. DGEI

ESPM

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE

OFICIAIS POLICIAIS MILITARES (CAO/QOPM-II/2014) - PROCESSO SELETIVO - EXAME

DE SUFICIÊNCIA INTELECTUAL

PROVA E GABARITO - PUBLICAÇÃO

O Comandante-Geral, no uso de suas atribuições legais e atendendo proposta do Diretor-Geral de Ensino e

Instrução,

PUBLICA

a prova e o gabarito do Exame de Suficiência Intelectual para o Concurso ao Curso de

Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Oficiais Policiais Militares (CAO/QO

PM-II/2014), que se segue em

anexo:

Gabarito da Prova

do Exame Intelectual para o CAO-QOPM-II/2014

PARTE I – PLANEJAMENTO, GESTÃO E CONHECIMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL

Questão 01. Quanto às prescrições legais trazidas pela Lei nº 8429/92, especificamente em seus dispositivos prefaciais encon-tramos normas sobre os sujeitos ativos, sujeitos passivos, medidas cautelares e demais efeitos e sanções genericamente consi-derados. Nesse sentido, marque a alternativa CORRETA:

a. ( ) Os atos de improbidade praticados por qualquer agente privado, contra a administração indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta e um por cento do controle acionário ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

b. ( ) Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entida-de que não receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, entida-de órgão público bem como daquelas para cuja cria-ção ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta e um por cento do controle acionário ou da recei-ta anual.

c. ( ) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer licitamente está sujeito às comina-ções desta lei até além do limite do valor da herança recebida.

d. ( ) As disposições desta lei não são aplicáveis àquele que, mesmo não sendo agente público, concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie.

e. ( ) Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas nesta lei.

Questão 02. Quanto às prescrições legais por ato de improbidade administrativa, marque a única opção que representa

COR-RETAMENTE as sanções trazidas pela Lei nº 8429/92 para os atos de Violação a Princípio da Administração Pública:

a. ( ) Suspensão dos direitos políticos por 5 a 10 anos; Multa civil de 2X valor do acréscimo patrimonial; Proibição de contratar com o poder público por 5 anos.

b. ( ) Suspensão dos direitos políticos por 8 a 10 anos; Multa civil de 3X valor do acréscimo patrimonial; Proibição de contratar com o poder público por 10 anos.

c. ( ) Perda de bens e valores acrescidos ilicitamente; Ressarcimento integral do dano; Perda da função pública. d. ( ) Suspensão dos direitos políticos por 3 a 5 anos; Multa civil de até 100X o valor da remuneração percebida pelo agente; Proibição de contratar com o poder público por 3 anos.

e. ( ) Suspensão dos direitos políticos por 8 a 10 anos; Multa civil de 100X valor da remuneração; Proibição de contra-tar com o poder público por 10 anos.

Questão 03. Quanto às disposições da Lei nº 8429/92 que tratam da declaração de bens dos agentes públicos, marque a alterna-tiva CORRETA:

a. ( ) A posse do agente público fica condicionada à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser publicada nos veículos internos de comunicação do órgão interessado.

b. ( ) A declaração compreenderá imóveis, móveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações, e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais, localizado no País, e, quando for o caso, abrangerá os bens e valores não patrimoniais do cônjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que não vivam sob a dependência econômica do declarante, incluídos ainda os objetos e utensílios de uso doméstico.

c. ( ) A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do manda-to, cargo, emprego ou função pública.

(2)

Aj G

Bol da PM n.º 127 - 17 Jul 14

8

e. ( ) O declarante não poderá entregar cópia da declaração anual de bens apresentada à Delegacia da Receita Federal na conformidade da legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, para suprir a exigência da apresen-tação da declaração de bens e valores.

Questão 04. Segundo o que dispõe a Lei nº 8429/92, constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento

ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade na Administração Pública. Marque a opção CORRETA que integra o rol legal exemplificativo dos atos de improbi-dade por enriquecimento ilícito:

a. ( ) Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente.

b. ( ) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas na lei, bem como o trabalho de servidores públicos, em-pregados ou terceiros contratados por essas entidades.

c. ( ) Liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular;

d. ( ) Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência. e. ( ) Negar publicidade aos atos oficiais.

Questão 05. A INSTRUÇÃO NORMATIVA PMERJ nº 001, DE 04 DE JANEIRO DE 2013 apresenta regras complementares

às Leis de Licitações e Contratos Administrativos. Tem por objetivo normatizar e estabelecer procedimentos que deverão ser cumpridos por todos os Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro envolvidos nas missões de gestão e fiscalização dos contratos administrativos. Segundo o que diz essa norma, marque a opção que descreve CORRETAMENTE a autoridade competente para a aplicação de penalidades ao contratado:

a. ( ) Ordenador de despesas b. ( ) Fiscal do contrato c. ( ) Gestor do contrato d. ( ) Pregoeiro

e. ( ) Diretor de Logística (DL)

Questão 06. Ainda acerca da INSTRUÇÃO NORMATIVA PMERJ nº 001, DE 04 DE JANEIRO DE 2013, notadamente

quanto à fiscalização dos contratos administrativos celebrados pela PMERJ, marque dentre as opções abaixo aquela que NÃO

REPRESENTA uma das atribuições específicas do fiscal do contrato:

a. ( ) Comunicar à Administração eventual subcontratação da execução, sem previsão editalícia ou sem conhecimento da Administração.

b. ( ) Recusar os serviços executados em desacordo com o pactuado e determinar desfazimento, ajustes ou correções. c. ( ) Testar o funcionamento de equipamentos e registrar a conformidade em documento.

d. ( ) Oficiar à contratada sobre a necessidade de atualização documental para manutenção das condições de habilita-ção ou atendimento de exigências legais supervenientes.

e. ( ) Representar a Administração Pública e responsabilizar-se pela condução integral de todo o processo de contrata-ção, ou seja, na selecontrata-ção, contratação e acompanhamento.

Questão 07. “A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico passam a ser feitos dentro das empresas e orientados para usos

co-merciais.” Essa afirmação refere-se a que fase da história das empresas? a. ( ) Fase artesanal.

b. ( ) Fase do desenvolvimento industrial. c. ( ) Fase do gigantismo industrial. d. ( ) Fase moderna.

e. ( ) Fase da globalização.

Questão 08.É a abordagem típica da Escola da Administração Científica: a. ( ) Ênfase nas tarefas.

b. ( ) Ênfase na estrutura organizacional. c. ( ) Ênfase nas pessoas.

d. ( ) Ênfase na tecnologia. e. ( ) Ênfase no ambiente.

Questão 09. São princípios da Administração Científica de Taylor: a. ( ) Planejamento, organização, direção e controle. b. ( ) Planejamento, execução, controle e ação.

c. ( ) Divisão do trabalho, hierarquia, unidade de comando e departamentalização. d. ( ) Planejamento, preparo, controle e execução.

(3)

Aj G

Bol da PM n.º 127 - 17 Jul 14

9

Questão 10. A pressuposição de que as pessoas eram motivadas exclusivamente por interesses salariais e materiais é oriunda

da concepção do:

a. ( ) Homo sapiens b. ( ) Homo social c. ( ) Homo economicus d. ( ) Homo habilis e. ( ) Homo erectus

Questão 11. Para Henri Fayol, toda empresa possui seis funções básicas:

a. ( ) Técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis, e administrativas. b. ( ) Hierárquicas, disciplinares, políticas, de segurança, sociais, e econômicas.

c. ( ) Produtivas, mercadológicas, organizacionais, operacionais, estratégicas e de segurança d. ( ) Estratégicas, táticas, operacionais, hierárquicas, disciplinares, e políticas.

e. ( ) Humanas, sociais, psicológicas, econômicas, políticas, e administrativas.

Questão 12. O nome da teoria proposta por Henri Fayol é: a. ( ) Teoria da Contingência.

b. ( ) Teoria Clássica. c. ( ) Teoria da Burocracia. d. ( ) Teoria Estruturalista.

e. ( ) Escola das Relações Humanas.

Questão 13. O objetivo da Teoria da Burocracia era a(o): a. ( ) Despersonalização do relacionamento. b. ( ) Excesso de formalismo.

c. ( ) Resistência a mudanças. d. ( ) Satisfação dos colaboradores. e. ( ) Máxima eficiência da organização.

Questão 14. Surgiu como uma teoria de oposição e combate à Teoria Clássica, alicerçada sobre as obras de Taylor e Fayol: a. ( ) Teoria da Burocracia.

b. ( ) Teoria Estruturalista.

c. ( ) Escola das Relações Humanas. d. ( ) Teoria da Contingência. e. ( ) Teoria Comportamental.

Questão 15. O conceito que toma a tecnologia como variável independente e a estrutura organizacional da empresa que a utili-za como variável dependente é o de:

a. ( ) Imperativo ambiental. b. ( ) Imperativo tecnológico. c. ( ) Tecnologia hiperativa. d. ( ) Funções matemáticas. e. ( ) Funções organizacionais.

Questão 16. O estudo de variáveis exógenas, situadas fora dos limites das empresas e que influenciam profundamente os seus

aspectos estruturais e comportamentais, foi alçada ao protagonismo pelos estudos que enfatizavam: a. ( ) As tarefas.

b. ( ) A estrutura. c. ( ) As pessoas. d. ( ) O ambiente. e. ( ) A tecnologia.

Questão 17. Foi capaz de criar e aperfeiçoar um conjunto de ferramentas analíticas dedicadas a ajustar a estratégia correta às condições vigentes. Essa afirmação refere-se à:

(4)

Aj G

Bol da PM n.º 127 - 17 Jul 14

10

Questão 18. A escola de posicionamento de formulação de estratégia tem sua origem associada a trabalhos de dois

estrategis-tas militares. São eles:

a. ( ) Sun Tzu e Napoleão Bonaparte.

b. ( ) Otto von Bismarck e Alexander Suvorov. c. ( ) Sun Tzu e Von Clausewitz.

d. ( ) Napoleão Bonaparte e Georges Clemenceau. e. ( ) Otto von Bismarck e Von Moltke.

Questão 19. Segundo a matriz de crescimento-participação (matriz BCG), um produto com alta participação de mercado e crescimento lento é classificado como:

a. ( ) Cão.

b. ( ) Criança-Problema. c. ( ) Estrela.

d. ( ) Abacaxi. e. ( ) Vaca Leiteira.

Questão 20. Segundo a matriz de crescimento-participação (matriz BCG), é INCORRETO afirmar:

a. ( ) Todos os produtos acabam se tornando “vacas leiteiras” ou “cães”.

b. ( ) Produtos classificados “crianças-problema” requerem grandes investimentos adicionais para a compra de partici-pação de mercado.

c. ( ) Produtos classificados como “cães” são necessários.

d. ( ) Somente uma empresa diversificada com um portfólio equilibrado pode usar suas forças para aproveitar real-mente suas oportunidades de crescimento.

e. ( ) Produtos classificados como “estrelas” apresentam alta participação de mercado e alto potencial de crescimento.

Questão 21. Dentre as cinco forças identificadas pelo Modelo de Porter de análise competitiva não está a(o): a. ( ) Ameaça de novos entrantes.

b. ( ) Poder de barganha dos fornecedores da empresa. c. ( ) Poder de barganha dos clientes da empresa. d. ( ) Oportunidade de alianças estratégicas. e. ( ) Ameaça de produtos substitutos.

Questão 22. As três estratégias genéricas de Porter são: a. ( ) Liderança em custo; Diferenciação; e Foco. b. ( ) Análise; Reflexão; e Síntese.

c. ( ) Departamentalização; Custo; e Benefício. d. ( ) Missão; Visão; e Valores.

e. ( ) Preço; Prazo; e Quantidade.

Questão 23. São exemplos de atividades de suporte descritas pela Cadeia de Valor de Porter: a. ( ) Operações; Serviço; e Suprimento.

b. ( ) Gerenciamento de Recursos Humanos; Desenvolvimento de Tecnologia e Suprimento. c. ( ) Infraestrutura da empresa; Desenvolvimento de Tecnologia; e Marketing e Vendas. d. ( ) Gerenciamento de Recursos Humanos; Logística de fora para dentro; e Suprimento. e. ( ) Marketing e vendas; Margem; e Operações.

Questão 24. Segundo French e Raven, as cinco bases ou fontes de poder são: a. ( ) Autoridade, responsabilidade, democracia, coação e medo. b. ( ) Dependência, resiliência, prostração, motivação e carisma. c. ( ) Normas, hierarquia, disciplina, altruísmo e conhecimento. d. ( ) Sabedoria, força, destemor, tradição e crença.

e. ( ) Coerção, recompensa, legitimidade, talento e referência.

Questão 25. Não são exemplos de táticas de poder: a. ( ) Razão e amabilidade.

b. ( ) Coalizão e barganha. c. ( ) Afirmação e sanções. d. ( ) Emoção e instinto. e. ( ) Razão e sanções.

(5)

Aj G

Bol da PM n.º 127 - 17 Jul 14

11

a. ( ) Grupo técnico. b. ( ) Grupo de interesse. c. ( ) Grupo de trabalho. d. ( ) Força-tarefa. e. ( ) Coalizão.

Questão 27. “Atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas que influenciam, ou tentam

influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela”. Essa definição refere-se a: a. ( ) Comportamento antiético.

b. ( ) Comportamento político. c. ( ) Comportamento social. d. ( ) Comportamento amoral. e. ( ) Comportamento humano.

Questão 28. Não são exemplos de meios ou táticas de comportamento defensivo:

a. ( ) Superconformação e formalização.

b. ( ) Transferência de responsabilidade e justificativas. c. ( ) Reatividade e Proatividade.

d. ( ) Protelação e falsificação de imagem. e. ( ) Despersonalização e segurança

PARTE II CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURA

Questão 29. No livro Entre a Caserna e a Rua: o dilema do “pato”- uma análise antropológica da instituição policial militar a partir da Academia de Polícia Militar D. João VI, o autor realiza, enquanto nativo, um exercício de estranhamento da metá-fora do pato a fim de entendê-la como teoria nativa. Para tanto:

a. ( ) Ignora completamente os relatos de outros nativos sobre o referido dilema, dado que a sua interpretação é pro-fundamente subjetiva e diretiva.

b. ( ) Reconhece a singularidade desta Polícia em detrimento do caráter múltiplo desta instituição, uma vez que não acolhe aspectos e características de outras instituições.

c. ( ) Afirma que as representações coletivas não têm força sobre os comportamentos individuais.

d. ( ) Entende que esta Polícia reúne diferentes lógicas de modelos e ideologias, o que define o seu caráter múltiplo em nível institucional.

e. ( ) Diz que esta Polícia, apesar de ser uma instituição-pato, conseguiu superar o drama do “patinho feio”, não sendo mais observada pelas demais Polícias e pelos outros militares com desconfiança.

Questão 30. Ao destacar o modelo dual da Polícia Militar como um paradigma perceptível pelos seus componentes, Robson

Rodrigues da Silva ressalta, neste contexto, que:

a. ( ) As Polícias Militares no Brasil conjugam características dos modelos britânico e francês de Polícia de modo dual e institucional.

b. ( ) O modelo dual das Polícias Militares brasileiras não resultou do contexto político em que ele teve a sua emer-gência.

c. ( ) As Polícias Militares brasileiras agregam traços marcantes tanto da Polícia, quanto do Exército, constituindo-se como uma nova instituição sem ser o “patinho feio” da história.

d. ( ) O modelo brasileiro dual de Polícia é uma realidade “naturalmente” dada e determinada, e não uma construção histórica.

e. ( ) As Polícias Militares brasileiras se esquivaram, enquanto instituições híbridas, do estilo “liberal-moderador” e da conciliação de diferentes lógicas, modelos e ideologias.

Questão 31. No livro Entre a Caserna e a Rua: o dilema do “pato” - uma análise antropológica da instituição policial militar a partir da Academia de Polícia Militar D. João VI , dentre as marcas paradigmáticas, o autor destaca a estética militar. Nesse sentido, diz que:

a. ( ) O rito militar não deve ser concebido como componente identificador da “cultura militar”, mas, sim, apenas a hi-erarquia e a disciplina.

b. ( ) Nas unidades de formação, como a APM e o CFAP, a estética militar é cultuada com mais rigor.

c. ( ) O nativo policial militar combina diferentes “técnicas do corpo”, mas sem adequar seu comportamento às dife-rentes estruturas simbólicas percebidas e conjugadas pela sua prática.

d. ( ) A caserna gera um ethos que, ao ser praticado, identifica o fazer policial, enquanto a rua forma um ethos respon-sável pela prática militar.

(6)

Aj G

Bol da PM n.º 127 - 17 Jul 14

12

Questão 32. Ao analisar o processo de interiorização da “Caserna”, Robson Rodrigues da Silva trata da socialização. De acor-do com o autor supracitaacor-do:

a. ( ) A família é responsável pela promoção da socialização secundária, capacitando os indivíduos para o convívio social.

b. ( ) Corporações profissionais e instituições militares fomentam socializações primárias, qualificando os indivíduos para a vida em sociedade.

c. ( ) O regime de reclusão das academias militares proporciona somente currículo e pedagogia formais.

d. ( ) As academias militares, ainda que não sejam “instituições de sequestro”, integram os indivíduos ao mundo exte-rior, objetivando a incorporação de um ethos militar por meio de um processo de normalização.

e. ( ) Ao identificarmos uma hexis típica no fazer militar, podemos encontrar similitudes entre o habitus de Bourdieu, as “técnicas corporais” maussianas e o processo de normalização de Foucault.

Questão 33. Robson Rodrigues da Silva descreve de forma detalhada a estrutura organizacional da Academia de Polícia

Mili-tar Dom João VI e o Curso de Formação de Oficiais dessa Academia, quando relata que:

a. ( ) A antiguidade é um valor negativo do mundo militar, que autoriza a previsão de relações simétricas com regras que privilegiam o superior.

b. ( ) A compreensão dos significados da antiguidade como categoria nativa não servirá para entender melhor o saber prático racionalizado na “caserna”.

c. ( ) Para analisar o cotidiano dos cadetes, optou por dividi-lo em duas partes: rotina e momentos especiais festivos. d. ( ) A estrutura social da APM está fundamentada na hierarquia e na disciplina, entretanto dispensa qualquer tipo de sistema de vigilância e controle.

e. ( ) Na APM, é a “oralidade professoral” que é valorizada, e não a tradição prática, até mesmo na transmissão ritual de uma hexis corporal característica da “caserna”.

Questão 34. Ao retomar a discussão sobre a pedagogia informal na APM de modo mais específico, Robson Rodrigues da Silva

realiza uma leitura que encaminha a análise para uma abordagem do trote e da identidade das turmas. Nessa linha de raciocí-nio, entende que:

a. ( ) Os interstícios da APM não priorizam mais, com sua pedagogia informal e simbólica, o fazer militar da “caser-na”.

b. ( ) A socialização coletiva e os rituais de passagem, com forte significado de controle social, não são enfatizados na APM.

c. ( ) O “trote” é uma prática legitimada na iniciação do militar que, apesar de ser dotada exclusivamente de significa-do positivo, não é aceita pelo Estasignifica-do Democrático de Direito.

d. ( ) A iniciação militar na APM não permitia aos neófitos uma revelação gradativa das informações a partir da desi-gualdade estrutural constituída liminarmente neste espaço.

e. ( ) A identidade das turmas começa a ser construída a partir de uma estrutura de relações que organiza de maneira peculiar o espaço social da APM.

Questão 35. Segundo Antônio Joaquim Severino, na sua obra Metodologia do Trabalho Científico, ao tratar sobre a formação

dos conceitos e definições, assinale a alternativa INCORRETA: a. ( ) O conceito garante uma referência direta ao objeto real.

b. ( ) É a compreensão do conceito que permite a elaboração da definição.

c. ( ) A relevância da definição para o trabalho científico em geral está no fato de ela permitir exata formulação das questões a serem debatidas.

d. ( ) O conceito é o resultado das apreensões dos dados e das relações de nossa experiência global, já contendo diver-sas afirmações.

e. ( ) A definição é um termo complexo e, como tal, destina-se a desdobrar todas as notas que compõem a compreen-são do conceito.

Questão 36. Segundo Antônio Joaquim Severino, na sua obra Metodologia do Trabalho Científico, no que tange as

modalida-des e metodologias de pesquisa científica, assinale a assertiva CORRETA:

a. ( ) A pesquisa ação é aquela que tem o objetivo de compreende, mas não se visa intervir na situação, com vistas a modifica-la.

b. ( ) Com referência a natureza das fontes utilizadas para a abordagem e tratamento de seu objeto, a pesquisa pode ser bibliográfica, de laboratório e de campo.

c. ( ) A pesquisa bibliográfica tem como fonte documentos no sentido amplo, ou seja, não só de documentos impres-sos, mas, sobretudo de outros tipos de documentos, tais como jornais, fotos, filmes, gravações e documentos legais.

d. ( ) A pesquisa exploratória é aquela que, além de registrar e analisar os fenômenos estudados, busca identificar suas causas.

(7)

Aj G

Bol da PM n.º 127 - 17 Jul 14

13

Questão 37. Na obra Fundamentos do Gerenciamento de Projetos, afirma-se que para começarmos o desenvolvimento da

mis-são e vimis-são de uma organização, é necessário que tenhamos bem definido: a. ( ) Sua metodologia.

b. ( ) Seu negócio.

c. ( ) Suas funcionalidades. d. ( ) Sua estrutura organizacional. e. ( ) Seu Cenário.

Questão 38. Na obra Fundamentos do Gerenciamento de Projetos, verifica-se que na formulação do processo estratégico

de-vemos considerar quatro etapas cíclicas. Assinale a única opção que não faz parte dessas etapas: a. ( ) Análise do ambiente.

b. ( ) Formulação da estratégia.

c. ( ) Teste e homologação da estratégia. d. ( ) Realização de benchmarking.

e. ( ) Implementação, liderança e suporte da estratégia.

Questão 39. Na obra Fundamentos do Gerenciamento de Projetos, nota-se que o planejamento de projetos deve ser

desenvol-vido em função de três conceitos: requisitos, diretrizes e responsabilidades. Abaixo assinale a única opção que não faz parte de uma diretriz do planejamento de projetos.

a. ( ) Estabelecer objetivos do projeto. b. ( ) Confeccionar Cronograma. c. ( ) Identificar os recursos necessários.

d. ( ) Identificar papéis e responsabilidades com relação à equipe. e. ( ) Considerar interfaces e dependências.

Questão 40. Ante às iniciativas de contenção territorial que fazem uso do controle da circulação, culminando com a criação de novos muros, o processo que podemos considerar de contraposição, - ou mesmo de resistência- a essas técnicas de contenção são as dinâmicas que Rogério Haesbaert denomina de:

a. ( ) Enfrentamento. b. ( ) Desimobilização. c. ( ) Contornamento. d. ( ) Muros-duto e. ( ) Muros -barragem

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Ref.: Ofício/PMERJ/ESPM nº 617/2519/2014, de 16 JUL 14).

(Nota nº 1194 – 17 JUL 14 - DGEI/3).

4. DGEI

ESPM

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE

OFI-CIAIS POLIOFI-CIAIS MILITARES (CAO/QOPM-I/2014) E CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE

OFICIAIS DO QUADRO DE OFICIAIS AUXILIARES E ESPECIALISTAS

(CAO/QOA/QOE-2014)

NOMEAÇÃO DE PROFESSOR E INSTRUTOR

ALTERAÇÃO - PUBLICAÇÃO.

O Comandante-Geral, no uso de suas atribuições legais e atendendo proposta do Diretor-Geral de Ensino

e Instrução,

ALTERA

a publicação inserta na 2ª Parte, Tópico 06 do Bol da PM nº 054, de 25 de março de 2014,

na forma que se segue:

ONDE SE LÊ:

CAO/QOPM e QOA/QOE

2014

...

15) Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos

carga horária 20 horas/aula.

Referências

Documentos relacionados

(b) A gratificação é cabível quando o servidor exerce determinado cargo por um tempo superior ao tem- po previsto pela lei como tempo de serviço e o adicional é a

Sobre as Normas Técnicas das Inspeções de Saúde da Perícia Menor e para os Controles Periódicos Simples e Especiais da Portaria PMERJ nº 0349/2010, marque a alternativa CORRETA:.. (

O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabele- cido no Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97 - CTB e em normas

a) Se o policial militar responsável pela apreensão registrar por filmagem ou fotografia. b) Apenas no habitat do espécime, desde que sob responsabilidade de técnico habilitado.

(C) Altura, acima do solo ou da água, da base da mais baixa camada de nuvens, abaixo de 14.000 metros, que cobre mais da metade do céu.. (D) Altura, acima do solo ou da água, da

Por exemplo, quando celebrado entre uma entidade pública e uma instituição privada sem fins lucrativos para a prestação de um serviço de interesse social, todas as partes têm o

Na rotina de acidente com material biológico, a conduta do profissional de saúde que realizará o atendimento, em caso de resultado positivo para HIV, deverá ser:..

A- Higiene das mãos e respiratória; utilização de luvas, capotes, máscaras, proteção ocular (óculos), viseira; ter cuidado ao manusear equipamentos; descartar