• Nenhum resultado encontrado

Mantenedor de faculdade do Pará é assassinado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mantenedor de faculdade do Pará é assassinado"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Mantenedor de faculdade do

Pará é assassinado

Amintas José Pinheiro, 62 anos, foi abordado por dois homens em moto; vítima era esposo da deputada estadual Nilse Pinheiro (Foto:Reprodução)

Amintas José Pinheiro, de 62 anos, foi assassinado na noite da última quarta-feira (5). A vítima, que é esposo da deputada estadual Nilse Pinheiro (PRB-PA), foi abordado por dois homens em moto, na avenida Centenário, perto do Conjunto Catalina, no Mangueirão.

Professor Amintas, mantenedor da Escola Madre Celeste (Esmac), ainda chegou a ser socorrido e levado para um hospital particular de Belém, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início da madrugada desta quinta-feira (6).

Em nota, Escola Madre Celeste se manifestou.

‘O sentimento de pesar compartilhado pelo Grupo de Gestores Madre Celeste, neste momento, é acompanhado de absoluta indignação e inconformismo pelos fatos que acarretaram o falecimento do Mantenedor, pilar desta Instituição.’

Por:O liberal

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E

(2)

-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

Parlamentares

apresentam

pedido de impeachment de

ministro da Educação ao STF

A denúncia de crime de responsabilidade oferecida à corte pede a abertura de investigação de infrações políticas e administrativas cometidas por Abraham Weintraub (Foto:Adriano Machado / Reuters)

A peça protocolada nesta quarta lista atos do ministro que seriam incompatíveis com o decoro, a dignidade e a honra do cargo

Um grupo de parlamentares apresentou nesta quarta-feira um pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A denúncia de crime de responsabilidade oferecida à corte pede a abertura de investigação de infrações políticas e administrativas. A peça protocolada nesta quarta lista atos do ministro que seriam incompatíveis com o decoro, a dignidade e

(3)

a honra do cargo.

“O ministro da Educação, no exercício de suas funções, tem se valido de sua prerrogativa de chefe de uma pasta de altíssima relevância para se manifestar publicamente, sobretudo por meio das redes sociais, de maneira incompatível com a dignidade do cargo”, exemplifica o documento.

“De maneira recorrente, por meio de postagens e comentários nas redes sociais, o denunciado comporta-se de modo evidentemente incompatível com a honra e o decoro do cargo”, citando casos em que o ministro refere-se às mães de internautas que o criticaram.

A peça resgata ainda fala de Weintraub em dezembro, quando participou de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, e acusou as universidades de promoverem plantações de maconha.

“Vocês têm plantações de maconha, mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas de algumas universidades, a ponto de ter borrifador de agrotóxico. Porque orgânico é bom contra a soja para não ter agroindústria no Brasil, mas na maconha deles eles querem toda tecnologia à disposição”, disse o ministro, segundo a denúncia oferecida nesta quarta ao STF. O pedido de apuração expõe ainda condutas contrárias a princípios exigidos pela Constituição Federal como os da impessoalidade, eficiência e transparência. Também aponta “eloquente ineficiência do ministro” na condução de políticas de alfabetização, além de citar falhas do Enem e omissão sobre a utilização de recursos resgatados pela Lava Jato.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez duras críticas ao ministro nos últimos dias, mas não assina o pedido de impeachment.

(4)

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

STF: edital de concurso

público não pode vetar

candidato

com

processo

criminal

O entendimento dos ministros foi o de que esse tipo de veto viola o princípio de presunção da inocência (Foto:Reprodução)

(5)

Por 8 a 1, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (5) que editais de concurso público não podem barrar candidatos que respondem a processos criminais.

O entendimento dos ministros foi o de que esse tipo de veto viola o princípio de presunção da inocência.

O caso analisado pela Corte girou em torno de um policial militar que pretendia se inscrever no curso de formação de cabos, mas teve a solicitação recusada porque respondia a processo pelo crime de falso testemunho. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJ-DFT) deu vitória ao candidato, considerando ilegítima a exclusão.

Ao recorrer ao Supremo, o governo do DF apontava para o risco de promover policiais que estivessem sendo investigados por crimes e desvio de condutas, o que atingiria o senso de disciplina e hierarquia da categoria. As autoridades locais também sustentavam que a presunção de inocência não deveria ser aplicada na esfera administrativa nesse caso.

“Edital não pode fazer isso, e acho que nem mesmo a lei poderia estabelecer isso sem uma razoabilidade justificável. A exclusão na seleção pela mera denúncia oferecida pelo Ministério Público extrapola o razoável, tornando-se uma decisão tendenciosa, pois enquanto não for condenado por sentença transitada em julgado (com o esgotamento de todos os recursos), há de se presumir a inocência do acusado”, disse o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso.

Acompanharam o entendimento do relator os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e o presidente do STF, Dias Toffoli.

“A eliminação de candidato por estar respondendo a inquérito ou ação penal sem trânsito em julgado ofende o princípio constitucional da presunção da inocência”, afirmou Rosa Weber.

(6)

Apenas o ministro Alexandre de Moraes entendeu que a exigência na carreira militar é compatível com a Constituição. “Aqui, trata-se de um policial militar que já fazia parte da corporação e se inscreveu em concurso interno. Não se trata de acesso inicial a concurso público, mas de ascensão funcional interna, regulamentada e disciplinada”, frisou Moraes.

O processo ganhou repercussão geral, ou seja, o entendimento deve ser aplicado para casos similares que tramitam em todo o País.

A discussão ainda não foi encerrada porque falta definir a tese, uma espécie de resumo de entendimento da Suprema Corte, que deverá nortear as diferentes esferas judiciais de todo o País em relação ao assunto. Segundo Toffoli, o julgamento será concluído nas próximas sessões.

O ministro Marco Aurélio Mello se declarou impedido e não votou, porque sua mulher atuou no caso. O decano do STF, ministro Celso de Mello, não compareceu à sessão por estar se recuperando de uma cirurgia no quadril. A licença médica de Celso termina em 19 de março.

Por:Agência Estado

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

(7)

mecam-a-partir-desta-quarta-5/

Polícia conclui que são

falsas as denúncias de

tentativas

de

sequestro

envolvendo a ‘loira da

seringa’ na RMB

Sete casos foram registrados na polícia, que afirma que não há qualquer indício de que a história seja real.(Foto:Reprodução) Um retrato falado da suspeita chegou a ser divulgado e uma servidora foi agredida pela população ao ser confundida com a suposta sequestradora.

Após um mês de investigações, a Polícia Civil concluiu que são falsas as denúncias envolvendo uma suposta sequestradora que usava uma seringa para ameaçar mães pelas ruas da Grande Belém.

Sete casos foram registrados nas delegacias. No entanto, segundo a polícia, não há qualquer indício de que as histórias sejam reais. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5), em entrevista coletiva.

(8)

De acordo com o delegado geral, Alberto Teixeira, um dos indícios de que as denúncias eram falsas foram as câmeras de segurança dos supostos locais dos crimes. Ao consultar as imagens, a polícia constatou que as pessoas que denunciavam sequer estavam nos locais dos supostos crimes.

Sete casos foram registrados em delegacias de Belém e Ananindeua. Segundo as denúncias, mães das crianças são abordadas por uma mulher portando uma seringa, que ameaça contaminá-las, caso não entregassem os filhos. Uma outra pessoa aguarda no carro usado para o crime, de acordo com as vítimas.

O caso ganhou repercussão e ficou conhecido como a “Loira da seringa”, e um retrato falou foi divulgado pela Polícia Civil. Uma servidora pública de Ananindeua foi confundida com o retrato falado divulgado pela Polícia de mulher que ameaça contaminar mães com seringa ao tentar sequestrar crianças, na região metropolitana de Belém.

No último dia 24, ela foi ameaçada enquanto cumpria atividade social do Programa Criança Feliz no bairro do Aurá. O motorista que acompanhava a servidora também foi atacado.

Segundo a Polícia Civil, as pessoas que registraram boletim de ocorrência poderão ser responsabilizadas por declaração falsa. Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site:

(9)

W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

PRF apreende 6 tabletes da

droga Skank em bagageiro de

ônibus, na BR-316

PRF apreende drogas em Benevides, no Pará, com auxílio de cães farejadores. — Foto: Polícia Rodoviária Federal

A dona da bagagem em que os entorpecentes foram encontrados alegou que vinha de Manaus e pretendia vender a droga em Salvador, Bahia.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu seis tabletes da droga Skank durante uma fiscalização realizada no km 19 da BR-316, em Benevides, região metropolitana de Belém, nesta quarta-feira (5). A ação contou com a ajuda de cães farejadores.

(10)

Drogas estavam em bagageiro de ônibus — Foto: Ascom/PRF

De acordo com a PRF, agentes abordaram um ônibus que fazia linha interestadual com destino a Aracaju, no Sergipe. Durante a abordagem, foi solicitado que o motorista abrisse o bagageiro do ônibus e em seguida o cão farejador entrou no espaço e detectou uma bagagem com seis tabletes de Skank, droga conhecida como super maconha, segundo a PRF.

A dona da bagagem foi identificada e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Benevides, e deve responder por tráfico de drogas. A suspeita alegou que vinha de Manaus e pretendia vender a droga em Salvador, Bahia.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

(11)

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

Polícia prende suspeito de

integrar

quadrilha

especializada em assalto a

bancos no Pará

Segundo investigações, a ação mais recente foi no fim do último mês de janeiro em Ipixuna do Pará, sudeste do estado.(Foto:Reprodução)

A Polícia do Pará prendeu um suspeito de integrar quadrilha especializada em assalto a bancos. A informação foi divulgada em entrevista coletiva nesta quarta (5) em Belém. Segundo as investigações, a ação mais recente do grupo foi no fim do último mês de janeiro em Ipixuna do Pará, no sudeste do

(12)

estado.

Os policiais recolheram fuzis, coquetéis molotov, munições e parte do dinheiro roubado em uma casa na zona rural de Ipixuna. As apreensões foram feitas depois da prisão que ocorreu na rodovia BR-010.

Na última semana, quase 20 criminosos invadiram uma agência bancária do município. O delegado geral Alberto Teixeira disse que o suspeito “tem total envolvimento, seja na articulação, levantamento e ação propriamente dita”.

A ação do grupo aterrorizou moradores da cidade durante a madrugada. Os assaltantes explodiram um cofre, três caixas eletrônicas e dispararam muitos tiros. Duas caminhonetes foram usadas para fugir e levar 25 reféns em cima dos carros. As vítimas foram libertadas a cerca de 10 km do local do ataque. Na fuga, os bandidos espalharam objetos de metal na estrada para dificultar o trabalho dos policiais. A agência bancária continua fechada.

A Polícia informou que segue com as buscas para localizar e prender o restante dos criminosos e disse que o grupo planejava praticar um novo assalto a banco no estado, usando armamento apreendido. Ainda segundo os investigadores, o suspeito planejou e executou pelo menos outros seis assaltos a banco, em 2019.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site:

(13)

W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

Senado aprova projeto com

regras de quarentena e de

combate ao coronavírus

Imagem interna do avião que vai transportar os brasileiros que serão trazidos de Wuhan (Foto:Divulgação / Ministério da Defesa)

Deputados alteraram texto para garantir a vigência das medidas enquanto perdurar o estado de emergência internacional

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, 5, o projeto que prevê regras para quarentena e medidas de enfrentamento do coronavírus. Com a aprovação, o texto seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro e poderá virar lei imediatamente após a confirmação do chefe do Planalto. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que Bolsonaro vai sancionar o projeto entre esta quarta e quinta-feira, 6, de manhã.

(14)

enviado pelo governo nesta terça-feira, 4, passou pela Câmara e agora teve a chancela do Senado. Nesta quarta, dois aviões da frota presidencial deixaram o País para resgatar pelo menos 34 brasileiros em Wuhan, cidade da China, o epicentro do novo coronavírus.

A proposta prevê regras para o isolamento, a quarentena e a realização compulsória de exames em pacientes suspeitos de estarem infectados com o vírus no Brasil. Na Câmara, os deputados alteraram o texto para garantir a vigência das medidas enquanto perdurar o estado de emergência internacional relacionado ao coronavírus.

A falta de uma legislação específica sobre quarentena poderia dar margem para que as pessoas trazidas de volta ao Brasil se recusem a ficar isoladas. Com a lei, governo poderá determinar a “restrição excepcional e temporária de entrada e saída do País por rodovias, portos ou aeroportos”.

As pessoas submetidas à quarentena deverão ser informadas permanentemente sobre o estado de saúde próprio. A família também deverá receber assistência e o tratamento terá de ser gratuito. Não houve alterações no conteúdo da proposta durante a votação no Senado.

Por:Agência Estado

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

(15)

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

Operação da PM resulta na

morte de um suspeito em Moju

Odail dos Santos Coelho foi alvejado mas chegou a ser socorrido e resistiu aos ferimentos. Após atendimento médico ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil local. (Foto:Divulgação Polícia Civil)

A dupla foi alvejada durante a ”Operação Polícia no seu Bairro”, que desencadeou denúncias de populares sobre a ação de criminosos

Redação Integrada

Um homem morreu e outro ficou ferido durante um confronto com a Polícia Militar do município de Moju, região do Baixo Tocantins, na última terça-feira (4). As vítimas foram Janari Modesto da Gama e José Odail dos Santos Coelho, este último alvejado mas, socorrido e, após atendimento médico, levado à Delegacia de Polícia Civil local.

A dupla foi alvejada durante a ”Operação Polícia no seu Bairro”, que desencadeou denúncias de populares, entre elas a de que havia dois homens armados em uma casa da rua João

(16)

Afonso, no bairro Paraíso.

Segundo relato policial, ao chegar ao endereço denunciado, a guarnição da Polícia Militar foi alvo de disparos efetuados pelos suspeitos. Na troca de tiros, os dois acabaram baleados e ainda chegaram a ser levados à Unidade Mista de Saúde de Moju para atendimento, mas Janari Modesto da Gama veio à óbito pouco tempo depois.

Já José Odail dos Santos Coelho foi atendido na unidade hospitalar e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. Ainda de acordo com a PM, a dupla praticava assaltos frequentes na cidade de Moju.

(Com informações dos sites Alerta Guamá e Moju News).

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

(17)

Corinthians perde na estreia

da Libertadores e terá de

buscar virada na Arena

O Guaraní voltou a atormentar o Corinthians em uma Copa Libertadores da América. Algoz do Timão nas oitavas de final de 2015, a equipe paraguaia voltou a vencer nesta quarta-feira. No Estádio La Nueva de Olla, que pertence ao Cerro Porteño, os mandante saíram de campo com a vitória por 1 a 0. O reencontro está marcado para quarta-feira que vem, na Arena de Itaquera. O Corinthians terá de vencer por dois gols de diferença para avançar à terceira fase da competição. O gol fora de casa é critério de desempate e apenas no caso do triunfo corintiano por 1 a 0 levará a decisão aos pênaltis. O outro lado da chave

O sobrevivente deste duelo pegará quem passar de Cerro Largo e Palestino, que também jogaram nesta quarta. No Uruguai, o jogo terminou 1 a 1. A volta acontecerá no Chile.

O jogo

O Corinthians pagou caro por um início de confronto tão desatento. Sidcley, longe do ritmo ideal, sofreu pelo seu lado. Com cinco minutos, o lateral já viu a bola explodir na trave depois de não segurar seu oponente.

Não demorou e o Guaranpi abriu o placar com Morel em lance de que toda a defesa corintiana parou, mas o próprio Sidcley dava condição. A bronca ficou pela falta em Boselli ignorada pelo árbitro venezuelano no início da jogada.

(18)

melhor, mais à frente e com mais posse. Boselli e Everaldo desperdiçaram duas chances claras, cara a cara, dentro da área. O argentino carimbou a trave e o ponta acertou o goleiro.

Na etapa final, só deu Timão. O Guaraní se fechou todo e contou com a falta de criatividade da equipe de Tiago Nunes, muito por causa de atuações individuais muito abaixo, como as de Luan, Sidcley, Fagner e Janderson. O treinador apostou em Vital, Piton e Madson. Não adiantou.

O Corinthians pressionou até o fim, mas teve de amargar a derrota logo em sua estreia na Libertadores.

Antes de reencontrar o Guaraní, o alvinegro tem a Inter de Limeira, na Arena, domingo, pelo Campeonato Paulista. A tendência é de um time bastante mexido em função da prioridade do clube.

Gazeta Esportiva (foto: assessoria/arquivo) 05/02/2020 22:31

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

(19)

Luverdense perde para o Bahia

de Feira e é eliminado na 1ª

fase da Copa do Brasil

O Luverdense estreou, há pouco, na Copa do Brasil, perdeu para o modesto Bahia de Feira, em Feira de Santana (BA), por 3 a 1, e está eliminado. O time de Lucas do Rio Verde precisava apenas empatar que avançaria para a segunda fase. Jogou mal, foi surpreendido e amarga a eliminação. O time baiano, que receberá R$ 600 mil por conquistar a vaga, espera o vencedor de Paraná ou Palmas (TO) na segunda fase.

O Luverdense começou pressionando e assustando o time baiano. Em 8 minutos foram três ataques. Mas, aos poucos o Bahia foi melhorando, Pedro Pires recebeu de Menezes e quando iria ao gol, o zagueiro Murilo, do Luverdense, fez falta evitando que entrasse na área. Na sequência do lance, o Tremendão não aproveitou.

O Luverdense jogava com liberdade no meio e pelas laterais, com melhor aproveitamento na posse de bola mas com dificuldades para furar a zaga. E foi surpreendido aos 11 minutos, no contra ataque rápido. Neguinho dominou lançamento Cafone, mandou para a área e Deon mandou, de esquerda, no canto e fez o gol – Bahia da Feira 1 a 0.

O Luverdense buscou responder rápido. Pela direita a bola foi lançada para a grande área e o goleiro da equipe baiana saiu bem e defendeu. O Bahia cresceu no jogo. Aos 15 minutos, o atacante Deon mandou para Neguinho que chutou forte mas o goleiro Felipe espalmou para escanteio.

(20)

Rogerio chegou bem na grande área com jogada perigosa e a arbitragem marcou falta. Aos 23, o Bahia de Feira perdeu um dos seus principais jogadores. O armador Pedro Pires sofreu falta, não teve condições de ficar em campo e Leo Porto entrou.

O Luverdense chegou com perigo aos 30 minutos. Samuca entrou na grande área, a zaga mandou para fora. Luan cobrou escanteio mas a arbitragem marcou falta do ataque. O Bahia voltou a ter contra ataque rápido. Pela direita, Neguinho cruzou, Deon escorou de cabeça e, na sequência, Diones mandou para fora. Aos 35 minutos mais Luverdense. Luan cobrou falta, mandou para a área e a zaga tirou para escanteio. Luan cobrou e novamente foi para linha de fundo. Na sequência, Leo foi tirar o ataque e sofreu falta. O Bahia de Feira quase fez o 2º no lance seguinte. Deon chutou bem e o goleiro Felipe defendeu. O Verdão passou sufoco nos dois lances seguintes.

No finalzinho do primeiro tempo, o Bahia de Feira perdeu mais um jogador que estava fazendo a diferença na partida. Neguinho levou pancada no tornozelo, sentiu muito e saiu chorando. Pelé entrou no seu lugar.

No intervalo, o técnico Zé Roberto fez duas mudanças no Luverdense. Tirou Josué e colocou Almeida para a equipe ter mais velocidade no ataque em busca do empate e se classificar. Tasso saiu da zaga e entrou Rafael Rodrigues. A equipe de Lucas do Rio Verde começou o segundo tempo melhorando a sintonia do meio com ataque enquanto o Bahia se fechou um pouco mais e explorava contra ataques. Ruan, do Luverdense, aproveitou bom passe, chutou e a bola foi para a linha de fundo. Aos 13 minutos, Luverdense cobrou falta mas sem perigo. Em seguida, boa jogada pela direita, a bola foi cruzada para Almeida que estava impedido para alívio do Bahia.

Aos 21 minutos, um balde água gelada no Verdão, o Bahia de Feira fez o segundo gol !. O zagueiro Menezes subiu mais que o

(21)

sistema defensivo do Luverdense, cabeceou, o goleiro falhou e mandou para o fundo da rede: 2 a 0. O resultado abriu boa vantagem para o time baiano porque o empate classificava a equipe de Lucas (por estar melhor no ranking).

O Tremendão continuou mandando na partida e o Luverdense batendo cabeça. Aos 25 minutos, Jarbas, prata da casa, entrou pela direita, limpou o lateral do time de Lucas, chutou forte e marcou gol: 3 a 0 para o Feira da Bahia !. O Luverdense precisava marcar 3 para ficar com a vaga. O time de Feira de Santana se fechou ainda mais, com os 11 em seu campo, e passou a administrar a considerável vantagem. Alan acertou bom chute mas o goleiro do time baiano defendeu novamente. Aos 38, uma das pouquíssimas jogadas de perigo criada pelo Verdão, com chute forte que passou tirando tirando tinta da trave.

A última mudança feita por Zé Roberto, aos 40 minutos. Cauê entrou e Gean saiu. Não demorou 2 minutos e Cauê mandou um foguete e acertou no ângulo, marcando gol para o Luverdense e diminuindo: 3 a 1. O jovem talento do time de Lucas chamou a responsabilidade e esquentou a partida nos instantes finais. Ele engatou jogada pela direita, mandou para a grande área mas a bolsa saiu. Aos 43, Jarbas fez falta, levou vermelho deixando o Bahia de Feira com 10.

Nos instantes finais, teve confusão, o treinador Zé Roberto invadiu o campo para protestar e foi expulso. Nos acréscimos, em cobrança de falta, Samuca cobrou falta para o Luverdense, o goleiro defendeu e a partida acabou.

A classificação do Bahia de Feira foi assistida na Arena Cajueiro por 1.398 pagantes, com renda de R$ 13,5 mil. Essa foi a 8ª participação do Luverdense na Copa do Brasil enquanto o time baiano disputa pela 3ª vez.

Só Notícias (foto: assessoria) 05/02/2020 21:23

(22)

(JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: W W W . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-e-p-fies-inscricoes-co mecam-a-partir-desta-quarta-5/

Referências

Documentos relacionados

Para alterar uma função dentro de um submenu, vá até o submenu, pressione a tecla Menu, use as teclas de setas para ir até a função e pressione a tecla Menu novamente.. Use as

Dependendo do NetBotz Appliance e do número de Rack Access Pods em cascata, uma ou mais fontes de alimentação podem ser necessárias para suporte ao hardware conectado.. A tabela

Para obter mais detalhes sobre como um servidor DHCP é usado para definir as configurações de rede do SPCV, consulte “Configuração de DHCP e BOOTP” no Guia do

vďaka tomuto ovládaču maX-LED rGB WirELEss môžete zmeniť farbu vyžarovaného svetla LED pásika ako s kúzelnou paličkou, má viacero scénických režimov. ovládač

Il relè di sorveglianza 3UG4616-1BR28-0AA1 monitora la sequenza delle fasi (disinseribile , ), la mancanza di fase di una delle tre fasi e del conduttore neutro, il superamento

significativa. Alterações: Gostaria de ter um tempo maior para selecionar mais exercícios. Impressão dos Alunos: Eles gostaram muito da aula , viram como a Estatística é

O objetivo deste trabalho foi comparar os músculos da face (Frontal), os músculos da mastigação (Masseter, Digástrico, Temporal, Milo-hióideo, Zigomático, Platisma

• Item C: Incorreto Ligações químicas (iônicas, covalentes e metálicas / ligações intramoleculares); ligações covalentes (ligação química); e forças de Van der